Autor Tópico: Aberracao cromatica 16 35mm f2.8L II Canon  (Lida 4528 vezes)

dri.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
    • Dri Castro | Fotógrafa
Online: 26 de Dezembro de 2011, 20:27:37
Preciso de um help, pois andei lendo que aberracoes cromaticas sao comuns em lentes wide.
Acabei de adquirir uma Canon 16 35mm f2.8 L II e hoje baixei as primeiras fotos, quando fui tratar percebi as aberracoes cromaticas.
Gostaria de saber se isso eh comum, se ocorre em determinadas aberturas ou configuracoes, como posso evitar ou corrigir.
Ainda estou em tempo de trocar a lente, pois comprei ha 3 dias, mas quero saber se eh recomendavel que eu troque ou nao vai adiantar pq terei o mesmo problema com qq outra 16 35mm.
Segue abaixo algumas fotos onde notei o problema.
Esta aparece na arvore.


Esta no acolchoado branco se percebe nas bordas da lateral direita.


E esta percebi na roupa verde da menininha da direita


Como nunca tive essa lente, nao sei se eh comum e se o normal é corrigir depois na edicao. Mas como se corrige?
Vi alguns topicos onde se dizia para tirar saturacao, mas e se eu quero saturar um pouco mais a minha foto, como fica? Nestas eu saturei um pouco na edicao.
Aguardo um help!
Pies para que los quiero si tengo alas para volar?
Frida Kahlo


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2011, 02:35:13
Se é normal eu não sei, mas dá pra diminuir isso no LR. Tem uma opção específica na parte de lentes para corrigir isso, ou ao menos, diminuir

No Photoshop vá em Filters > Lens Correction. Lá terá uma guia específica assim como o LR pra tratar aberrações

Caso não seja suficiente, aí acho que só indo na mão mesmo, e a técnica você escolhe. Quando a aberração é muito pronunciada tento seleciona-la com magic wand ou outra ferramenta de seleção e dar um replace color ou usar clone stamp e literalmente cobrir a aberração cromática


escalador1

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
  • Sexo: Masculino
C.Vong

Olympus Pen
Sony Mavica FD 75


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2011, 10:48:52
Eu nunca usei esta lente, mas achei a AC excessiva. Não sei se é uma característica, já que esta lente foi feita para ser utilizada como uma Ultra GA em corpos Full Frame.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2011, 11:08:22


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2011, 14:09:59
Também achei excessiva em se tratando de uma lente tao cara. O pior é que vou comprar essa lente mesmo assim. :)

Pelo review, os piores resultados estao em f/4 e os melhores em f/2.8. No geral, 24mm eh a pior distancia focal, salvo na maior abertura da lente. Ou seja, nao ha uma correlacao entre distancia focal AC.

Para tratar AC no photoshop:

http://www.mundofotografico.com.br/outros/artigosetutoriais/tuto-edicao/ca/ca.mp4

O LR nao possui tratamento automatico de AC. Tem que ser tudo manual e de maneira tosca.

Voce pode experimentar tambem o DXO e o Raw Therapee. Nestes dois programas voce trata a AC de maneira bem facil.


Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2011, 15:27:11
Dá para fazer um teste usando o DPP da Canon que vem junto com a camera. Se a foto estiver em RAW, ele lê e aplica a correção de AC automaticamente.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2011, 16:18:42
Uma pergunta, vc usou algum filtro nesta objetiva? Caso positivo, qual foi? Estou achando estranho o que vc relata, pois tenho uma igual que faz lindas imagens, apesar de estar sendo usada em uma câmera cropada, que "conserta" algumas imperfeições das GAs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2011, 17:35:57
Me corrigindo: O LR possui tratamento automatico de AC. Eh so ir em "correções da lente" > perfil. La vai ter a opcao "desvio C."

P.s. Nao sabia disso. O amigo Daniel Zamora me informou, muito gentilmente, por MP. Eh uma otima noticia nao ter que usar outros programas de edição para isso. Vou testar!

No entanto, o Daniel me disse que so serve se o programa tiver o perfil da lente. Caso contrario, deve-se utilizar outro programa.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2011, 18:38:13
Esses filtros de correções de CA nunca funcionam, eu já tentei todos e nunca fica bom, tira de um lado, aparece de outro. O melhor é esse método mesmo postado pelo spiderman.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2011, 14:02:50
A aberração cromática vai aparecer em situações de forte contraste, e é bem típico de aparecer em casos como o da primeira foto, em que uma árvore ou prédio tem o céu claro como fundo.

Normalmente as aberrações são de tom magenta, então você pode dessaturar essa cor sem afetar o resto da imagem, ou escolher outro processo na pós para diminuir a incidência dele.

