Autor Tópico: Formatura - Por quê é tão ruim ??  (Lida 10621 vezes)

Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 28 de Dezembro de 2011, 09:28:31


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #31 Online: 28 de Dezembro de 2011, 12:30:22
Bom minha opinião é bem simples, a formatura por ser algo massificado e as vezes uma equipe tem que cobrir momentos de 40 ou mais pessoas ao mesmo tempo...(bem diferente de um casamento), essa equipe nunca cobrirá os momentos que realmente importam e fica aquela sequencia de fotos iguais...entrega de diploma...clic, clic, clic, clic,....foto da turma, dos grupinhos, cada formando ao lado de seus familiares (posando)..

Não é que a formatura não tenha qualidade fotográfica, mas pela propria dinamica do trabalho e a correria que acaba sendo para registrar, falta tempo ao fotógrafo para acompanhar os momentos de cada familia, tenho minha DSLR já fiz alguns trabalhos, e realmente aquela mutidão de gente com compacta é a que mais incomoda, normalmente o dono de DSLR é mais consciente, mas existem alguns nó-cegos e principalmente "nó-cegas" que interferem na foto dos outros, uma vez estava cobrindo um batizado e tinha uma senhora que literalmente "entrava na frente" das fotos...e não saía mais..não adiantava pedir a coisa era irritante, por exemplo se o afilhado dela entraria em 6 na fila ela se postava na frente e atrapalhava a foto de todos os outros cinco anteriores...Nesse caso foi necessário ser um pouco grosso, e explicar que ela estava atrapalhando a foto de quem estava trabalhando e se continuasse assim os espaços seriam disputados ombro a ombro e a cordialidade dada a ela seria "revogada"

Então voltando ao assunto, levo minha DSLR literalmente pra todo lugar que vou, não consigo usar uma compacta ou celular de jeito nenhum, tento ser discreto, fotografo minha familia e não tem lei que me impeça de tirar minhas fotos e os donos da formatura não é a comissão não, são os formandos..

Então alguém fotografar a sua família ou amigo é direito do formando de ter suas proprias fotos, tiradas por quem ele conheçe que pegue os seus momentos, não só as fotos padrões de formatura, no meu album de formatura vieram fotos de outro cara e o cara literalmente esqueceu que eu existia...ainda bem que meu pai estava lá com sua yashica e registrou meus momentos.

Agora alguém ir e sair fotogrando todo mundo e competindo com os fotografos que estão cobrindo o evento é sacanagem.
[]s<br />Joelson


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #32 Online: 28 de Dezembro de 2011, 12:32:02
Sabe que acho ele bonito?
Eu sou meio anti-moda tb...mas não podemos tentar impor nosso gosto as pessoas..

Eu tb acho o Kia Soul muito bonito e inovou no seu lançamento, em compensação o veloster acho bem estranho
[]s<br />Joelson


Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 28 de Dezembro de 2011, 14:34:33
Isso é realmente muito difícil, até como o Portela falou, o índice de fotógrafos de formatura é muito menor. Acho que vale a pena fazer o  trabalho diferenciado, seu caso, para abrir muitas portas.
Creio q o Nr de profissionais do setor seja próximo ao de casamento. Aliás falta gente capacitada, acabamos por treinar nossa equipe.
O que desejamos e q o mercado melhore, assim teremos maior facilidade quanto ao nosso trabalho


Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 28 de Dezembro de 2011, 14:45:21
O problema é o seguinte, conservadorismo.

Quem vai querer sair do roteiro para depois aguentar uma sala inteira de clientes insatisfeitos com as fotos que não sairam iguais as do irmão, primo, vizinho , namorado etc?
Não seguimos a bunda da vaca da frente.   
Criamos um estilo único, estamos nos aprimorando,e tencionamos que o mercado nos tenha como referência assim como nos Convites, na Foto para o Convite...
Nosso grande adversários certamente é a mediocridade reinante e a pouca exigência.
O que estou colocando é que dá para ganhar dinheiro surpreendendo o cliente, mas é para turmas com auto estima em dia, senso estético apurado.


Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 28 de Dezembro de 2011, 14:50:29
Me formei em 2003 e jah uma porçao de fotos de formatura de amigos e me desculpem a franqueza: as fotos sao todas iguais!!! Nao hah a menor criatividade nesse tipo de evento.

Foto vc pegando o canudo do seu professor, foto do lado da familia usando toga, foto ridicula que vi de um amigo meu q se formava em direito com toga, canudo na mao e sentado num trono!!!!!, foto atras de um cenario chulo e artificial, foto do formando sentadinho na plateia, fotos de todos jogando o chapeuzinho preto para cima apos o termino da cerimonia e por aih vai...

Eh um tipo de evento q normalmente nao se contratam profissinais caros por pura falta de valor que se dah a esse tipo de cobertura pela parte dos formandos e nesse caso, quem vem cobrir nao estah interessado em criatividade, angulos inusitados, efeitos de luz bacanas, fotos em preto-e-branco,... Eles se limitam ao basico e depois vendem as fotos as familias. Se forem tecnicamente corretas... estah de bom tamanho!!!! Eles vendem e as familias compram satisfeitas.

Se os contratantes nao valorizam o profissional que cobre o evento e esperam "as mesmas fotos de sempre", nao hah como o serviço prestado subir de qualidade. Infelizmente, eh um ciclo vicioso...

Nao desmereço quem cobre esse tipo de evento, muito pelo contrario, o problema estah nos formandos q nao valorizam o trabalho prestado e se satisfazem com pouco ( falta de originalidade das fotos ).

Quer um exemplo: antigamente as placas de formatura eram feitas de bronze, sem nenhum esmero estetico. Alguem teve a ideia de produzir placas de marmore de diversas cores, com fotos coloridas, design que foge ao tradicional "retangular basico" e recoberta com vidro. Resultado :o mercado hj nao aceita mais as placas de metal e sem graça do passado...

Um carinha estava batendo fotos de crianças "com o papai noel" com uma DSRL + flash externo direto sem rebatedor e sem difusor. O resultado: fotos chapadas, com cor fria e levemente superexpostas mas q agradavam os pais e eles pagavam, R$ 8,00 por foto bem satisfeito. Minha foto sem flash com uma D5100 + 35mm 1.8 ficou bem melhor, podem ter certeza!!!! Paguei os R$ 8,00 apenas para ter o direito de bater MINHAS FOTOS ( bater fotos com minha camera sem pagar nada nao seria nada correto... ).

Não havia.
Acredito na quebra de paradigma.
Vc lembra de como era difícil encontrar bons trabalhos em casamento há uns 15, 20 anos atrás?
Hoje o nível melhorou muito, e todos são benificiados.
Os top que podem cobrar melhor, o cliente q tem bons profissionais, e o mercado em geral q tem um ticket médio maios.


Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 28 de Dezembro de 2011, 15:09:36
Bom minha opinião é bem simples, a formatura por ser algo massificado e as vezes uma equipe tem que cobrir momentos de 40 ou mais pessoas ao mesmo tempo...(bem diferente de um casamento), essa equipe nunca cobrirá os momentos que realmente importam e fica aquela sequencia de fotos iguais...entrega de diploma...clic, clic, clic, clic,....foto da turma, dos grupinhos, cada formando ao lado de seus familiares (posando)..

Não é que a formatura não tenha qualidade fotográfica, mas pela propria dinamica do trabalho e a correria que acaba sendo para registrar, falta tempo ao fotógrafo para acompanhar os momentos de cada familia, tenho minha DSLR já fiz alguns trabalhos, e realmente aquela mutidão de gente com compacta é a que mais incomoda, normalmente o dono de DSLR é mais consciente, mas existem alguns nó-cegos e principalmente "nó-cegas" que interferem na foto dos outros, uma vez estava cobrindo um batizado e tinha uma senhora que literalmente "entrava na frente" das fotos...e não saía mais..não adiantava pedir a coisa era irritante, por exemplo se o afilhado dela entraria em 6 na fila ela se postava na frente e atrapalhava a foto de todos os outros cinco anteriores...Nesse caso foi necessário ser um pouco grosso, e explicar que ela estava atrapalhando a foto de quem estava trabalhando e se continuasse assim os espaços seriam disputados ombro a ombro e a cordialidade dada a ela seria "revogada"

