Autor Tópico: Fui discriminado? Sera?  (Lida 9204 vezes)

Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 28 de Novembro de 2011, 23:11:00
Profissionalmente, ter o equipamento ideal é importante. Ter conhecimento para fotografar bem é essencial.

O resto é conversa fiada.

Abraços
É isso mesmo.
O que vejo é o seguinte. Quem mexe com fotografia tem noção do que o cara está ou sabe fazer. Quem é leigo não. Portanto um dos parâmetros que o cara vai ter é... um profissional tem equipamento profissional. Se você vai a um hospital e tem um cara de tênis, camiseta todo suado e outro emgomadinho e de jaleco, se o primeiro não é o Dr. Ray ( :hysterical:), você com certeza escolhe o engomadinho. :ponder:

Outra questão é, trabalho autoral, artístico, você faz com qualquer equipamento, até porque você vai ajustar o tipo de trabalho ao seu equipamento. Agora, põe uma love na mão do Sebastião Salgado, e manda ele para a Catedral Dom Bosco em Brasília para fazer um casamento... depois apresenta as fotos para a noiva... tenho certeza que ela arranca a cabeça dele. Também existe limites para tipos de fotos e ambientes e o tipo de fotografia que um equipamento permite fazer. Não é só ser técnico, de qualidade ou não, mas estilo de fotografia para aquele tipo de momento e de cliente. As coisas não são tão simples assim. xistem muitas variáveis.

Mas claro, eu com uma Hassel, 1Dx, D3x ou o que for na mão, se fizer um casamento, vou fazer uma c... geral. Já um profissional com uma câmera mais simples, faz coisa muito melhor.


fernand.lopes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 29 de Novembro de 2011, 05:21:28
Portela, entendi seu ponto de vista. E é realmente como voce diz. Tambem não sou nem de longe um pro, mas pense você eu chego a um evento com uma ff pra fotografar bem trajado e com todo aparato. O que voce pensa assim que me ve? Agora derepente chega um "Anselm Adans" da vida(só exemplo) com uma NEX 3 pendurada no pescoço, o que você pensa ? Alias muitos medicos ja renomados deixaram tesouras e ate relogios dentro dos pacientes. :eek:
Paciência é uma virtude. "aprendiz'


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #62 Online: 29 de Novembro de 2011, 07:10:32
O importante é sabe o tipo de equipamento adequado para fotografar o que se tem de fotografar... é como querer fotografar pássaros com GA, ou fotos de grupo de pessoas com teles. O equipamento em grande parte dos casos torna-se restritivo sim, mas por não ser adequado aquele tipo de fotografia e não porque sem algo que não seja exatamente aqui não tem como fazer absolutamente nada.

Mas aí e que está, restritivo... um fotógrafo bom sabe o que tem em mãos e sabe o que dá e o que não dá pra fazer com ele, já um leigo no assunto põe no auto e fotografa o que vê sem pensar muito.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 29 de Novembro de 2011, 07:48:53
O importante é sabe o tipo de equipamento adequado para fotografar o que se tem de fotografar... é como querer fotografar pássaros com GA, ou fotos de grupo de pessoas com teles. O equipamento em grande parte dos casos torna-se restritivo sim, mas por não ser adequado aquele tipo de fotografia e não porque sem algo que não seja exatamente aqui não tem como fazer absolutamente nada.

Mas aí e que está, restritivo... um fotógrafo bom sabe o que tem em mãos e sabe o que dá e o que não dá pra fazer com ele, já um leigo no assunto põe no auto e fotografa o que vê sem pensar muito.

É isso mesmo. Por isso da importância de um equipamento adequado ao trabalho que está propondo a fazer. Uma noiva, que normalmente é leiga, não está muito interessada em regra dos terços, de o desfoque do fundo ficou suave ou não. Ela quer ficar bem ba foto, só. Você pode levar a melhor técnica de distribuição e o melhor efeito, se ela ficou mal, seu trabalho, para este cliente não vale nada.

O problema na fotografia é o mesmo de muitas outras profissões. O profissional tem de entender em que nicho está. Existe o nicho intelectualiza-do, que compra belos efeitos, cores mais ou menos saturadas, enquadramentos inusitados e resultados artisticamente bem resolvidos. Há outros mais tradicionalistas, que querem um "arroz com feijão" bem feito.

Vejo valor nos dois estilos. Cada profissional deve fazer um trabalho dimensionado para seu público. Sendo bem feito e agradando é o que interessa. Afinal de contas, até mesmo as regras foram baseadas no senso estético de alguém que as fez. Quem disse que ele é que está correto? Com o passar do tempo isso vaimudando junto com a tecnologia e a estética do período. Boticcelli seria um mero pintor de "gordinhas" hoje. Na época eram musas.  :assobi:


fernand.lopes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 29 de Novembro de 2011, 19:45:08
Portela e Natão, tenho que concordar com vocês. Se um fotografo cobrar por um trabalho profissional tera de o assim fazer. Seja com eqpt pro ou amador. Claro que hoje a tecnologia presente é uma mão na roda. Exemplo: na epoca das maquinas de filme o fotografo não tinha como saber se a foto que acabara de bater tinha ficado boa. Hoje temos o live-view e por ai vai.
Paciência é uma virtude. "aprendiz'


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #65 Online: 02 de Dezembro de 2011, 01:32:36
Ossos do ofício.
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


fernand.lopes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 02 de Dezembro de 2011, 18:19:08
Ossos do ofício.
:ok:
Vivendo e aprendendo.
Paciência é uma virtude. "aprendiz'


