Autor Tópico: Esses Profissionais...  (Lida 6378 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #30 Online: 14 de Dezembro de 2011, 12:11:43
Não há como impedir que familiares, de forma discreta, em determinados momentos, utilizem seu equipamento. Mas aceitar que nos momentos cruciais tenhamos concorrência de amadores e profissionais sem ética não.
Ninguém merece uma foto com a tiazinha de fulano ao lado com sua máquina, estraga a foto de terceiros, ou ainda aqueles que brigam pelo espaço, ou ficam atrás do profissional tirando a atenção do formando, afinal ele irá olhar para o fotógrafo ou para o parente.

E o evento foi contratado pelo comissão, e esta assinou um contrato de exclusividade com a empresa, logo esta empresa pode sim impedir que terceiros fotografem.

Como que aceitamos que isto ocorra em um show, em um museu e queremos "invadir " uma formatura.

Quanto ao resultado cada empresa tem um padrão, e cabe informarmos e criarmos referência para melhor o padrão do mercado, a começar pelo próprios profissionais que se permitem contratar por preço de banana...

Eu concordo que não se pode atrapalhar. Eu mesmo fotografo profissionalmente muitas vezes e não gosto da postura de muitas pessoas, mas já proibir de fotografar um evento, bom isso não teria nenhum respaldo jurídico, apesar de todo contrato. Não tem como, estás impossibilitando a pessoa que não quer o serviço de poder tirar suas fotos.

Como convidado eu não levaria câmera nenhuma, mas como familiar eu levaria sim minha D700 e tiraria fotos de minha família sem atrapalhar o serviço dos profissionais de plantão. E se viessem reclamar comigo, ou me colocariam para fora da festa, o que eu acho muito difícil, ou os fotógrafos que parassem de fotografar então. Eu não tenho obrigação de aceitar o serviço de outros como serviço casado. Um exemplo foi o de minha própria formatura, eu levei uma 40D que eu tinha e foi de boa. Isso que já tinham avisado que não se poderia fotografar com "câmeras profissionais". Eu fotografei eu meus amigos e meus familiares e foi tudo ok, ninguém veio reclamar, pois eu sei como é o serviço. Não posso impedir ninguém de fotografar. Um casamento pode até ser diferente, mas uma formatura é uma sala inteira, se uma parte não está de acordo em pagar o serviço fotográfico, eles não podem ser excluídos por isso.




Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 14 de Dezembro de 2011, 12:25:16
Um casamento pode até ser diferente, mas uma formatura é uma sala inteira, se uma parte não está de acordo em pagar o serviço fotográfico, eles não podem ser excluídos por isso.

Até porque se tem fotógrafo no evento, o casal já pagou...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
A não ser que seja um casamento coletivo... aí vale a regra para a formatura! 80P
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 12:25:39 por Portela 2011 »


escalador1

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 14 de Dezembro de 2011, 14:30:28
Fico imaginando um convite dizendo "Permitida a entrada de câmeras profissionais e DSLR na festa da formatura". Aí vai ter gente comprando Nikon D3100 ou Canon T2i em 12x só para não perder os "melhores momentos". Formatura lotada de aspirantes a fotógrafos disputando espaço com a equipe contratada. Stress garantido até para quem não faz parte de nenhum dos lado. E o melhor é que desta formatura vai sair um monte de fotógrafos para cobrir a formatura do ano seguinte.....rs

C.Vong

Olympus Pen
Sony Mavica FD 75


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #33 Online: 14 de Dezembro de 2011, 15:09:21
Eu concordo que não se pode atrapalhar. Eu mesmo fotografo profissionalmente muitas vezes e não gosto da postura de muitas pessoas, mas já proibir de fotografar um evento, bom isso não teria nenhum respaldo jurídico, apesar de todo contrato. Não tem como, estás impossibilitando a pessoa que não quer o serviço de poder tirar suas fotos.

Como convidado eu não levaria câmera nenhuma, mas como familiar eu levaria sim minha D700 e tiraria fotos de minha família sem atrapalhar o serviço dos profissionais de plantão. E se viessem reclamar comigo, ou me colocariam para fora da festa, o que eu acho muito difícil, ou os fotógrafos que parassem de fotografar então. Eu não tenho obrigação de aceitar o serviço de outros como serviço casado. Um exemplo foi o de minha própria formatura, eu levei uma 40D que eu tinha e foi de boa. Isso que já tinham avisado que não se poderia fotografar com "câmeras profissionais". Eu fotografei eu meus amigos e meus familiares e foi tudo ok, ninguém veio reclamar, pois eu sei como é o serviço. Não posso impedir ninguém de fotografar. Um casamento pode até ser diferente, mas uma formatura é uma sala inteira, se uma parte não está de acordo em pagar o serviço fotográfico, eles não podem ser excluídos por isso.
Formatura = Maffia, so importa Faturar pesado, $$$$$$$$$.
abs.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #34 Online: 14 de Dezembro de 2011, 15:30:45
antes de levar minha cam eu perguntei ao meu sobrinho se teria algum problema em levar meu equipo... ele disse que não... então fiz outra pergunta: vc quer que eu leve? tb disse que sim...
não iria querer que meu sobrinho ficasse com vergonha em uma data tão importante... não queria parecer aquela tia velha que aperta as bochechas do sobrinho na frente dos amigos... mico total...  :hysterical: :hysterical:

tb não concordo com a proibição de levar câmeras nesses eventos, mais como já foi citado, vai do bom senso de cada um... tanto os profissionais que lá estavam quanto os remelentinhos, nada tem a reclamar dessa pessoa que vos escreve essas humildes palavras...  :D pois não atrapalhei o trabalho de ninguém...

alguém pode dizer: ah, mais vc entende um pouco de fotografia, por isso se comportou assim... ERRADO... Isso se chama educação... bom senso... mesmo quando vc está na rua fotografando algum ponto turístico ou outra coisa qualquer, sempre tem aquele ameba que corta a sua frente...  :hysterical: :hysterical:

o Natão disse algo que gostei mto: Como convidado eu não levaria câmera nenhuma, mas como familiar eu levaria sim minha D700 e tiraria fotos de minha família sem atrapalhar o serviço dos profissionais de plantão.

Que fotógrafo conseguiria captar o momento em que meu sobrinho chegou a mesa e começou a tirar a gravata, olhando para seus pais e sorrindo????? Que fotógrafo conseguiria captar o pai entregando uma taça de champagne ao filho?????? só alguém da família...

mtas vezes, essas fotografias informais acabam tendo mais valor que as fotografias "poser" onde um abraça o outro e sorriem pq tem que sorrir... não que estas não sejam legais... gosto delas... mais somente elas... fica algo meio falso, não????? não é culpa dos profissionais não registrarem esses momentos... são poucos fotógrafos para mtos formandos... então que essa tarefa fique com os familiares... contanto que tenham bom senso...

« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 15:31:28 por elis »


Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 14 de Dezembro de 2011, 15:58:59
Imagine seu casamento, mesmo estando pago, o primo do noivo com sua potente câmera atrás do fotógrafo, ao lado, disputando o espaço, e chapando com seu potente flash... Ou ainda 20 ou 30 convidados com suas câmera amadoras no altar , ou ainda disputando a foto do buquet...
E há um comissão que contratou uma equipe, boa ou ruim, e estamos falando de um evento particular, seria equivalente o tio da garota entrar no seu estúdio e querer tirar algumas fotos...
 Algumas empresas simplesmente retiram sua equipe, outras o convidado é obrigado a deixar a câmera com o segurança, noutras nada acontece, mas sem dúvida um fotógrafo xereta, pai, irmão ou tio, atrapalha sim.
Agora, tirar com sua câmera amadora nas mesas, lá fora, no baile não há problema, não prejudica o trabalho.
Nossas turmas fora de Curitiba todos compram e pagam adiantado, como num casamento, logo eles estão prejudicando o nosso trabalho que eles pagaram, e que dificilmente o seu parente atingirá tal resultado.
E temos sim uma multa no valor cheio do nosso álbum para o formando que estiver sendo fotografado de forma ostensiva no valor de R$ 4.800,00 e em 2012 será de R$ 5.200,00 no primeiro semestre.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #36 Online: 14 de Dezembro de 2011, 16:22:57
Eu vou ser esculachado.....  :assobi:

Fotógrafos, de um modo geral, se super valorizam demais. Sabem aquela da última bolacha do pacote? Então...

Como contratante eu nunca pagaria esses valores absurdos que são cobrados.
Como profissional eu nunca cobraria esses valores absurdos que são cobrados.

Voltando ao tópico...


Aqui sempre cabe o bom senso, não importa se é num casamento, formatura, aniversário etc. Cabe o bom senso em um não atrapalhar o outro, infelizmente, o brasileiro é muito sem educação. Se tem equipe contratada, eles que façam o serviço deles e deixem os convidados em paz e vice versa, um não atrapalhando o outro, não há mal algum.


Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 14 de Dezembro de 2011, 16:59:15
Perfeito, esta é a postura.
Que um amador queira, pense que pode ok, mas os profissionais deveriam compreender e respeitar o trabalho do colega de profissão.

E quanto ao valor do trabalho de cada um isto vai da percepeção do cliente, tem casamento de quinhentão que aparece no Fantástico porque o "profissional" não apareceu, e tem muita gente com ticket próximo a 20 mil num casamento, certamente a Experiência é diferente.

Cada um sabe o seu valor, o seu investimento o quanto custa sua hora de trabalho.



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #38 Online: 14 de Dezembro de 2011, 17:08:19
Eu vou ser esculachado.....  :assobi:

Fotógrafos, de um modo geral, se super valorizam demais. Sabem aquela da última bolacha do pacote? Então...

Como contratante eu nunca pagaria esses valores absurdos que são cobrados.
Como profissional eu nunca cobraria esses valores absurdos que são cobrados.

Voltando ao tópico...


Aqui sempre cabe o bom senso, não importa se é num casamento, formatura, aniversário etc. Cabe o bom senso em um não atrapalhar o outro, infelizmente, o brasileiro é muito sem educação. Se tem equipe contratada, eles que façam o serviço deles e deixem os convidados em paz e vice versa, um não atrapalhando o outro, não há mal algum.

Com certeza, eu defendo o profissionalismo até mesmo porque sou um. Só que não podem me impedir de tirar foto da minha família só porque a câmera é "profissional". Primeiro que daí teríamos que definir uma câmera profissional.

Outra coisa, bom senso é o que vale, o fotógrafo não tem que disputar espaço com os convidados, se assim o fizer que converse com eles. No altar todo mundo tira foto sim, com suas compactas, e mesmo na hora do buquet. O profissional tem que saber conversar, e se posicionar.
NÃO ADIANTA, NÃO HÁ RESPALDO JURÍDICO QUE TE IMPEÇA DE FOTOGRAFAR O SEU FAMILIAR, PAI, FILHO, OU O QUE SEJA, EM QUALQUER EVENTO QUE SEJA PERMITIDA FOTOGRAFIA.

Se o segurança vier me retirar enquanto eu estiver fotografando bom, eu chamo a polícia simplesmente isso.

Não tem cabimento "não poder fotografar", se a empresa é boa ela que se garanta com as fotos dela e esqueça os demais. Que aprenda a lidar com essa situação, assim como eu aprendi num casamento.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 14 de Dezembro de 2011, 17:10:47
Realmente, eu não assinaria nunca um contrato em que não pudesse fotografar minha filha. Até por experiência própria. Este ano contratei um fotógrafo diferente dos anos anteriores. Profissional reconhecido no mercado de Brasília, no que tange a festas infantis. Paguei acima do que costumo pagar, para ter um bom profissional. As fotos dele são muito boas. Porém, na festa, não tirou NENHUMA foto da minha filha com as duas melhores amigas dela que prestasse, pois estava fotografando outros convidados, e NENHUMA foto dela com os padrinho. Só tenho estas fotos porque levei minha Sony Cybershot, de teimoso, porque não iria levá-la, pois tinha contratado um fotógrafo profissional. E não tive direito  nenhuma multa por isso. E neste cso, não tenho como repetir a festa para conseguir tais fotos. Ou o fotógrafo teria a obrigação de pagar uma festa igual para completar as fotos não tiradas? Como cliente, acho que os parentes tem sim o direito de fotografar o membro de sua família. É só ter bom senso e não atrapalhar quem está trabalhando.

Portanto, só aceitaria tal cláusula se em contrapartida tivesse outra garantindo um fotógrafo de plantão ao lado de minha filha, para não perder nenhum destes momentos. Em tempo, com multa, caso algum destes momentos não fosse registrado.

Acho também que deveria haver multas contratuais para trabalhos que não agradassem, pois um momento deste não se pode epetir no dia ou semana seguinte, de forma a se "refazer"as fotos.

Creio que o fotógrafo é um profissional a ser respeitado e bem remunerado, agora acho que o meio é muito cheio de sí. É como a Inglaterra, quer ter todas as garantias de vender seu trabalho, a qualquer preço (justo ou não) e ter proteção para não ter de pagar nada caso o trabalho não agrade. É muito conveniente isso. Pronto Desabafei!


mrferreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.096
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 14 de Dezembro de 2011, 17:15:19
Caro Professor,

Eu entrei neste forum porque tenho paixão pela fotografia e tenho esperenças que aprenderei alguma coisa com a troca de experiencias, para fazer uma boa foto, ter orgulho ao olhar para ela e poder mostra-la para quem quer que seja. Não tenho intuito algum em me profissionalizar, mas acredito no seguinte: Tudo que nos propusermos a fazer, devemos fazer bem feito, com responsabilidade, com respeito e principalmente com amor. Fazendo assim voce pode ser um profissional ou um amador que seu trabalho não será remelento e terá o seu devido valor. Que seja para a venda ou pelo prazer em fotografar. :D  :ok:
Canon T3i + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II; EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II; EF-S 50mm f/1.8 STM




joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #41 Online: 15 de Dezembro de 2011, 15:44:19
Só fiquei com uma dúvida sobre a multa...

Quem paga?
O formando?
A comissão de formatura?

Gostaria de ver alguém tentar cobrar uma multa de um formando que de repente nem vai comprar o album..

Colocar claúsulas em um contrato é fácil, papel aceita tudo, agora fazer valer a cláusula é que é difícil
[]s
Joelson
[]s<br />Joelson


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #42 Online: 15 de Dezembro de 2011, 18:21:01
Só fiquei com uma dúvida sobre a multa...

Quem paga?
O formando?
A comissão de formatura?

Gostaria de ver alguém tentar cobrar uma multa de um formando que de repente nem vai comprar o album..

Colocar claúsulas em um contrato é fácil, papel aceita tudo, agora fazer valer a cláusula é que é difícil
[]s
Joelson

Com certeza. Acho que o cara que tem uma DSLR e levar pra uma formatura, salvo um ou outro, vai saber se comportar muito bem sem atrapalhar o profissionalismo da equipe que está trabalhando no local. E a equipe, vendo que o cara não o atrapalha o respeita. É isso que eu penso.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #43 Online: 15 de Dezembro de 2011, 23:04:02
Depois de um tempinho se vir aqui, e apesar de ja ter visto um tema parecido (trajes em Eventos) em algum local neste forum, vou meter meu bedelho.
Vejam só o que diz este texto que achei aqui na net:

A ROUPA FAZ A DIFERENÇA?
Sem maiores preocupações com o vestir, o médico conversava descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega e de forma ríspida, pergunta:
- Vocês sabem onde está o médico do hospital?
Com tranqüilidade o médico respondeu:
- Boa tarde, senhora! Em que posso ser útil?
Ríspida, retorquiu:
- Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando pelo médico?
Mantendo-se calmo, contestou:
- Boa tarde, senhora! O médico sou eu, em que posso ajudá-la ?!?!
- Como?!?! O senhor?!?! Com essa roupa?!?!…
- Ah, Senhora! Desculpe-me! Pensei que a senhora estivesse procurando um médico e não uma vestimenta….
- Oh! Desculpe doutor! Boa tarde! É que… Vestido assim, o senhor nem parece um médico….
- Veja bem as coisas como são…- disse o médico -… as vestes parecem não dizer muitas coisas, pois quando a vi chegando, tão bem vestida, tão elegante, pensei que a senhora fosse sorrir educadamente para todos e depois daria um simpaticíssimo “boa tarde!”; como se vê, as roupas nem sempre dizem muito…
Moral da História:
UM DOS MAIS BELOS TRAJES DA ALMA É A EDUCAÇÃO.
Sabemos que a roupa faz a diferença mas o que não podemos negar é que Falta de Educação, Arrogância, Falta de Humildade, Pessoas que se julgam donas do mundo e da verdade, Grosseria e outras “qualidades” derrubam qualquer vestimenta.
BASTAM ÀS VEZES APENAS 5 MINUTOS DE CONVERSA PARA QUE O OURO DA VESTIMENTA SE TRANSFORME EM BARRO.

E eu acrecento devemos tambem ter um certo senso ou censo... sei lá. Bom ver em que local estamos para poder elcolher a roupa adequada.
Outra coisa, Mesmo antes das belas cameras que existem hoje serem inventadeas ja se faziam boas fotos.
Se falei asneiras e ofendi alguem perdoem-me pelas rudes palavras e pelo meu ponto de vista.
Abraço
Branco Melo
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 15 de Dezembro de 2011, 23:15:13
Respeito, ética, postura.
Não trata se apenas de atrapalha.
Você é profissional, deveria ser o primeiro a entender isto.
Um medico não se mete no trabalho do colega, ética.
Aquele evento não foi contrato por um pai e sim pela comissão que abriu mão de horas de trabalho pelo evento, e se opto por uma equipe, por um contrato de exclusividade deverá também ter o respeito dos familiares dos colegas.
E a postura deverá ser como convidado. Relaxe e curta a festa, apenas isto.