Autor Tópico: Formatura - Por quê é tão ruim ??  (Lida 10613 vezes)

Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Dezembro de 2011, 16:30:51
Temos plano para o lançamento do livro no inicio do ano .
Cursos tem alguns convites, faremos um piloto.
Estamos realizando toda o evento de Cívil da UFPR. Será fantástico. Desde o convite até os Clips especialmente produzido para o evento assim como a decoração ,cenário, etc.
E estaremos todos "armados" para a cobertura do evento.
Joinville tudo é quanto custa, sendo assim não há como se iludir, é tudo muito pobre, de segunda. Formatura de Medicina tem cadeira de plástico que um tia gorda, todos têm , irá arrebentar ...
Atendemos todo o Brasil, mas com um perfil.
Ah, nosso fornecedor de álbuns é de Joinville, o que há de melhor no mercado , mas não é o mais barato...

Estava lendo o tópico com muita atenção, e pensando exatamente nisso quando cheguei às palavras do Portela, acredito que o único jeito de melhorar a qualidade desse tipo de cobertura é com educação também. Saldanha, sua esposa nunca se interessou em organizar algo do tipo? Escrever talvez um livro sobre sua experiência no Brasil? Concordo com vocês sobre a péssima qualidade desse tipo de cobertura, vou me formar em Administração e Engenharia Civil e estou decepcionado com as fotos de cobertura que ando vendo dos fotógrafos da minha cidade(Joinville-SC). O problema é que até convencer a comissão de trazer alguém de fora é complicado mesmo, isso acaba baixando a exigência do pessoal.

Quanto às fotos pessoais, eu ainda não tenho nenhuma DSLR, mas acredito que ano que vem, quando for na B&H vou comprar uma vou aproveitar e colocar na lista uma Powershot G12 já pra situações como essa, acho o ideal.


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #16 Online: 23 de Dezembro de 2011, 17:12:16
Na minha opinião existe muito fotógrafo bom, que faz trabalho de qualidade e tem também muito curioso metido a profissional...e porque todos conseguem trabalho?

Imagine a empresa que está organizando o evento de formatura ... ela quer otimizar o lucro dela e pra isso vai tentar pagar o mínimo possível pelo serviço do fotógrafo.

Quem vai ficar com as fotos não é o organizador do evento...e sim os formandos....e estes não vão precisar contratar a empresa de eventos novamente...normalmente só se forma uma vez... ou seja, a empresa organizadora não precisa "cativar" o cliente...ele não vai voltar mesmo...

Casamento já funciona diferente...o contratante é o cliente final...talvez assim exista mais critério na contratação...

Sobre o uso de câmeras pelos convidados, eu gostaria de deixar meu comentário...sou completamente a favor do uso liberado, já que,  por exemplo no caso da formatura, o profissional foi contratado pelo organizador para cobrir o evento, mas nem todos participantes contrataram ...e todos tem direito de registrar por conta própria um momento importante da sua vida...



Satoshi-kun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
    • Meu portfólio
Resposta #17 Online: 24 de Dezembro de 2011, 20:02:50
Sobre o uso de câmeras pelos convidados, eu gostaria de deixar meu comentário...sou completamente a favor do uso liberado, já que,  por exemplo no caso da formatura, o profissional foi contratado pelo organizador para cobrir o evento, mas nem todos participantes contrataram ...e todos tem direito de registrar por conta própria um momento importante da sua vida...

Concordo totalmente.
A impressão que fica com esse tipo de proibição é que é um evento organizado pelos fotógrafos do evento e não pelos formandos, como Soprani mencionou.
Se a concorrência de câmeras bridge, compactas incomodam tanto assim os fotógrafos, imagino a qualidade do serviço que eles prestam.



Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 26 de Dezembro de 2011, 11:32:11
Gente, reiterando, o debate é sobre a qualidade , o padrão da fotografia de formatura e sobre os profissionais que atuam neste setor.
Se é certo ou errado fotografar no museu , em show, formatura , em consultório, etc, é outro papo que vai bem longe.
Alguém já viu um bom trabalho ?? Digno dos melhores profissionais de casamento ?? Aonde??


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #19 Online: 26 de Dezembro de 2011, 12:09:19
Gente, reiterando, o debate é sobre a qualidade , o padrão da fotografia de formatura e sobre os profissionais que atuam neste setor.
Se é certo ou errado fotografar no museu , em show, formatura , em consultório, etc, é outro papo que vai bem longe.
Alguém já viu um bom trabalho ?? Digno dos melhores profissionais de casamento ?? Aonde??

Isso é realmente muito difícil, até como o Portela falou, o índice de fotógrafos de formatura é muito menor. Acho que vale a pena fazer o  trabalho diferenciado, seu caso, para abrir muitas portas.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #20 Online: 26 de Dezembro de 2011, 13:17:07
Me formei em 2003 e jah uma porçao de fotos de formatura de amigos e me desculpem a franqueza: as fotos sao todas iguais!!! Nao hah a menor criatividade nesse tipo de evento.

