Autor Tópico: Dúvida - Sony HX100v versus Nikon D5100 ! ! !  (Lida 3368 vezes)

guilhermesilver

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 09 de Dezembro de 2011, 13:54:11
Olá Amigos ! ! !

Inicialmente parabéns pelo fórum !
Já li muita coisa boa por aqui...mas infelizmente ainda estou com dúvida sobre qual câmera comprar !

Buenas, minha esposa tem uma Sony W510!
Boa câmera para as fotinhos triviais e básicas do dia a dia!

Mas como em breve teremos mais uma companhia na casa, o nosso primeiro rebento, gostaria de comprar uma câmera melhorzinha !
E estou na dúvida, conforme o título, em qual adquirir ! ! !

Inicialmente tinha escolhido a Sony HX100v, por filmar em FullHD, e parecer ter uma boa qualidade de imagem (foto e vídeo)!
Isto sem falar no zoom desta câmara que realmente parece ser muito bom !
E por fim, no efeito de desfoque de fundo, que, salvo melhor juízo, não parece ser o melhor !

Mas, depois de tanto ler, ver preços no Mercado Livre, fui ao saite da Nikon e lá foi me apresentada a Nikon D5100 !
Também filma em HD e parece ter uma excelente qualidade de imagem (foto e vídeo)!
Isto sem falar nos efeitos que ela apresenta, que achei bem legais !
Entretanto, talvez ela seja difícil de manipular para um iniciante em máquinas dslr e eu necessite de várias lentes para fotografar, tipo zoom, etc ! ! !

Assim, estou nesta dúvida cruel ! ! !
A tendência é de ir para a Nikon D5100, mas tenho medo !
Ela não tem zoom forte, só se eu trocar de lente e talz ! !

Então vão aí minhas dúvidas ? ?

1) Qual câmera é melhor, custo e benefício ?
2) Eu ficando com uma Sony HX100v, não ficarei no mesmo patamar da sony da minha esposa W510 ?
3) A lente que vem na Nikon 18-55mm me possibilitará fotos e filmes bons ?
4) Posso comprar no Mercado Livre?

Buenas pessoal ! !
Ah quem puder me ajudar, ficarei muito grato ! !

Abraços,
Guilherme


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2011, 14:18:59
Eu sou muito enfático com quem me pergunta sobre comprar uma superzoom ou uma dslr. Acho que não tem porque gastar com uma câmera que vai te limitar em TODOS outros aspector fora ter uma focal com bastante variação (zoom).

Eu comprei uma dslr com o mesmo intuito, embora não tenha filhos eu queria documentar com qualidade a minha vida e da minha família. Depois de comprar uma superzoom, pra melhorar as fotos tu só vai ter uma opção: vender a camera e comprar uma dslr. Não vejo porque não comecar logo com uma câmera que vai te dar uma imagem superior, e poder ir adaptando ela da forma que melhor vai te servir.

Eu sugiro tu dar uma pesquisada em comprar uma D5100 + lente 50mm f/1.8G. Da uma lida sobre o assunto e ve se o tipo de foto que a lente faz vai te servir. Essa é uma lente fixa, justamente o contrário do que tu vai fazer com uma superzoom, com uma distância focal fixa, o zoom são teus pés. Mas pra fotos de família, não vejo melhor opção. Ainda mais que quando são pequenos, é fácil caber na 50mm :-)

1) Qual câmera é melhor, custo e benefício?
Tu vai gastar muito mais com a D5100 pois tu vai querer comprar lentes depois. A qualidade das fotos vai ser incomparável. Pra mim o melhor benefício é aquele que me dá mais liberdade e opção na hora de fotografar. Se teu objetivo é apenas ter uma grande ampliação, vai na sony, se não, D5100.

2) Eu ficando com uma Sony HX100v, não ficarei no mesmo patamar da sony da minha esposa W510?
É... Acho que sim, mas vai ter os aditivos que a câmera te dá. Depois que passar um tempo, tu vai vir aqui no fórum novamente e vai dizer: eu tenho uma HX100v e queria fazer fotos melhores, qual camera eu devo comprar?

