Autor Tópico: Balanço entre iso e exposição com pouca luz ... dúvida  (Lida 6496 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 27 de Dezembro de 2011, 17:59:01
Ferdu, desculpe-me, não vi que já tinha postado. É isso aí mesmo  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Dezembro de 2011, 22:55:02
Bom, vamos lá.. Sempre lembrando que sou só um amador metido, com certeza tem gente aqui que pode falar com muito mais propriedade.

Em relação ao RAW. Eu apenas fotografo em RAW, desde que comecei a usar DSLR só usei JPG+RAW uma vez porque fotografei uma festa em que tinha que entregar as fotos no final. E mesmo assim refiz depois e mandei uma outra cópia, mais caprichada.

Muito se fala do trabalho que o pós-processamento gera e que isso seria impecilho para usar o RAW. Não é verdade, se vc não quiser ter trabalho praticamente nenhum, use o DPP que acompanha a camera para fazer a conversão do RAW. Este programa lê os metadados do RAW e aplica as configurações setadas na camera por default. Vc pode ter 200 fotos em RAW, se não quiser, não estiver com paciẽncia ou não tiver tempo de editar nenhuma, basta selecionar as 200 fotos, pressionar CTRL-B e pronto, terá 200 JPG'S iguais (ou melhores) do que aqueles que teria se tivesse feito o JPG diretamente na camera. Claro que vai demorar, o processamento do RAW é lento, mas aí quem vai trabalhar é o computador, não vc.

Aqui no meu blog que nunca atualizo  :D :D, fala alguma coisa sobre uma das inúmeras vantagens de fotografar em RAW.
http://alexandreschuster.wordpress.com/2011/08/11/fotografar-em-raw-qual-a-vantagem/

No caso específico do tratamento de ruído, deixar para fazer a redução de ruído em pós-produção, na conversão do RAW, é muito mais eficiente do que fazê-lo diretamente na camera. Na pós, vc decide se realmente a redução é necessária e em que quantidade, além de fazer reduções separadas para ruídos de luminância e crominância.

Em relação à luz, o que quis dizer é que sem luz, sempre vai ter ruído. Tendo-se um pouco de luz, se vc conseguir fotografar em RAW expondo um pouco à direita (procure por expor à direita ou expose to right na internet para mais detalhes), ou seja superexpondo a foto levemente, e depois na pós abaixar a exposição, conseguirá resultados melhores. Mas novamente para isso é necessário fotografar em RAW, caso contrário, pode estourar algum canal no JPG e aí o dano é irreversível. E se vc subexpor uma foto em ISO alto, aí não tem jeito, quando for fazer a correção, o ruído virá com toda a força. Por isso o cuidado na fotometria.

Fotografando em RAW, mesmo que não vá editar todas, vc ainda tem a chance de pegar "aquela" foto que não saiu muito boa e corrigir exposição, balanço de branco, alterar nitidez, cores, verificar e tratar o ruído, tudo sem que exista perda nenhuma, o que não acontece com o JPG. Aliás, correção de exposição é uma das coisas que só pode ser feita em cima do RAW e outras, como balanço de branco, tem resultados de mediano para ruim quando corrigidos em JPG, sem contar que qualquer correção feita em cima do JPG é destrutiva, no RAW não.



Outro detalhe, muitos pensam que o RAW serve para corrigir fotos mal feitas e que em fotos bem feitas não existe vantagem nenhuma. Também não é verdade, fotografar pensando em RAW pode ser mais do que isso. Vc pode fotografar pensando em JPG, ou fotografar pensando em RAW. Fotografar pensando em JPG significa vc fotografar para que a foto saia a mais perfeita possível, não interessa se vai gerar um RAW ou JPG. Fotografar pensando em RAW significa fotografar de forma a colher a maior quantidade de informações possíveis para que vc faça, na pós, o JPG que vc quer. São pensamentos diferentes, e o exemplo que coloquei no meu blog é justamente isso. Fotografei pensando no RAW, tentando colher o máximo de informações possíveis no sensor, para depois gerar um JPG baseado nestas informações, com muito mais detalhes do que se tivesse apenas "pensado JPG".

