Autor Tópico: DSLR para iniciante  (Lida 7096 vezes)

Jonas Filho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 08 de Dezembro de 2011, 09:16:01
Olá pessoal,

ainda sou amador no mundo da fotografia, não conheço quase nada, apenas o que leio na internet, mas tenho um grande interesse em me aprofundar.
Viajo para NY nesse fim de ano e quero aproveitar a oportunidade para comprar uma boa câmera, mas lendo vários fóruns a minha dúvida só aumentou. Estive olhando alguns modelos e gostaria da opinião de vocês.

gostei muito dessas:

EOS Rebel T2i Digital SLR Camera w/ EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS Lens (Na b&h por U$ 799,00)

EOS Rebel T3i Digital Camera Kit (Canon EF-S 18-55mm IS I) (na b&h por U$ 712,00)

e se a diferença de qualidade for muito gritante, posso apertar o orçamento e comprar

EOS Rebel T3i Digital Camera W/EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS Lens (U$ 889,00 na b&h)

Olhei basicamente as canons, mas ouvi dizer que as nikons também são excelentes e aceito sugestões (na mesma faixa de preço)


Porém o que mais me deixa em dúvida, são as superzooms. Sei que não são comparáveis, mas gostaria de saber qual se adapta melhor à minha necessidade e vontades.
Como eu falei, sou completamente amador mas pretendo me aprofundar um pouco.
A maioria das fotos que vou tirar são de eventos com amigos, e muitas fotos a noite, então esse é um critério fundamental, uma câmera que tire excelentes fotos à noite, de festas, etc.
Logo vem a dúvida, começo com uma câmera com menos opções, como a SZ, mas que dá pra brincar, devido aos seus ENORMES zooms, ou começo com uma DSLR e vou investindo em lentes, pois o zoom não me fará tanta falta assim?

As SZ que eu estive olhando são:

Panasonic DMC-FZ150 (b&h por U$ 388,00)

Canon PowerShot SX40 HS (b&h por U$ 399,00)

Também aceito sugestões aqui (por um preço até U$ 500,00)

Desculpa o post longo, mas as dúvidas são muitas. :D Obrigado!
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2011, 09:29:03 por Jonas Filho »


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2011, 09:26:19
Jonas, para quem está começando, qualquer uma destas citadas é mais que suficiente, inclusive as superzoom. Porém, como você disse que pretende se aprofundar, eu indicaria qualquer uma das dslr que você colocou, com a lente 18-135, já que podes pagar. As Nikon são tão boas quanto as Canons, cada uma melhor em sua característica principal, mas ambas muito boas. Hoje, devido ao preço, as Canons tem vantagem no Brasil. Acessórios mais em conta. Se você tem possibilidade de comprar no exterior sempre que quiser, então isso deixa de ser o mais importante.

Minha sugestão. Vá a uma loja e pegue as Canons que você mencionou e se quiser experimentar Nikons, experimente a D3100, D5100 e D90, que estarão nesta mesma faixa de preço nod EUA. Lembrando que, a D90 é mais defazada que as outras, porém é de um segmento superior, portanto muito boa também. Pegue, sinta e veja a que mais lhe agrada. Depois que escolher uma marca, é um casamento. Se sair, vais ter prejuíso $$.  :assobi:

Se não for muito fácil para você comprar lá fora depois, pense com carinho na Canon. Mas mesmo assim, experimente a Nikon. É uma escolha muito pessoal. Quanto à qualidade.... asduas são muito próximas.

Boa sorte.

PS: Lembre-se de separar mais uns 400 Obamas, além do valor da câmera, para cartões, filtros, bolsa/mochila, bateria extra. Se sobrar, um bom tripé também é bem vindo.  :ok:
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2011, 09:27:47 por Portela 2011 »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2011, 09:53:12
Muitas fotos à noite?

Recomendo também, então (aproveite essa viagem), um flash, mesmo que seja um dos mais simples.
Não considere a T2i, pois a T3i veio para substitui-la.

Para eventos e amigos, não acredito que vá precisar de taaanto zoom assim, então pensaria também na possibilidade de já comprar uma lente mais clara, como uma 35mm ou 50mm, talvez f/1.8...

E boas compras!  :ok:


Jonas Filho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2011, 10:53:58
Portela 2011 - Não voltarei tão cedo pra lá, e apesar de ter parentes que fazem viagens constantes, estou pendendo para a Canon, parece ser mais popular.

fs_isa - Muito obrigado pela dica! estive olhando os preços da lente, vou comprar uma também, já que lá nos EUA ela é muito barata, quando comparada aos preços aqui!!

Comprarei uma Canon EOS T3i (lentes 18/135mm f/3.5 - 5.6 + 50mm f/1.8)
O que acham? Obrigado.


brunomacedo

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2011, 11:36:38
Portela 2011 - Não voltarei tão cedo pra lá, e apesar de ter parentes que fazem viagens constantes, estou pendendo para a Canon, parece ser mais popular.

fs_isa - Muito obrigado pela dica! estive olhando os preços da lente, vou comprar uma também, já que lá nos EUA ela é muito barata, quando comparada aos preços aqui!!

Comprarei uma Canon EOS T3i (lentes 18/135mm f/3.5 - 5.6 + 50mm f/1.8)
O que acham? Obrigado.

Ótima compra Jonas! 

