Autor Tópico: Balanço entre iso e exposição com pouca luz ... dúvida  (Lida 6444 vezes)

ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #30 Online: 28 de Dezembro de 2011, 14:16:28
Citar
Estou com a minha 60D na mão, consegui selecionar RAW e S3

No manual tem um quadro com todas as configurações mostrando quantidades de fotos e outros detalhes. Nesse quadro não mostra essa configuração ... por isso deduzi que não seria possível...mas se dá, melhor então... :)


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 28 de Dezembro de 2011, 14:23:12
No manual tem um quadro com todas as configurações mostrando quantidades de fotos e outros detalhes. Nesse quadro não mostra essa configuração ... por isso deduzi que não seria possível...mas se dá, melhor então... :)

Então Ferdu,

Sendo assim, só usaria RAW + JPG para uma pronta entrega das fotos ??? Se não pensar assim não teria a necessidade, correto ? Até mesmo porque ocupa mais espaço em meu cartão e depois no HD ?!?!

Valeu !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #32 Online: 28 de Dezembro de 2011, 14:39:44
sim...vc só precisa tirar em raw + jpg se tiver que usar a foto imediatamente ...se tiver tempo, é mais vantagem tirar só em RAW...vai ocupar menos espaço no cartão e vai virar um jpg melhor ...


Luiz Amaral

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 31 de Dezembro de 2011, 01:17:48
sim...vc só precisa tirar em raw + jpg se tiver que usar a foto imediatamente ...se tiver tempo, é mais vantagem tirar só em RAW...vai ocupar menos espaço no cartão e vai virar um jpg melhor ...

Blz Ferdu,

Tá falado !!

Obrigado !

Feliz Ano Novo a você e família !
Canon EOS 60D / Canon Grip BG-E9
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon SPEEDLITE 430EX II
www.cmteamaral.com.br / http://500px.com/CmteAmaral


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #34 Online: 31 de Dezembro de 2011, 02:29:07
Xará, que ótimas postagens. Parece uma (ótima) aula sobre o assunto. Muito obrigado pelo empenho em auxiliar a nós que estamos começando  :ok:


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #35 Online: 31 de Dezembro de 2011, 13:32:47
O post do Alexandre já diz tudo.
Superexpor a imagem, modo RAW e procurar um angulo mais luminoso são as dicas.
Analisando a cena e definindo a velocidade correta para conseguir seu objetivo, deve-se trabalhar com ISO e analisar a profundidade de campo desejada para trabalhar com abertura da lente.

Tudo depende da cena.

Por exemplo, em uma festa onde você vai tirar um retrato de seus amigos... são objetos estáticos, que estarão sorridentes e parados esperando o "X"...você pode analisar o ambiente, pedirem para que mudem de posição, enfim trabalhando com a luz a seu favor, fazendo todo o descrito acima e ainda pensar em usar um Flash caso ambiente permita.

Agora no teatro por exemplo, onde os atores estão se movimentando, você não vai poder ficar zigue zaguiando pelo local para achar uma melhor posição, e também não vai poder jogar um flash na cara dos artistas... vai ter que trabalhar com maior velocidade para congelar a cena... etc...
Ae a lente ajuda e muito... uma lente mais "clara" e com IS faz diferença.

Mas nos ambientes caseiros, da para se safar estudando a cena e tirando o máximo do equipamento.

E modo RAW sempre ligado.

Não vejo sentido em RAW + JPEG, a não ser como citado, você em um evento, sem lap top e no final tem que esperar o cartão de memória e já passar o resultado para quem comprou, sem nenhum tipo de edição.

Atualmente eu faço assim, tiro em RAW... jogo no PC, vou uma navegada nas fotos, deleto as indesejável.... e se tiver alguma que eu queria publicar ou revelar.... eu trato e gero o JPEG... caso contrário deixo em RAW mesmo, pois através de SW e plugins, você consegue visualizar o RAW... não precisa gerar o JPEG "a toa"
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