Autor Tópico: Canon SX30IS...quem tem uma?  (Lida 1519 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Dezembro de 2011, 15:52:18
Pessoal, gostaria de saber quem possui uma Canon SX30IS para trocarmos idéias sobre as possibilidades da máquina e configurações mais utilizadas.

Obrigado,

Daniel
Daniel

Instagram: @danacqua


fernando assis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2011, 09:58:33
Tenho uma, usei muito  pouco, mais por falta de tempo, mas também por ter me decepcionado muito com a câmera. Antes dela tinha uma canon S5is, que tinha uma qualidade de imagem muito melhor. Já estou tentando repassar essa cam. adiante. Tem uns bons recursos, o vídeo em 720p não fica ruim (apesar de uns artefatos típicos do sensor CCD, quando em luz solar), mas é decepcionante esta câmera, ainda mais quando comparada com suas antecessoras (que não eram nenhum exemplo de qualidade), sucessora (sx-40) e concorrentes.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2011, 11:59:11
Fernando, ao usar a sx30is no modo automático as fotos não saem show de bola mesmo. Acho que pra quem procura algo do tipo point and shoot ela pode ser decepcionante. Mas se vc começar a usar as diversas funções da máquina dá pra tirar fotos melhores. Mas vou te dizer que também me decepcionei um pouco, até mesmo pelo custo da máquina. Por pouco a mais já daria pra comprar uma DSLR de entrada. O lance é que agora não pretendo trocar de máquina, então estou investindo em conhecimento na tentativa de suprir esses problemas da máquina com conhecimento. Se for continuar com a máquina e quiser ir trocando idéias a respeito dela fico a disposição. Algumas dicas que já posso te dizer é usar os modos pré programados no "P" e evitar o ISO no automático em fotos com pouca luz, uma vez que os valores de 800 e 1600 oferecem um nível de ruído absurdo.

Daniel
Daniel

Instagram: @danacqua


fernando assis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2012, 09:15:36
Eu nunca uso no automático. Geralmente uso prioridade de abertura e iso também nunca deixo no automático, geralmente deixo em iso 100 ou 80 em ambiente mais iluminado, justamente tentando contornar a baixa qualidade do sensor. Dá para melhorar um pouco explorando os recursos manuais dela, mas não tem jeito, mesmo com iso baixo, velocidade do obturador alta e boa luminosidade, o ruído está lá (e os efeitos ruins da redução de ruído). Já desisti da câmera. Lembro que já tive uma antecessora dela, a S5is de 8MP e, mesmo não sendo uma câmera exemplar, era muito melhor que essa SX30is!!! Só espero conseguir vender logo! Sorte é que paguei barato, trouxeram dos EUA para mim, daí não devo perder dinheiro.


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2012, 20:01:24
d_acqua, o que vou escrever pode parecer brincadeira, mas não é. Se você é tem boa saúde e é novo, na casa dos 'inte' ou entrando na casa dos 'inta', dedique um tempo para aprender a máquina, tirar dela o máximo que ela pode dar. É um exercício de aprendizado que dá bons frutos, mesmo depois de você deixar a SX30 para trás. Há muita gente satisfeita com ela. Tenho um amigo que já ganhou concurso de fotografia com uma, conhece a máquina bem, e no momento não pensa em trocá-la.
Agora, se o confrade é bem avançado na casa dos 'enta'(quarenta, cinquenta, sessenta...), da qual não se sai, ou o prazo de validade está mais para  iogurte do que para relógio Rolex, considere a SX40. A diferença para melhor é muito, muito grande.
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2012, 22:16:25
Panet, concordo com você acho que dá pra aprender muito ainda, mesmo pra quem tá no "inta" indo pro "enta"... :D :D :D :  Percebi que tem bastante gente insatisfeita, mas também já vi muita gente que gosta da máquina. Particularmente, acho que uma câmera com tantos recursos e alguns defeitos, só irão me ajudaram a evoluir mais na fotografia. Sem dúvida quero migrar para uma DSLR, mas ainda quero abusar bastante dela.

Se tiver mais alguém aí usando a SX30IS estou a disposição para trocarmos idéias.

Abs a todos!
Daniel

Instagram: @danacqua