Autor Tópico: Fuji HS20EXR x Nikon D5100 - vídeo  (Lida 4782 vezes)

andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Dezembro de 2011, 16:01:46
Pessoal, depois de ter uma D5100 em mãos, ter vendido, comprado a HS20 (ensaio aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=64420.0), me decepcionado com o a focagem desta ultima durante filmagem, ter decidido vende-la para comprar novamente a D510, resolvi pesquisar sobre a nikon em modo de filmagem. Coisa que não havia feito, sequer filmei qualquer coisa com a minha.

Resultado... fiquei assim -> :shock: :doh: :eek:

A D5100 em modo de vídeo me pareceu MUITO pior que a Fuji. A recuperação da HS20 é feita com 0,16s e a da nikon quase 2x mais. Os vídeos que pude ver, nos testes de mudança de um plano para outro e aproximação com a lente, me deixaram mais decepcionado do que com a HS20!!

Quem tem experiência ai pra falar sobre??


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2011, 17:10:45
estou transferindo seu tópico para a sala "Filmagem com Câmera Digital".  :ok:
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2011, 17:11:08 por Helena Bsb »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2011, 11:35:32
Lendo a revista FilmMaker desse mes, um coisa bem interessante me intrigou: focar com uma DSRL, principalmente com uma lente clara como a minha 35mm 1.8, eh bem mais dificil e complicado q uma hadycam ou camera SZ devido a grande profuindidade de campo dada pela grande abertura e pelo sensor grande ( no meu caso, o DX ). Qualquer mudança de posiçao no assunto ou do videomaker, faz a camera perder o foco e leva um tempo para ela refocar novamente, isso se nao refocar automaticamente o "assunto errado".

Filmando com minha sony bloggie, isso nao ocorre: ela tem o sensor pequenininho e uma abertura fixa que nao eh muito grande, ou seja, grande profundidade de campo!!!! Ou seja, tudo jah aparece bem focado, seja perto ou longe. Procure comprar essa revista q vc vai ter dicas valiosas de foco com DSLRs.

As filmagens de hollywood sao feitas com grandes cameras analogicas com f/4 a f/5.6 em 35mm, coisa facil de configurar numa DSRL fullframe ou sensor DX, ou seja, vc foca o ator na face e o fundo fica desfocado. Isso nao ocorre numa SZ ou handycam devido ao sensor pequeno. Aih eh facil dizer " minha SZ nao perde o foco durante as filmagens".

Para filmar com minha D5100, eh necessario deixar o botao de disparo levemente pressionado ( como antes de bater uma foto, para dar o foco automatico ) durante toda a filmagem q aih ela altera o foco automaticamente durante toda a filmagem.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2011, 14:03:32
Questão lógica. Para fotografias, câmeras. Para vídeos, filmadoras. Não fosse assim um mercado engoliria o outro.


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2011, 14:40:03
fs_isa
Não é beeeem assim. Na europa e eua tem-se usado a 5D para filmes (acoplada ao mais diversos acessórios, mas tem).
Logo, uma não "engole" a outra. Mas fica por isso mesmo. Não tenho mais nenhuma das duas, investi na FZ100 com flash externo.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2011, 15:05:13
Questão lógica. Para fotografias, câmeras. Para vídeos, filmadoras. Não fosse assim um mercado engoliria o outro.

Negativo!!!! Tem um mercado imenso de profissionais e acessorios voltados a filmagens com as DSRLs da Canon. 
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2011, 15:13:45
Negativo!!!! Tem um mercado imenso de profissionais e acessorios voltados a filmagens com as DSRLs da Canon.

Não dá pra afirmar que DSLR's são filmadoras, elas incorporaram essa característica há pouco tempo, e pelo seu projeto (vide o seu próprio comentário acima), não é a sua especialidade. Em minhas filmadoras nunca precisei me preocupar com foco - e olha que estão longe dos modelos "top". Ao invés de montar um monte de acessórios na câmera, é muito mais lógico ter uma filmadora - uma handycam qualquer filma em fullhd sem qualquer "focus issue".

Alguém aqui afirmar que precisa comprar uma 5D e um monte de acessórios porque precisa fazer boas filmagens, é totalmente sem sentido.


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2011, 16:49:41
Alguém aqui afirmar que precisa comprar uma 5D e um monte de acessórios porque precisa fazer boas filmagens, é totalmente sem sentido.

Fala isso pra Hollywood e para as produtoras européias. Muitas, (do verbo várias) já usam a 5D em filmes que você vai ver no cinema! Porém, acopladas a diversos itens. Procure na dealextreme e verá a quantidade de coisas que faz sua simples câmera virar uma câmera de verdade. Ou quase.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2011, 17:04:35
Fala isso pra Hollywood e para as produtoras européias. Muitas, (do verbo várias) já usam a 5D em filmes que você vai ver no cinema! Porém, acopladas a diversos itens. Procure na dealextreme e verá a quantidade de coisas que faz sua simples câmera virar uma câmera de verdade. Ou quase.

Fala pra Globo trocar o equipamento por DSLR's...
"Quantidade de coisas"? Pra que isso? Pra filmar, compra uma filmadora!!! Se quer uma câmera que quebre um galho em filmagem, aí sim uma DSLR.

Não digo sobre qualidade, mas sobre o trabalho em cima de cada gênero de máquina e objetivo de projeto, andy.
Problemas com foco, com armazenamento, o tempo restrito para cada arquivo de vídeo, etc., ou seja, questões de projeto e finalidade.
Que você achou do vídeo que a D5100 faz? Está se contradizendo sem perceber!

Que tal ler um pouco? ==>

http://blog.photoframd.com/2010/02/26/canon-7d-tips-dslr-or-camcorder-for-hd-video/

Trecho retirado do htforum (que também participo):

"Tirando a Panasonic G2 com a lente 14-140HD ou a Sony SLT A33 ou A55 com lentes de foco rápido, as DSLR que filmam não são boas ou não fazem foco automático contínuo. Para operadores profissionais isso não é problema, eles estão acostumados a trabalhar com foco manual... Outro problema é a questão do Zoom, no corpo da lente, é praticamente impossível dar zoom sem tremer, coisa que profissional não costuma ligar pois o zoom não é muito utilizado, e sim cortes e tomadas diferentes...

Então, se tiver disposição de aprender a usar foco manual, de não usar muito o zoom, os resultados são impressionantes... Tanto que, como o Alex citou, até já utilizaram para gravar conteúdos para TV e também publicidades...

Agora, para os meros mortais, que querem uma câmera para gravar as férias, para passar para qualquer um da família para operar.... Tirando uma G2 com 14-140 ou a SLT A33 ou A55 (e ainda assim, tem a questão do zoom, que não é motorizado, e sim manual e que fica difícil operar sem tremer, e é fato que a gente gosta de usar zoom nos vídeos caseiros eheheh, é complicado...
"


Outra coisa, filmes e séries são gravados em inúmeros takes, profissionais lançando sempre mão de foco manual, e por aí vai (essa discussão não vai acabar tão cedo...). Não entendo a pessoa que quer fazer vídeos caseiros, em eventos ou por hobby procurar uma DSLR. Não entendo mesmo... Filmadoras de mão já filmam full hd (1080p a 60fps!), têm HD, zoom de 70x, custam menos que uma D5100 e você aperta um botão só.


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2011, 17:12:08
Agora falamos a mesma lingua. E não, não estou me contradizendo. Em nenhum momento disse que achei os vídeos lindos com a D5100. Ao contrário, disse que perdem o foco tal qual na HS20 e em todas as outras que não tem o "zoom" pela função de botões da câmera.
Como formado em audiovisual, tendo manipulado algumas câmeras (sendo mais de 90% as de vídeo), sei que as filmagens são em takes e as aproximações e recuos (tem vários nomes específicos para os planos, fica mais fácil escrever assim) podem ser digitais - sem perda de qualidade - feitas numa ilha ou na própria câmera, o que poucos diretores fazem.
Porém ter uma D5100 para filmes caseiros, realmente não justifica. Mas lá fora, para as telonas, funciona. Em takes.

Começamos a nos entender...


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2011, 18:49:08
Sim, andy. Mas sai muito caro. Tenho duas JVC que não valem mais que 500 reais cada. E é só sair filmando, preocupando-se apenas com os assuntos... e Hollywood, com a tecnologia de computação gráfica que tem, faz filmes até com iPhone...   :D  Agora imagine o valor dessas reflex e acessórios que eles utilizaram (naquela série Dr. House, por ex.). É muita $$$...

Tem colegas que vêm aqui perguntar: SZ ou DSLR? Eu tento orientar, mas a resposta que eu encontrei e que me vem à cabeça é: compre as duas (e assim eu tenho uma de cada, uma pra cada situação). Então se me disserem: quero fazer fotos de qualidade e bons vídeos, mas não sou profissional - eu penso logo em comprar uma reflex de entrada e uma handycam, a gente (eu me incluo porque sou amador, puro hobby) fica satisfeito e consegue fazer tudo sem gastar muito...
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 18:50:15 por fs_isa »


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2011, 20:49:36
É mais ou menos por ai. Mas ainda assim, se me perguntarem sobre a câmera ainda indico uma SZ ou UZ. Estava com essa D5100, me satisfazia nas fotos, mas não no vídeo. Resolvi apelar, mas sem querer perder funções de reflex (como o girar da lente) e pronto, fui pra HS20 e continuei insatisfeito com o vídeo, até mais que com a D5100. Ai resolvi que ia investir mais 1.500,00 numa Sony com microfone e fone de ouvido externo. Quando de repente pensei que se uma câmera tem saída HDMI com RCA nas pontas, pq não fazer um fone de ouvido RCA e ali receber o audio como qualquer fone externo? Nesse momento, liguei pro cara da loja que comprei a Fuji (ja me conhece tem um tempo) negociamos a diferença para a FZ150. Quando cheguei, tinha sido vendida por outro vendedor que não sabia que estava reservada. Pois bem, com a ultima FZ100 disponível, fechei com mais 100,00. Pronto.
Voltei pra casa satisfeito com o vídeo, audio do fone e audio do microfone (corrigido para estéreo no adobe premiere). Pronto, pra mim está ótimo.
Em épocas de faculdade, existiu uma samsung 364 mini-dv com mic externo e ali filmei, editei e dirigi muitos programas de tv exibidos pela TVUNI entre 2005/2007. Ora, pq uma Panasonic com 14mp fullHD faria pior que a samsung VGA (diga-se de passagem, em momentos de falta de luz ou movimentos bruscos, perdia o foco e a recuperação era bem lenta)?

Por hora, to realmente satisfeito. Me atendeu como precisava.

Mas, no site www.dealextreme.com pode-se achar muitos acessórios para câmeras, filmadoras, além de pen drives, e TUDO que se puder imaginar. Minha encomenda está no Brasil, na alfândega e logo será liberada pois foi menos de 50 dolares (como vem da china, passa). Chegando td certo vou comprar itens para turbinar a FZ100. E ai é coisa pra uma nova postagem...
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 20:52:32 por andychaves »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:27:31
Não é bem assim..

Grande parte do mercado publicitário hoje é movimentado por filmes feitos com DSLR's. Várias propagandas de televisão são feitas assim (que eu me lembre agora, várias do Itaú, Chevrolet Montana e outras). Muitos estúdios de publicidade estão trocando suas filmadoras dedicadas por DSLR's.

No entanto, a DSLR não substitui totalmente as filmadoras, principalmente as mais baratas, por vários motivos. Ergonomia e ausência de autofoco decente são dois deles. DSLR são boas para filmar takes em condições controladas, não para filmar o filho correndo de um lado para outro ou um casamento inteiro. Mas tendo-se as condições corretas, são imbatíveis. Basta ver a quantidade de estudios de fotografia que estão oferecendo serviços de filmagem de eventos como um plus. E tem filmes de eventos belíssimos feitos com 60D, 7D, 5D Mk II, ficando só nas Canon que são as mais utilizadas para isso já que a algum tempo está investindo neste filão. É só dar uma olhadinha aqui mesmo no fórum para ver o tipo de trabalho que se faz em casamentos por exemplo, impossível de ser feito com uma câmera de sensor pequeno.

Aliás, falando em autofoco, grandes filmadoras são como as DSLR, também não fazem autofoco. O foco é controlado por equipamentos como follow focus, que movimenta o foco de uma posição para outra, posição esta previamente ajustada. As vezes, existem marcas no chão indicando onde os atores devem ficar.

Um bom site para ver o que anda sendo feito com DSLR na área de filmes é o www.hdslr.com.br

Para ter uma idéia do que estou falando, nesta filmagem de um comercial de moda em um parque, contei 6 Canon 7D


Dia de fotos por Alexandre.Schuster, no Flickr

5 aparecem na foto, 2 fotografando, 3 filmando e mais uma que está fora do quadro que estava filmando uma entrevista.

Usar ou não uma DSLR para filmar depende da linguagem que vc gosta. Eu gosto de DOF reduzido e curto filmar com DSLR usando lentes fixas claras. Dá trabalho, é limitante, mas essa é a linguagem que eu gosto. Mas é gosto pessoal, com certeza se o objetivo for filmagem "caseira", com linguagem de profundidade de campo extensa, qualquer handycam vai ser mais fácil de manipular.


« Última modificação: 22 de Dezembro de 2011, 18:39:48 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:37:53
Foi isso ai que eu falei anteriormente. Já tem filmes feitos com dslr. Porém em takes ou com ajustes de foco controlados. Pra mim não foi novidade a foto da cena, mas acho que ilustrou o que eu tentei dizer.


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:44:33
Simplesmente fantástico! vale cada minuto no site.