Autor Tópico: Preparação do Inhame  (Lida 2819 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 19 de Março de 2006, 18:11:16
Prezados:

omo sempre faço, neste sábado peguei o carro e saí para fotografar lá na serra. Fui no caminho da Bocaina dos Blaudts, mas não achei nada de muito interessante, somente uma certa repetição. Na volta, quase em São Pedro novamente, através da porta aberta de um galpão vi um grupo de lavradores preparando inhame para embalar, limpando, tirando a teraa, os "olhos" (brotos), etc.

Desci do carro, pedi licença para fotografar. A luz do interior do galpão era linda, dramática em sombras profundas. As fotos estão aí embaixo:











Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2006, 18:23:33
Ivan, ficou muito interessante, principalmente as 2 últimas, com a luz lateral valorizando as texturas e o volume.

Depois manda uma 30x45cm para eles colocarem no galpão  :laughing:  :laughing:  :laughing:  
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2006, 21:16:39
Ivan, gostei muito das fotos, estão ótimas! O interessante é que, aos poucos, vou compreendendo melhor as suas composições e conseguindo entender um pouco da forma com que você "joga" com as regras para atingir seus objetivos (bom, pelo menos é o que eu acho...rsrsrs).


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2006, 21:25:15
Excelente Ivan,
Gostei muito das forma como enquadraste...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2006, 21:25:58
Citar
Ivan, gostei muito das fotos, estão ótimas! O interessante é que, aos poucos, vou compreendendo melhor as suas composições e conseguindo entender um pouco da forma com que você "joga" com as regras para atingir seus objetivos (bom, pelo menos é o que eu acho...rsrsrs).
Obrigado, Bruno.

Você vê que não há nenhuma camisa-de-força desta ou daquela complsição. Há o que os franceses chamam de "profitment" (aproveitamento), isto é, aquele julgamento de oportunidade baseado no pensamento sobre os elementos da cena.

Esta cena é ruquíssima em elementos interessantes, os montes de inham, os ainda sem preparação terrosos, sujos, cheios de raízes, os já preparados, a textura da parece chapiscada no fundo, a luz flamenca de cena, etc.

Ivan


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2006, 21:47:25
Ivan,

A foto 002 foi a que mais me agradou.

Composição atenta e bem pensada.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2006, 22:29:29
a 3 e a 5  ficaram muito feras
no começo olhei a primeira e pensei que iluminação paia (do meu conceito de NAO FOTOGRAFO ^^)..... depois comecei reolhar e analisar todo o contexto.....e nussa que imagens show de bola


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2006, 22:45:26
Gostei muito das 3 últimas e confesso que visualizo a antepenúltima direto num bom pb....rs bem contrastado.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2006, 22:49:45
Olá Ivan, boas cores, como sempre! Pelo que você disse, que fez essas fotos neste fim de semana, creio que deve ter sido com sua digital, não é?

Um comentário: percebi uma ligeira subexposição nas fotos, bem sutil. Pode ser meu monitor, mas creio que justamente por causa dos altos contrastes e você quis preservar as altas luzes, não expondo muito alto. Isso dá um excelente resultado dramático nas fotos. A luz do galpão é verdadeiramente muito convidativa à fotos.  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 20 de Março de 2006, 08:35:01
Obrigado, caríssimos.

Esse tipo de fotografia fazemos fotometrando as partes claras. Eu não fiquei fotometrando toda hora, pois isso impediria a exploração da cena. Fotometrava, fazias algumas fotos, olhava o histograma, mudava alguma coisa ou não e ia em frente.

As composições eu tentei obter pfofundidade, sendo o exemplo melhor o da quarta foto. Essa foto para mim é especialmente interessante porque me mostra um caminho de abordagem, e é única dentro desta série.

Há algumas coisas conscientes, outras não. Na dita quarta foto fui muito consiciente dos elementos alinhados ao olhar. Na última igualmente do uso da perna na diagonal. Na primeira se observa uma diagonal bem marcada pelas sombras e pelo monte de inhame embaixo. Na segunda a cena também se desenvolve em diagonal partindo da mesa no canto inferior direito e subindo em direção ao último trabalhador.

Abraços a todos
Ivan


scalla

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 463
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/scalla/
Resposta #10 Online: 21 de Março de 2006, 14:57:46
:thmbup:

Oi Ivan!

No meu olhar de bibliotecária, gostei demais dessas fotos, que são registros da nossa gente.

São documentos para o futuro, quando estas atividades deixarem de existir dessa forma como foram retratadas.

Como técnicas de fotografia, para mim estão perfeitas, com um bom uso dos contrastes de luz e sombras e nuances... etc

Como pintora de quadros, amei a foto 3 e a última especialmente, que lembra o quadro 'Caipira picando fumo' de Almeida Júnior



Parabéns!

 :friends:  
Dulce Scalla - SP -

* XT *  e agora  também  *G15*




pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Março de 2006, 15:08:22
Também gostei das fotos, principalmente das 3 últimas =]


Seymor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #12 Online: 21 de Março de 2006, 16:32:38
Citar
Esta cena é ruquíssima em elementos interessantes, os montes de inham, os ainda sem preparação terrosos, sujos, cheios de raízes, os já preparados, a textura da parece chapiscada no fundo, a luz flamenca de cena, etc.
 
Ivan,

Gostei da perspectiva da 4, mas a 2 prende mais a minha atenção, justamente por causa dessa riqueza de elementos.
 


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #13 Online: 21 de Março de 2006, 20:32:14
Ivan

Realente u trabalho maravilhoso.  Estas luzes deixam as cenas prontas para um olhar atento registrar cenas pra posteridade. E a expressão das pessoas retratadas achei particularmente interessante, pois dao todo clima de [ nao ha fotografo por aqui ], o que muitas vezes e dificilimo de registrar.

Mais uma vez parabens pelas suas fotografias.

Charles
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 21 de Março de 2006, 20:55:47
Scalla:

Muito obrigado. É mais ou menos claro o uso da luz flamenga, cheia desses contrastes profundos, e você como conhecedora da história da arte identificou bem a outra vertente da coisa, uma espécie de naturalismo brasileiro. É isso mesmo, é isso mesmo que me atrai, não exatamente como busca de documentação, mas como uma espécie de resgate de um Brasil que já foi mais assim na minha infância e vem desaparecendo e se brutalizando.
----------------------

Pedro e Seymor:

Muito obrigado
----------------------

Charles:

Citar
nao ha fotografo por aqui

Cara, que legal ler isso! Engraçado é que foi assim mesmo, eles não pararam de trabalhar nem prestaram atenção especial em mim, embora conversássemos e nos tratássemos com cordialidade. Às vezes eu mostrava fotos na cãmera para um ou outro, mas isso não mudava nada.