Autor Tópico: HORIZONTE AZULADO  (Lida 2296 vezes)

nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Online: 19 de Março de 2006, 11:20:30
Oi Pessoal.
Com um filtro UV ou skylight é possível reduzir aquele tom azulado em fotos de paisagem? Ou algum  outro?
Postei esta foto sem nenhum tratamento como exemplo.



Vejo tantas fotos nítidas de montanhas. Será que só eu que não consigo?
Em breve farei outro passeio pelos Aparados e gostaria de tirar fotos mais nítidas.

Obrigado.
Nelson
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2006, 11:31:52
Nélson, o skylight dá uma ligeira "esquentada" na cena e ajuda a tirar este color cast azulada.
Mas é tão fácil fazer isto no PS. Veja aqui corrigida.


O horizonte fica meio borrado por causa da névoa. Isto não tem jeito, vá em outra hora ou em outra época do ano.

 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2006, 11:47:01
Obrigado PMachado.
No PS eu sei que pode ser feito. Acontece que vendo alguns exemplos de fotos de propaganda de filtros (as fotos são bem pequenas), parece que o horizonte fica mais nítido. Como eu nunca usei, pensei que melhoraria.
Moro na serra e na maior parte do ano o horizonte fica borrado. Em alguns lugares que vou, escolho ir após a chuva quando o fundo fica mais nítido.
Abraços.
Nelson
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2006, 12:22:22
Além do que já foi dito o pessoal costuma usar polarizadores, filmes contrastados, filmes saturados, e NDs graduados para fotos do tipo. Ou seja opção é o que não falta.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


charlesdias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2006, 12:45:21
Vamos lá, aqui você tem quatro pontos para considerar:

 1 - O uso de um filtro skylight é o mais indicado para eliminar parte desse azulado, que é o efeito do espectro UV da luz sobre o sensor digital (ou filme), ajuda, porém não elimina por completo;

 2 - Foto de paisagem significa a necessidade de uso de filtro polarizador, sempre, para destacar o céu, as nuvens brancas, dar profundidade para o azul;

 3 - Os melhores dias para fotografar paisagem são os secos, verificque na previsão do tempo a umidade relativa do ar ... quanto mais umidade relativa, mais azulado fica o horizonte;

 4 - Cabe ajustar as fotos no Photoshop para dar aquele tchan final.

 
T+

  Charles Dias

***************************************************
Veja a NOVA EDIÇÃO do www.loucoporfotografia.net, revista online de fotografia.


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2006, 13:10:48
Obrigado pelas respostas.
Eu poderia usar um filtro polarizador e um skylight simultaneamente, digo, é possível rosquear um sobre o outro? Ou não há necessidade?
Normalmente eu faço uma pós-produção nas fotos que vou ampliar, mas resume-se praticamente a contraste e saturação.
Quanto a previsão do tempo fica difícil, pois alguns passeios são programados com muita antecedência. Só não sai se chover.  ha ha. Normalmente eu prefiro sair após as chuvas o horizonte fica muito mais comprido.
As fotos pequenas que comentei são estas:


Elas dão a impressão de que estes filtros fazem milagres.
Abraços
Nelson
« Última modificação: 19 de Março de 2006, 13:16:08 por nelson161 »
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2006, 18:13:57
Nelson, filtro skylight em digital é dispensável, voce corrige o WB no PS é bem melhor.
O UV só serveria se voce quisesse proteger a lente de maresia na praia, por exemplo, ou de crianças metendo o dedo na objetiva em uma festa.. Para realmente ter algum efeito sobre raios UV precisa ser de boa qualidade, custam caro. E o excesso de raios UV só existe em altas altitudes. Dê uma olhada neste artigo http://www.ricciardi.eng.br/Artigos/Filtro_UV.htm
Um polarizador pode ajudar com o "haze" atmosférico, mas vai deixar um color cast azulado que pode ser facilmente corrigido.
Rosquear 2 filtros juntos pode ser feito, mas a chance de dar vinheta ou flare na foto aumenta muito.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2006, 20:33:08
Citar
Quanto a previsão do tempo fica difícil, pois alguns passeios são programados com muita antecedência. Só não sai se chover.  ha ha. Normalmente eu prefiro sair após as chuvas o horizonte fica muito mais comprido.
Uma dica pra este tipo de foto Nelson, é esperar a época ideal do ano. Procure saber pelos registros meteorológicos quais são os meses mais secos em tua cidade, no geral litoral e serra do mar têm o ápice de seca no mês de junho, mesmo sendo um mês frio (que muita gente associa com nevoeiros, mas não é sempre assim, há aberturas melhores do que de um dia úmido de verão). Por isso é uma boa programar passeios pela serra no outono e inverno :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #8 Online: 20 de Março de 2006, 09:51:41
Paulo.
Muito bom o artigo sugerido.
Pode ter certeza que o filtro UV que comprarei será de boa qualidade e usarei então nestas situações mais extremas.
Não moro num lugar tão alto assim, a altitude média da minha cidade é 850m e o ponto mais alto estado é uma elevação de 1403m, o Monte Negro, o qual pretendo visitar ainda este ano.


Georges.
Nossos passeios são programados entre os meses de março e setembro quando o clima está mais seco e ameno.
Nossa região é bastante montanhosa, Os Aparados ficam a cerca de 100km e os vales e montanhas próximos ficam no máximo a 20min de casa, para estes fica mais fácil escolher o momento.

Obrigado pelas dicas.
Abraços.
Nelson
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #9 Online: 22 de Março de 2006, 19:14:43
Prezado Nelson,
pelo que eu entendi você não está querendo tirar o azulado do horizonte mas sim que o horizonte fique nítido.
Se for isso...

Não quero te desanimar mas é impossível.
Não existe filtro ( UV, Skylight ou Polarizador) que possa corrigir isso. A névoa ( fog ) é uma coisa real.  Ela está lá. São partículas suspensas no ar. Umidade, poeira, fumaça e etc...
A coisa pode melhorar um pouco depois de uma chuva ou em determinadas épocas do ano, mas eliminá-la por completo, jamais.

Não fique gastando seu "precioso" dinheiro com filtros e mais filtros que você pode ter uma decepção muito grande.

Quanto as propagandas com montanhas nítidas não acredite muito nelas. É quase certo que são fotomontagens.
As únicas fotos que você pode acreditar são aquelas que você tira. O resto é sempre suspeito.

Um abraço.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Xico Putini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2006, 21:44:07
Se você quiser usar mais de um filtro sem se preocupar com vinheta, dê uma olhada no sistema cokin.
Eu uso skylight 1b rosqueado na lente e nd ou polarizador no sistema cokin (não que dê bons resultados, mas daí é culpa do fotógrafo mesmo).


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #11 Online: 23 de Março de 2006, 11:25:22
Nakinha.
O que estou querendo, realmente é reduzir o azulado. É que vendo algumas fotos em revistas de viagens e turismo, normalmente há horizontes distantes sem aquele tom azulado e composição nítida. Sei que estas fotos foram tratadas e que o fotográfo ficou dias e tirou dezenas, é claro. Mas, mesmo produzida a foto original deveria estar boa.
A foto que mostrei de exemplo é original, a que ampliei dei um trato, mas o azulado continua lá.
Pelo que pude perceber, estas fotos foram tiradas em dias com baixa umidade e não existem filtros que melhore. Vou esperar dias melhores... Sem perder o momento fotográfico dos dias piores.

Xico.
Vou pesquisar o sistem colkin.

Amigos, obrigado pela ajuda.
Abraços.

 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA