Enquete

Vale a compra?

Sim
1 (20%)
Não
3 (60%)
Nunca
0 (0%)
Ja comprei
1 (20%)

Votos Totais: 5

enquete encerrada: 19 de Dezembro de 2011, 10:12:40

Autor Tópico: Fuji HS20EXR - ensaio prático - review  (Lida 11299 vezes)

andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Dezembro de 2011, 22:01:17
Caros telespecs! Revolvi fazer um ensaio desta câmera. Comprei uma hoje, dia 8-12 por nada menos que R$1.150,00 aqui no Rio de Janeiro. Paguei ainda 190,00 para 1 carregador sony com 4 pilhas 2100 + 2 packs de pilhas 2500 + cartão 16gb class 4.
Pois bem. Andei por 4 lojas mexendo nas que estavam dispostas na vitrine.
Vamos lá ao que apurei até o momento.

1) Viewfinder - incomoda. É bem ruim fotografar "eletronicamente". Em compensação, pelo lcd a composição das cores é espetacular!
2) modo EXR - até o momento fiz apenas fotos noturnas, que vocês verão logo abaixo. É um sistema inteligente da Fuji. Ela "olha" a cena, calcula quantas fotos vai fazer (uma sobre a outra - nem sempre são 3) e te avisa para manter a posição. Com isso faz 3 ou 4 ou 5 chapas da mesma cena com diferentes pontos de luz, processa e monta 1 unica imagem. Ponto médio, quase positivo para o sistema, pelo menos no modo noturno, pois ao ver a foto enquanto fotografa no lcd, da pra ter nojo e se perguntar pq comprou esta máquina. Desanimei na hora, mas depois da composição, até que da pra "aceitar mais ou menos com certas excessões" visto não poder comprar nem de longe com as dslr.
3) Luz - de fato, em pouca luz não sei como fizeram fotos na internet que me deixaram babando por esta câmera. Ainda vou procurar saber. Me encantei por 2 noturnas em um ensaio que vi nos EUA. Isso me fez definir imediatamente que queria uma desta.
4) Kit - observem no mercado pois há 3 tipos de kits dela sendo vendido. Das 4 lojas que fui, apenas 1 tinha o mesmo modelo que outra, nos demais, todos tinham suas particularidades, ou seja, um dos kits vinha sem parasol e com menu apenas em chines e ingles. No outro kit, o menu era em portugues, porém também sem o parasol e finalmente no que eu comprei, na casa dos 1150,00 veio com menu em português e o parasol.
5) Facilidade de mexer - de fato nada dificil se vc ja usou uma dslr ou as digitais mais avançadas. Tem tudo ao alcance das mãos. Só até agora não funcionou o WB, mas vai funcionar.
6) Peso - semelhante ao de uma dslr
7) Tamanho - se aproxima de uma dslr, mas falta tamanho ainda. É ligeiramente menor se comparada a uma D5100 por exemplo. Falando de "corpo".
8) Lente - como todos já sabem, chega aos 720mm de zoom. Mas... perde estabilidade de imagem e o foco não é uma grande mravilha. Mas... funciona.
9) Zoom manual - taí o drama... se alguem sonhou em ter o zoom manual numa câmera sem ser dslr, sinto dizer mas... para fotos, vá lá, mas para vídeo... furada total! Ela perde muito fácil o foco, "se perde" mesmo. Tá, pode não ser só culpa do sistema manual, mas ajuda a perder. Em usando mais de 500mm não foca como deveria, pelo menos de noite. Fica naquela de foca e desfoca, foca e desfoca sequencialmente. Para vídeo noturno sem luz, esqueça! Como diria o Cap. Nascimento, vai dar M!.
10) Fotocélula - dispõe de sistema de fotocélula que ao colocar o olho no viewfinder, o lcd apaga. Mas tem também a opção de ficar somente no view ou no lcd, sem este se apagar.
11) Flash - realmente fraco para noturnas com pouca luz. Difícil de achar um dedicado para comprar. Me foi pedido hoje 680,00 por um. Na BH custa 169,00 + 68,00 (dolares) de frete, mas se vc for taxado, vai pagar mais do que os 690,00 é só calcular.

Por enquanto é o que tenho... vou atualizando o tópico conforme for fazendo mais fotos. Amanha vou experimentar fotos com dia claro (se não chover - senão faço com chuva) e tentar umas de tarde. Vamos ver o que acontece.

Vale lembrar que o tópico é para mostrar um review (ou quase) das impressões da câmera, sem estresses, por favor!

Ai vão as primeiras noturnas (com ruídos, por favor) desta Fuji HS20EXR. Todas com iso na faixa de 800 a 1600.

Coloquei todas em 640x480, tinha feito menor, mas ficou muito pequena, não ia valer a apreciação.




sombra do parasol




gostei do amarelo



Amanhã tem mais!


