Autor Tópico: Mancha quando tirando foto contra o sol  (Lida 11368 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 21 de Dezembro de 2011, 08:53:38
Exatamente como o Natão falou. Este tipo de flare não se resolve com parassol porque a luz está incidindo quase frontalmente.

No entanto, o Luiz disse que estava usando polarizador e UV ??? O flare se forma pela reflexão na transição ar-vidro. Quanto mais elementos vc colocar na frente da lente, pior fica. Se estes elementos não tiverem um bom coating, pior ainda. Para este tipo de fotos eu aconselho a nunca usar o UV (aliás, UV para mim só em ambientes muito agressivos), e polarizador apenas se realmente quiser o efeito, mas mesmo assim é bom fazer uma foto sem ele para ver como fica.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 21 de Dezembro de 2011, 10:09:18
Exatamente como o Natão falou. Este tipo de flare não se resolve com parassol porque a luz está incidindo quase frontalmente.

No entanto, o Luiz disse que estava usando polarizador e UV ??? O flare se forma pela reflexão na transição ar-vidro. Quanto mais elementos vc colocar na frente da lente, pior fica. Se estes elementos não tiverem um bom coating, pior ainda. Para este tipo de fotos eu aconselho a nunca usar o UV (aliás, UV para mim só em ambientes muito agressivos), e polarizador apenas se realmente quiser o efeito, mas mesmo assim é bom fazer uma foto sem ele para ver como fica.

Tudo bem Alexandres,

Então... Nesta foto eu estava usando filtro polarizado. Tenho dois filtros um polarizado e outro UV.

Quando comprei a câmera o vendedor me falou que era necessário os filtros e com eles não precisava usar parasol! Pois bem, comprei os dois na idéia de que o UV seria para proteção da lente, sendo assim não precisava tirar nunca. O polarizado, foi dito como comparação a usar óculos escuro na lente !!!

Aí eu pergunto:

Se eu não usar, por exemplo, o filtro polarizado contra o sol isso irá prejudicar meu sensor ou qualquer outra coisa ????? O UV posso deixar o tempo todo instalado sem problemas, isso até mesmo como proteção ??

Obrigado !

Abraços !!
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #17 Online: 21 de Dezembro de 2011, 10:14:42

Se eu não usar, por exemplo, o filtro polarizado contra o sol isso irá prejudicar meu sensor ou qualquer outra coisa ????? O UV posso deixar o tempo todo instalado sem problemas, isso até mesmo como proteção ??


Não há risco algum com relação a isso, pois a objetiva já tem um pre coating UV e se não me engano o filtro do sensor também. Assim como IR. Filtro é como o AlexandreS mencionou, só para situações agressivas ou de proteção do elemento dianteiro da objetiva. Mas como a foto acima não parece ser num local truculento, só retirar e boa parte das manchas somem.


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 21 de Dezembro de 2011, 10:23:10
Exatamente como o Natão falou. Este tipo de flare não se resolve com parassol porque a luz está incidindo quase frontalmente.

No entanto, o Luiz disse que estava usando polarizador e UV ??? O flare se forma pela reflexão na transição ar-vidro. Quanto mais elementos vc colocar na frente da lente, pior fica. Se estes elementos não tiverem um bom coating, pior ainda. Para este tipo de fotos eu aconselho a nunca usar o UV (aliás, UV para mim só em ambientes muito agressivos), e polarizador apenas se realmente quiser o efeito, mas mesmo assim é bom fazer uma foto sem ele para ver como fica.


Não há risco algum com relação a isso, pois a objetiva já tem um pre coating UV e se não me engano o filtro do sensor também. Assim como IR. Filtro é como o AlexandreS mencionou, só para situações agressivas ou de proteção do elemento dianteiro da objetiva. Mas como a foto acima não parece ser num local truculento, só retirar e boa parte das manchas somem.

Legal...

Obrigado !!

Pensei que se tirasse o filtro polarizado quando fotografar diretamente contra o sol, isso danificaria minha câmera bem como o sensor e outras partes da lente !!!!

Valeu !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #19 Online: 21 de Dezembro de 2011, 13:38:27
Qualquer elemento óptico que se coloque na frente da objetiva, se não for de boa qualidade, acarreta perda de nitidez e propicia o aparecimento de flares e aberrações cromáticas.

Eu (e aí é minha opinião pessoal) só uso filtro UV quando o ambiente é agressivo. Por exemplo, se vou fotografar a beira mar uso o filtro para proteger o elemento óptico frontal da maresia, que "meleca" tudo. Chegando em casa, limpo o filtro e pronto. Ou situações onde alguma coisa pode saltar e bater na lente, ou se existe a possibilidade de alguém enfiar um dedinho engordurado de brigadeiro nela rsrsrs.

Fora isso, normalmente o parassol já ajuda como proteção.

Filtro polarizador tem a função básica de bloquear reflexos de superfícies não metálicas. Com isso conseguimos azuis mais profundos e nuvens mais claras e a vegetação também fica mais verde em função da ausência do reflexo da luz do sol nas folhas. Também pode-se tirar reflexos de vidros e de lâminas dágua. Mas tudo isso depende do ângulo da luz refletida.

Faça um teste e posicione o polarizador em frente ao monitor de LCD. Se o filtro for de boa qualidade, a medida que vc gira o elemento frontal do filtro, a luminosidade do LCD deve diminuir até desaparecer completamente, dando a impressão de que está desligado.



« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 13:43:18 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Dezembro de 2011, 14:18:54
Qualquer elemento óptico que se coloque na frente da objetiva, se não for de boa qualidade, acarreta perda de nitidez e propicia o aparecimento de flares e aberrações cromáticas.

Eu (e aí é minha opinião pessoal) só uso filtro UV quando o ambiente é agressivo. Por exemplo, se vou fotografar a beira mar uso o filtro para proteger o elemento óptico frontal da maresia, que "meleca" tudo. Chegando em casa, limpo o filtro e pronto. Ou situações onde alguma coisa pode saltar e bater na lente, ou se existe a possibilidade de alguém enfiar um dedinho engordurado de brigadeiro nela rsrsrs.

Fora isso, normalmente o parassol já ajuda como proteção.

Filtro polarizador tem a função básica de bloquear reflexos de superfícies não metálicas. Com isso conseguimos azuis mais profundos e nuvens mais claras e a vegetação também fica mais verde em função da ausência do reflexo da luz do sol nas folhas. Também pode-se tirar reflexos de vidros e de lâminas dágua. Mas tudo isso depende do ângulo da luz refletida.

Faça um teste e posicione o polarizador em frente ao monitor de LCD. Se o filtro for de boa qualidade, a medida que vc gira o elemento frontal do filtro, a luminosidade do LCD deve diminuir até desaparecer completamente, dando a impressão de que está desligado.

Alexandres,

Sem comentários... muito obrigado pela ajuda !!

Alias, agradeço a todos que me ajudaram até agora !!!

Ps. Se alguém tiver outras opiniões... agradeço !!

Valeu !

Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Dezembro de 2011, 14:22:59
Qualquer elemento óptico que se coloque na frente da objetiva, se não for de boa qualidade, acarreta perda de nitidez e propicia o aparecimento de flares e aberrações cromáticas.

Eu (e aí é minha opinião pessoal) só uso filtro UV quando o ambiente é agressivo. Por exemplo, se vou fotografar a beira mar uso o filtro para proteger o elemento óptico frontal da maresia, que "meleca" tudo. Chegando em casa, limpo o filtro e pronto. Ou situações onde alguma coisa pode saltar e bater na lente, ou se existe a possibilidade de alguém enfiar um dedinho engordurado de brigadeiro nela rsrsrs.

Fora isso, normalmente o parassol já ajuda como proteção.