Frances Farmer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Feminino
  • My pain is self chosen
Resposta #67 Online: 04 de Dezembro de 2011, 20:57:50
Galera do fórum, Hoje é o casamento dom meu cunhado, resolvi fazer umas fotos pra ele. No cartório pela manha, quando cheguei com minha "Humilde" Alpha Nex-3 munido apenas da objetiva 18-55, percebi uns olhares meio de canto de outros fotógrafos que estavam la registrando outro casamento. Estes com suas D90 outro ate com uma Makll, mas não me incomodei com os olhares de "rabo-de-zoio". Sentei o dedo som dó
Agora estou na área de lazer onde esta sendo realizado a comemoração.
O que eu quero mesmo  e perguntar a todos: Sera que só porque não possuo uma câmera enorme e com um flash com rebatedor e tudo mais, sou diferente? E mereça os olhares desconfiados? Parece que ate dava pra escutar os pensamentos: Hum, não sei não, sera?
Ufa... (desabafo)
Sera que não tenho possibilidade de fazer fotos profissionais, tão somente por conta do meu equipamento?
Depois posto as fotos pra todos. Desde já, grato, pelo tempo.

Já vi muita gente fazer excelentes fotos com uma xti e já presenciei cagadas de gente com fullframe. O equipamento conta, mas a qualidade da foto vem do conhecimento de fotografia e do equipamento que está utilizando. Depois poste as fotos para vermos.

Abs,
So don't you lock up something that you wanted to see fly...


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #68 Online: 17 de Dezembro de 2011, 10:56:55
Em uma edição da revista Digital Photographer Brasil, Clicio Barroso diz: "Profissional, amador: quem se importa? O importante é o que você é capaz de fazer. Seja competente com o que você tem."

Sem mais. rsrs
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #69 Online: 18 de Dezembro de 2011, 11:15:24
“A simplicidade constitui o requisito fundamental. O equipamento usado por Alfred Stieglitz ou Edward Weston não se equiparava, em termos de preço e variedade, ao material que muitos amadores consideram ser quase o mínimo indispensável.”

Ansel Adams


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 21 de Dezembro de 2011, 18:22:34
Pois é, o problema que coloquei não é o que se pode fazer com equipamento A ou B ou C.
Sei que fotógrafos bons, podem fazer uma foto show com uma D40. E eu com uma 5DmkII ou 3Dx ou D700 ou o que seja, deverei fazer uma cag... daquelas.

Mas quem está contratando não tem noção do que é uma foto "adequada" de uma mal feita. Minha sobrinha adora uma foto centralizada. Você mostra pra ela uma com a regra dos terços, bokeh etc, bem feitinha e uma no auto centralizada... ela vai na 2 com certeza. É o padrão que está acostumada. É o padrão de beleza dela.

Uma pessoa completamente sem noção com fotografia, vai pelo aspecto do negócio. Equipamento bonitinho e equipe bem vestida faz diferença nessa hora.

Tem um arquiteto em BH (vou contar o milagre, mas não o santo) que, quando estudava em BH (uns 10 anos atrás), atendia seus clientes pelado e fumando maconha. Entre ele e um zé mané com escritório arrumadinho, se você não conhece o nome do elemento e nem de arquitetura, vai contratar quem??

Nisso é que coloco que, um equipamento bem estruturado e roupas arrumadinhas, podem cativar clientes mais que, uma XTi e crocs. Não mede a capacidade do profissional, mas a primeira impressão é a que fica.


fernand.lopes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 21 de Dezembro de 2011, 18:55:51
Pois é, o problema que coloquei não é o que se pode fazer com equipamento A ou B ou C.
Sei que fotógrafos bons, podem fazer uma foto show com uma D40. E eu com uma 5DmkII ou 3Dx ou D700 ou o que seja, deverei fazer uma cag... daquelas.

Mas quem está contratando não tem noção do que é uma foto "adequada" de uma mal feita. Minha sobrinha adora uma foto centralizada. Você mostra pra ela uma com a regra dos terços, bokeh etc, bem feitinha e uma no auto centralizada... ela vai na 2 com certeza. É o padrão que está acostumada. É o padrão de beleza dela.

Uma pessoa completamente sem noção com fotografia, vai pelo aspecto do negócio. Equipamento bonitinho e equipe bem vestida faz diferença nessa hora.

Tem um arquiteto em BH (vou contar o milagre, mas não o santo) que, quando estudava em BH (uns 10 anos atrás), atendia seus clientes pelado e fumando maconha. Entre ele e um zé mané com escritório arrumadinho, se você não conhece o nome do elemento e nem de arquitetura, vai contratar quem??

Nisso é que coloco que, um equipamento bem estruturado e roupas arrumadinhas, podem cativar clientes mais que, uma XTi e crocs. Não mede a capacidade do profissional, mas a primeira impressão é a que fica.

Nunca imaginei que esse assunto teria uma repercusão com essa proporção.
Agradeço muito a todos que aqui vem expor seus pensamentos.
Portela, sinto-me inclinado a concordar com você. Pois quando se trata de prestação de serviços, temos de estar bem apresentaveis, e fazer a nosso favor o uso de todo possivel meio para executar-mos nosso trabalho com o maximo de perfeição possivel.  :ponder: (acho que nem eu entendi o que eu escrevi)  :hysterical:
Bom, trocando em miudos. Faz muita diferença sim um profissional que se mostre sempre bem trajado e que faça uso de bons equipamentos.
Exemplo:
Estou fazendo um tratamento odontologico, e fiz um orçamento em uma dentista ai. Confesso que depois que vi o consultorio dela  :eek: , dei uma desculpa lá e não voltei mais.
Acho que com o nosso ramo não e muito diferente. Visual faz diferença sim.  :ok:
Paciência é uma virtude. "aprendiz'