Autor Tópico: Dúvida sobre conceito e prática  (Lida 2883 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Dezembro de 2011, 15:57:40
Pessoal, seguindo com meu aprendizado, surgiu a seguinte dúvida... Vamos supor que eu possa tirar uma foto usando uma abertura grande com um tempo de exposição pequeno ou vice-versa. Qual seria a diferença em termos de qualidade desta imagem? A única diferença que sei é sobre a profundidade de campo, mas e o resto, dá na mesma ou muda algo?

Obrigado.

Daniel
Daniel

Instagram: @danacqua


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2011, 17:29:18
Pessoal, seguindo com meu aprendizado, surgiu a seguinte dúvida... Vamos supor que eu possa tirar uma foto usando uma abertura grande com um tempo de exposição pequeno ou vice-versa. Qual seria a diferença em termos de qualidade desta imagem? A única diferença que sei é sobre a profundidade de campo, mas e o resto, dá na mesma ou muda algo?

Obrigado.

Daniel

bom, se levar em consideração que cada objetiva tem uma abertura de maior nitidez, tem esse fator também. A maioria das objetivas esse ponto fica entre f4 e f8. As 50mm normalmente em f5.6


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2011, 17:37:57
Acredito eu que, em situações ideais (ou seja, a câmera num tripé fotografando dentro de um studio algo parado) dá mesma, mas como é raro existir uma situação ideal, vamos lá.

Na prática, ao fotografar uma cidade vista de cima com uma abertura grande e uma velocidade grande e outra com uma abertura pequena e uma velocidade baixa, mesmo fotometrando corretamente, terá dois resultados completamente distintos, o mesmo vale pra fotografia de algumas paisagens também. Com aberturas pequenas você fica um tanto dependente de velocidades baixas, e as folhas podem se mexer com o vento por exemplo.

No exemplo da cidade, os carros em movimento em baixas velocidades e pequenas aberturas se tornam pequenos borrões, e se forem fotos noturnas, pequenos raios de luz passando na fotografia.

Fora isso tem lentes que em aberturas maiores são menos nítidas.

Uma coisa que tenho dúvida também é: Fotos com aberturas menores e velocidades mais baixas possuem maior latitude?


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2011, 23:17:51
bom, se levar em consideração que cada objetiva tem uma abertura de maior nitidez, tem esse fator também. A maioria das objetivas esse ponto fica entre f4 e f8. As 50mm normalmente em f5.6

Então Natão, era na nitidez mesmo que eu queria chegar. Tem como eu saber qual o número ideal da minha máquina ou só testando mesmo?

Acredito eu que, em situações ideais (ou seja, a câmera num tripé fotografando dentro de um studio algo parado) dá mesma, mas como é raro existir uma situação ideal, vamos lá.

Na prática, ao fotografar uma cidade vista de cima com uma abertura grande e uma velocidade grande e outra com uma abertura pequena e uma velocidade baixa, mesmo fotometrando corretamente, terá dois resultados completamente distintos, o mesmo vale pra fotografia de algumas paisagens também. Com aberturas pequenas você fica um tanto dependente de velocidades baixas, e as folhas podem se mexer com o vento por exemplo.

No exemplo da cidade, os carros em movimento em baixas velocidades e pequenas aberturas se tornam pequenos borrões, e se forem fotos noturnas, pequenos raios de luz passando na fotografia.

Fora isso tem lentes que em aberturas maiores são menos nítidas.

Uma coisa que tenho dúvida também é: Fotos com aberturas menores e velocidades mais baixas possuem maior latitude?

FeLopes, na verdade eu me referi a configurações opostas mas com um mesmo resultado, grande abertura com baixa velocidade ou pequena abertura e alta velocidade. Pelo oq entendi no seu exemplo vc falou de baixa abertura com baixa velocidade e alta abertura com alta velocidade.
Daniel

Instagram: @danacqua


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2011, 12:11:42
Então Natão, era na nitidez mesmo que eu queria chegar. Tem como eu saber qual o número ideal da minha máquina ou só testando mesmo?