Então voltando ao assunto, levo minha DSLR literalmente pra todo lugar que vou, não consigo usar uma compacta ou celular de jeito nenhum, tento ser discreto, fotografo minha familia e não tem lei que me impeça de tirar minhas fotos e os donos da formatura não é a comissão não, são os formandos..

Então alguém fotografar a sua família ou amigo é direito do formando de ter suas proprias fotos, tiradas por quem ele conheçe que pegue os seus momentos, não só as fotos padrões de formatura, no meu album de formatura vieram fotos de outro cara e o cara literalmente esqueceu que eu existia...ainda bem que meu pai estava lá com sua yashica e registrou meus momentos.

Agora alguém ir e sair fotogrando todo mundo e competindo com os fotografos que estão cobrindo o evento é sacanagem.

Teremos um evento com 120 formando e 3000 convidados e lá estarão cerca de 18 profissionais mais apoio. Agora com 40, 50 formando dá sim para fazer um bom trabalho e retratar o evento com qualidade e personalidade.
E como atendemos a turma desde os pré eventos, foto p/convite , a equipe cria um vinculo com a turma, ou com grande parte dela.
Algumas fotos são obrigatórias, assim como num casamento, de resto vai da direção, da sensibilidade da equipe.
Dê uma olhada no nosso canal no Youtube, Aquatro10, de zero à 10, acho que merecemos um belo 5  ou 6, mas estamos no caminho.
Agora difícil é competir com quem nunca sairá do Zero. E sim o formando acha que é tudo igual, fotógrafo lambe lambe, álbum de gosto duvidoso e sem oportunidade de expor o trabalho para a turma fica valendo o preço e os brindes usados para mascarar a falta de padrão .