Eu colocaria da seguinte forma, fotos em que vc precisa de um pouco mais de cuidado, em que a fotometria tem papel essencial, sempre RAW. Para outras fotos, tipo as do churrasco do final de semana, RAW também  :D :D  Brincadeira, não sou xiita do RAW, mas se vc quer qualidade, garanto que depois que começar a converter suas fotos e ver as diferenças e as possibilidades, será difícil voltar a clicar em JPG.

Quanto ao crop de 100%, experimente fazer uma foto em RAW, ISO 1600, converta pelo DPP sem usar ou usando pouca redução de ruído e mande imprimir. Verá que este ruído, que era visível na foto ampliada,
não será praticamente visível na foto impressa  :ok:

edushimote, a cada nova geração parece que os sensores melhoram um pouco em algum aspecto. Mas as perdas sempre ocorrem, o que varia é o grau. Quando vc aumenta o ISO vc ganha ruído, e perde no mínimo latitude e profundidade de cores.

Eu ainda tenho minha XSi e acho uma câmera muito boa. O nível de ruído é bem aceitável e sempre usei até ISO 800 tranquilamente. ISO 1600 usava em condições mais propícias (de novo como exemplo, usaria a XSi em ISO 1600 na foto do aeroporto, tranquilamente). O que me parece comparando a XSi e a 60D é que a XSi além de ter um pouco mais de ruído (o que é óbvio já que são de gerações distintas) perde um pouco de profundidade de cores em ISO 1600, exigindo mais do pós. Mas isso é uma percepção apenas, nunca comparei as duas diretamente para ter certeza.

Respondendo diretamente à sua pergunta, na XSi usava ISO 800, ISO 1600 dependendo das condições de fotometria, e, claro, do tipo de foto. Nunca perdi foto por medo de usar ISO alto  :ok:

Bem, acho além de ter ficado extenso, fugiu um pouquinho do tópico rsrsrs

Abçs !!

AlexandreS,

Pô, suas explicações foram perfeitas !!!!!! Parabéns e muito obrigado !!!  :clap:

Mas é claro !!! Agora que você me convenceu em clicar em RAW, fiquei com outras dúvidas !!! :D :D :D

Me ajuda ai... mais do que já ajudou !!! hehe

A 60D que tenho (ou todas, não sei) tem a opção como você mesmo falou de configurar para RAW+JPG. Qual seria a diferença em clicar em RAW+JPG ou apenas em RAW ? Como está configurado a sua câmera ???

Em RAW, as fotos ficam "pesadas" correto ? Você converte todas para JPG ou as deixa em RAW com um super HD ???

O programa que converte as fotos vem com a câmera ? O tal do DPP !!! É bom ?

Tenho um MacBook, qual programa você recomendaria. Photoshop, um tal de Aperture da apple... ? Qual você usa ???

Valeu mesmo !

Obrigado !!!!
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #17 Online: 27 de Dezembro de 2011, 23:09:40
Na minha T1i eu consigo ir, no maximo a ISO 800. Os resultados da 60d do alexandre em 1600 sao bastante semelhantes aos meus resultados em 800. tenho a impressao que a do kit gera mais ruido que a cinquentinha.  :ponder:

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2011, 23:12:49
Luiz Amaral,

ele quis dizer pouca luz mesmo.... é que mesmo com o iso 100, que é o que menos teria ruído, por ter pouca luz, vai acabar tendo granulação...

sobre o que ele disse sobre crop 100%, é referente ao fato de termos mania de olhar a foto no tamanho real da imagem (gigante), e ficar procurando defeito...entre eles, ruído.... rsrsrs

Ferdu,

Obrigado !