Foto vc pegando o canudo do seu professor, foto do lado da familia usando toga, foto ridicula que vi de um amigo meu q se formava em direito com toga, canudo na mao e sentado num trono!!!!!, foto atras de um cenario chulo e artificial, foto do formando sentadinho na plateia, fotos de todos jogando o chapeuzinho preto para cima apos o termino da cerimonia e por aih vai...

Eh um tipo de evento q normalmente nao se contratam profissinais caros por pura falta de valor que se dah a esse tipo de cobertura pela parte dos formandos e nesse caso, quem vem cobrir nao estah interessado em criatividade, angulos inusitados, efeitos de luz bacanas, fotos em preto-e-branco,... Eles se limitam ao basico e depois vendem as fotos as familias. Se forem tecnicamente corretas... estah de bom tamanho!!!! Eles vendem e as familias compram satisfeitas.

Se os contratantes nao valorizam o profissional que cobre o evento e esperam "as mesmas fotos de sempre", nao hah como o serviço prestado subir de qualidade. Infelizmente, eh um ciclo vicioso...

Nao desmereço quem cobre esse tipo de evento, muito pelo contrario, o problema estah nos formandos q nao valorizam o trabalho prestado e se satisfazem com pouco ( falta de originalidade das fotos ).

Quer um exemplo: antigamente as placas de formatura eram feitas de bronze, sem nenhum esmero estetico. Alguem teve a ideia de produzir placas de marmore de diversas cores, com fotos coloridas, design que foge ao tradicional "retangular basico" e recoberta com vidro. Resultado :o mercado hj nao aceita mais as placas de metal e sem graça do passado...

Um carinha estava batendo fotos de crianças "com o papai noel" com uma DSRL + flash externo direto sem rebatedor e sem difusor. O resultado: fotos chapadas, com cor fria e levemente superexpostas mas q agradavam os pais e eles pagavam, R$ 8,00 por foto bem satisfeito. Minha foto sem flash com uma D5100 + 35mm 1.8 ficou bem melhor, podem ter certeza!!!! Paguei os R$ 8,00 apenas para ter o direito de bater MINHAS FOTOS ( bater fotos com minha camera sem pagar nada nao seria nada correto... ).
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #21 Online: 26 de Dezembro de 2011, 18:23:01
De modo geral 99% , o unico que importa e tirar o $$ dos coitados formandos, entao qualidade nao existe, em nada nas "festas"!!!.
teu trabalho e muito bom.
abs.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #22 Online: 26 de Dezembro de 2011, 23:26:18
O problema é o seguinte, conservadorismo.

Quem vai querer sair do roteiro para depois aguentar uma sala inteira de clientes insatisfeitos com as fotos que não sairam iguais as do irmão, primo, vizinho , namorado etc?

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #23 Online: 27 de Dezembro de 2011, 10:39:33
O problema é o seguinte, conservadorismo.

Quem vai querer sair do roteiro para depois aguentar uma sala inteira de clientes insatisfeitos com as fotos que não sairam iguais as do irmão, primo, vizinho , namorado etc?

Bom, por isso tem que apresentar o trabalho aos formandos antes do contrato, afinal ninguém contrata algo que não conhece, se assim o fizer é ingenuo o suficiente e terá que aceitar a forma como o trabalho foi feito, e se for um trabalho diferenciado, podes ter certeza que no começo podem até achar estranho, mas depois se acostumam e gostam mais...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 27 de Dezembro de 2011, 12:18:46
O problema é o seguinte, conservadorismo.

Quem vai querer sair do roteiro para depois aguentar uma sala inteira de clientes insatisfeitos com as fotos que não sairam iguais as do irmão, primo, vizinho , namorado etc?
eh...isso pode ser um problema.

To tentando encara-lo. Acredito que, aos poucos, as pessoas vao compreendendo a sua forma de trabalhar. Acredito que pode chegar a um dado momento em que mesmo os que nao compreendem passam a gostar.  :shock:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #25 Online: 27 de Dezembro de 2011, 12:32:30
(...) Acredito que pode chegar a um dado momento em que mesmo os que nao compreendem passam a gostar.  :shock:

Em outras palavras: Uma Maria-Vai-Com-As-Outras...rsrsrsrsrsrsrs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #26 Online: 27 de Dezembro de 2011, 12:37:12
Em outras palavras: Uma Maria-Vai-Com-As-Outras...rsrsrsrsrsrsrs
Isso isso isso.

Acho que esse é o segredo do modismo: A falta de personalidade das pessoas.  ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 27 de Dezembro de 2011, 12:38:01


Alem de outros fatores, é claro, como repeticao, falta de auto-estima, marketing, etc.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2011, 12:38:31 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 27 de Dezembro de 2011, 13:32:26
Taí o Kia Soul para comprovar isso! :assobi:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #29 Online: 27 de Dezembro de 2011, 19:28:32
Taí o Kia Soul para comprovar isso! :assobi:
Sabe que acho ele bonito?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya