Autor Tópico: Cores de cinema com DSLR, plugin ou configurações de cor?  (Lida 14075 vezes)

regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Online: 22 de Dezembro de 2011, 19:13:12
Tenho visto diversos vídeos no Youtube/Vimeo com cores iguais de cinema.
Gostaria de saber se algum colega sabe se essas cores consigo 'obter' diretamente na câmera, como um preset, ou se sempre é feito na pós produção.

Se for na Pós Produção, conhece algum programa/plugin específico pra isso?
Existe um 'padrão' que é seguido pra esse tom de cinema? Pois vejo que em cinema é sempre bem parecido, dá a impressão que é algo como:
- saturação muito baixa
- tirar o máximo de vermelho
- contraste baixo (ou alto as vezes)
- detalhes (sharp) alto
- tonalidade: um pouco quente.

Mas já fiz um preset desse tipo, ficou até legal mas falta alguma coisa q não consegui identificar.


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2011, 23:22:55
Tenho visto diversos vídeos no Youtube/Vimeo com cores iguais de cinema.
Gostaria de saber se algum colega sabe se essas cores consigo 'obter' diretamente na câmera, como um preset, ou se sempre é feito na pós produção.

Se for na Pós Produção, conhece algum programa/plugin específico pra isso?
Existe um 'padrão' que é seguido pra esse tom de cinema? Pois vejo que em cinema é sempre bem parecido, dá a impressão que é algo como:
- saturação muito baixa
- tirar o máximo de vermelho
- contraste baixo (ou alto as vezes)
- detalhes (sharp) alto
- tonalidade: um pouco quente.

Mas já fiz um preset desse tipo, ficou até legal mas falta alguma coisa q não consegui identificar.

Rapaz, não existe uma receita mágica, o processamento cruzado de cores pode vir de diversas formas. Basicamente há alterações no Balanço de Branco, mistura de cores através de canais Alpha (Blend Modes), plug-ins diversos, alterações na própria câmera, alteração de valores dos canais RGB via software ou direto na câmera com WB Shift, etc, etc, etc... O mais prático é instalar Plug-ins no Premiere, Final Cut ou mesmo Vegas Pro, caso você não queira perder horas brincando de editor.  :ok:
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2011, 12:24:01 por Malheiros »
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2012, 11:49:55
Obrigado Malheiros,

Instalei o preset Cinestyle, gostei MUITO do resultado.
Interessante mesmo. Só não consegui ainda entender como esse preset funciona. Tentei MANUALMENTE fazer todas as mesmas combinações de cores, contraste, balanço de branco, etc que esse preset traz, mas o resultado não chega nem perto... o que será que esses presets alteram na câmera?


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2012, 00:19:21
Nenhum preset da camera vai te dar um resultado parecido com cinema, o cinestyle diminui o contraste, pra camera ter mais latitude (mais tons entre o mais claro e o mais escuro) e ter mais informação pra poder ser mexida na pós.
O plugin magic bullet, é o plugin mais indicado pra quem não sabe fazer correção de cor, ele tem muitos presets que são bem "usáveis", funciona com os principais editores de vídeo.


Epix

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2012, 22:09:49
Saber trabalhar com luz como no cinema também ajuda... e isso é complicaaaaado... :)


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2012, 00:05:42
Nenhum preset da camera vai te dar um resultado parecido com cinema, o cinestyle diminui o contraste, pra camera ter mais latitude (mais tons entre o mais claro e o mais escuro) e ter mais informação pra poder ser mexida na pós.
O plugin magic bullet, é o plugin mais indicado pra quem não sabe fazer correção de cor, ele tem muitos presets que são bem "usáveis", funciona com os principais editores de vídeo.

Concordo com o amigo e gostaria de completar. A melhor forma de chegar a um estilo parecido com o cinema é entender um pouco de correção de cor. Os plugins, na minha opinião, muitas vezes estragam a imagem, hora por muito contraste, hora por pouco contraste. Entenda que entender um pouco de curvas e processo cruzado de cores é um ótimo inicio.
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


nijjam

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
  • Canon 60D, 18-135mm, 50mm 1.8
    • YOUTUBE
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2012, 15:06:10
Interessate, teria algum tutorial dando dicas de como aprender sobre os processos das cores e talz para conseguir uma edição mais proxima? Valeo!
Canon 60D, 18-135mm, 50mm 1.8


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2012, 11:25:35
Não achei os plugins muito bons não... Mesmo os magic bullets

Vale a pena mexer manualmente mesmo. Eu uso a própria ferramenta do Final Cut Pro X e tem me dado ótimos resultados.

exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=3z5coU9K-bc&feature=plcp

Eu uso o Cinestyle (ótimo recurso!) e ao gravar a 24FPS já é meio caminho andado pra dar aquele feeling de cinema! O resto é mexer com cores, saturação, contraste, etc.

Só queria que o Finalcut tivesse Filtro de grãos tão bons quanto a de programas de edição de fotografia (Lightroom, por exemplo) pq o filtro (plugin) de grão nativo do FC é tão ruim quanto os magic bullets.. triste! Totalmente artificial :/

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2012, 16:31:34
Nenhum plugin é "muito bom" mesmo, eles são um quebra galho pra quem não tem tempo de dedicação pra aprender correção. Eu uso speedgrade do premiere 6 e to começando a mexer no davinci (este sim é pro), mas já vi muita coisa aceitável de gente usando plugin, um plugin bem aplicado é melhor que uma correção de cor mal feita. Mas enfim, plugin é só quebra galho, nada mais que isto.

O melhor jeito de se chegar ao efeito cinemático nem é com muita correção de cor, nem gravando em 24p, mas é sabendo usar iluminação corretamente, como disse o colega Epix acima.


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2013, 22:15:00
Upando aqui, pessoal, alguém me diga, instalar esse Cinestyle não danifica a câmera, não? Li sobre ele no site, que ele é passado para a cam atraves do software que vem no CD da câmera (o EOS Utility). Mas não dá nada de errado, nenhum bug?


Sabuga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr ficou 3 anos parado, agora voltou :)
Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2013, 23:40:28
Sou completo ignorante em vídeo, bem mais ignorante do que em foto.
Fiz UM video na minha vida toda (filmado, animação ja fiz alguns)

fiz esse vídeo aqui: http://youtu.be/D4B9R_z03TQ, nem precisa analizar o amadorismo e a fala de técnica :p, pra ter idéia comecei com foco automático... Mas valeu a intenção.
Baixei uns presets desse cara http://cineblur.com/, o que usei foi do instagram eu ele fez. Talvez tenha um que ossa te ajudar.

Tentando aprender!
Nikon D7000
50mm 1.8 NIKKOR + 50-300mm NIKKOR + 18-105mm NIKKOR
------------------------------------------------------------------------------
http://www.flickr.com/photos/sabugrotz/