Autor Tópico: Por que minhas fotos ficam tão escuras?  (Lida 6998 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 25 de Abril de 2017, 20:57:00
Eu ainda tô começando e por isso não sei EXATAMENTE por onde começar a estudar  :)
E demorei pra responder porque eu tenho outras coisas pra fazer e não pude me dedicar a isso, ó deus da fotografia

Errado, vc aumentou o iso mais aumentou a velocidade na mesma proporção, vai sair escura mesmo.

Vc teria que aumentar o iso e manter a velocidade usada anteriormente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #16 Online: 25 de Abril de 2017, 21:10:57
Colega, to vendo isso a dias

http://camerasim.com/apps/original-camerasim/web//


Não precisa estudar muito, precisa conhecer um pouco, merreca mesmo de fotometria

Significado da etimológico http://www.dicionarioetimologico.com.br/fotografia/


Se leu vai concluir que precisa de luz.

Aumentando a velocidade do obturador (1/100, 1/200, 1/500, etc), entra menos luz, ai tem que aumentar o "buraco" que passa luz, tb conhecido pelo nome de abertura do diafragma. Quanto menor o numero maior a abertura e mais luz entra

Se precisa de mais luz e não tem como aumentou toda a abertura do diafragma (veja isto no fotometro), aumento o ISO

ISO ou antiga ASA é uma analogia ao tamanho do grão de nitrato de prata.... melhor desencanar disto, mas saiba que quanto maior o numero ISO menos luz ambiente vc precisa

Se não deu, arrume luz artificial, por enquanto nada de flash


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 26 de Abril de 2017, 10:27:11
Gente, aumentei o ISO e a velocidade, mas continua escura  :(

https://flic.kr/s/aHskYsXm6s

A câmera é uma Fujifilm SL1000, é bem limitada, não é muito manual, acho que o problema é esse. Enfim, vou continuar estudando como o colega falou aí em cima. Obrigado a todos  :ok:

Então, vá lá dar uma olhada no básico da fotometria, depois volte pra esta mesma resposta.

Foi? Voltou? Continuando: sua câmera é de lente fixa ultra-zoom. Por características inerentes a este tipo de câmera/lente, a abertura máxima da lente normalmente não é muito grande; no seu caso, f/2.9. Você fez certo ao colocar na abertura máxima, mas ainda assim é uma abertura relativamente pequena. É necessária muita luz pra congelar o movimento (no seu caso, acho que 1/1000 vai ser suficiente) com esta abertura sem usar flash.

O que você pode tentar fazer é fotografar no ISO mais alto possível, em velocidades altas (parta de 1/250, mas a prática vai te dizer a melhor velocidade pra cada momento), e depois clarear no tratamento.

Provavelmente isto vai gerar ruído na imagem. A prática vai te dizer qual o maior ISO aceitável na sua câmera.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #18 Online: 26 de Abril de 2017, 10:41:50
O meu comentário sobre você não ter voltado ainda é pq 90% dos usuários novos do forum fazem uma pergunta e nunca mais voltam pra ver a resposta que as vezes levamos um bom tempo detalhando, e por esse motivo cada vez mais desanima ficar explicando aqui. Que bom que não foi o seu caso.
Ninguém é Deus da fotografia, mas é preciso entender o básico, começando pela fotometria. Através dela você vai entender melhor sobre Abertura, Velocidade e ISO. Eles estão 'interligados'. O fotômetro vai ser o seu melhor amigo no início, e depois de algum tempo você nem vai precisar mais dele para saber como vai ficar a foto.
Bom, vamos lá, você quer congelar o movimento do ventilador, nesse caso o melhor é colocar a abertura máxima que sua câmera/lente suporta, para compensar a velocidade que você vai precisar usar. Você pode começar testando com 1/500 de velocidade, e junto com a abertura que você utilizou vai ter que 'calcular' o ISO a ser utilizado para deixar o fotômetro no zero (a principio seria a exposição correta, embora eu particularmente costume fotometrar em +1).
Vai depender também da iluminação do ambiente, então não tem como a gente calcular sem saber onde você está, se tem luz de janela, luz artifical, se é dia ou noite, etc. Mas se a exposição correta digamos que seja com f/2.5, 1/250, iso 800 mas assim não está congelando o ventilador, você pode colocar a velocidade em 1/500 mas isso vai escurecer a cena, então você precisa aumentar o ISO de forma a compensar. Lembra que a Abertura, Velocidade e ISO estão sempre interligados, se você tem uma cena bem exposta e precisa alterar um deles, vai ter que alterar outro para compensar.
Aí vai depender também do equipamento, talvez você precise usar ISO 1.600 por exemplo e talvez a sua câmera deixe a imagem granulada com essa configuração. Enfim.. estudo, testes, dedicação.. e você vai ver que é super tranquilo entender melhor sobre fotografia, mas não tem respostas prontas pois sempre vão ter outros fatores como luz do ambiente, lente utilizada, etc.
 
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, 10:45:39 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #19 Online: 26 de Abril de 2017, 10:43:32
Gente, aumentei o ISO e a velocidade, mas continua escura  :(
Vish brother. Teu conceito de fotometria tem que ser melhorado..
Pensa na fotometria como um triângulo.

Se puxares um dos ângulos, terás que ajustar o outro pra manter a mesma área.
Dessa forma, se queres mais luz (aumentar a área desse triângulo), tens que subir o ISO sem mexer nas outras pontas.
No mesmo raciocínio, se quiseres manter a mesma exposição, mas aumentar o ISO, deve reduzir algum dos outros parâmetros.
Entende?

Sugiro que estude bem a "fotometria". Ela é fundamental e deve ser tão entendida que se torna "automática" enquanto está fotografando.