Autor Tópico: Velocidade X Abertura X ISO  (Lida 2093 vezes)

Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Dezembro de 2011, 21:41:46
Boa a todos,

Já li bastante, mas ainda tenho uma dúvida:

Em ordem hierárquica, se é assim que posso chamar assim, como devo pensar no momento de programar minha câmera (manualmente).

Penso primeiro em programar a velocidade do obturador ?
Penso primeiro em programar a Abertura ?
Ou o ISO ?

Qual a seqüência mais lógica ou quem sabe mais correta para evitar o uso errado das principais funções ? Inclusive tratando-se de ruídos na imagem e melhor qualidade final.

Obrigado !
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2011, 21:44:12 por Luiz Amaral »
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


mateus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2011, 23:05:48
Não sou expert, mas falarei da minha experiência própria.
Primeiro programo o ISO, dependendo da luminosidade do local, etc.
Já entre velocidade e abertura, depende do momento. Se for esporte, por exemplo, primeiro a velocidade, para congelar o momento.
Já se quiser brincar com profundidade de campo, primeiro a abertura.

 :ok:


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2011, 23:33:11
Boa a todos,

Já li bastante, mas ainda tenho uma dúvida:

Em ordem hierárquica, se é assim que posso chamar assim, como devo pensar no momento de programar minha câmera (manualmente).

Penso primeiro em programar a velocidade do obturador ?
Penso primeiro em programar a Abertura ?
Ou o ISO ?

Qual a seqüência mais lógica ou quem sabe mais correta para evitar o uso errado das principais funções ? Inclusive tratando-se de ruídos na imagem e melhor qualidade final.

Obrigado !

A escolha da programação ISO varia de acordo com o seu conjunto (objetiva/corpo). Se você deseja fotos de qualidade, com baixo ruído, e o assunto não for objeto em movimento, fotografe tranquilamente no modo de pioridade de abertura (A ou Av). Use seu ISO em 100 e vá ajustando seu diafragma conforme a luminosidade e estética que deseja (maior ou menor DOF)

A velocidade e a abertura não sao ítens que devam ser pensados em ordem hierárquicas, pois isso vai depender do tipo de captura que você quer, que tipo de estética deseja na foto. Eu uso muito o modo A/Av, pois consigo rapidamente determinar o quanto quero de DOF, nitidez, contraste, etc. Apenas pelo controle de abertura do diafragma você consegue controlar isso sem muitas preocupações com outros modos (WB em AUTO).

Descubra no seu equipamento qual o melhor valor de abertura de diafragma que lhe dê resultados satisfatórios de contraste e nitidez, com base nisso estabeleça suas prioridades; ISO, velocidade, Balanço de Branco, etc.

[]'s
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.