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2011, 10:00:23
As fotos de agora de manhã, não tem um tema. Foram feitas para teste do resultado na imagem obtida. Definitivamente a HS20EXR não foi feita para filmar :( me decepcionou neste quesito, e muito! Comprei sabendo que ela perdia o foco nas aproximaçoes, mas não que era tão brusco. Esse pra mim esta sendo um dos piores pontos negativos. Sei que a LX100 não tem boas imagens (segundo o que dizem por aqui) mas tem a particularidade do microfone externo, que as outras não tem. Logo, já penso na Fuji somente para fotografar (compro o flash externo? ainda é uma dúvida) e a LX100 para os vídeos. Ou vendo tudo e compro novamente a D5100 (e ai falta lente pq 18-55 não da pra mim)... eita dúvida que mata!

Ah! faltou dizer que ela tem a opção ADV que serve para desfocar o fundo. Essa ainda não testei.

Custo prático do que eu quero fazer aqui no RJ:
1) Fuji Hs20EXR - 1.150,00
2) Carregador + Pilhas - 90,00
3) Flash Fuji - 700,00 -negociável
4) Panasonic LX100 - 1.150,00
5) Microfone externo bom - 40,00
Total da brincadeira: R$3130,00

Custo prático apenas com a D5100
1) Câmera - base de 2200,00
2) Lente 50-200 - 900,00
3) Parasol 52mm- 50,00
4) Microfone externo - 40,00
5) Flash externo - 500,00
Total da brincadeira: R$3690,00

Mais 12 pra vocês verem... ai vai...


sem zoom


50% zoom

Zoom total








o mesmo amarelo de ontem









A ultima foi removida. Era um quadro da década de 90 de nú artistico onde aparecia 1 seio. Enfim... não era uma pessoa retratada, mas sim uma pintura mesmo.
Fica agora a gosto popular. Falem sobre a câmera, comentem, tudo isso será bom. Mas não esculhambem o tópico!


« Última modificação: 09 de Dezembro de 2011, 10:16:29 por andychaves »


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2011, 10:14:41
Me empolguei pra fazer a pesquisa e acabei colocando mais ítens do que deveria. Sendo assim, quem responder em "ja comprei" ou "nunca" por favor, relate.


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2011, 10:18:18
mais...







« Última modificação: 09 de Dezembro de 2011, 10:35:41 por andychaves »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2011, 12:10:15
Pedi uma dessa a um importador. R$ 1.100,00 com cartao de 8Gb + carregador e pilhas sony ou phillips. Nao tem como comparar com a minha D5100, mas para fotos diurnas de muito longe, acho q ela vai ter uma boa qualidade de imagem. Fiz fotos com ISO entre 1250 e 1600 com minha D5100 e lente do kit, sem flash numa praça pouco iluminada com postes bem altos. Ficou show!!!!! Muito pouco ruido!!!! Nao tem como uma SZ competir com uma reflex nesse sentido e uma boa lente 80-400 ( vira 120-600 em sensor DX ) estah fora do meu bolso. Pretendo pegar uma Nikkor 70-300 VR AF-S para as minhas D50 e D5100. Se o range 450mm ( 300mm x 1,5 ) me atender, vendo a minha HS20 na hora ou a deixo em stand-by para algumas situçoes em q quero praticidade, versatilidade e um bom range para animais e flores distantes, ou situaçoes "meio-arriscadas" para se levar uma DSRL como uma festa de rua ou local com muita areia, vento e poeira ( trocar de lente nessas situaçoes eh pagar para sujar o espelho e sensor ). Sujei o sensor da minha D50 assim, na beira de uma praia.

A minha chga dia 23/12, isso se o importador achar ( ele estah com dificuldades de encontra-la ), se nao, penso numa SX40 HS ou a 70-300mm mesmo...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2011, 12:42:35
situçoes em q quero praticidade, versatilidade e um bom range para animais e flores distantes, ou situaçoes "meio-arriscadas" .

Creio que numa situação assim faça boas fotos. Pelo que vi e li do manual até agora, com o flash original dela, o EF-42 ou ainda o SB28 ou SB26 (ambos da Nikon - falei com a Fuji agora pelo tel e esses flashs servem nela, porém sem ttl). Pois bem, em alguns reviews na internet vi boas fotos com ela. Para esa função, acho que não da pra reclamar muito. Veja por exemplo a foto do container amarelo feita de noite. Me parece "agradável" em comparação ao que qualquer outra câmera digital faria (não entra na comparação qualquer dslr). Não da pra dizer de todo que a HS20 não serve. Mas, me decepcionou muito o caso do foco em filmagem. De repente fazendo o kit HS20 + LX100 eu resolva essa situação. Antes, estava com a D5100 e vendi por conta de não querer carregar 2 ou 3 lentes e mais o flash e ainda o que fosse necessário. Para uma viagem, uma bolsa do lado já é suficiente, vc viaja, quer curtir e nao carregar peso pelas ruas ou ter que ficar sacando a câmera, mudando lente pra fazer uma ou outra foto. É como vc disse, versatilidade e isso a HS20 tem, a praticidade desse tipo de foto, tem até um vídeo comparativo que posto no final da mensagem. Mas, ai vem o caso do vídeo... confesso que não cheguei a filmar com a D5100 e não sei se ela perde o foco com frequencia ou se de fato é característico da HS20.
O modo EXR eu gostei, ela faz uma composição legal em pouca luz e a foto fica como aquela do tal container amarelo. Imagino se tivesse próximo e com flash, possivelmente seria uma excelente foto.

Em questão de versatilidade ao querer filmar alguma situação, sacar a nikon, trocar a lente e preparar para filmar, seria ainda mais lento do que sacar a LX-100 e começar a gravar de imediato ainda com 24x de zoom.

Comparando a HS20 com D700 em versatilidade: http://www.youtube.com/watch?v=rfnv9pRUJrU&feature=g-vrec

É isso...
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2011, 12:58:52 por andychaves »


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2011, 14:45:05
Olhem essa foto que fiz de um tigre no zoológico de Brasília usando o zoom total da minha HS20.

http://img706.imageshack.us/img706/3859/tigrebrancos.jpg
Fuji S7000...meu xodó...


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2011, 15:41:21
Para foto, não falo nada de ruim. Ainda não acertei as noturnas. Mas para filmagem...  :shock: :no:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:13:43
O q eh LX-100????

Com seu sensor pequeno, fotos noturnas com o range alto numa superzoom eh forçar a barra. Tem um cara vendendo o EF-42 por 729,00 no mercado livre. Caso voce goste da camera e pretenda ficar um bom tempo com ela, seria um bom investimento pelo suporte a TTL. Vai salvar a sua pele em fotos noturnas, principalmente com crianças e em festas ( muito movimento tem q ter uma velocidade rapida do obturador para nao sair borrado ).

Um filtro UV tb seria interessante para proteger a lente e aconselho um polarizador se vc gosta de fotos em q aparece agua, vegetaçao e ceu ( como as de paisagens naturais ). Ou um super 8 para fotos noturnas ( aquelas cruzes nas luzes em fotos noturnas se deve a esse filtro ).

segue aqui uma foto minha com uma D50 com filtro polarizador:



Uploaded with ImageShack.us

Alguns acham artificial esse gradiente de cores no ceu. Eu acho muito bonito!!!!

Parabens pq a unica SZ q aceita filtros ( 58mm ) e a HS20, o pode fazer muita diferença em suas fotos.

Compre tb um bom cartao de 16Gb, deixe habilitada a opçao RAW+Jpeg e corra para aprender a mecher em editores de arquivo tipo RAW. Pode salvar "aquela foto" subexposta ou superexposta q ficaria meia-boca editada direto do .jpeg ( isso aconteceu comigo!!! ).
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2011, 17:33:57
Eu me enganei, não é LX-100 é a Panasonic FZ-100. Essa só me interessa por ter saída de microfone externo e sapata. Tem um bom zoom, mas dizem que as imagens são ruins. No mais, se ficasse com essa seria apenas para vídeos e manteria a HS20.
O cartão de 16gb já comprei no mesmo dia. comprei filtro UV e Parasol 58mm, ja estão no BR, mas não sei qd será liberado. Ela veio com o parasol próprio, mas se o que ta chegando for mais interessante, troco e ja instalo junto com o filtro.

Mais umas...









Ainda tenho dúvida se fico com essa HS20...



andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2011, 17:45:47
Confesso que pra quem estava com a D5100 passar para a HS20 + FZ100 não é nada fácil. Mas tendo em vista quase 1.000,00 de diferença... continuo pensando...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2011, 21:22:15
O q fez com sua D5100? vendeu-a?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2011, 21:42:50
Vendi essa semana e peguei a outra também nessa semana. Tem 1 dia que estou com a Fuji.


flutistman

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2011, 12:13:38
Eu tenho uma HS20EXR!
As vezes me arrependo por ter comprado uma, aí passa um tempo e acho que valeu a pena. Até agora não tenho uma opinião concreta a respeito dela.
Estou fazendo um curso de fotografia, e diga-se de passagem com um fotografo mto bom, um dos melhores fotografos submarinos do brasil, e tenho mta dificuldade em fazer boas fotos com a HS20 como faço com uma D5100 emprestada de um amigo.
As vezes me sinto enganado pela câmera, rsrs, pois algumas opções prometem algumas coisas e nem de longe o resultado era o esperado, mesmo para ela.
Como você disse Andychaves, eu encontrei várias fotos feitas por ela que me fizeram apaixonar. No flickr mesmo existe um monte. Só que não consigo nem de longe fazer uma parecida em qualidade. Aí nem com professor bom, teoria e técnica...talvez me falte aquilo que alguns tem...talento! rsrsrs
Estou juntando dinheiro e na próxima oportunidade que eu for para os EUA, trago uma Nikon D7000, mas não sei se me desfarei - (o verbo chato de conjugar - rsrs) - da HS20!


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2011, 12:20:30
Pra foto ainda é aceitável. Mas o teste mesmo vai ser feito na semana que vem, no zoo. Ai é que eu vou conhecer esta câmera.