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #37 Online: 02 de Janeiro de 2012, 03:40:53
Saldanha
Achei boa a tua proposta de discutir este assunto mesmo que você não precisa porque o teu trabalho é bom mesmo.
Eu não tenho a resposta, mas tenho opinião,
morei uns anos em SP e por volta de 1997-1999 tentei o mercado
de formaturas que já era dominado pelas produtoras,
foto pre-digital, sim, ainda filme.
Eles contratavam pessoas para carregar câmeras, trocar pilhas e filmes e  apertar botão, 1/125 f8.
o cachê miserável, roupa e transporte pela tua conta e se a festa termina num horário
que não tem ônibus, te vira para voltar para tua casa com um cachê por 8 ou 10 horas que mal paga um taxi.
Tentei me destacar, sem capital, fui empregado de várias, fui muito elogiado por não errar foco nem fotografar as pessoas de costas, (como a maioria fazia)
do resto, as  coisas como composição, equilibrio com o fundo, aproveitar luz ambiente, refletir flash, etc. várias vezes fui criticado e convidado a
seguir o padrão de "qualidade" da empresa.
Hoje o mercado é dominado por produtoras que tem uma receita de bolo para as festas e um único objetivo: lucro.
Contratam iniciantes que procuram uma oportunidade ou desempregados que compram uma câmera digital porque acham que fotografar é isso mesmo e aceitam qualquer cachê.
Sou autônomo e bem pequeno, as vezes pego eventos maiores, mas por todo lado é a mesma coisa, gente que aparece com uma D3 fazendo jpg pequena porque já sai pronta para entregar ao cliente, e cobrando 500 pilas o cd. Sem contar o pessoal que filma em 800x600pixels com filmadores full-Hd de última geração, (para demorar menos na hora de gravar o dvd) etc.
Vejo que tem poucos clientes que sabem escolher qualidade, e estes contratam fotógrafos bons e com propaganda, que não faltam. O resto procura preço,
como em tudo, na fotografia especialmente a maioria dos clientes compra
oferta, desconto e propaganda. E nem criterio tem para avaliar o resultado. É uma equação difícil de resolver num pais onde o mercado de consumo cresce a ritmo alarmante enquanto a educação, a regulamentação e a fiscalização retrocedem (não só, nem principalmente,  na foto).
Pessoalmente percebo que perco mais clientes dos que conquisto,
quando me perguntam quanto cobro "um CD" eu os mando a procurar um camelô.
Também há uma atitude muito marcada das pessoas (clientes) querer muitas fotos (quantidade, mesmo da mesma posse) e não ter paciência para construir uma imagem, fazem posses prefabricadas que  muitas vezes não combinam com esta pessoa e ficam pouco disponíveis para ser dirigidas, somado a um cachê super-negociado (à baixa) desmotiva o profissional. Eu faço bastante festa de formatura post-cerimônia e na verdade fica pouca chance de eu fazer fotos para mostrar alem dos típicos retratos com a familia, o próprio cliente não dá valor a ter uma imagem melhor produzida, muitas vezes teimam de fazer a foto de lado de uma decoração que não combina ou que tem um fundo ruim e por aí vai, eu faço o meu melhor com os flashes, trocando lente e até com ps, mas
cara, na verdade já faz um tempo que vou preparado para o arroz com feijão, sem querer ofender ninguém, até porque sou um fotografo de eventos comercias, mas é uma categoria das mais  baixas da foto, se salvam os que sabem conquistar clientes que pagam bem e fazem os eventos em locais de qualidade, que podem levar assistentes, que tem tempo e não uma fila de 30, 50 ou mais para fazer em 1 hora ou menos, etc.
Eu tenho um compromisso pessoal de buscar a melhor foto possivel,
a hora do sorriso, do abraço, da alegria, da lágrima e não só das pessoa
em pé olhando para mim, mesmo que as vezes é o único que a situação
oferece. As vezes pessoas e até colegas me perguntam porque tanto suor
se estou parado no mesmo canto, é a tensão de estar focado no evento procurando o tempo todo pelo momento especial.
Não posso mudar a cabeça das pessoas, mesmo quando estou tentando organizar o grupo e eles preferem olhar para as câmeras dos familiares e me deixam esperando, eu busco o meu lugar, não cabe a mim organizar a festa, apenas fazer a foto. Muitas vezes é frustrante e até humilhante, já fui agredido até por um avó (pretenso fotógrafo) ciumento num aniversário de 1 ano, os pais tiveram que sair na minha defesa hahahaha embora não chegou a ter agressão física me senti muito magoado, aceito o direito obvio de todo mundo fotografar um evento da sua familia, mas é um absurdo alguém da familia rejeitar o fotografo, ele nem quis aparecer em nenhuma das fotos porque queria ele ter feito todas.
Também já ví equipes de produtoras demorando horas para fotografar
os formandos por falta de figurinos, deixando o povo à espera para trocar e todo mundo usar o mesmo, vestindo, fotografando e trocando o mais rápido possivel, pode?
Não acho que o fotografo sozinho vai fazer um trabalho criativo com 50-200 formandos (mais dezenas de outros trabalhadores do evento, mais centos de convidados) que tem a cabeça num outro lugar e tão loucos para ir embora.

Então como melhorar a qualidade?
não sei.
Acho importante olhar para cada  realidade. Escolher com cuidado 
os clientes.
tembém
melhorar a propaganda ,fazer os contratos o mais claros e específicos, e falar bastante com os clientes para poder ter um bom ambiente de trabalho e levar assistentes bem treinados. Si assim fosse então há uma possibilidade de um fotografo bom desenvolver a sua criatividade.
é bastante por hoje,


Se precisar de mais um para a tua equipe eu fico disponível.