3) A lente que vem na Nikon 18-55mm me possibilitará fotos e filmes bons?
Sim. Mas que fique claro que o que mais vai te possibilitar fotos boa é a tua criatividade :-)

4) Posso comprar no Mercado Livre?
Dá uma olhada em www.lentesecameras.com.br (aproveitando pra fazer uma propaganda ;-) ) e claro, ML é uma opção. Mas no fórum tem vários comentários de lojas, só procurar um pouquinho.

Espero ter ajudado. Meu pensamento é bem simples, não tem porque comprar outro equipamento que vai te limitar no futuro, como o que tu tem hoje, se tu tem condições de comprar logo um que vai te possibilitar crescer e adaptar tuas fotos da forma como tu bem entender. Aconselho a dar uma olhada nas: D3100, T2i, T3i, T3.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2011, 14:21:29
Vamos lá, minhas impressões sobre meu relato.

1)Custo-benefício é difícil avaliar pois são câmeras totalmente diferentes, de categorias diferentes e você precisa definir qual é sua prioridade: Uma câmera de alta qualidade porém, com versatilidade limitada pelas lentes que comprar ou uma câmera super versátil mas com qualidade bem limitada.

2)Usando no automático ficará no mesmo patamar da W510 ou pouca coisa acima em qualidade de imagem. Terá que aprender a usar os controles manuais e ainda se virar com a péssima densidade de megapixels dessa câmera devido aos inúteis 16MP de resolução.

3)A lente é básica e proporcionará fotos muito melhores do que qualquer compacta mas é bem limitada.

4)Opinião pessoal: Mercado Livre é uma corja e sei que tem gente aqui do fórum que é honesta e faz parte do Mercado Livre mas tenho motivos suficientes para não confiar na instituição Mercado Livre. Se eu conhecer algum vendedor honesto do ML (eu sei que eles existem) tento negociar por fora.

No mais, você precisa definir sua prioridade e isso é você sozinho quem faz, ninguém pode fazer por você. Uma reflex sempre te dará maior qualidade mas se estiver interessado no longo alcance das superzoom pode se decepcionar com a reflex.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2011, 15:01:35
honestamente, acho q depende do uso e principalmente... do seu bolso.

Uma D5100 com a lente do kit ( 18-55mm, q recomendo vc nao abrir mao dela ) custa uns 2.400 a 2.800 em vendedores e importadores q nao exploram. Se for em lojas como americanas, submarino,... eh quase o dobro disso!!!!!

Mas aih vc nao vai ter o alcance de uma lente "longa". Terah q desembolsar mais uns 1.200,00 por uma 55-300mm ou uma 70-300mm ( 1.700,00 ) q tem uma construçao optica melhor e baioneta de metal. Ou seja, essa brincadeira sai mais de R$ 4.000,00, mas a chateaçao de trocar de lente as vezes, sujar o sensor, o espelho, mandar limpar sensor, espelho, ter o cuidado de nao deixar dar fungo nas lentes, comprar uns filtros UV para ambas as lentes para evitar de arranha-las com o tempo,... a coisa eh mais complexa, mais cara mas com resultados ( fotos ) melhores.

Um amigo meu q tem como Bonsai seu principal hobby, tem uma HX1v da Sony e estah satisfeitissimo!!!! Pretende comprar a HX100v. VI umas fotos da HX1v e me surpreendi!!!! Fotos nitidas, cores legais e algumas fotos de passarinhos em fios de poste com um zoom bem proximo e bem legais. As fotos sempre fora batidas em modos automaticos e a "praia" dele eh outra, nao fotografia. Tb vi fotos muito boas com uma Olympus de 30x de zoom e toda prateada do meu professor q a usa em suas viagens. Outro dono satisfeitissimo com sua camera superzoom.