Isso varia de lente para lente, mas em geral quanto menor a abertura da lente menor a AC. Faça um teste numa abertura bem pequena, como f/22 ou f/32; você perceberá que a nitidez vai decair por conta da defração, mas a aberração também vai ser drasticamente reduzida.

Tudo isso dito, achei a aberração na primeira foto aceitável, essa é uma situação em que até as melhores primes da Leica exibiriam alguma AC. A foto do berço eu não vi nada, existe um pouco de tecido azul ao lado do tecido branco, não sei se isso pode estar gerando uma falsa percepção. Na terceira foto também não vi nada além do normal.


dri.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
    • Dri Castro | Fotógrafa
Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2011, 14:26:08
Uma pergunta, vc usou algum filtro nesta objetiva? Caso positivo, qual foi? Estou achando estranho o que vc relata, pois tenho uma igual que faz lindas imagens, apesar de estar sendo usada em uma câmera cropada, que "conserta" algumas imperfeições das GAs.

Nossa pessoal obrigada pelas respostas, so vi isso agora pq nao entrei mais aqui e nao recebi notificacao no email.
Bretas, nao usei com filtro nao e essa eu usei com a 5D!
Pies para que los quiero si tengo alas para volar?
Frida Kahlo


dri.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
    • Dri Castro | Fotógrafa
Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2011, 14:51:30
A aberração cromática vai aparecer em situações de forte contraste, e é bem típico de aparecer em casos como o da primeira foto, em que uma árvore ou prédio tem o céu claro como fundo.

Normalmente as aberrações são de tom magenta, então você pode dessaturar essa cor sem afetar o resto da imagem, ou escolher outro processo na pós para diminuir a incidência dele.

Isso varia de lente para lente, mas em geral quanto menor a abertura da lente menor a AC. Faça um teste numa abertura bem pequena, como f/22 ou f/32; você perceberá que a nitidez vai decair por conta da defração, mas a aberração também vai ser drasticamente reduzida.

Tudo isso dito, achei a aberração na primeira foto aceitável, essa é uma situação em que até as melhores primes da Leica exibiriam alguma AC. A foto do berço eu não vi nada, existe um pouco de tecido azul ao lado do tecido branco, não sei se isso pode estar gerando uma falsa percepção. Na terceira foto também não vi nada além do normal.

Bucephalus,
obrigada pelo help, agora nao sei, no computador que abri as fotos e tratei essas aberracoes me pareceram estranhas, e estou em um monitor que tem uma imagem muito boa e nitida, depois fui olhar as mesmas fotos em outro computador e me pareceram mais amenas.
O que vc disse faz sentido, a AC fica mais acentuada em grandes contrastes, eu fiz uma nova foto e vou postar aqui, mas ao contrario da cor, no caso das minhas nao me parece ser o magenta, mas sim o azul o verde.
Pies para que los quiero si tengo alas para volar?
Frida Kahlo


dri.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
    • Dri Castro | Fotógrafa
Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2011, 15:20:43
Me corrigindo: O LR possui tratamento automatico de AC. Eh so ir em "correções da lente" > perfil. La vai ter a opcao "desvio C."

P.s. Nao sabia disso. O amigo Daniel Zamora me informou, muito gentilmente, por MP. Eh uma otima noticia nao ter que usar outros programas de edição para isso. Vou testar!

No entanto, o Daniel me disse que so serve se o programa tiver o perfil da lente. Caso contrario, deve-se utilizar outro programa.

Spiderman, eu estou na ultima versao do Lightroom creio eu, versao 3.6.
Nao tem o perfil da 16-35mm. Sabe se eh possivel ´instalar´ o perfil?
Vi que nessa parte do perfil tem a opcao manual - desvio cromatico - vermelho-ciano, azul-amarelo.
Mexi ali, mas ainda assim parece nao ter alterado muita coisa.  :(

Segue a foto, a aberracao esta na cabeca da pessoa atras da crianca, situacao de grande contraste como disse o Bucephalus.
Essa abaixo esta sem a correcao manual, mas como eu disse, na correcao que fiz nao adiantou muita coisa.
Quero saber se eh possivel instalar o perfil de correcao desta lente.
Pies para que los quiero si tengo alas para volar?
Frida Kahlo


dri.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
    • Dri Castro | Fotógrafa
Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2011, 15:27:38
Dá para fazer um teste usando o DPP da Canon que vem junto com a camera. Se a foto estiver em RAW, ele lê e aplica a correção de AC automaticamente.

Alexandre, pode me explicar como se faz isso na camera? Mas ele so funciona nas fotos tiradas em RAW?
Pies para que los quiero si tengo alas para volar?
Frida Kahlo