abs
kiran


Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 05 de Janeiro de 2012, 14:32:25
Saldanha
Achei boa a tua proposta de discutir este assunto mesmo que você não precisa porque o teu trabalho é bom mesmo.
Eu não tenho a resposta, mas tenho opinião,
morei uns anos em SP e por volta de 1997-1999 tentei o mercado
de formaturas que já era dominado pelas produtoras,
foto pre-digital, sim, ainda filme.
Eles contratavam pessoas para carregar câmeras, trocar pilhas e filmes e  apertar botão, 1/125 f8.
o cachê miserável, roupa e transporte pela tua conta e se a festa termina num horário
que não tem ônibus, te vira para voltar para tua casa com um cachê por 8 ou 10 horas que mal paga um taxi.
Tentei me destacar, sem capital, fui empregado de várias, fui muito elogiado por não errar foco nem fotografar as pessoas de costas,
 (como a maioria fazia)
do resto, as  coisas como composição, equilibrio com o fundo, aproveitar luz ambiente, refletir flash, etc. várias vezes fui criticado e convidado a
seguir o padrão de "qualidade" da empresa.
Hoje o mercado é dominado por produtoras que tem uma receita de bolo para as festas e um único objetivo: lucro.
Contratam iniciantes que procuram uma oportunidade ou desempregados que compram uma câmera digital porque acham que fotografar é isso mesmo e aceitam qualquer cachê.
Sou autônomo e bem pequeno, as vezes pego eventos maiores, mas por todo lado é a mesma coisa, gente que aparece com uma D3 fazendo jpg pequena porque já sai pronta para entregar ao cliente, e cobrando 500 pilas o cd. Sem contar o pessoal que filma em 800x600pixels com filmadores full-Hd de última geração, (para demorar menos na hora de gravar o dvd) etc.
Vejo que tem poucos clientes que sabem escolher qualidade, e estes contratam fotógrafos bons e com propaganda, que não faltam. O resto procura preço,
como em tudo, na fotografia especialmente a maioria dos clientes compra
oferta, desconto e propaganda. E nem criterio tem para avaliar o resultado. É uma equação difícil de resolver num pais onde o mercado de consumo cresce a ritmo alarmante enquanto a educação, a regulamentação e a fiscalização retrocedem (não só, nem principalmente,  na foto).
Pessoalmente percebo que perco mais clientes dos que conquisto,
quando me perguntam quanto cobro "um CD" eu os mando a procurar um camelô.
Também há uma atitude muito marcada das pessoas (clientes) querer muitas fotos (quantidade, mesmo da mesma posse) e não ter paciência para construir uma imagem, fazem posses prefabricadas que  muitas vezes não combinam com esta pessoa e ficam pouco disponíveis para ser dirigidas, somado a um cachê super-negociado (à baixa) desmotiva o profissional. Eu faço bastante festa de formatura post-cerimônia e na verdade fica pouca chance de eu fazer fotos para mostrar alem dos típicos retratos com a familia, o próprio cliente não dá valor a ter uma imagem melhor produzida, muitas vezes teimam de fazer a foto de lado de uma decoração que não combina ou que tem um fundo ruim e por aí vai, eu faço o meu melhor com os flashes, trocando lente e até com ps, mas
cara, na verdade já faz um tempo que vou preparado para o arroz com feijão, sem querer ofender ninguém, até porque sou um fotografo de eventos comercias, mas é uma categoria das mais  baixas da foto, se salvam os que sabem conquistar clientes que pagam bem e fazem os eventos em locais de qualidade, que podem levar assistentes, que tem tempo e não uma fila de 30, 50 ou mais para fazer em 1 hora ou menos, etc.
Eu tenho um compromisso pessoal de buscar a melhor foto possivel,
a hora do sorriso, do abraço, da alegria, da lágrima e não só das pessoa
em pé olhando para mim, mesmo que as vezes é o único que a situação
oferece. As vezes pessoas e até colegas me perguntam porque tanto suor
se estou parado no mesmo canto, é a tensão de estar focado no evento procurando o tempo todo pelo momento especial.
Não posso mudar a cabeça das pessoas, mesmo quando estou tentando organizar o grupo e eles preferem olhar para as câmeras dos familiares e me deixam esperando, eu busco o meu lugar, não cabe a mim organizar a festa, apenas fazer a foto. Muitas vezes é frustrante e até humilhante, já fui agredido até por um avó (pretenso fotógrafo) ciumento num aniversário de 1 ano, os pais tiveram que sair na minha defesa hahahaha embora não chegou a ter agressão física me senti muito magoado, aceito o direito obvio de todo mundo fotografar um evento da sua familia, mas é um absurdo alguém da familia rejeitar o fotografo, ele nem quis aparecer em nenhuma das fotos porque queria ele ter feito todas.
Também já ví equipes de produtoras demorando horas para fotografar
os formandos por falta de figurinos, deixando o povo à espera para trocar e todo mundo usar o mesmo, vestindo, fotografando e trocando o mais rápido possivel, pode?
Não acho que o fotografo sozinho vai fazer um trabalho criativo com 50-200 formandos (mais dezenas de outros trabalhadores do evento, mais centos de convidados) que tem a cabeça num outro lugar e tão loucos para ir embora.

Então como melhorar a qualidade?
não sei.
Acho importante olhar para cada  realidade. Escolher com cuidado 
os clientes.
tembém
melhorar a propaganda ,fazer os contratos o mais claros e específicos, e falar bastante com os clientes para poder ter um bom ambiente de trabalho e levar assistentes bem treinados. Si assim fosse então há uma possibilidade de um fotografo bom desenvolver a sua criatividade.
é bastante por hoje,


Se precisar de mais um para a tua equipe eu fico disponível.

abs
kiran

Compreendo perfeitamente Kiran.
No RS tem excelentes profissionais de fotografia, agora a Formatura com um todo está na Quarta divisão.
Trabalhei como representante por anos e o formando cumprimenta estendo a mão e perguntando "Bah tchê, quanto custa ??"
Em Rio Grande e Pelotas atendemos as turmas de Medicina em Convites e uma delas ficou entusiasmada com a nossa Cobertura Fotográfica e conversando ela abriu que  o valor da Colação inteira ficaria em torno de mil reais por formando, com as fotos e filmagem !!
Ou seja, as fotos , pacote de 20 + dvd, que eles adquirem gira em torno de 200/300 reais.
Por este valor não tem nem bom dia.
Fui no seu site e anotei seu fone e email.
E gente apertando botão é o que mais tem.


R. Cezar

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #39 Online: 24 de Janeiro de 2012, 12:25:53
Trabalho com formatura a 7 anos, sou carioca, mas vivo desde criança no ES, e já vi muita coisa e teria muitas situações para compartilhar principalmente em relação a práticas de mercado e ética tanto das empresas quantos do próprios formandos, mas vamos deixar para outro momento...

De tudo que li nos comentários dos colegas e pela minha própria experiência, me parece incompatível comparar o desenvolvimento da fotografia de casamento com a fotografia de formatura, porque além do exposto pelos colegas, a fotografia de casamento é arte e um "business" de "proporções mundiais", ou seja, a tradição de se fotografar casamento existe na maioria dos países do mundo, enquanto, por favor me corrijam se estiver errado, a fotografia de formatura, com montagem de álbum especifico com registro profissional de todos os eventos, só existe no Brasil! Então o aprimoramento desta atividade fica bem mais restrito, basta ver o congressos, feiras, palestras, etc., principalmente aquelas que contam com fotógrafos estrangeiros.

Outro fator é a baixa remuneração oferecida aos fotógrafos free lance, que ficam sem capital para investir em equipamentos, lentes, etc. e na participação neste eventos de aprimoramento profissional, uma vez que a formatura remuneram mal por evento e ainda sofrem o fator da sazonalidade, isso só par ficar na parte técnica da coisa...


Saldanha AQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 01:29:45
Estou em Lisboa e visitei a Faculdade de Medicina daqui. Há o evento, Finalista, mas não o nosso ritual. Há o registro do evento, mas não na nossa proporção. Na Inglaterra é chamado de Graduation, e existem empresa com mais de cem anos trabalho neste setor e a maior empresa creio que seja Mexicana.
Agora, está correto, o free lancer ganha uma miséria que não tem repor equipamento. Estamos tentando mudar isto, mas é outro forum...


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #41 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 00:49:53
Nos meus pensamentos, a justificativa vai por isso tudo que o pessoal já postou, mas olha só:
- Faculdade hoje virou caça-níqueis tb e vc não pode esperar muita coisa dos formandos delas (estou falando da realidade do RJ, não sei como é nos outros estados).
- Por ter virado caça-níqueis, vc encontra o pobre esforçado que estuda até uma hora da manhã e trabalha igual a um cão o dia todo, não há como ele se ligar na importância simbólica do evento, ele só pensa em terminar "aquilo" e partir para outra para ver se melhora o din-din no fim do mês e obtém o retorno do investimento o mais cedo possível, na teoria de Maslow ele está correndo para sobreviver ainda.

Então sobram as faculdades do povo abastado, ou daqueles nem tão abastados mas que por grandes méritos próprios entraram neste tipo de faculdade (Medicina, Odontologia, Boas Faculdades de Direito e algumas Engenharias), esse povo abastado, tem capacidade de observar e valorizar um bom trabalho, aqueles que não são abastados mas estão nestas faculdades serão forçados a aceitar um bom trabalho (mesmo que tenha que parcelar em 50 vezes).

Sobram também formaturas militares, que são normalmente cercadas de pompa-e-cirunstância e que são um bom nicho a ser explorado também.

Em suma, somando isso às considerações dos colegas acredito que é um típico problema de marketing chamado segmentação do mercado e comuníssimo na fotografia.

Se teu trabalho é classe A, vc vai ficar nestas faculdades "top" nos cursos "top", e não adianta tentar ganhar escala pois a relação entre faculdades top x cursos top de tais faculdades é pequena mesmo.

Nos anos 80, as empresas adotaram a diversificação de mercados para atender a fatias de mercado diferentes, de modo que se vc tem uma empresa estabelecida. Nos anos 2000 a onda foi a personalização em massa, tá cheio de exemplos do mundo corporativo que tentaram resolver estas questões, mas o mercado evolui e o modelo de negócios deve mudar tb.

Fazendo um exercício imaginativo simples e sem compromisso algum agora, só para exemplificar. Se eu fosse empreendedor e visionário (coisa que não sou e vcs vão logo perceber disso), eu poderia, traçar o seguinte plano de negócios:

1 - Identificar faculdades x cursos top
2 - Identificar faculdades que possuem características específicas onde os formandos poderiam apreciar uma qualidade diferenciada (mas não são faculdades e curso top, i.e ou a faculdade ou o curso é top, ou msm não sendo o curso pode levar os formando a uma visão crítica que favoreça um trabalho diferenciado)
3 - Faculdades de massa

Respostas:
1- Faculdades x Cursos Top
  - UNICAMP - Medicina, Odontologia e Engenharia
  - UFPE - Engenharia
  - USP - Medicina, Física, Engenharia, Odontologia
  - PUC - Economia, Direito, Odontologia
  - UFRJ - Medicina, Engenharia, Odontologia, Direito
  - UFF - Medicina, Odontologia
Militares
  - AMAN
  - IME
  - ITA

2 - Faculdades específicas
  - Mackenzie - Enegenharia, Administração
  - ESPM - Propaganda
  - IBMEC - Administração

3 - Massa
  - Univercidade
  - Estácio de Sá

** Isto é só um exemplo baseado nos meus sentimentos e eu chutei os nomes de muitas faculdades x cursos, não há intenção de zoar com ninguém!

O Interessante é que vc poderia ter uma empresa (ou três) atuando em ramos diferentes produzindo um trabalho diferente e com uma participação do mercado muito maior, acho legal ter 3 empresas e uma de treinamento para ter sempre gente nova entrando na empresa que atende o mercado de massa (vai ter alta taxa de rotatividade profissional, mas vc estará alimentando o mercado de concorrentes qualificados que não vão pegar sua "galinha dos ovos de ouro", i.e. mercados 1 e 2).

