Autor Tópico: desgaste de uma DSRL filmando  (Lida 8455 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Online: 20 de Dezembro de 2011, 22:29:00
Eh verdade q hah um desgaste prematuro da camera em filmagens, comparando com o ato de bater fotos?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


soumarcos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2011, 10:24:51
Essa é uma questão pertinente e de difícil resposta. Eu faço vídeos e sempre me vejo discutindo sobre esse assunto. Vou colocar aqui a resposta que li de um técnico em eletrônica:

Sou tecnólogo em eletrônica e posso explicar. Quando falamos em vida útil de uma DSLR, geralmente nos referimos à durabilidade dos componentes mecânicos que está especificada pelo fabricante.
Em relação à gravação de vídeo, a vida útil passa a ser a do próprio CCD ou CMOS que variará de acordo com tempo de uso e cuidados com excessos a exposições de luzes fortes já que o diafragma de uma DSLR não é dinâmico como o de uma Handycam. Todo componente eletrônico tem uma vida útil e também sofre desgastes por tempo de uso incluindo o CCD e o CMOS. O fato é que se usarmos uma DSLR como se fosse uma Handycam, a qualidade da imagem diminuirá gradualmente, mas só será percebido se compararmos uma DSLR muito usada com uma nova do mesmo modelo.

Mesmo assim ainda tenho minhas dúvidas. Por curiosidade, olha esse vídeo de um cara filmando um show onde o laser bate diretamente no sensor:

http://www.youtube.com/watch?v=J0TgaGePhJA

abs
Marcão


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2011, 19:08:39
MAD, creio que essa é uma preocupação boba. Eu tinha essa mesma preocupação, e depois de ouvir MUITOS colegas fotógrafos que trabalham MUITO com filmagem, percebi que é besteira.
O que desgasta na câmera é a parte mecânica (obturador). o Sensor tem sim um leve desgaste, natural, com o tempo. Mas é a mesma coisa que vc ter uma filmadora. Quanto tempo dura uma filmadora? Já conversei com o Evandro Rocha, Everton Rosa, etc, e eles me falaram: Usam Mark II para filmagem a mais de 6 anos, com MUITO trabalho, e está tudo normal, sem problemas. Claro, alguns cuidados devem ser observados: o sensor esquenta se vc filma direto com ela. A Mark II grava cerca de 15 minutos de video ininterrupto. Mas se vc for fazer diversos takes curtos, sem problema. Se perceber que a camera esquenta, dá um tempinho, resfrie-a. Tenha sempre mais 1 ou 2 ajudantes na filmagem, pra não correr riscos de perder cenas. NUNCA aponte para lasers nas baladas, qualquer câmera exposta ao laser direto ocorre a queima de pixels no sensor. Um colega meu passou por isso e teve que desembolsar quase R$ 2.000 pra troca de sensor numa câmera (filmadora). Sol a mesma coisa. Evite apontar direto pro sol. Takes curtos, bem rápidos, tudo bem, mas não apontar e ficar focado no sol. Imagine qdo vc pega uma lupa e aponta pro sol. Imagine que aquele pontinho que 'queima' é bem onde estará o sensor... então já sabe o que pode acontecer.

Mas de resto, use a vontade sem preocupação.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2011, 19:17:57
e eles me falaram: Usam Mark II para filmagem a mais de 6 anos, com MUITO trabalho.


Aqui há um equivoco da tua parte Regis. A primeira DSLR que filma foi a D90 e ela tem pouco mais de 3 anos de mercado. Não é possível que a Tenha MKII com 6 anos até mesmo porque ela foi lançada no final de 2008, ou seja, ela tem exatamente 3 anos.


Deivid Gomide

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2011, 19:37:11
Pessoal,me ajudem qual camera é melhor para fimagem em estudio com iluminação.
Nikon D5100 ou Canon T3i, e porque uma é melhor que outra?


soumarcos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2011, 18:19:08
Pessoal,me ajudem qual camera é melhor para fimagem em estudio com iluminação.
Nikon D5100 ou Canon T3i, e porque uma é melhor que outra?

Deivid, dá uma olhada nesse comparativo.

http://www.youtube.com/watch?v=t6vXnSEPpQ4

A filmagem das duas é muito semelhante. Assisti esse vídeo na minha tv em 1080 e achei a imagem da T3i  um pouco melhor. Pode ser questão de ajuste, as duas são muito semelhantes. Agora, esse vídeo só mostra a filmagem sem o áudio, já vi vídeos das duas câmeras onde o áudio da T3i é bem melhor, a D5100 me pareceu um pouco fraco, captando muitos ruídos de fundo. Enfim, aí vai de você usar um microfone externo, regular...

abs


Philipe3d

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
  • Visite o Mundo Gump
    • MUNDO GUMP
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2012, 19:04:35
Queria ressaltar que ao usar o Magic Lantern para filmar, o audio dela tem um ganho e uma filtragem melhor.