FeLopes, na verdade eu me referi a configurações opostas mas com um mesmo resultado, grande abertura com baixa velocidade ou pequena abertura e alta velocidade. Pelo oq entendi no seu exemplo vc falou de baixa abertura com baixa velocidade e alta abertura com alta velocidade.

Todas as variações nos 4 elementos passíveis de modificação pelo fotógrafo (abertura, velocidade, ISO e luz) são para atingir uma determinada exposição. Evidentemente, criatividade pode interferir nesse processo e conseguir-se resultados diferenciados com exposição ideal ou mesmo fora dela.

Dito isso... A variação da velocidade, p. ex., pode atingir uma velocidade muito baixa chegando a formar motion blur. De maneira geral esse é um resultado evitado pelos fotógrafos, mas se bem enpregado pode render boas fotos.
Já aberturas muito pequenas (f/number alto) pode causar difração, o que detona a nitidez da imagem.

De maneira geral, as melhores aberturas se situam a 3 ou 4 f/stops acima da abertura máxima da lente. Geralmente, na casa de f/4 até f/8.
Procure por reviews de lentes e veja qual a melhor abertura para sua lente em determinado DF, porque a modificação da DF altera a relação de abertura X nitidez.

Ah, e a nitidez se dá num nível de lente e não de máquina.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2011, 22:42:18
Legal, como já estou para fazer um teste para verificar o valor do ISO de menor valor, vou aproveitar e testar a nitidez vs abertura.

Mas me explica só um negócio, o que esse DF que o Mr. Hyde falou???

Em tempo, o WB pode interferir na nitidez da foto?
Daniel

Instagram: @danacqua


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2011, 22:51:31
Então Natão, era na nitidez mesmo que eu queria chegar. Tem como eu saber qual o número ideal da minha máquina ou só testando mesmo?

FeLopes, na verdade eu me referi a configurações opostas mas com um mesmo resultado, grande abertura com baixa velocidade ou pequena abertura e alta velocidade. Pelo oq entendi no seu exemplo vc falou de baixa abertura com baixa velocidade e alta abertura com alta velocidade.

Então eu que não entendi a pergunta  :shock:

Por exemplos...

Abertura pequena: f/ 22
Abertura grande: f/1.4

Baixa velocidade (em 50 mm): Abaixo de 1/60
Alta velocidade (em 50 mm): Acima de 1/60

Se concordar com isso, meu post anterior, me parece, ainda faz sentido


Satoshi-kun

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
    • Meu portfólio
Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2011, 13:52:35
Abertura grande - Mais luz, DOF curto, fundo desfocado, bokeh.
Velocidade alta - Congela o movimento do assunto, menos chances de fotos borradas (blur).
Abertura menor - Menos luz, DOF maior, mais pontos da foto em foco.
Velocidade baixa - Motion blur, sensação de movimento.

Falando bem grosseiramente, é basicamente isso.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2011, 15:36:27
DF = Distância Focal.

WB não intefere em nada em nitidez.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2011, 20:55:36
Então eu que não entendi a pergunta  :shock:

Por exemplos...

Abertura pequena: f/ 22
Abertura grande: f/1.4

Baixa velocidade (em 50 mm): Abaixo de 1/60
Alta velocidade (em 50 mm): Acima de 1/60

Se concordar com isso, meu post anterior, me parece, ainda faz sentido

 :ponder: Vamos lá se entender...meu exemplo era pra usar abertura grande com velocidade baixa ou abertura pequena com velocidade alta. O seu era abertura grande com velocidade alta ou abertura pequena com velocidade pequena, percebeu? No seu exemplo seriam imagens completamente diferentes. No meu, a idéia era ir alterando a abertura e compensando na velocidade, de forma que teoricamente o resultado fosse o mesmo. Aliás minha dúvida foi justamente essa, seria o resultado o mesmo, ou eu teria um resultado de qualidade diferente na nitidez da imagem...

Bom, conforme os colegas disseram, de fato existe um valor de f que dá uma nitidez melhor que outros. No meu caso foi o f5, sendo os valores superiores a este com uma perda grande de qualidade. Nos inferiores a perda foi menor.

Aliás, estou bem decepcionado com os resultados obtidos com a minha máquina, que embora não seja uma profissional, é tida como uma bridge, e que não foi nada barata. A imagem abaixo foi a que consegui melhor nitidez. Vejam se estou exagerando ou se de fato decepciona.

http://imageshack.us/photo/my-images/196/24122957.jpg/

Daniel
Daniel

Instagram: @danacqua


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:54:43
:ponder: Vamos lá se entender...meu exemplo era pra usar abertura grande com velocidade baixa ou abertura pequena com velocidade alta. O seu era abertura grande com velocidade alta ou abertura pequena com velocidade pequena, percebeu? No seu exemplo seriam imagens completamente diferentes. No meu, a idéia era ir alterando a abertura e compensando na velocidade, de forma que teoricamente o resultado fosse o mesmo. Aliás minha dúvida foi justamente essa, seria o resultado o mesmo, ou eu teria um resultado de qualidade diferente na nitidez da imagem...

Bom, conforme os colegas disseram, de fato existe um valor de f que dá uma nitidez melhor que outros. No meu caso foi o f5, sendo os valores superiores a este com uma perda grande de qualidade. Nos inferiores a perda foi menor.

Aliás, estou bem decepcionado com os resultados obtidos com a minha máquina, que embora não seja uma profissional, é tida como uma bridge, e que não foi nada barata. A imagem abaixo foi a que consegui melhor nitidez. Vejam se estou exagerando ou se de fato decepciona.

http://imageshack.us/photo/my-images/196/24122957.jpg/

Daniel

Qual sua lente? Não achei a imagem ruim, mas não sei o quanto de nitidez você quer. Já buscou algum review/teste na web sobre ela?
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2011, 22:35:17
Qual sua lente? Não achei a imagem ruim, mas não sei o quanto de nitidez você quer. Já buscou algum review/teste na web sobre ela?

Fico feliz que vc não tenha achado tão ruim...hoje revelei umas fotos e também achei ruim, se bem o lugar não ajudou muito. A máquina é uma Canon SX30 IS, e a lente dela tem a seguinte especificação 4.3-150.5mm 1:2.7-5.8 USM.
Daniel

Instagram: @danacqua


marvenic

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2011, 01:57:14
Fico feliz que vc não tenha achado tão ruim...hoje revelei umas fotos e também achei ruim, se bem o lugar não ajudou muito. A máquina é uma Canon SX30 IS, e a lente dela tem a seguinte especificação 4.3-150.5mm 1:2.7-5.8 USM.

Em uma escala de 1 a 5 ela ficou com 3,5, o que justifica suas observações; apesar de que não é tão ruim para uma compacta de lente fixa. Com o sensor dela é bem pequeno, a relação de abertura/nitidez é diferente um pouco de uma DSLR. Digitalmente, pelo menos a foto que você mostrou, não está tão ruim, mas é preciso avaliar como a câmera está configurada via menu. Se há opção de foto em RAW, qual o modo de foco, etc. Isso pode ter influência no resultado final.

Review: www.photographyblog.com/reviews/canon_powershot_sx30is_review/conclusion
Por maior que seja o mundo ele sempre caberá em um pequeno espelho.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2011, 08:18:08
Estás achando essa imagem ruim? Não espere muita coisa a mais de uma DSLR não.


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2011, 14:17:19
A visualização da imagem no photoshop elements com 100% de zoom dá muito mais ruído do que a imagem postada. Preciso sem dúvidas fazer mais testes, inclusive com o local de impressão das fotos.
Marvenic, valeu pelo link, foi sem dúvida o review mais duro que já li sobre a sx30is.
Natão, seu comentário foi o mais rentável, acabo de engavetar o plano de comprar uma DSLR, na tentativa de conseguir fotos melhores, por algum tempo!  :D

Apenas mais um comentário para encerrar. Qdo eu comprei a câmera eu não sabia nada de fotografia, então pensei: Preciso aprender a tirar fotos boas, afinal gastei um bom dinheiro nessa máquina. Comecei a estudar e vim parar no fórum. Agora acho minha máquina ruim e ainda não sei muita coisa... :hysterical: :hysterical: :hysterical: Happy New Year!!!
Daniel

Instagram: @danacqua