A 50mm f/1.8 vai ajudar e muito nas fotos noturnas, mas se conseguir compra um flash também, como o 430EX II,  aí suas fotos noturnas estarão resolvidas. :D
Mas com relação à T2i vs T3i, a qualidade de imagem das duas é idêntica, por terem o mesmo sensor, a grande diferença mesmo está no visor articulável e algumas coisinhas como controle manual de volume no modo vídeo e controle remoto de flashs externos direto da câmera.

Abração!
Canon 6D + 24-70 f/2.8L II + 50 f/1.4 + 100 f/2.8L IS + 580EX II

http://www.flickr.com/photos/brunocmacedo/


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2011, 11:39:37
Acho que é uma boa escolha cara! Tu vai gostar.
Mas mesmo assim, eu avaliaria a D90 quando tu chegar lá. E quanto a lentes baratas... Eu não sei... Eu acabei comprei um SB-28 por 47 doletas, uma 50mm E 1.8 por 40US$ e uma 70-210 AF por 30US$ pelo ebay... A 70-210 e o flash já chegaram, em perfeitas condiçoes. Mas de qualquer forma... Uma bagatela.

Sinceramente, acho que se tu colocar a mão na D90 tu vai ver porque ergonomia é tão importante.


Jonas Filho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2011, 11:58:02
brunomacedo - Agora você me colocou de volta na dúvida!  :shock: Pois não ligo muito para o visor articulável e a diferença de preço é considerável. Preferi a T3i por ser mais nova e como não trocarei tão cedo, pensei que duraria mais tempo sem ficar defasada, mas agora já não sei mais.. rs..

kodorna - Não conhecia ninguém que já havia comprado no ebay, e não sei como funciona. é tipo um mercado livre? (com um certo risco, mas procurando bem podemos fazer compra ótimas e baratas)
é uma possibilidade muito interessante, já que ficarei 2 meses lá, e posso esperar a entrega do produto! :D

Esses preços foram das lentes novas? :O
To pensando seriamente em comprar no ebay.. rs..


brunomacedo

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2011, 12:24:04
já que ficarei 2 meses lá, e posso esperar a entrega do produto! :D

Uauuuu, dois meses em NY, vai dar pra você aproveitar a cidade mesmo em!  :D
Canon 6D + 24-70 f/2.8L II + 50 f/1.4 + 100 f/2.8L IS + 580EX II

http://www.flickr.com/photos/brunocmacedo/


Jonas Filho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:05:31
brunomacedo - Vai sim!!! E a primeira coisa que eu vou fazer vai ser comprar uma câmera pra fotografar tudo!!! =D


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:19:41
Pra mim a grande desvantagem de usar Canon é a incapacidade de usar lentes mais antigas... A Canon mudou o mount em 1987 pro padrão EF que é hoje. Tem muitas lentes mais antigas sendo vendidas que... duh... não servem nas atuais.

O ebay é exatamente como o ML, mas com preços bem mais justos. Me beneficiei disso... Minha 70-210 de 30$ veio com um vidro novo! Estava com um filtro UV que, diz o cara, foi colocado quando ela foi comprada e nunca mais tirado. Eu falo realmente sério, a lente esta nova. Mas tudo bem, eu sei que arrisquei porque comprei de um cara que não incluiu foto nenhuma no anúncio. Foi *sorte*, julguei que 30$ valia o risco.

A 50mm 1.8 série E também... 47$. É foco manual, mas isso não importa, é uma 50mm em ótimo estado que vai servir muito bem ao seu proposito.
Isso não se consegue com canon... Nunca vi lentes tão baratas, nem o ebay. Tu não acha uma lente de 30 anos atrás por uma bagatela.

Por isso eu não me importo tanto com o $$ das lentes nikon. Como eu sou hobista, fico bem tranquilo comprando no ebay. Não preciso de lentes "pra ontem", e quando aparece um bom negócio, eu compro. Não tendo mudado o mount, facilita muita coisa. Até lentes de 50 anos atrás dá pra pagar um pouquinho mais pra converter (é o mesmo mount, mas as cameras atuais tem umas coisas diferentes) e usar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:21:38
ao invés da 50mm, pega a 35mm.

50mm é muito fechado para camera com fator de corte.



kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:22:04
PS: quis dizer "incapacidade de usar lentes antigas" com relação a canon porque se acaba perdento foco no infinito usando adaptadores. Entao quero dizer aqui que é impossível usar lentes pré 87 com cameras novas e ter todas as caracteristicas da lente.


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #12 Online: 08 de Dezembro de 2011, 13:23:07
ao invés da 50mm, pega a 35mm.

50mm é muito fechado para camera com fator de corte.

A vantagem de estar em NY é que ele pode voltar na loja e trocar a lente, se ela não é aquilo que ele procurava.


Jonas Filho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #13 Online: 08 de Dezembro de 2011, 23:08:15
Estive olhando os preços, e a câmera com a lente 18-135mm f/3.5 - 5.6 está praticamente o mesmo preço da câmera com as lentes 18 - 55mm f/3.6 - 5.6 + 55-250mm f/4 - 5.6

imagino que a segunda oferta seja melhor, mas como não entendo muito de lentes, e como os preços são semelhantes, resolvi perguntar a vocês.
qual a melhor oferta?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 08 de Dezembro de 2011, 23:20:25
Se vc faz questão de chegar aos 250mm, a 2ª oferta é melhor.
Lente por lente, a 18-135mm é um pouco melhor que a 18-55mm. Mas tb não é essa coisa toda.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova