Autor Tópico: OBTURADOR / ABERTURA / ISO  (Lida 2502 vezes)

allanricardosousa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Online: 20 de Dezembro de 2014, 21:43:22
Oi amigos,

A pouco tempo atras eu me apaixonei pela arte da fotografia... Tenho assistido muitas video aulas relacionado ao assunto. Comprei a 3 dias uma camera, Canon T5.
Estoy com muita dificuldade em alinhar esses 3 importantes fatores, e deixar o fotometro zerado. Eu uso una lente do kit 18-55 mm.

Alguem poderia me ajudar e esclarecer esas duvida?


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2014, 22:59:31
Mas qual, objetivamente, é a dúvida?


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2014, 23:08:13
Amigo

Essa pergunta não é tão fácil de ser respondida pois esse (Abertura. Obturador e ISO) são pelo menos 50% de parte técnica da fotografia. Comece pesquisando pelo o que é Obturador (velocidade) quando usar fotos para congelar uma cena ou para deixar algum rastro de movimento e a relação entre milimetragem da lente e a velocidade mínima para não tremer uma foto, depois vá para a abertura, entenda a relação do que estará e o que não estará em foco em uma foto e a claridade  de cada abertura e depois estude o ISO que é sensibilidade do sensor.
Isso é o que a gente chama de Tripé da parte técinca e isso que eu citei acima é só o básico cada um desses itens tem mais subdivisões (compressão de planos, distorção esférica de cada milimetragem de lente, diferença entre foco e nitidez....)

Depois tem o Balanço de Branco, modos de medição do fotômetro e a fotometria em si que é uma grande parte do restante da parte técnica, entender que nem sempre "zerar" o fotômetro é o certo, entender sobre gama tonal de uma cena...enfim

é necessário estudar, e muito

depois que aprender razoavelmente é necessário "Re-Estudar" acrescendo o Flash  :hysterical:

Abraço
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2014, 03:43:13
Amigo

Essa pergunta não é tão fácil de ser respondida pois esse (Abertura. Obturador e ISO) são pelo menos 50% de parte técnica da fotografia. Comece pesquisando pelo o que é Obturador (velocidade) quando usar fotos para congelar uma cena ou para deixar algum rastro de movimento e a relação entre milimetragem da lente e a velocidade mínima para não tremer uma foto, depois vá para a abertura, entenda a relação do que estará e o que não estará em foco em uma foto e a claridade  de cada abertura e depois estude o ISO que é sensibilidade do sensor.
Isso é o que a gente chama de Tripé da parte técinca e isso que eu citei acima é só o básico cada um desses itens tem mais subdivisões (compressão de planos, distorção esférica de cada milimetragem de lente, diferença entre foco e nitidez....)

Depois tem o Balanço de Branco, modos de medição do fotômetro e a fotometria em si que é uma grande parte do restante da parte técnica, entender que nem sempre "zerar" o fotômetro é o certo, entender sobre gama tonal de uma cena...enfim

é necessário estudar, e muito

depois que aprender razoavelmente é necessário "Re-Estudar" acrescendo o Flash  :hysterical:

Abraço
Eh por ai mesmo colega!Fiz um curso basicao,daqueles q no final,vc gastou um dinheirao e " malema "aprendeu os "tripes" da fotografia.E passado mais de 2anos,estou entendendo um pouco da fotometria agora.Nw eh soh apertar botao como pensam!Abs
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2014, 08:27:17
Estoy com muita dificuldade em alinhar esses 3 importantes fatores, e deixar o fotometro zerado. Eu uso una lente do kit 18-55 mm.


Allan ,
Bem vindo ao mundo do Modo "M" , da trabalho , mas compensa muito.

Indo no bem basico . Como voce ja deve ter lido , cada um deste fatores ajusta a quantidade de Luz que o sensor vai receber .

A sugestão é , antes de ir a fundo no assunto . Faça experiencia básicas mantendo 2 fatores fixo , e so alternado o terceiro . Exemplo

Mantenha o ISO Fixo ( Ex. 800 )  , velocidade fixa ( Ex 1/100 ) . E alterne  a abertura para zerar o fotometro, e veja o resultado.

Coloquei este paramentos de ISO pois ira conseguir fotografar em varias situações mais comuns , e 1/100 , na sua lente é uma velocidade confortavel para nao ter fotos tremidas.

Depois  escolha fixar a Abertura e mude a vleocidade , e por fim varie so o ISO .

Uma experiencia que fiz e me ajudou muito no inicio , foi usar o modo "A" , onde eu escolhia a abertura e deixava o iso e a velocidade no automatico .

Abraços
Fábio José


 







« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 08:28:15 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2014, 10:51:54
O modo mais eficiente de sempre zerar o fotômetro é usar o modo P.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2014, 11:26:58
Pode ser o verdinho tb rsrs
D600 - E-M10


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2014, 14:58:25
Só pra contribuir com alguma coisa, vc pode, de maneira geral, à grosso modo, dividir mais ou menos assim:
ISO: Sensibilidade do sensor, quanto maior, mais sensível à luz.
ABERTURA ( f ): Controla a profundidade de campo e quantidade de luz.
VELOCIDADE: Controla o tempo de exposição do sensor à luz.

Procure bastante na internet, quase todas as informações estão disponíveis e de graça.


Getter

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Mandirituba - Curitiba/PR
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2014, 16:09:27
Tentando contribuir com as informações acima, eu sugiro trabalhar primeiro com velocidade e abertura, depois partiria para iso!
Para explicar a relação abertura/velocidade, sempre uso o exemplo de uma torneira!
Imagine que sua câmera é um copo e sua objetiva uma torneira!
Para encher esse copo de água (luz), vc pode deixar a ABERTURA da torneira o maior possível, que irá levar um tempo menor para encher, ou você pode deixar a ABERTURA da torneira menor, e em conseqüência irá levar um tempo maior para encher.
Quando vc tiver bem familiarizado com a relação abertura e velocidade, parte para o ISO, que seria o tamanho/diametro do cano que alimenta a torneira ... quando maior o cano/iso mais água (luz) irá para o 'copo' ...

A idéia é bastante "simplificada", e tem erros de conceito, mas serve para vc assimilar a relação velocidade x abertura, e posteriormente iso!

Abraços!


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2014, 11:39:03
Como os colegas já falaram aqui no tópico, a relação entre estes três fatores é a base da fotografia e, a partir deles, se desenvolve todo o resto. Há bastante coisa interessante na internet e vou deixar abaixo alguns links que me ajudaram quando eu estava conversando. Nos sites você encontrar muitos outros assuntos interessantes para ir incorporando à sua fotografia:

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/camera-exposure.htm
http://digital-photography-school.com/learning-exposure-in-digital-photography/

Há também uma variedade de livros muito bons. Sobre este assunto, especificamente, gostei bastante do Understanding Exposure do Bryan Peterson - ele usa uma linguagem bastante simples e intuitiva.

No tópico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83552.0 você pode encontrar muitas indicações legais de livros.

Abraço e bem vindo à fotografia!


Reis_2010

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
  • Praticando...
Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2014, 17:06:01
So para compartilhar.. vi muita coisa sobre os assuntos no youtube também. Somente para aumentar ideia sobres os 3 fatores.
Fabiano Reis
Nikon D7100 / Nikon D60
Nikon AF 50 mm 1.4 D / Nikon AF-S 18-55 mm f3.5-5.6 VR/ Nikon AF-S 18-105 f3.5-5.6mm VR / Nikon AF-S 70-300 mm f4.5-5.6 VR
Tamron 17-50 mm f2.8 sem VC (Próximo Passo)


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2014, 17:17:57

Oi amigos,

A pouco tempo atras eu me apaixonei pela arte da fotografia... Tenho assistido muitas video aulas relacionado ao assunto. Comprei a 3 dias uma camera, Canon T5.
Estoy com muita dificuldade em alinhar esses 3 importantes fatores, e deixar o fotometro zerado. Eu uso una lente do kit 18-55 mm.

Alguem poderia me ajudar e esclarecer esas duvida?

A melhor dica que posso dar é leia o livro "O novo manual da fotografia" de John Hedgecoe. Neste livro ele abrange tudo de fotografia e técnica de forma muito simplificada, alias nem tudo que é simples será fácil.