Autor Tópico: usar SB900 e acionar Frata com radio flash?  (Lida 4143 vezes)

stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Dezembro de 2011, 19:53:18
Boa Tarde pessoal ! estou tendo uma duvida:

Comprei uma sapata que funciona o TTL e tenho um conjuntinho de radio flash simples de 4 canais (PT -04 TM) e minha pergunta é o seguinte  o seguinte:

Coloquei a sapata na D90 e meu SB 900 em TTL e liguei  o transmissor em contato PC , quero agora acionar o meu flash Frata 140 com o receptor, é possível?

Obs:  fiz o teste aqui em casa,  e acionou o frata quando bati a foto  "somente" quando o SB900 está desligado , ou seja, quando eu ligo o SB 900 acoplado na d90 para usar os dois , o Frata não dispara... o que estou fazendo de errado?

agradeço se me ajudarem!
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2011, 21:00:10
Stalone, o manual da câmera menciona se é possível a utilização simultânea da sapata e do contato PC?
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2011, 06:11:07
Então amigo ...eu dei uma olhadinha meio por cima, mas não achei nada  que fale isso...mas creio que pode ter um jeito, pois é estranho , funciona td certinho sem eu ligar o SB 900 , ou seja, vem o sinal pela sapata para enviar para o transmissor e disparar o receptor , mas quando eu ligo o SB , alguma coisa corta o sinal que sai da sapata e funciona a sapata normalmente em TTL ... eu fiz a pergunta pois , não é possível que ninguém nunca tenha usado uma D90 o Flash em cima dela e acionar um outro flash por um radiio flash , independente da marca...acho que poucos leram o tópico , mas tenho esperança que algúem já passou por essa situação e vai me falar aqui...

mas de qualquer forma eu agradeço de coração pelo fato de vc se preocupar e tentar me responder o tópico...muito obrigado...

obs: esqueci de dizer , acho que vc sabe também , mas mesmo assim vou comentar ...hehe

em cima da D90 eu coloquei a sapata e depois o flash, e deixei solto o transmissor na minha mão apenas com o cabo pc ligado na sapata e chegando até o transmissor,  não sei como as pessoas fazem , nesse caso , mas como não tem como eu colocar o flash em cima do transmissor (como os pocket wizard da vida), eu segurei na mão ...eu acho que necessita fixar aquela bolinha debaixo da sapata do transmissor em algum lugar para que o transmissor receba um sinal, e não somente através do cabo pc,... mas como não entendo ...hehe espero uma resposta...


grande abraço
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2011, 06:04:45
Rapaz acho que fiz bobagem!! me desculpe Mr Hyde !!!  :( 

eu não sabia ( não sabia não , eu poderia ter lido melhor as regras do fórum...)

á única coisa que poço pedir agora é perdão aos moderadores por ter feito a mesma pergunta de modo diferente , pois como ando sem tempo , acabo deixando sempre de ler as regras e ver o que "pode" e o que "não pode" no fórum...

eu achei que não soube me explicar direito da primeira vez , pois nínguém respondeu e estava precisando meio urgente da informação para fazer um aniversário e queria testar o equipamento...acabei me preciptando...

Mas de novo peço desculpa e a próxima vez , vou ter mais paciencia, e esperar as respostas...

obs: aproveitando , gostaria de saber onde que posso perguntar "Sobre o que posso colocar no fórum"???, ou seja, as vezes queria saber sobre tal equipamento que quero comprar e precisaria da opnião dos fotógrafos daqui...e então teria que mostrar atravéz de um link (por exemplo) do mercado livre , de alguma loja, etc...??? eu posso fazer isso? existe um lugar para eu fazer pergunta aos moderadores???? :ponder:




grande abraço
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2011, 14:45:17
Então amigo ...eu dei uma olhadinha meio por cima, mas não achei nada  que fale isso...mas creio que pode ter um jeito, pois é estranho , funciona td certinho sem eu ligar o SB 900 , ou seja, vem o sinal pela sapata para enviar para o transmissor e disparar o receptor , mas quando eu ligo o SB , alguma coisa corta o sinal que sai da sapata e funciona a sapata normalmente em TTL ... eu fiz a pergunta pois , não é possível que ninguém nunca tenha usado uma D90 o Flash em cima dela e acionar um outro flash por um radiio flash , independente da marca...acho que poucos leram o tópico , mas tenho esperança que algúem já passou por essa situação e vai me falar aqui...

mas de qualquer forma eu agradeço de coração pelo fato de vc se preocupar e tentar me responder o tópico...muito obrigado...

Uma sapata "burra" deveria apresentar o sinal de disparo simultaneamente no conector PC, independente de o flash estar ligado ou não. Esta sapata tem alguma eletrônica embutida? Caso tenha, você deveria procurar uma que tenha o bypass dos contatos TTL, mas sem eletrônica alguma.


Citar
obs: esqueci de dizer , acho que vc sabe também , mas mesmo assim vou comentar ...hehe

em cima da D90 eu coloquei a sapata e depois o flash, e deixei solto o transmissor na minha mão apenas com o cabo pc ligado na sapata e chegando até o transmissor,  não sei como as pessoas fazem , nesse caso , mas como não tem como eu colocar o flash em cima do transmissor (como os pocket wizard da vida), eu segurei na mão ...eu acho que necessita fixar aquela bolinha debaixo da sapata do transmissor em algum lugar para que o transmissor receba um sinal, e não somente através do cabo pc,... mas como não entendo ...hehe espero uma resposta...

Se o transmissor realmente aceita que um sinal de disparo chegue pelo conector PC (nem todos aceitam, o PC está lá para enviar o sinal), não há problema em utilizá-lo "pendurado". Nos modelos mais simples, o conector PC normalmente está ligado em paralelo com os contatos da sapata, portanto é indiferente por onde o sinal chega.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2011, 15:35:24
Ah! com certeza pode ser isso ...Zamora!! muito obrigado pela informação! ... eu não sabia que existia By pass em sapata desse tipo , e pode ser isso mesmo , pois ela é novinha , eu não acredito que ela veio com  problema...pois eu testei e funciona o contato pc , mas o que acontece é que corta o sinal na hora que ligo o SB 900...

mas vou analizar ver se tem como eu resolver esse assunto da parte eletronica dela...


muito obrigado pela ajuda...

um grande abraço
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2011, 09:48:31
Uso esse mesmo esquema numa d5000 + sapata + sb900 + frata e funciona tudo normal. que o sb900 ligado...


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2011, 20:21:58
Ent~ao Charles...?? mas como vc fez a ligação??? o seu transmissor é daqueles que tem local em cima para por o SB ????

aguardo respostas!!
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Março de 2012, 18:15:43
Desculpe Stalone por tanta demora na resposta, mas a sapata que uso ela se encaixa na máquina e tem uma saída pc, para cabo de sincronismo, ligo o cabo ao transmissor do rádio flash, o receptor do rádio flash no frata e conecto o sb900 na sapata, funciona 100%.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226107640-sapata-ttl-nikon-mantem-funco-ittl-do-flash-nikon-saida-pc-_JM

o link acima tem o modelo de sapata que uso.
« Última modificação: 23 de Março de 2012, 18:16:54 por charles_pereira »