Autor Tópico: Calibragem de Monitor.  (Lida 2690 vezes)

Daniel Magalhães

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://
Online: 27 de Outubro de 2004, 07:38:50
Caros,

Leio muitos posts falando sobre a necessidade da calibragem de monitor para poder ter uma melhor definição de cores (o mais próximo possível da realidade), mas nunca ví ninguem explicando como é o procedimento para calibrar. Algum de vcs teria essa experiencia que possa compartilhar conosco?
Obrigado a todos!
Daniel Magalhães
             engdom@gmail.com


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2004, 08:01:08
Vou tomar um Proseco se conseguir aprender aqui como resolver isto.
Já postei esta questão em todas as listas que participo e até hoje, NADA!!

No embalo, um explicaçãozinha sobre como compatibiçlizar com as cores do Photoshop (7.01) será muito bem-vinda!!!!!
 
AluiZio -


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2004, 08:07:54
Eu complemento a pergunta... qual seria a temperatura ideal para as cores?
Tanto no monitor aqui do trabalho quanto o de casa tenho ajuste fino disso.

Vi alguma coisa em algum lugar falando em 5500k. É isso mesmo?

No caso aqui ele vai de 5000 a 9300, acho que é padrão isso.
 


Minerim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2004, 08:49:00
Quem tem photoshop pode ir regulando pelo adobe gama que fica no painel de controle do computador (Win XP). Tem instruções nele mesmo.

Minha experiência é:
Não dá para fazer uma regulagem e pronto. Só se vc tiver uma sala de computador em que a luz seja totalmente constante o dia todo.
Comigo funciona assim: Quero trabalhar fotos....então pego uma impressa no mesmo lugar que vou enviar....vou calibrando pelo adobe gama com alguns ajustes extras de brilho e contraste e quando a foto no monitor perecer a impressa pronto. Detalhe se mudar a luz da sala, calibre denovo e denovo, do dia para noite então, tem muita diferença.

Ou seja, talvez por isso ninguém conseguiu um manual definitivo para isso.
Dá para comprar um calibrador de monitor ultra moderno, mas só se tiver grana sobrando mesmo.

Mas aceito receitas, quem tiver posta aí que vai ajudar a galera !!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2004, 17:56:39
Galera é o seguinte, não existe temperatura de cor ideal, a calibragem fará com que o monitor sempre mostre cores reais.
Calibragem manual pode ser feita usando a impressão de uma foto em local calibrado e tentando se chegar no mesmo resultado no monitor, ou você ainda pode usar uma foto teste para isso, porém não é um método preciso, eu sempre fazia isso e acabei me estrepando a uns dias atrás com má calibragem do monitor.
O ideal é ou comprar um colorímetro para fazer a calibragem com precisão (existem diversos modelos no mercado) ou contratar um profissional especializado que tenha o equipamento. É importante também que depois de calibrado o monitor as condições de iluminação do ambiente permaneçam constantes para não causar variações.
Como eu faço calibragem constante eu chamei um técnico que fez a calibragem para mim (foi indicado por uma gráfica de ribeirão) e acabei encomendando um colorímetro para manter meu monitor sempre 100%.

É importante lembrar que para os resultados serem perfeitos todos os equipamentos da cadeia devem estar calibrados dentro dos padrões e isso só é possível com o uso de colorímetros.
Eu por exemplo trabalho com 2 gráficas e um minilab que possuem as impressoras e monitores corretamente calibrados, neste caso tudo que eu mando apra eles é impresso identico ao que eu via no monitor, porém já aconteceu de eu mandar imprimir em um minilab em Ribeirão que não calibra seus equipamentos (calibrar equipamentos de impressão é uma coisa muito cara, monitores são mais baratos para serem calibrados) e saia totalmente discrepante.
Então além de calibrar o monitor é recomendado que você só imprima em locais onde os equipamentos estejam devidamente calibrados, senão não terá valor nenhum sua calibragem.
Se você tiver toda a cadeia calibrada ai não tem erro, o que é visto na tela será a mesma coisa que deverá ser vista no resultado impresso.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2004, 18:00:54 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


shw-mancha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2004, 19:03:41
Olha pra quem usa Mac, meu caso existe um utilitario que regula a cor da tela com a saida no papel, se vc tiver vai ae!

finder>aplicativos>utilitarios>medidor de cor digital

ae la existe muitas configuracoes de cor ae divirta-se
 
- Sony Mavica FD - 92
- Memory Stick 64
 .... em busca de uma nova camera de até 500u$

- Ibook G4 1.2MHz,
-768 ram,
- Hd 60,
- LCD 14"
- Air Port Express,
- Bluetooh!
- Mac OSX Phanter 10.3.3
- Monitor 19" AOC,
....uma verdadeira ilha de edição!!!


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2005, 00:58:27
B) Este post é antigo mas achei esta página interessante sobre o COLORÌMETRO que tem alguns links de análises de soft e hard e a foto do "bichim" pra quem nunca viu um.
Bye

http://www.pcphotoreview.com/colorvisionspotlightcrx.aspx
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE