Autor Tópico: Dúvida - FZ47 ou FZ150  (Lida 4955 vezes)

pillarvl

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 09 de Dezembro de 2011, 01:20:58
Boa noite :)

Já venho pesquisando sobre essas duas máquinas antes mesmo de elas serem lançadas, e ainda não consigo ver tanta diferença. Gostaria de saber os prós e contras de ambas, e uma comparação, pois tenho uma viagem p/ EUA agendada para o dia 27 desse mês e ainda não consegui me decidir! Falo sobre as diferenças, porque no preço, essa diferença é de mais de 100 dólares (sendo $259.95 p/ FZ47 e $387.95 p/ outra), e gostaria de saber o que leva a ser, pra ver se vale a pena gastar ou se é besteira.
Desde já obrigada :D


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2011, 08:03:28
Pillar,

Pessoalmente, eu escolheria a FZ150, porque:

a) possui LCD multi-ângulo
b) grava em RAW
c) faz até 12 disparos contínuos
d) sensor CMOS
etc...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2011, 09:50:19
Muitas dúvidas iguais à sua, e muita discussão em cima desses modelos aqui... dê uma lidinha nos vários tópicos que estão falando dessas câmeras por aqui!


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2011, 17:37:10
Se vc vai fazer vídeos e quer um áudio diferente da maioria das cameras, a FZ-150 tem saída para microfone externo.


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2011, 19:26:37
 >:D A FZ-150 é mais cara, mas tambem é mais cheia de recursos! :ok:
FZ-150      SX-120is


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2011, 14:15:26

E a principal diferença...além do que falaram acima.... a qualidade de imagem....... em ISO100 a Fz150 já é melhor, mas definição, nitidez e melhores tons....em ISO 200 essa diferença (pequena) acentua-se

um pouco...ISO 400 a diferença é grande....e em ISO 800 é enorme...enquanto a Fz150 é bem satisfatória em ISO 800 a Fz47 é impraticável.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2011, 20:35:36
Teste da FZ-100 feito hoje, 14-12-2011.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=64578.0

Também tem entrada para microfone externo! Estou satisfeito até o momento!  :ok:
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 20:36:42 por andychaves »


fazolim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2011, 03:54:54
E a principal diferença...além do que falaram acima.... a qualidade de imagem....... em ISO100 a Fz150 já é melhor, mas definição, nitidez e melhores tons....em ISO 200 essa diferença (pequena) acentua-se

um pouco...ISO 400 a diferença é grande....e em ISO 800 é enorme...enquanto a Fz150 é bem satisfatória em ISO 800 a Fz47 é impraticável.

Por favor, me ajudem, sou totalmente leigo no assunto, pelo q eu andei pesquisando, vi em alguns lugares que falam que o sensor ccd é melhor em ambientes com pouca luminosidade, agora pelo q eu li acima, aparentemente é o contrário. Afinal de contas, qual é melhor pegar?? Uma superzoom com ccd ou cmos? ou ainda bsi-cmos???

Estou em dúvida entre a Z990 da Kodak (que apesar de muita gente não gostar, achei por ótimos R$790,00 no submarino com descontos) e a Z47. Também estava pensando nas sx40 e Z150, porem, a diferença de preço é muito grande, no mercadolivre já tem Z47 por R$800,00 enquanto a Z150 está na casa dos R$1300,00.

E então? CCD ou BSI-CMOS???


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2011, 19:50:46
Achei isso na internet:

"para uma câmera compacta, não vejo que há uma enorme diferença entre cmos e ccd para imagens fixas, a partir da FZ40 x FZ100. Na forma pequena o ccd provavelmente vence. apenas o cmos transferências de dados mais rápido para melhor oportunidade de estourar e capacidades de vídeo.

O CMOS foi amplamente aceito devido a melhores capacidades de alto iso e a capacidade de fps aumentou. mas para uma qualidade de imagem pura em iso baixo o ccd, provavelmente, ainda mantém uma ligeira vantagem (como por isso que vemos o ccd ainda em uso para formatos maiores, onde disparos rápidos e iso alto  são prioridade).

De um modo geral estamos em uma fase de transição. e em um ponto onde outras características de uma câmera compacta teria impacto na sua decisão mais do que simplesmente se o sensor é ccd vs cmos."


Talvez te ajude a escolher. Eu diria vai de FZ100. ou na FZ150 e divirta-se. Tenho a minha FZ100 e não paro de comprar acessórios. Ja estou com filtros, flash externo e por ai vai... Ah, a FZ100 é 52mm (essa info não tem nem no manual).


ivankio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2011, 18:21:49
FZ150
...
b) grava em RAW
...
Só fui descobrir que tinham tirado essa característica da FZ28/35/38/40/47 na última geração quando já tinha comprado. :doh:

Não sou Fotógrafo, mas ocasionalmente preciso documentar algumas referências pra computação gráfica. Eu me interessei por essa família desde que a FZ35 era lançamento mas só agora realmente precisei e comprei a FZ47. Tinha refeito minha pesquisa, mergulhei várias horas no comparômetro* do http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM, e tinha ficado satisfeito os resultados da FZ47 apesar de ela penar notoriamente em ISOs maiores que 200. Preocupante ainda mais para eu que acreditava que apenas registros a 1/500s seriam livres de borrão.

Apesar de significante, só o ruído do CCD em ISOs elevados não justificava a diferença entre R$ 800 e R$ 1300 nem pra mim. Mas no meio de tanta informação, não percebi que a Panasonic tirou o formato RAW justamente na 47. Isso sim enfim justifica a diferença de preço.

Mas apesar da decepção de perder o RAW, fiquei bem feliz com a FZ47 na mão. Por mais que eu tenha que ser mais cuidadoso onde eu vou querer meus míseros 256 níveis por cor, comprovei que ela produz fotos de ótima qualidade e ainda posso usar o multi burst com diferenças de exposição (não lembro o nome do recurso) pra contornar a falta de escala.
Impressionado mesmo fiquei com o estabilizador permitindo que eu fotografe interiores agora no ISO 100 e na mão. Meu Parkinson psicossomático era o que me preocupava com a qualidade em ISOs elevados, mas minhas preocupações estavam mal direcionadas (enquanto alguns se enganam com megapixels, eu idolatrava o ISO). O fato é que enquanto eu conseguia frequentemente borrar fotografias até de 1/200s nas compactas tradicionais, com o estabilizador da FZ47 (além do formato e peso mais ergonômicos) eu consigo tirar fotos de interior em até 1/10s sem tripé e ainda no zoom máximo.


Em suma, eu recomendaria a FZ150 apenas se você terá proveito para imagens RAW, do contrário a economia de pegar uma FZ47 naturalmente será bem vinda. Mas então pq não recomendar a FZ40 que até tem o sensor maior ao invés da 47? Recomendo o review mais informativo que considerei e até inclui crops entre as gerações: http://www.cameralabs.com/reviews/Panasonic_Lumix_DMC_FZ47_FZ48/index.shtml

* O comparômetro do imagin-resource deixa vesgo o olho destreinado depois de algumas horas. O que aprendi lá foi que, na mesma faixa de preço aqui no Brasil, a L120 tira ruído até de onde deveria ter e recorre a um sharpen obsceno, a S4000 faz um sharpen quase que de desenho animado, e a HS10 faz um sharpen não muito agressivo mas megapixel às vezes é bom. Como purista pobre e ambicioso, escolho as super citadas superzooms da panasonic.


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2012, 16:00:23