Não havia pensando assim !!!

Para mim, a regra era mais simples ! Pouca luz, alto ISO. Muita Luz  baixo ISO.

Valeu !
Obrigado !

Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2011, 23:26:00
Ferdu, desculpe-me, não vi que já tinha postado. É isso aí mesmo  :ok:

AlexandreS,

Só para complementar minha dúvida, fui configurar minha câmera em RAW para ver como ficaria. Percebi que em RAW+JPG a foto ficará bem pesada devido ao número de fotos que poderei fazer com o mesmo cartão, por exemplo:

Meu cartão é de 32G

Quando operando em RAW tenho como fazer mais de 1000 fotos. É indicado 999.
Quando operando em JPG tenho como fazer também mais de 1000 fotos.
Agora quando operando em RAW+JPG tenho como fazer 845 fotos.

A dúvida como na mensagem anterior é: Preciso de tudo isso ???

Recomenda configurar a câmera em RAW ou MRAW ou SRAW ?
OU até mesmo uma combinação com RAW e JPEG mais baixo (L, M, S1, S2 ou S3)

Qual seria uma boa configuração ?
Consome mais bateria ?

Obrigado !

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2011, 23:30:12 por Luiz Amaral »
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #20 Online: 28 de Dezembro de 2011, 00:10:38
RAW é um formato de arquivo que cada marca tem o seu. Só pode ser aberto em programas especificos para edição. Após editar, ou mesmo se resolver que não quer mudar nada na foto, tem que exportar esse RAW pra jpg, ou outro formato válido de imagem. já o Jpg é arquivo de foto final que pode ser aberto em qualqer lugar.

Quando vc configura RAW + jpg, está salvando 2 arquivos da mesma foto no cartão. O pesadíssimo RAW e um jpg leve.


Uma sugestão, se quiser realmente usar RAW, é deixar RAW + jpg, mas o RAW no máximo da qualidade disponível e o jpg com poucos mega pixels ... só pra mostrar e copiar pros mais desesperados que ficarem te pedindo as fotos no mesmo dia....

« Última modificação: 28 de Dezembro de 2011, 00:13:26 por ferdu »


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 28 de Dezembro de 2011, 00:21:41
RAW é um formato de arquivo que cada marca tem o seu. Só pode ser aberto em programas especificos para edição. Após editar, ou mesmo se resolver que não quer mudar nada na foto, tem que exportar esse RAW pra jpg, ou outro formato válido de imagem. já o Jpg é arquivo de foto final que pode ser aberto em qualqer lugar.

Quando vc configura RAW + jpg, está salvando 2 arquivos da mesma foto no cartão. O pesadíssimo RAW e um jpg leve.


Uma sugestão, se quiser realmente usar RAW, é deixar RAW + jpg, mas o RAW no máximo da qualidade disponível e o jpg com poucos mega pixels ... só pra mostrar e copiar pros mais desesperados que ficarem te pedindo as fotos no mesmo dia....

Ferdu,

Legal... mas o qual a qualidade do JPG que você deixa, qual é esse poucos mega pixels que você usa ???

Que programa você usa para converter e tratar suas fotos ?

Obrigado !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #22 Online: 28 de Dezembro de 2011, 00:41:47
Dizem que texto longo não funciona na Internet. Tá bom... Quando bem escrito e fundamentado, o texto longo fica curto... Parabéns, AlexandreS!


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 28 de Dezembro de 2011, 00:48:11
Dizem que texto longo não funciona na Internet. Tá bom... Quando bem escrito e fundamentado, o texto longo fica curto... Parabéns, AlexandreS!

Concordo plenamente !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #24 Online: 28 de Dezembro de 2011, 09:23:49
Citar
qual a qualidade do JPG que você deixa, qual é esse poucos mega pixels que você usa ???

Olhei agora no manual da 60D e vi que não dá pra tirar RAW em máxima qualidade e jpg em mínima. Na opção de RAW + jpg é possível escolher 3 níveis de qualidade para o RAW, mas o jpg fica sempre no máximo.

Então eu vejo duas opções mais viáveis:

- Tirar só em RAW e fazer pós, ciente que no RAW, mesmo que você não queira fazer alteração na foto, terá que abri-la com um editor e exportar para um jpg. Conforme o Alexandre disse até na própria câmera é possível gerar um jpg apartir do RAW.

- Fotografar direto em jpg, ciente que embora possa não estar otimizado, já tem um produto final em mão e rapidamente pode distribuir.

Ai é só escolher...
Na 60d, arquivo RAW em máxima qualidade fica com +-24.5Mb e jpg em máxima qualidade fica 6.4Mb. Tem outras diferenças como por exemplo o burst que fica mais limitado no modo RAW...tem que ver se isso atrapalha para seu uso...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #25 Online: 28 de Dezembro de 2011, 11:10:28
Pessoal, obrigado  :ok:

Respondendo a algumas perguntas..

O DPP que vem com a câmera é um programa simples, mas é bom. Com ele vc consegue alterar as configurações básicas como exposição, saturação, contraste. Também consegue fazer uma recuperação de altas luzes, aplicar redução de ruído. Pode ainda fazer algumas correções de forma automática, como a vinheta e distorções da lente (desde que a lente seja Canon). A grande vantagem é a dele conseguir ler a configuração que está na câmera e já aplicar por default, isso minimiza bastante o trabalho. Faça um teste, faça uma foto em RAW normal, mude a camera para P&B e faça outra foto em RAW. Não existe RAW preto e branco (aliás, não existe nem RAW colorido, RAW é RGB, mas isso é outro papo). No entanto, ao abrir a foto no DPP ela já vai automaticamente ficar P&B, exatamente como vc viu na camera. E claro que se vc alterar o Picture Style no DPP, ela vai voltar a ser colorida  :ok:

Outro programa muito usado é o LR. É bem mais completo (e complexo) que o DPP, usa o mesmo engine do PS para conversão de RAW e é um produto voltado para fotógrafos mesmo, com possibilidades de catalogação, busca, etc.. No site do Clicio tem muito material em vídeo sobre o LR, vale a pena dar uma olhada. http://www.clicio.com.br/portuguese/podcast.html
Eu tenho algumas restrições em relação à conversão do RAW padrão do LR, acho que algumas cores não ficam como deveriam ser, mas acabo usando por praticidade.

Com relação ao tamanho das fotos, aqui eu queimei a língua. Sempre fui um defensor de usar o máximo possível tanto em JPG quanto em RAW. Depois de começar a usar a 60D, vi que é possível usar tranquilamente o modo mRAW (que dá uma foto de 10 a 12Mb, não calculei ao certo). Hoje uso quase sempre mRAW e RAW quando é alguma coisa mais importante ou que sei que vou querer dar um crop maluco depois :)  Lembrando que estes modos só existe na linha xxD ou superior, nas Rebel não existe essa possibilidade. E que a conversão de RAW para JPG na própria camera só é possível com arquivos RAW, em mRAW e sRAW não funciona.

E guardo todas as minhas fotos em RAW. Uso dois discos de 1Tb, um no desktop e um externo de backup (ainda acho pouco, vou colocar mais um para backup). Regularmente passo alguma coisa também para DVD. JPG apenas para imprimir ou postar na Web. O motivo é simples, com o passar do tempo vc muda sua visão e agrega mais conhecimento, e as vezes repassando as fotos acaba pegando uma foto que na época vc não gostou, ou não estava boa, e com um novo tratamento ela revive.

É isso aí pessoal, bom dia para todo mundo.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 28 de Dezembro de 2011, 11:21:36
Pessoal, obrigado  :ok:

Respondendo a algumas perguntas..

O DPP que vem com a câmera é um programa simples, mas é bom. Com ele vc consegue alterar as configurações básicas como exposição, saturação, contraste. Também consegue fazer uma recuperação de altas luzes, aplicar redução de ruído. Pode ainda fazer algumas correções de forma automática, como a vinheta e distorções da lente (desde que a lente seja Canon). A grande vantagem é a dele conseguir ler a configuração que está na câmera e já aplicar por default, isso minimiza bastante o trabalho. Faça um teste, faça uma foto em RAW normal, mude a camera para P&B e faça outra foto em RAW. Não existe RAW preto e branco (aliás, não existe nem RAW colorido, RAW é RGB, mas isso é outro papo). No entanto, ao abrir a foto no DPP ela já vai automaticamente ficar P&B, exatamente como vc viu na camera. E claro que se vc alterar o Picture Style no DPP, ela vai voltar a ser colorida  :ok:

Outro programa muito usado é o LR. É bem mais completo (e complexo) que o DPP, usa o mesmo engine do PS para conversão de RAW e é um produto voltado para fotógrafos mesmo, com possibilidades de catalogação, busca, etc.. No site do Clicio tem muito material em vídeo sobre o LR, vale a pena dar uma olhada. http://www.clicio.com.br/portuguese/podcast.html
Eu tenho algumas restrições em relação à conversão do RAW padrão do LR, acho que algumas cores não ficam como deveriam ser, mas acabo usando por praticidade.

Com relação ao tamanho das fotos, aqui eu queimei a língua. Sempre fui um defensor de usar o máximo possível tanto em JPG quanto em RAW. Depois de começar a usar a 60D, vi que é possível usar tranquilamente o modo mRAW (que dá uma foto de 10 a 12Mb, não calculei ao certo). Hoje uso quase sempre mRAW e RAW quando é alguma coisa mais importante ou que sei que vou querer dar um crop maluco depois :)  Lembrando que estes modos só existe na linha xxD ou superior, nas Rebel não existe essa possibilidade. E que a conversão de RAW para JPG na própria camera só é possível com arquivos RAW, em mRAW e sRAW não funciona.

E guardo todas as minhas fotos em RAW. Uso dois discos de 1Tb, um no desktop e um externo de backup (ainda acho pouco, vou colocar mais um para backup). Regularmente passo alguma coisa também para DVD. JPG apenas para imprimir ou postar na Web. O motivo é simples, com o passar do tempo vc muda sua visão e agrega mais conhecimento, e as vezes repassando as fotos acaba pegando uma foto que na época vc não gostou, ou não estava boa, e com um novo tratamento ela revive.

É isso aí pessoal, bom dia para todo mundo.

Bom dia Alexandre,

Então quer dizer que você utiliza como padrão o MRAW, certo ????
Além do DPP e o LR, você utiliza, ou recomendaria um outro programa como Photoshop, Lightroon, aperture, etc... Pergunto isso pois gostaria de ter (comprar) um programa e para não se arrepender depois e pensar: Poxa, poderia ter comprado aquele outro !! Gostaria de sua opinião !

Valeu Obrigado !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #27 Online: 28 de Dezembro de 2011, 11:25:55
Ferdu, acho que na 60D dá para tirar fotos com RAW em qualquer resolução e JPG também. Não tenho a câmera aqui comigo, mas lembro que na seleção da resolução aparecem duas barras, a superior é RAW e a inferior é JPG. Com um dial vc escolhe a resolução do RAW e com outro a resolução do JPG, se não me engano eles são independentes.  :ok:

Nas Rebel sim, só existe uma opção de RAW e só uma opção RAW+JPG L

Luiz, essa questão de software é complicada, vai muito do gosto pessoal. Eu por exemplo não uso Photoshop, não vejo necessidade para tal. Quando preciso fazer alguma montagem ou algum trabalho em camadas, o que é muito raro, uso o GIMP, que é free (amado por alguns, odiado por muitos..). Tem gente que considera o PS o melhor software para isso, muito embora o PS e o LR, na parte de conversão do RAW, sejam idênticos já que usam o mesmo engine. Então, vai depender do uso, do costume e da necessidade.