Então a empresa de treinamento, treina (óbvio!) os fotógrafos novatos e os emprega na empresa que atende a base da pirâmide (mercado 3), se os fotógrafos desenvolverem um trabalho diferenciado, eles podem então ser passados para as empresas que atendem os mercados 1 e 2, veja que o mercado 2 não necessariamente irá querer o que o mercado 1 aceita, imagino que este mercado seja mais focado na diferenciação além da excelência na execução do trabalho, que me parece ser mais o caso do mercado 1, por se tratar de um mercado de faculdades mais tradicionais e que tem um compromisso com o legado que arrastam, p.ex. é comum vc encontrar numa família 2 ou 3 gerações de médicos e odontólogos ou militares, isso é tradição familiar e provavelmente não seria legal entregar um produto semelhante ao que você entregaria para um formando da ESPM em propaganda, os quais normalmente buscam rompimento com tais "legados" e onde não é tão comum vc encontrar longas linhagens de publicitários em uma mesma família, até porque é uma formação recente.

Como pregam os papas do pensamento estratégico existem 3 formas básicas de uma empresa atuar:
- Excelência operacional;
- Liderança em produto;
- Intimidade com o cliente.

No meu ponto de vista cada um dos nichos de mercado precisará de uma empresa com DNA diferente e focado em uma destas opções estratégicas, por exemplo:
Para o mercado 1 - Liderança no produto
Para o mercado 2 - Intimidade com o cliente
Para o mercado 3 - Excelência operacional

É por isso que o profissional que sai do mercado 3 não consegue roubar clientes dos mercados 1 e 2.

Abraços
Primo
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 00:51:39 por eprimos »
Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #42 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 08:40:11
Parabéns, eprimos! Uma das análises mais bem feitas de mercado de trabalho que já vi serem feitas aqui no MF.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 11:41:12
eprimos, muito boa sua visão. Só não concordo muito com o fator de segmentação. Renda. Realmente, o dinheiro para pagar um trabalho de primeira é importante, porém, nem sempre decisivo.

Minha opinião (de quem já frequentou por uns períodos o curso de engenharia e arquitetura, teve pai e conviveu com uma turma de medicina por 6 anos - primo que estudava e era da turma da cachaça) é que, grupos selecionados por $$ irão valorizar mais o album com capa de couro e letras douradas que uma fotografia bem feita. Taí o Hyde que é advogado (que também gosta de uma pompa - o advogado, não o hyde - e pelo amor de Deus, digo isso de forma genérica e pela minha convivência com tais classes. E também não é um ponto de demérito, s´de característica mesmo.) e não me deixa mentir sozinho.

Você conseguirá vender imagens melhor por classe profissional, do que por $$ renda. Um advogado por exemplo $$$ paga 5000 por fotos ruins e um álbum muito bem encadernado e com acabamento de luxo, mas não paga 5000 por fotos excelentes em um album um menos luxuoso. Um arquiteto paga. Um artista plástico paga. Um escritor, paga. A segmentação por renda é um bom começo, mas é muito arriscado. Tenho um amigo que ganha 25K mês, é procurador e compra marca, e de péssimo gosto. E uma amiga que ganha 7k e investe em 1 vestido por mês em uma loja de luxo de Brasília (Roupas de ótima qualidade e bom gosto). A diferença é que ela tem que juntar grana pra comprar algo melhor, mas compra.

Segmentação de mercado pode e deve ser feita, mas por critérios múltiplos, (e aí vai uma contra todos nós que reclamamos de quem não contrata um profissional) apoiada em pesquisa de mercado feita por profissionais.

De resto, o risco de um tiro no pé é enorme.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #44 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 13:28:36
E por falar em formatura militares... Eles, militares, tem equipe própria não? Ou são terceiros que fazem as fotos, como numa formatura de faculdade civil!?
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/