Autor Tópico: Fotografafia de Shows  (Lida 3023 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 20 de Março de 2006, 02:13:38
Amigos, estou para fechar alguns trabalhos de cobertura de shows, mas ainda não tenho certeza sobre a forma de cobrança. Penso inicialmente em três formas distintas, mas não sei qual delas é a mais adequada e se não existem outras melhores:

- Cobrar um valor fixo, entregando aos músicos um CD com "x" fotos em alta resolução. Não me preocupo em ter que estar provienciando ampliações a todo momento, mas também não ganho nada com as futuras ampliações feitas pela banda;

- Cobrar um valor fixo e estabelecer um número de fotos a serem entregues ampliadas em determinado tamanho, tudo isso sendo acertado previamente;

- Fazer as fotos, selecionar as melhores (mas em grande número) e negociar a ampliação de cada uma separadamente, cobrando por foto vendida.

Inicialmente, acredito que possa negociar com os clientes e ver qual delas eles preferem. Mas também gostaria de ouvir a opinião de quem trabalha nessa área, se for possível. Outra coisa: estou em dúvida em relação a quanto cobrar em cada um dos casos. Não peço para que ninguém coloque valores aqui, pois isso sempre acaba gerando polêmicas desagradáveis. Mas se alguém quiser me mandar alguma referência por PM, eu agradeceria. :post:  


Ray

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2006, 09:05:35
Olá Bruno,
Nunca fiz este tipo de trabalho, só algumas festas infantis.
Mas a terceira opção me parece mais coerente, acho que nesta você presta um melhor serviço e pode ganhar melhor também.

Abraços

Ray


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2006, 11:07:54
Fala bruno..
o Renato Reis trabalha com isso.
Conversa com ele...
 :thmbup:  


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #3 Online: 20 de Março de 2006, 12:19:34
não sei se a 3° opção seria legal...vai que tu faz várias fotos e a banda escolhe poucas?

tu pode fazer cobrar um valor fixo por um certo número de fotos, e futuras ampliações tu cobra..
Sul Foto Clube


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #4 Online: 20 de Março de 2006, 12:42:17
Olá Bruno, cobra por trabalho e não por foto separadamente. Entrega o cd e pronto. Dá menos trabalho e você recebe um fixo pelo serviço. Quantas horas ficará no show? 2, 3?

Acho assim melhor porque você dá o direito de a banda ficar com as fotos. Acho bem justo! Afinal, eles vão gostar muito de ter um banco de imagens para arquivo da banda! Não gosto de ficar segurando clientes e atrelar meu serviço à serviços posteriores. Acho melhor vender o trabalho todo, ou seja, cobrar pelo serviço todo.


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #5 Online: 20 de Março de 2006, 12:48:04
Eu acho que o ideal é fazer as fotos já com um numero mínimo de ampliações. Junto com as ampliações vc entrega um CD com as fotos em baixa (e de preferência com marca d'água) de todas as selecionadas. Caso a banda se interesse por novas ampliações, já vão ter todas as fotos disponíveis em mão para poder escolher e negociar com você.

Mas eu procuro ser bem flexivel, existem certos clientes que querem outros tipos como pagar por saida, ou por um numero estipulado de fotos em um CD. Nesses casos vc deve avaliar bem o valor, já que não vai ganhar com ampliações.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 21 de Março de 2006, 02:23:33
Amigos, muito obrigado pelas dicas de vocês. Ainda estou montando meu esquema de trabalho e é muito bom contar com a colaboração de quem já tem mais experiência com esse tipo de fotografia. :thmbup:  


Eudes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
    • http://www.eudesdesantana.pop.com.br http://www.flickr.com/photos/eude
Resposta #7 Online: 24 de Março de 2006, 11:32:03
Fala Bruno.
Já fiz várias coberturas de shows, cada uma eu fiz de um jeito, e somente um funcionou. Cobri um evento com dança, onde tinha cerca de 50 dançarinas, fechei negócio com a produtora cobrando preço por foto, que seriam escolhidas após o evento. Pelo número de garotas imaginei que eu teria um lucro muito bom, mas não foi o que aconteceu. O compromisso, nesse caso é muito grande em fotografar uma a uma, e no final cada uma acabou ficando com um número de fotos muito abaixo q eu esperava.
Fechei outro show por números de fotos. Mais que o dobro das fotos que fechei foram escolhidas pela banda e o pagamento não foi o dobro, "choraram" muito em pagar tanto pelas fotos. Não foi muito bom também.
O que mais funcionou comigo e é como faço hoje é fechar pacote. Cara, assim não tem erro. Você fecha pelo evento, daí você já ve se vai ser viável ou não, antes mesmo de executar as fotos. Caso não queiram pagar o que você considera justo você nem faz o trabalho. E outra, a satisfação do cliente ao receber uma quantidade de fotos de certa forma grande é ótima.

É isso, tomara que tenha te ajudado pra alguma coisa.

Abraço, boas fotos lá.


Meu Portifólio
Portifólio
Eudes de Santana | Fotógrafo | Diretor de Arte


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #8 Online: 24 de Março de 2006, 11:56:01
Obrigado pelas dicas, Eudes. :)
Essa semana eu fechei três trabalhos para abril e já encaminhei outros dois para o mesmo mês, todos eles com entrega de CD com as melhores fotos. Se o cliente concorda, essa é a melhor forma, sem dúvida. Dá menos trabalho e o valor é acertado antecipadamente. :thmbup:  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 24 de Março de 2006, 12:00:33
Ah, gostei do seu trabalho, o portifólio está muito bom. :thmbup:  


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #10 Online: 24 de Março de 2006, 12:44:59
Eudes.

Dei uma olhada em seu trabalho e gostei bastante. Parabéns. O site está muito legal e as imagens mais ainda....
 
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2007, 21:56:06
Olá pessoal,

Dando continuidade a este tópico...

Quanto seria um preço razoável para se cobrar por foto numa cobertura dessas de X fotos acertadas previamente com o cliente?

 
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2007, 12:51:07
Bruno, eu cobro preço fechado x CD com fotos. Entrego o CD com fotos em alta, as melhores, mas em quantidade razoável ( depende do show são 50-100-150-200.... ).
O preço também varia com o tipo de utilização do material. No contrato está especificado....
Se por exemplo forem utilizar as fotos no encarte do CD tem um acréscimo, e por aí vai. A princípio o custo básico é liberação para uso em sites, divulgação, etc. O uso comercial sempre tem um agravo no valor. Fique esperto com esse detalhe, pq se não estiver no contrato, pode ser dor de cabeça.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2007, 13:36:49
Citar
Bruno, eu cobro preço fechado x CD com fotos. Entrego o CD com fotos em alta, as melhores, mas em quantidade razoável ( depende do show são 50-100-150-200.... ).
O preço também varia com o tipo de utilização do material. No contrato está especificado....
Se por exemplo forem utilizar as fotos no encarte do CD tem um acréscimo, e por aí vai. A princípio o custo básico é liberação para uso em sites, divulgação, etc. O uso comercial sempre tem um agravo no valor. Fique esperto com esse detalhe, pq se não estiver no contrato, pode ser dor de cabeça.
Guto, o tópico é de mais de um ano atrás, o amigo aí de cima que "ressucitou"...rsrsrs
Inclusive na época eu tinha falando contigo sobre isso, e hoje meu esquema de trabalho é exatamente assim. :thmbup:  


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2007, 15:07:37
Vocês tem modelo desse contrato???