Autor Tópico: Primeiro contato com o mundo da fotografia - ajuda  (Lida 1499 vezes)

atrebor_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 28 de Dezembro de 2011, 03:03:22
Olá a todos.
Estou abrindo um tópico pois dei uma passeada pelos tópicos antigos e não encontrei nenhum de um iniciante tão perdido quanto eu. Se há tópicos semelhantes, peço desculpas.
Nem sei por onde começar hehe. Sempre gostei muito de fotografia, mas nada, absolutamente nada que fosse além das máquinas digitais compactas da vida. Ultimamente me interessei muito pelo tema, e passei a pesquisar mais sobre o assunto. Logo me encantei com o mundo e as possibilidades das analógicas, e desde então passo horas percorrendo as páginas do fórum, que me ajudaram muito.

Mas ainda estou bem perdida e gostaria da ajuda de vocês pra entrar nesse mundo tão fascinante. Por onde começar?
O que eu pensei que gostaria (não sei se é o mais indicado para quem NUNCA teve nenhum contato) era começar com uma analógica pequeno formato 35mm (estou usando os termos corretos?), e pelo que pesquisei, talvez uma Pentax k1000, Zenit ou talvez Nikon FM-10. E aí, algumas questões. O que acham dessas opções que coloquei? E onde eu poderia comprar a máquina? Pesquisei no mercado livre mas fico um pouco receosa. Seria melhor ir até São Paulo e andar por lá?

E por outro lado.. Como disse, sou absolutamente leiga. Como começar? vejo vocês aqui, que entendem tanto, sobre fotografia e fico muito admirada. Como me iniciar nesse mundo? Um curso? Livros? Sei que a internet, esse fórum, ajuda muito, mas acredito que talvez seja preciso mais. Os próprios termos que usam.. começo entende-los em seus contextos, mas não sei o que significam de fato. Há algum a leitura que pode me ajudar?  Se a resposta for curso, qual seria o investimento aproximado?
Enfim, eu gostaria muito de entrar nesse mundo mas não sei ainda exatamente como. Sem dúvida o fórum tem me ajudado muito!

Agradeço imensamente desde já a paciência.
Abraços!


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2011, 14:22:22
Roberta,

Penso que você está no caminho certo, procurando por conhecimento conjuntamente com um equipamento. Na Internet você consegue aprender o básico, alguns conceitos essenciais, termos mais utilizados, etc. Mas depois vale a pena, sim, um treinamento mais avançado. Falando em valores, tem um banner aqui em cima, à direita, no forum, que oferece um treinamento excelente, a preço muito acessível:

http://www.teiadoconhecimento.com/

O Mercadolivre tem sim bons e confiáveis vendedores, procure filtrar os resultados de suas buscas por "Melhores vendedores" (menu à esquerda). Eu compro muita coisa de vendedores "MercadoLíderes Platinum" - leia também as qualificações de cada um.

O lado bom de São Paulo (ou outra grande capital) é que você encontra lojas especializadas em câmeras analógicas e seus acessórios, variedades de preços e o principal: depois de ler sobre possíveis equipamentos que você gostaria de adquirir, pegá-los em mãos, sentir cada um deles e, dependendo da loja, fazer uns cliques com alguns modelos.

Quanto ao mundo analógico da fotografia, logo aparecem experts por aqui para lhe ajudar melhor - eu sou leigo nesse mundo...  :(

E boa sorte!  :ok:


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2011, 15:23:58
Parabens pela sua iniciativa . Espero que curta bastante o mundo analógico. Bem começando com equipamento, eu sugiro uma camera totalmente manual pois voce obrigatoriamente terá que utilizar os conhecimentos básicos de velocidade e abertura. Assim voce terá uma base sólida para toda sua vida de fotografia. Procure uma máquina que esteja em boas condições e se possivel com alguma garantia de funcionamento. Uma lente 50mm é a principal para iniciar sua prática. Se voce usa o Emule para baixar arquivos, voce encontrará centenas de livros, videos etc sobre fotografia principalmente em ingles. No Youtube tambem tem diversos videos-aula sobre fotografia, sugiro procurar : "CURSO DE FOTOGRAFIA TRIPODE" esta em espanhol mas é muito interessante, tenha paciencia e assista todas as aulas.

Boa Sorte !


Nelson