D5100: preço e qualidades altas. Compre-a se "pensar a longo prazo" e se dedicar a fotografia com livros, revistas e cursos.
HX100v: otimo custo x beneficio e qualidade mediana de fotos. Se vc encarar o hobby com seriedade, vai te deixar na mao dentro de alguns meses de boas leituras e alguma centena de fotos depois.  >:(

Lembre-se q quem critica as SZ tem alguns milhares de reais investidos em equipamentos, estah acostumado com as DSRLs e tem anos de pratica, foruns e leitura a sua frente. Nem pense q vai conseguir fotos "maravilhosas" soh por que tem uma D7000 nas maos q nao eh assim q funciona. Tô nessa a 6 meses ( começei com uma D50 q nao me desfaço nunca!!!! ), leio todos os dias ( tenho 3 livros e uma porçao de revistas ), acompanho esse forum diariamente e se eu pegar uma D300s ( sem nenhuma ajuda automatica ) vou apanhar um bocado!!!!

"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:11:02
Bom, vou dar meu parecer...

Sobre as cameras: Primeiro, vc tem que ter ciência que vc está comparando cameras de categorias distintas, e que além disso, tem linguagem fotográfica distinta, uma é basicamente hyperfocal, a outra não. Também a curva de aprendizado de uma DSLR é diferente. Vc pode fazer boas fotos em automático ?? Claro que pode, mas para extrair tudo dela vai demandar um pouco de tempo de pesquisa e estudo. Se não estiver afim de se aprofundar um pouco, vá de UZ ou qualquer outra compacta (existem compactas muito melhores que qualquer UZ). Agora se quiser perder um pouquinho de tempo estudando, aí a diferença,que é brutal, começa a aparecer.

Sobre as lentes: Eu não uso teles, não gosto de fotos feitas com teles. Se vc não for fotografar passarinhos, carros de corrida (meu uso de tele é basicamente este) ou como disse um amigo forista daqui, espiar a vizinha, não vejo graça nenhuma em ter 800mm de zoom. O ângulo de visão é fechado o que impede um trabalho de composição, as fotos ficam chapadas em função do achatamento dos planos e, via de regra, todas as UZ tem qualidade de mediana para ruim (algumas, muito ruim) no extremo focal.

No meu dia a dia a lente mais longa que uso é uma fixa 135mm (que dá uns 200mm reais) para alguns tipos de retratos de close. 200mm é a lente fixa mais longa que tenho. E mesmo assim, comprei uma 105mm porque já acho a 135mm fechada demais.

Teles são lentes de aplicação bastante restrita, e depois de 250 fotos de sabiá-laranjeira na árvore do vizinho e duas idas ao zoológico, a coisa começa a perder a graça e vc começa a querer fotografar coisas mais interessantes, trabalhar composição, e daí começa a procurar lentes mais angulares. Pelo menos comigo foi assim.

A 18-55mm é uma lente que vai de angular a normal, serve para fotografia de grupos de pessoas, paisagens, ou seja, é bem uso geral e tem pouco zoom. Para vc ter uma idéia, este range equivale a 28-88mm de distância focal real. Antigamente, na época do filme, a 28-80mm era a lente preferida dos fotógrafos de eventos pela sua versatilidade. Era usada em casamentos, aniversários, formaturas..
Enfim, é uma opinião minha apenas que não tem nenhuma pretensão de ser verdade absoluta, cada um gosta de fotografar de um jeito. Se quer um pouco mais de praticidade, busque uma 18-105 no caso de Nikon ou 18-135mm no caso de Canon. São lentes com um bom compromisso entre qualidade e range focal e vão te dar uma relativa versatilidade.

Aconselho também, se possível, a inclusão de uma lente clara no set, como a 50mm já citada. Trabalhar com profundidade de campo reduzida, isso sim é divertido e pode dar resultados muito interessantes.

