Autor Tópico: Lente mecânica Nikon AI serve em digital?  (Lida 6681 vezes)

satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Online: 16 de Outubro de 2011, 16:40:07
Lentes fixas e zoons analógicas podem ser usadas em digitais, como a D90? Se sim, como se comportariam de uma maneira geral, em crop, foco, fotometria etc.?

Obrigado.


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2011, 16:47:09
Funciona sim. Crop em DX mantem a milimetragem. Em FX diminui a resulução da foto, não vale a pena. Foco manual sempre. Fotometria só em alguns modelos que têm a opção de você informar a lente manual que está no corpo pra ela fazer a fotometria, caso contrário, sem fotometria. Em nenhum caso os modos de prioridades funcionam.
flickr.com/augustoo


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2011, 23:10:15
Funcionam e funcionam bem se forem lentes prime, zoom nunca experimentei, mas só foco manual e fotometria só nas câmeras chamadas profissionais ( D1, D2, D3, D200, D300 e D700) e na D7000. Todos manuais das câmeras Nikon tem uma página sobre compatibilidade de acessórios antigos e modernos, não se esqueça do fator de crop nas câmeras com sensor DX. Na D90 se não me engano você tem que fotografar literalmente na unha :D

Segue uma foto tirada através de vidro fume com uma lente 55mm F1.2 AI+ filtro PL
Note que no Exif não sai nem a distência focal nem a abertura


By osteiner at 2011-10-12

Exif:
Filename:   dsc9038h.jpg
Camera used:   NIKON CORPORATION NIKON D1X
Focal length:   0.0 mm
Date/Time:   2011-09-26 12:43:30.12
Exposure time:   1/50
Lens F-Number:   f/0.0
ISO:   125
Whitebalance:   Auto
Metering mode:   Center-weighted average
Exposure:   Aperture-priority AE
Jpeg Quality:   JPEG (old-style)
« Última modificação: 16 de Outubro de 2011, 23:21:35 por osteiner »


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2011, 17:19:36
Muito obrigado pelas informações e dicas e desculpem-me pela minha demorada resposta.
Vou considerá-las para tomar decisão se compro Nikon digital e aproveito as objetivas mecânicas que já tenho.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2011, 08:23:47
Muito obrigado pelas informações e dicas e desculpem-me pela minha demorada resposta.
Vou considerá-las para tomar decisão se compro Nikon digital e aproveito as objetivas mecânicas que já tenho.

Todas Ai funcionam com todas as nikons digitais, porém só com algumas que fazem fotometria... As que fazem fotometria são essas:
D1
D1H
D1X
D2H
D2Hs
D2X
D2Xs
D3
D3X
D3s
D700
D7000
D200
D300
D300s


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2011, 19:48:31
Legal, Natão, obrigado.
Ainda não me decidi se compro Nikon ou Canon, ainda estou pesquisando e considerando todas as informações que colocam neste fórum. Depois que juntar grana pra isso, devo tomar a decisão.

Até mais.

Todas Ai funcionam com todas as nikons digitais, porém só com algumas que fazem fotometria... As que fazem fotometria são essas:
D1
D1H
D1X
D2H
D2Hs
D2X
D2Xs
D3
D3X
D3s
D700
D7000
D200
D300
D300s


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2011, 20:43:32
se eu fosse vc,iria de nikon  :assobi:  nikon :clap: canon  :no:   :hysterical:


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2011, 19:42:20
Das mecânicas, gosto de Nikon.
Digitais, ainda estou em dúvida, mas tendendo pra Canon 60D.
Até mais.

se eu fosse vc,iria de nikon  :assobi:  nikon :clap: canon  :no:   :hysterical:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2011, 22:27:39
Tenho uma D7000 e uma 50mm 1.8 série E 1976... funciona redondinha, só naão tem af. Foco só manual.


alxthomaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2011, 19:42:14
Tenho uma Nikon EF com 2 objetivas: 50mm 1.8 e 105mm... (AI)
Pretendo estudar mais na analógica antes de adquirir uma DSLR. Se der vou utilizar minhas lentes atuais na máquina nova. O inverso também é possível?  Ou seja, posso comprar lentes novas (digitais) e utilizar na analógica para depois adquirir uma DSLR??

Ah! Alguem tem algum manual Nikon de fotometria com analógicas? Estou um pouco enrolado com a fotometria analógica (com alavanca).
Uso a alavanca de fotometria mas não entendo onde e que graduação deve apresentar no visor, ou seja, "encontrar a abertura ideal". Alguém sabe fotometrar com essas lentes analógicas? Ao acionar a alavanca, no centro do visor, aparece um círculo dividido ao meio horizontalmente e ao redor do círculo aparece uma granulação de cinza. Ainda não me adaptei com essa fotometria.

PS: Parte dos meus treinos são no modo M de uma fedorentinha kodak (com disco seletor com A, P, S e M) e estão me rendendo belas fotos! Desenterrei essa Nikon pra treinar com as lentes pois minha Kodak é uma compacta com zoom 12x (equivalente 36mm-432mm VARIOGON) e pela possibilidade de utilizar as lentes numa DSLR que provavelmente será uma NIKON.



Nikon D5100 + NIKKOR 18-105mm G ED VR
Prezado visitante: A fotografia é considerada obra intelectual, e como tal está protegida pelo art. 7º, inc. VII da Lei nº 9.610/98;
Violação dos direitos autorais é crime: Código Penal, Art. 184
Se você encontrou alguma fotografia interessante neste forum, solicite licença para uso da mesma e respeite o autor!