Autor Tópico: Dúvida sobre filme vencido  (Lida 1962 vezes)

mateushidalgo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 06 de Dezembro de 2011, 14:50:33
Olá pessoal do fórum! Essa é minha primeira participação como registrado, mas já venho visitando o fórum há um tempo, lendo sobre fotografia e câmeras a comprar.

Tive aula de fotografia na faculdade (de arquitetura) e me apaixonei pelo filme. Na época usamos uma Nikon FM-10. Agora, 2 anos depois, comprei uma cam analógica, a pentax K1000 (obrigado a todos pelos posts variados que li, me ajudaram bastante!  :ok: ).

Bom, indo pro assunto do tópico! Ganhei um filme Portra 400VC, vencido em 2002 mas aparentemente guardado sem refrigeração. Queria saber que cuidado tenho que ter pra expô-lo, se preciso compensar a exposição por causa do vencimento...algo assim. Imagino que haverá desvio de cor, ou alguma coisa do gênero, pela falta de cuidado com o filme, mas quero experimentá-lo mesmo assim (quer dizer, imagino que ele ainda esteja utilizável...)

E então, alguma luz? Obrigado pela atenção!
Pentax K1000 - Pentax 50mm f/2

http://www.flickr.com/photos/mateush/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2011, 15:57:18
1) Não precisa compensar em termos de exposição.

2) Geralmente o Portra perde contraste e tem um desvio de cor quando vencido, tanto maior quanto o tempo decorrido. As vezes dá para compensar no scanner, as vezes não.

Como brincadeira, vale usar.


mateushidalgo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2011, 16:45:58
1) Não precisa compensar em termos de exposição.

2) Geralmente o Portra perde contraste e tem um desvio de cor quando vencido, tanto maior quanto o tempo decorrido. As vezes dá para compensar no scanner, as vezes não.

Como brincadeira, vale usar.

Obrigado pela resposta, Antonio! Imagino que ele vá puxar pro vermelho, estou certo? Se ele tivesse sido guardado na geladeira esse tempo todo estaria em boas condições, como um na validade? O colorido aguenta tanto tempo assim?

Quando eu usar a belezinha eu posto as imagens, valeu =)
Pentax K1000 - Pentax 50mm f/2

http://www.flickr.com/photos/mateush/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2011, 17:39:53
Pode puxar pro verde, ou vermelho, depende da temperatura... Depende do que você espera... Cor sempre tem, mesmo que residual, mas em geral esses filmes toleram no maximo 2 anos em geladeira.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2011, 22:39:55
Pode puxar pro verde, ou vermelho, depende da temperatura... Depende do que você espera... Cor sempre tem, mesmo que residual, mas em geral esses filmes toleram no maximo 2 anos em geladeira.

Se for no freezer (isso mesmo: congelado!), quase sempre, até mais. Há relatos nesse sentido vindos de fotógrafos renomados pelo mundo afora.

Animado com esse fato, tenho no freezer um Velvia 100 vencido há dois anos e vou esperar mais uns três. Depois farei eu mesmo essa experiência. Comprei esse rolinho ainda muito antes de sua validade expirar, então, tenho certeza de que o resultado, seja ele qual for, será confiável. Ao menos nesse quesito.
-22.352971,-48.775582


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2011, 00:06:58
Dúvida...
Filme conservado no freezer é bom para congelar a imagem na hora do clique, certo..?   ;)...
Abçs.
JQueiroz.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2011, 22:46:10
Dúvida...
Filme conservado no freezer é bom para congelar a imagem na hora do clique, certo..?   ;)...
Abçs.
JQueiroz.

Boa!

 :hysterical:
-22.352971,-48.775582


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2011, 11:10:56
Sobre a parte tecnica eu desconheço mateus, mas sei que filmes vencidos, principalmente puxando pro vermelho, são os queridinhoos de que faz lomografia, uma vertente mais esperimental e mais "rebelde" da fotografial.
Vale a pena esperimentar, principalmente se você gostar de resultados diferentes, não tão padronizados  :ok:


mateushidalgo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2011, 15:11:56
Semana passada numa loja encontrei vários rolos de ektachrome 100vs vencidos em 2006, como de enfeite no expositor. Quase pedi pro dono da loja mas desisti, não conseguiria revelar facilmente o cromo aqui... :ponder:
Pentax K1000 - Pentax 50mm f/2

http://www.flickr.com/photos/mateush/


mateushidalgo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2011, 18:29:35
Pessoal, encontrei um post muito bacana no flickr, sobre a experiência que um cara fez com um Kodak vencido antes de eu nascer  :eek:

http://www.flickr.com/groups/analogphotograpy/discuss/72157628425784041/
Pentax K1000 - Pentax 50mm f/2

http://www.flickr.com/photos/mateush/