Sobre filmagem: Filmar com DSLR é muito diferente do que filmar com compacta. A profundidade de campo é reduzida e embora a Nikon, se não me engano, propague que a D3100 faz autofoco durante o filme, esqueça isso. O foco tem que ser feito manualmente.
Podemos dizer que tem dois tipos de filmagem. As contínuas tipo filmagem de casamento, e aquelas feitas através de takes, como filmes ou comerciais, onde tem uma grande pós depois para juntar tudo. As DSLR são muito boas para fazer o segundo tipo de filmagem, não o primeiro. Tanto que hoje são as queridinhas das agências de publicidade.
Aqui cabe um parentese, embora não costume indicar marcas, se filmar é importante considere as Canons. Neste quesito, pelo menos por enquanto elas são superiores às Nikon.

Sobre preços: Preços vc encontra vários.. É possível comprar uma Canon T3i com 18-55mm por T3i menos de R$2000,00. Uma EF-S 55-250mm para complementar o kit (o que pode ser feito futuramente) custa menos de 700 reais e a 50mm f/1.8 vc encontra por uns 300,00. Estou falando preços da Canon porque é os que tenho conhecimento, os da Nikon normalmente são mais altos. Claro que isso comprando em importadores "independentes" por assim dizer, mas com boa procedência. Mas também é bom lembrar que estes itens são próprios para uso amador e que a coisa só começa assim. Tenho conhecidos que compraram a camera com a lente do kit e permanecem com ela até hoje. Já outros começaram a se interessar por fotografia, e daí vem flash, mais lentes, etc, etc.. DSLR, se vc for a fundo, é um brinquedo caro.

Enfim, se vc quer a câmera basicamente para retratos do dia a dia, fotos a noite, com rapidez e qualidade, e além disso tem disposição para aprender a utilizar todo o potencial da câmera, uma DSLR é o mais indicado. Se não quer sair do Auto, nem tem tempo ou disposição de aprender a utilizar o equipamento, compre uma UZ, ou, pelo menos na minha preferência, uma compacta Premium como Panasonic LX5, Canon S95/S100.

Bem, como falei antes, é apenas um ponto de vista. Agora basta saber o que vc realmente pretende e o quando quer investir nesse hobby.

Abçs

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2011, 16:14:49 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:21:12
Mas aih vc nao vai ter o alcance de uma lente "longa". Terah q desembolsar mais uns 1.200,00 por uma 55-300mm ou uma 70-300mm ( 1.700,00 )

Mas isso não é verdade absoluta. Eu já contei meu caso aqui, comprei uma 70-210 AF por 30 dólares no ebay. Tem uma guria vendendo uma igual por 350 pilas, aqui no forum mesmo. Vai ser manual, mas nao vai gastar um monte de $$. E o foco manual nessas lentes é muito bom. Eu uso bastante.

Essa HX100v esta em torno de 1500 reais aqui no brasil... Se for ver, não está tão longe de uma D3100 ou D5100.


guilhermesilver

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:38:09
Pessoal ! ! !

Muito obrigado pela ajuda de vocês ! ! !
Mas, infelizmente, ainda não decidi ! ! !
De fato a diferença de preço entre as duas câmeras não é grande ! ! !

Pergunto para aqueles que conhecem:

- Estas Canon T3i tem aqueles mesmos efeitos, de seleção de cor, miniatura, desenho, etc que a D5100 tem ? ? ?

Abraços.


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:42:22
Se nao tiver, dá pra fazer via software depois. Mas acho que sim. Essas cameras tem um monte de frescuras. Tu pode olhar melhor do site do fabricante. Tem um amigo que diz: se tu está indeciso, entra no site do produto que eles te convencem! hehehe
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2011, 16:45:36 por kodorna »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:49:38

- Estas Canon T3i tem aqueles mesmos efeitos, de seleção de cor, miniatura, desenho, etc que a D5100 tem ? ? ?


Não exatamente os mesmos, mas os seguintes, que a Canon chama de Creative Filters: Grainy B/W, Soft focus, Toy camera, Miniature effect, Fish-eye.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2011, 17:07:04
Nunca mexi muito nesses efeitos na minha D5100, mas cor seletiva, HDR, D-lighting, miniatura e mais uns 15 modos automaticos ( luz de velas, retrato noturno, paisagem noturna,... ) tem, sim. As vezes esses modos funcionam, as vezes, eh bem melhor ir tateando a manual ( no modo retrato noturno, a D5100 fica com ISO 800, obturador 1/10s e abertura maxima da lente. Meu filho se mecheu um pouco e ficou borrado  >:( . Botei em manual, subi o ISO para 1250, deixei f/13 e tudo ficou resolvido  :ok: ). No modo paisagem noturna ( era uma praça bem iluminada por postes bem altos ), o obturador fica 1/4s. Mesmo com a 18-55mm VR, vc borra pelo obturador muito lento. Esse modo automatico, soh com tripeh mesmo!!!!

Gosto dois modos automaticos para ver o q o software "sugere". Depois, passo para o manual e deixo ao meu modo. O resultado sai bem melhor  :clap:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2011, 17:14:10
Guilherme, por isso que eu digo que a curva de aprendizado de uma DSLR é mais lenta...

HDR, cor seletiva, panorâmicas, até mesmo um simples P&B são muito mais eficientes se vc fizer em pós-produção do que se usar as rotinas da câmera, não tem jeito. O bom da DSLR é justamente vc ter na mão o controle do processo ao invés de entregar para as rotinas automáticas da câmera.

Vc pode até achar bacaninha efeito direto da camera, mas depois que começar a entender o processo fotográfico (ISO, abertura, velocidade) e a trabalhar suas fotos em pós-produção e ver a diferença de resultados, vai esquecer que estes modos automáticos existem.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2011, 17:15:01 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


guilhermesilver

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2011, 17:35:20
inicialmente ! !
novamente o meu muito obrigado pelas dicas de vocês ! ! !

De fato imagino que o aprendizado seja demorado ! ! ! Até porque estava lendo o manual da d5100 e vi que ela apresenta inúmeros recursos ! !
Mas, ao contrário da mega potente sony, o manual da nikon é muito legal, bem ilustrado inclusive ! ! !

Mais um ponto forte para ela...

MAs confesso...ainda tenho medo de gastar 2.500,00 em uma máquina e não saber utilizar ela....ou muito pouco....
Mas pela diferença da hx100v.....até que dá vontade de comprar...
esta HX está muito cara ao meu ver...

Abraços.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2011, 17:42:21
Guilherme, já deu uma olhada nos preços da canon SX40hs, das Panasonic FZ150 e FZ47? De repente são mais em conta do que essa Sony.


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2011, 17:44:36
Da uma olhada no tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=64420.0

De repente, vc muda de opinião e coloca mais uma na jogada. De valor baixo, pode atender. Ou não...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2011, 20:58:14
De uma point and shot da sony ( S650 ) fui para uma D50 com 18-70mm + 70-300mm da sigma e nao me arrependo: aprendi a mecher nela em poucos meses. Preciso pegar o jeito ainda no tipo de foco ( multi, pontual,... ) e tipo de fotometria. Lendo tutoriais, boas revistas ( recomendo Fotografe Melhor e Digital Photographer ) e bons livros, em poucos  meses vc vai estar tirando fotos como essa ( Nikon D50 com meros 6mpx + Nikkor 18-55mm AF-S VR):



Uploaded with ImageShack.us

Nem subexposta, nem superexposta. O ceu tem um degradê de cores devido ao filtro polarizador usado em cima da lente. Segui a regra dos terços e nao coloquei as pessoas no centro da foto, dando enfase ao veiculo e aparece ainda o marzao a esquerda foto. Nao cortei os pés e tb nao tem "areia demais" na foto e deixei um espaço razoavel para o ceu tb aparecer. Sao regras bobas de composiçao q tb fazem a diferença!!!! Juro a nao fiz nada de pos-produçao nessa foto e minha velha D50 eh muito boa para esse tipo de foto diurna ( famosa pela fidelidade de cores ).


"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!