Não posso dizer que um software é melhor do que outro, eles são diferentes. Comece experimentando o DPP para sentir as possibilidades do RAW. Faça uma foto um pouco escura ou um pouco clara e mexa na exposição para ver como se comporta. Altere nitidez, Picture Style e etc.. Depois, eu diria para vc ver alguns tutoriais de LR e baixar um trial do site da Adobe. É bem mais complexo, mas tem bem mais funcionalidades.

Experimentando vc já saberá se serve ou não para vc.

« Última modificação: 28 de Dezembro de 2011, 11:32:49 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #28 Online: 28 de Dezembro de 2011, 11:35:00
Acho que o LR é = a Lightroon, sou iniciante também mas não vi muita dificuldade no LR. Claro que ainda não consigo fazer milagres no tratamento de imagens mas vou tentando.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 28 de Dezembro de 2011, 11:51:45
Ferdu, acho que na 60D dá para tirar fotos com RAW em qualquer resolução e JPG também. Não tenho a câmera aqui comigo, mas lembro que na seleção da resolução aparecem duas barras, a superior é RAW e a inferior é JPG. Com um dial vc escolhe a resolução do RAW e com outro a resolução do JPG, se não me engano eles são independentes.  :ok:

Nas Rebel sim, só existe uma opção de RAW e só uma opção RAW+JPG L

Luiz, essa questão de software é complicada, vai muito do gosto pessoal. Eu por exemplo não uso Photoshop, não vejo necessidade para tal. Quando preciso fazer alguma montagem ou algum trabalho em camadas, o que é muito raro, uso o GIMP, que é free (amado por alguns, odiado por muitos..). Tem gente que considera o PS o melhor software para isso, muito embora o PS e o LR, na parte de conversão do RAW, sejam idênticos já que usam o mesmo engine. Então, vai depender do uso, do costume e da necessidade.

Não posso dizer que um software é melhor do que outro, eles são diferentes. Comece experimentando o DPP para sentir as possibilidades do RAW. Faça uma foto um pouco escura ou um pouco clara e mexa na exposição para ver como se comporta. Altere nitidez, Picture Style e etc.. Depois, eu diria para vc ver alguns tutoriais de LR e baixar um trial do site da Adobe. É bem mais complexo, mas tem bem mais funcionalidades.

Experimentando vc já saberá se serve ou não para vc.


Olhei agora no manual da 60D e vi que não dá pra tirar RAW em máxima qualidade e jpg em mínima. Na opção de RAW + jpg é possível escolher 3 níveis de qualidade para o RAW, mas o jpg fica sempre no máximo.

Então eu vejo duas opções mais viáveis:

- Tirar só em RAW e fazer pós, ciente que no RAW, mesmo que você não queira fazer alteração na foto, terá que abri-la com um editor e exportar para um jpg. Conforme o Alexandre disse até na própria câmera é possível gerar um jpg apartir do RAW.

- Fotografar direto em jpg, ciente que embora possa não estar otimizado, já tem um produto final em mão e rapidamente pode distribuir.

Ai é só escolher...
Na 60d, arquivo RAW em máxima qualidade fica com +-24.5Mb e jpg em máxima qualidade fica 6.4Mb. Tem outras diferenças como por exemplo o burst que fica mais limitado no modo RAW...tem que ver se isso atrapalha para seu uso...


Ferdu, apenas para informação.  :ok: Estou com a minha 60D na mão, consegui selecionar RAW e S3. De qualquer forma obrigado !

Sendo assim, só usaria RAW + JPG para uma pronta entrega das fotos ??? Se não pensar assim não teria a necessidade, correto ? Até mesmo porque ocupa mais espaço em meu cartão e depois no HD ?!?!

Valeu
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral