Autor Tópico: Uma tomada de decisão...  (Lida 2763 vezes)

helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 19 de Março de 2006, 21:58:04
A situação é essa: Um dia desses aí, indo pra faculdade, o onibus passou por um trecho onde teve um acidente.
Um carro fez o retorno em local proibido e deu-lhe em outro que ia fazer o retorno de forma correta. Ambos ficaram bem amassados.
Haviam reporteres de jornais locais. Um fotojornalista me chamou a atenção: ele estava fazendo fotos normais, como vemos muitas das vezes.
Reparei que o carro do jornal onde ele trabalha estava ao lado da placa que indicava o retorno proibido.
Então pensei: ele bem que podia subir no carro e fazer a foto da seguinte forma: colocar a placa junto dos carros batidos
Exemplo: (fiz isso bem rápido com algumas imagens coletadas pelo google, só p/ vcs terem uma idéia)


Ele tinha uma digital.
Digamos que voces estivessem no lugar dele e fossem fazer a foto desse jeito. Sendo que:
1) vocês teriam uma camera de filme.
2) com apenas uma foto (a ultima).
2) vocês não poderiam contar com ajuda posterior de um programa de edição de imagens.

Vocês deixariam toda a cena em foco?
Exemplo:


Vocês deixariam a placa desfocada (com os carros focados)?


Ou deixariam os carros desfocados (com a placa focada)?


Depois de optar pela resposta eu gostaria de saber porque escolheram esta.
Lembrem-se:
1) vocês teriam uma camera de filme.
2) com apenas uma foto (a ultima).
2) vocês não poderiam contar com ajuda posterior de um programa de edição de imagens.
« Última modificação: 19 de Março de 2006, 21:59:56 por helder84 »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 19 de Março de 2006, 22:09:31
Pensando no fotojornalismo, sem dúvida eu deixaria tudo em foco. Acho que a junção da placa com os carros batidos ao fundo já "dá" toda a notícia. ;)  


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2006, 22:12:58
Tudo em foco, o interessante seria pegar um ângulo que realçasse bem a placa.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2006, 22:14:33
Citar
Pensando no fotojornalismo, sem dúvida eu deixaria tudo em foco. Acho que a junção da placa com os carros batidos ao fundo já "dá" toda a notícia. ;)
Também concordo com o Bruno. Acho que de modo geral, o fotojornalismo utiliza fotos o mais "cruas" possíveis. Acho que o objetivo é menos artístico e mais informativo mesmo. Então, deixaria tudo focalizado.

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2006, 22:19:37
Citar
Citar
Pensando no fotojornalismo, sem dúvida eu deixaria tudo em foco. Acho que a junção da placa com os carros batidos ao fundo já "dá" toda a notícia. ;)
Também concordo com o Bruno. Acho que de modo geral, o fotojornalismo utiliza fotos o mais "cruas" possíveis. Acho que o objetivo é menos artístico e mais informativo mesmo. Então, deixaria tudo focalizado.

abraços!  :thmbup:
Sem sombra de dúvidas.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2006, 22:34:20
Deixando a placa desfocada e os carros em foco fica uma linguagem muito interessante como se tivesse dizendo "quando vc não vê direito a placa o resultado é esse". Já que não daria pra ver nitidamente a placa e ver o resultado (batida).

 :D
São Paulo - SP


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2006, 22:42:28
Concordo com o Leandro, daria uma boa imagem e idéia de falta de atenção ao se desfocar a placa. Poderia ser um pequeno desfoque apenas.  


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2006, 22:49:36
Concordo com o Leonardo.

Acredito que o carro batido era o objeto da reportagem fotográfica. A placa poderia enriquecer a composição.

Mesmo pq, se fosse a noite, para se ter mais prof. de campo o cara precisaria usar uma abertura pequena o que lhe exigiria luz.

Acredito que deixando os veículos focados, atenderia o objetivo da reportagem que seria falar da batida.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #8 Online: 20 de Março de 2006, 02:05:04
Citar
Deixando a placa desfocada e os carros em foco fica uma linguagem muito interessante como se tivesse dizendo "quando vc não vê direito a placa o resultado é esse". Já que não daria pra ver nitidamente a placa e ver o resultado (batida).

 :D
Acho que isso cairia melhor para uma campanha. Seguida da frase, lógico.

Se o caso é de fotojornalismo, deixar tudo focado enriqueceria a composição e a mensagem era passada de forma mais fácil..  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 20 de Março de 2006, 02:36:20
Citar
Citar
Deixando a placa desfocada e os carros em foco fica uma linguagem muito interessante como se tivesse dizendo "quando vc não vê direito a placa o resultado é esse". Já que não daria pra ver nitidamente a placa e ver o resultado (batida).

 :D
Acho que isso cairia melhor para uma campanha. Seguida da frase, lógico.

Se o caso é de fotojornalismo, deixar tudo focado enriqueceria a composição e a mensagem era passada de forma mais fácil..
 :thmbup:  


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #10 Online: 20 de Março de 2006, 07:37:47
Eu também deixaria a placa meio desfocada. Ficaria uma foto muito mais criativa, mesmo se tratando de fotojornalismo.
Abraços
Nelson
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Guga

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
Resposta #11 Online: 20 de Março de 2006, 16:25:58
Citar
Pensando no fotojornalismo, sem dúvida eu deixaria tudo em foco. Acho que a junção da placa com os carros batidos ao fundo já "dá" toda a notícia. ;)
Concordo com o Bruno.

Na minha opinião, quando falamos de fotojornalismo é importante deixar toda a cena em foco. Pois é tão importante mostrar a placa, e a batida como um exemplo ruim. Se deixasse um dos dois em foco, poderia enfatizá-lo, porém acho que a maior ênfase seria obtida quando deixamos o conjunto em foco: Tanto a placa, como os carros que colidiram. Isso mostraria um real problema causado pela imprudência!

Abraços!
Gustavo Vasques
Rio de Janeiro - RJ
Canon Powershot A520
http://gvasques.multiply.com
http://www.fotolog.net/gvasques


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Março de 2006, 00:21:58
Citar
Concordo com o Leonardo.
 
 Vc se acostuma  :doh:

  :nono:  :laughing:  
São Paulo - SP


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Março de 2006, 00:29:37
Citar
Na minha opinião, quando falamos de fotojornalismo é importante deixar toda a cena em foco.
 Isso é regra. Logo tem uma excessão.

 Uma das coisas que mais me desagrada em fotojornalismo é essa padronização e falta de inovação. Claro que não digo sair fazendo composições, iluminação criativa, etc em todas as fotos com fins jornalisticos. Mas eu sempre acho legal fugir do padrão que eu diria até que chega a ser um tanto quanto "point&shot".
São Paulo - SP


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 21 de Março de 2006, 08:26:13
Deixaria a placa em foco e os carros desfocados. Isso mais que qualquer coisa transmitiria a importância da placa. Ma verdade são três narrativas diferentes.

Tudo em foco é uma narrativa plana, onde o observador fará as correlações. É uma abordagem documental.

Foco nos carros é uma abordagem no fato. O fato é retratado perfeitamente, a placa desfocada é comentário.

Foco na plava e carros desfocados tem para mim a atração de não fazer exatamente da batida o assunto -eu não gosto de fotografar coisas assim- e fazer da inalização o foco deixando como um resultado meio genérico a batida mesma.

Interessante tópcio.