Autor Tópico: Dúvida ótica  (Lida 1974 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 04 de Abril de 2006, 14:15:59
Olá meus colegas de cultura! Há tempo eu não escrevia por aqui...

Bem.. vejam as duas imagens a seguir. Elas já dizem "quase" tudo:

A    e B  

Fotos feita com uma FZ20 e uso de tripé. Não havia vento nem brisa, a folha permaneceu imóvel. Não fiz crop. A folha, primeiro plano, estava ha 5 ou 6mm de distância da lente.

Apesar de a foto A estar em 6mm, é a B que, na imagem em primeiro plano, mostra uma área maior da folha. No segundo plano, o fundo, aconteceu o esperado: ao passar de 6mm para 8mm, o ângulo fechou um pouco. Mas no primeiro plano, ele aparentemente abriu.

Alguém sabe explicar esse "efeito" ou "defeito" ou sejá lá o que for?  :denken:

Um abraço a todos. Estou feliz por estar voltando ao fórum!  :bye1:
« Última modificação: 04 de Abril de 2006, 14:16:42 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2006, 14:27:40
Xiru houve alteração na perspectiva da foto, a câmera ou a folha  certamente se moveram.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2006, 14:48:17
Não se moveram. Ja fiz o mesmo teste com a câmera colada no monitor do PC. (com um filtro UV velho pra proteger a lente) e o resultado foi o mesmo.  ;/

perai, vou fazer de novo no PC...
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2006, 15:07:28
6mm  

9mm  

10mm  

 
A borda do filtro está encostada no monitor. Mesmo que eu movessa para um lado, do outro lado um pedaço de uma letra sairia de quadro. Mas como podes ver, em todas bordas há mais área enquadrada...

 :denken:


EDIT:
Nota-se que em 9mm as linhas estão um pouco menos curvas... isso sim se espera ao fechar o ângulo...
« Última modificação: 04 de Abril de 2006, 15:24:36 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2006, 15:38:37
provavelmente é o foco. Os elementos da lente se movem para focar. Talvez essa relação na sua camera dê esse resultado estranho.

muitas pessoas reclamam q compram uma lente X mm mas que ela não alcança realmente X mm normalmente, só quando está focada no infinito.

Não sei se existe uma relação ai... É mais para palpite mesmo... Só pra não falar que a máquina "maluqueceu".
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2006, 15:50:02
Citar
provavelmente é o foco. Os elementos da lente se movem para focar. Talvez essa relação na sua camera dê esse resultado estranho.

muitas pessoas reclamam q compram uma lente X mm mas que ela não alcança realmente X mm normalmente, só quando está focada no infinito.

Não sei se existe uma relação ai... É mais para palpite mesmo... Só pra não falar que a máquina "maluqueceu".
Bem, pode ser, não sei...

Mas o foco estava em manual, e não "re-foquei" após o zoom...

Não é a primeira "maluquice" das FZ. Há algum tempo o Gustavo RM postou um tópico que deu muito o que falar, sobre se a lente, que em alguns modelos se diz 2.8 em todo seu range, era realmente 2.8...
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2006, 16:43:31
Isso foi em modo macro?
Nesse modo, que ue saiba, o sistema optico e modificado, fazendo com que a variação do 'zoom' eo foco tenham comportamentos diferentes.
Mas... sei-la.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2006, 16:49:19
Citar
Isso foi em modo macro?
Nesse modo, que ue saiba, o sistema optico e modificado, fazendo com que a variação do 'zoom' eo foco tenham comportamentos diferentes.
Mas... sei-la.
Não.. foi em modo manual mesmo. A câmera stava toda em manual, como uso 90% das vezes.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2006, 17:11:23
Tendo como o Artigo do Leonardo sobre distância focal e correlatos, e estrapolando um pouco mais.
Acho que isso e um efeito devido a contrução da lente (conjuto optico).
O artigo usa uma lente única para desenhar o caminho dos raios de luz, formando um cone.
Mas, na realidade, a 'lente' e formado por diversos outros elementos que podem modifca de muitas formas o caminho do luz.
Repare que na lente a pelo menos dois conjuntos que se movem, a lente externa ea que menos se move durante o zoom.
Vamos supor que o sistema tenta ao maximo aproveitar toda a aréa da primeira lente, independente da distância focal.
Fazendo dessa lente um pivo para uma espécie de gangorra, perto da lente a variação do cateto oposto vai ser muito pequena.
To sem um programa de desenho aqui para esquematizar isso.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2006, 21:31:37
Ai vc está em modo macro, no modo macro a coisa é um pouco diferente, estamos lidando com magnificação e não exatamente com distância focal. No modo macro o sistema de foco pode ser alterado "enganando" o sistema que mede a distância focal, isso acontece na grande maioria das compactas, porque a ótica fica totalmente modificada, algumas não conseguem nem fazer zoom no modo macro porque os grupos usados para isso são modificados de tal forma a permitir o foco a essa distância, ou seja, nesse modo de foco os grupos responsáveis pela distância focal passam a se agrupar de forma totalmente diferente para atender às demandas da lente míope (para macro).
« Última modificação: 04 de Abril de 2006, 21:35:01 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2006, 22:34:19
Bem..
Leo, o que vc quer dizer exatamente com "modo macro"? Se se refere a uma focalização de algo muito próximo à lente, está ok. :thmbup:

Mas se se refere ao modo macro da cêmara, daí não. :stop:   Como eu disse, a câmera estava no M, manual, é só olhar o Exif da imagem. E o foco tbm no manual, e não fiz novo foca para a segunda ou a terceira foto...  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2006, 22:47:19
Xiru independente de estar no manual ou não vc estava usando o modo macro da câmera, toda câmera tem uma distância de foco mínima nativa, para ativar o macro em cima dela vc tem que deixar a lente miope, certamente a essa distância que vc fez a foto você já estava operando com a lente miope, basta vc ver se você conseguiria esse mesmo foco no AF em modo normal, caso tivesse que acionar o macro é porque é necessário alterar a distribuição ótica, independente ou não de estar no manual..
« Última modificação: 04 de Abril de 2006, 22:47:37 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2006, 22:58:08
Mmmmmmmmmmmmm!!! Certo! Certo!
É, agora (finalmente pra mim) tá fazendo sentido mesmo.  :thmbup:

Será que tem algum link mostrando como que acontece fisicamente essa "transição", que é qdo a câmera passa a ser "míope"? É que eu tenho aqui comigo o "inútil e o desagradável": sou bem curioso pra isso de ótica (to lendo "A Câmera, do Adams, mto bom), mas ao mesmo tempo é uma coisa que demoro pra conseguir cair a ficha. Tenho q ler 10 vezes, imaginar, desenhar.. q nem se faz com criança.

Mas valeu, já tá bem mais claro!  :photo:  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2006, 00:37:07
Xiru isso depende da câmera, mas normalmente o efeito mais usado é o do tubo extensor. :)
« Última modificação: 05 de Abril de 2006, 00:37:18 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.