Filtro polarizador tem a função básica de bloquear reflexos de superfícies não metálicas. Com isso conseguimos azuis mais profundos e nuvens mais claras e a vegetação também fica mais verde em função da ausência do reflexo da luz do sol nas folhas. Também pode-se tirar reflexos de vidros e de lâminas dágua. Mas tudo isso depende do ângulo da luz refletida.

Faça um teste e posicione o polarizador em frente ao monitor de LCD. Se o filtro for de boa qualidade, a medida que vc gira o elemento frontal do filtro, a luminosidade do LCD deve diminuir até desaparecer completamente, dando a impressão de que está desligado.

Alexandres,

Aproveitando da sua boa vontade... Rs

Você usa algum editor de imagem, como por exemplo Photoshop, lightroon ou Aperture ?

Tenho um Mac e para tirar as manchas que você viu utilizei iPhoto (programa que já vem instalado). Estava pensando em pegar o Aperture.

Você indicaria algum ? Sem muita dificuldade para aprender !!!
Saberia me dizer se o aperture (pois é o da Apple e eu tenho um Mac) é bom ??? Se ele faz marca d'água para identificar a foto no rodapé ???

Obrigado mais uma vez !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #22 Online: 21 de Dezembro de 2011, 14:33:37
Luiz, eu fotografo unicamente em RAW, então minha pós-produção é obrigatória.

Para converter os arquivos uso o DPP, programa que acompanha as cameras Canon, ou o LightRoom. Não uso Photoshop e tenho o GIMP instalado (programa free semelhante ao Photoshop) que uso apenas quando quero fazer alguma montagem ou algo assim.

O DPP é um programa bastante simples, sua função primária é fazer a conversão do RAW (o que faz muito bem) e a vantagem é que usa os parâmetros setados na camera como default para conversão, facilitando bastante o trabalho de pós. Se vc fotografa em JPG, não é muito útil, se vc fotografa ou pensa em fotografar em RAW (o que aconselho fortemente) é um bom ponto de partida para aprender.

O LR é um programa bem mais complexo, que permite fazer a conversão do RAW e diversos tipos de ajuste. O bom é que existem alguns plugins para LR que são muito práticos. Por exemplo, o LR/Mogrify permite a vc redimensionar, colocar bordas, inserir textos ou marca dágua, limitar o tamanho da imagem, tudo durante o processo de conversão, em apenas um clique de mouse.

Se vc pretende usar o LR, os podcast's em vídeo do Clicio são um bom ponto de partida para ver as potencialidades.

http://www.clicio.com.br/portuguese/podcast.html

O Aperture não conheço, então não posso opinar.

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 21 de Dezembro de 2011, 16:36:58
Luiz, eu fotografo unicamente em RAW, então minha pós-produção é obrigatória.

Para converter os arquivos uso o DPP, programa que acompanha as cameras Canon, ou o LightRoom. Não uso Photoshop e tenho o GIMP instalado (programa free semelhante ao Photoshop) que uso apenas quando quero fazer alguma montagem ou algo assim.

O DPP é um programa bastante simples, sua função primária é fazer a conversão do RAW (o que faz muito bem) e a vantagem é que usa os parâmetros setados na camera como default para conversão, facilitando bastante o trabalho de pós. Se vc fotografa em JPG, não é muito útil, se vc fotografa ou pensa em fotografar em RAW (o que aconselho fortemente) é um bom ponto de partida para aprender.

O LR é um programa bem mais complexo, que permite fazer a conversão do RAW e diversos tipos de ajuste. O bom é que existem alguns plugins para LR que são muito práticos. Por exemplo, o LR/Mogrify permite a vc redimensionar, colocar bordas, inserir textos ou marca dágua, limitar o tamanho da imagem, tudo durante o processo de conversão, em apenas um clique de mouse.

Se vc pretende usar o LR, os podcast's em vídeo do Clicio são um bom ponto de partida para ver as potencialidades.

http://www.clicio.com.br/portuguese/podcast.html

O Aperture não conheço, então não posso opinar.

Abçs

Ok !!!!

Valeu !

Obrigado mais uma vez !!!

Abraços !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral