Autor Tópico: Compra de câmera para iniciante.  (Lida 8635 vezes)

Heitor Jardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • ø
Online: 07 de Dezembro de 2011, 01:28:35
 Olá à todos  :D

 Sou novo aqui no fórum e já vim pedir uma ajuda na compra da minha câmera. Há algum tempo que quero comprar uma câmera melhor pra me aprofundar na fotografia e aprender mais na parte técnica. Fiz uma pesquisa e, de acordo com o preço por volta de R$550, achei 3 modelos:

 Fuji S4000
 Canon SX130 IS
 Kodak Z990

 Vi muita gente dizendo que a qualidade da Canon é a melhor, mas numericamente falando as outras parecem ter recursos mais avançados (zoom e etc). Queria uma câmera que ficasse nessa faixa de preço, não passando dos R$600 e pouco. Tenho preferência por uma câmera que me possibilite controles manuais abrangentes porquê quero aprender essa 'parte' da fotografia, deixando as automáticas de lado. Gostaria de uma com bom macro, que de preferência fizesse vídeos HD e que tenha uma qualidade confiável. Há outros modelos que podem me atender?
 Planejo comprá-la no Mercado Livre, ou no Rio, alguma recomendação de vendedor/loja?

 Ah, outras dúvidas: e verdade que as Canon gastam muita bateria/pilha? E é possível hackear uma Canon pra deixá-la mais 'potente'( li num fórum gringo algo sobre exposições de vários minutos)?

 


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2011, 08:15:42
tem bastante informação aqui no forum... dê uma lidinha nas opiniões já dadas sobre essas câmeras.
Resumindo, se quer qualidade, vá de canon.
para maiores informações, sugiro mesmo dar uma lida em vários dos tópicos que já discutem esses modelos!


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2011, 08:36:06
Heitor,

Talvez a Fuji se encaixe melhor em todos os requisitos que você expôs, como zoom e controles manuais - não conheço as Kodak. A SX130 IS entrega, de fato, ótimas imagens. Outros modelos que lhe atendam? Sim, mas não nessa faixa de valor.

As Canon não consomem mais energia que as demais. Sim, é possível alterar algumas configurações de fábrica de uma Canon (leia sobre isso procurando no google por "CHDK"). Eu não o faria, nem o recomendaria.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2011, 09:49:11
Fuji linha S não atendo no quesito controles manuais não... são limitados, não tem todas as aberturas e velocidades. Se quer controles manuais totalmente acessíveis, não vá de Fuji...


begosso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2011, 10:29:23
nas opçoes que voce deu iria de canon, mais eu tenho uma fz40 e estava na mesma duvida antes de comprar, pesquise sobre fz40 bate em todas essas cameras, com ótima qualidade zoom e controle, e o melhor com preço bem acessivel!!!  :D :D :D


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2011, 11:08:50
Fuji linha S não atendo no quesito controles manuais não... são limitados, não tem todas as aberturas e velocidades. Se quer controles manuais totalmente acessíveis, não vá de Fuji...

Uai, Helena, pelo que li a S4000 oferece essas opções de abertura e velocidade (tem modos Auto, P, S, A, M...):

Shutter speed: (Auto mode) 1/4 sec. to 1/2000 sec. , (All other modes) 8 sec. to 1/2000 sec. with mechanical shutter
Aperture: F3.1 / F8(Wide) F5.9 / F8 / F20(Telephoto) with ND filter

Será que na prática a história é outra? Explique-me, pois também quero saber pra não dizer mais besteiras...  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2011, 12:06:34
é outra sim. Qdo vc coloca no controle manual vc só tem acesso à primeira e última velocidade do obturador e abertura do diafragma. Não tem acesso aos valores intermediários. Ai não dá pra aprender!


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2011, 14:18:08
é outra sim. Qdo vc coloca no controle manual vc só tem acesso à primeira e última velocidade do obturador e abertura do diafragma. Não tem acesso aos valores intermediários. Ai não dá pra aprender!

Credo! Aquele "M" no dial pode ser considerado então propaganda enganosa...  :shock:

Obrigado pela informação, Helena. Aprendi mais essa...  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2011, 14:22:40
Credo! Aquele "M" no dial pode ser considerado então propaganda enganosa...  :shock:

Obrigado pela informação, Helena. Aprendi mais essa...  :ok:

Pois é, eu tbém não sabia... fiquei sabendo disso recentemente. E sinceramente, não entendi o porquê disso. não existe QUALQUER sentido em colocar um modo manual numa câmera sem ter acesso a todas as faixas de velocidade e abertura de diafragma. Vai entender, né??



Heitor Jardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • ø
Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2011, 15:57:00
Não esperava tantas respostas, valeu mesmo!

 Dei uma lida nos tópicos e uma pesquisada maior na internet, a qualidade das fotos da Kodak não me impressionou muito, e a Fuji, limitada, não vai ser a melhor opção pra mim. Fiquei entre a Canon e a Panasonic FZ40 que o begosso citou. A primeira opção será a Canon, mas se der pego a FZ40 mesmo.
 
 Obrigado!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2011, 00:51:12
Estranho... serah q a FUJI HS20 tb tem esse modo manual bizarro?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2011, 08:54:35
Nãaaao, é só a linha S. A HS20 é completíssima.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #12 Online: 08 de Dezembro de 2011, 09:15:53
Uffffaaaaaa.... ainda bem!!!!  :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #13 Online: 08 de Dezembro de 2011, 09:53:17
A Samsung também faz uso desse modo manual "mandrake" nas câmeras que tem apenas o modo manual, sem os de prioridades. Tem umas compactas da Samsung de 200, 300 reais que possuem esse modo M. E, realmente, não dá pra ter um aprendizado pleno se você é impedido de testar todas as aberturas.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 08 de Dezembro de 2011, 10:54:25
Se não me engano, não é que o modo manual tenha apenas duas aberturas, a câmera é que tem apenas duas aberturas. tem f/8 com o diafragma totalmente fechado e um f/ que varia de acordo com a distância focal com o diafragma todo aberto. Ou seja, o diafragma tem apenas duas posições, aberto ou fechado em f/8.

Não tenho bem certeza, mas vi em outros fóruns o pessoal comentando sobre isso. Algo a se averiguar...

E também li em algum lugar que a estabilização da HS20 é digital, não óptica. Isso procede ??? Se for verdade, é uma porcaria...


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460