Autor Tópico: [D5000] Em busca da qualidade nunca alcançada  (Lida 5448 vezes)

Alan Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 29 de Dezembro de 2011, 18:12:53
Tá vendo galera? Nem é tão ruim assim a 55-300mm  :D

Mas enfim, o que seria de mim sem as informações de vocês. Me batia uma tristeza enorme em ver as fotos e pensar que o equipamento era ruim demais de verdade.

Agora me digam: Em vários reviews falam que essa lente tem sua nitidez ideal em F8, F11 mas isso significa que nas outras aberturas eu vou perder muito qualidade e nitidez? Um exemplo disso foi hoje. Eu usei ISO 1000 porque eu fiz as fotos em F11. Um ISO menor me dava menos exposição. Eu não poderia estar ali trabalhando em F6.3, F7.1 assim ganhando mais luz e consequentemente podendo aplicar menos ISO para deixar a imagem livre de ruídos?

A velocidade eu ví que não tem jeito mas também usar 1/640 também daria o mesmo resultado que 1/1000?

Até que ponto sair de F11, F8 e entrar em F6.3 ou F7.1 prejudicaria a foto em geral? Ficaria nitidamente pior a qualidade ou é algo que passa batido?

Abraços! :)
Nikon D3200 + GRIP, 18-105, 55-300, 18-55, 35 1.8, SB-700


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 29 de Dezembro de 2011, 18:30:17
Alan, a velocidade do obturador é em cima justamente do que se pretende fazer. Como o que você queria era congelar a cena como um todo, velocidades acima de 1/1000 é o que se aplicava ao seu interesse. Lembro que a melhor opção para esse tipo de foto como a sua para se conseguir o máximo de nitidez seria usar as configurações citadas anteriormente, usando AF-C e high speed shooting. Desligar o VR também é aconselhado. Faça o teste também com abertura F8 para ver o resultado, pois assim você teria como baixar um pouco a ISO.

Você também pode usar um ISO menor e aplicar a técnica panning, onde você baixa consideravelmente a Shutter Speed. Com isso você dar uma idéia de movimento ao assunto ao invés de congelar a imagem como o todo (http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-panning-e-como-usar-este-efeito)



Abraços e feliz ano novo!
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #17 Online: 29 de Dezembro de 2011, 18:47:54
Marcio, muito legal a sua dica e esse link q vc compartilhou por aqui. Depois vou ver se aplico aqui em veiculos em movimento.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Alan Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 29 de Dezembro de 2011, 19:07:05
Alan, a velocidade do obturador é em cima justamente do que se pretende fazer. Como o que você queria era congelar a cena como um todo, velocidades acima de 1/1000 é o que se aplicava ao seu interesse. Lembro que a melhor opção para esse tipo de foto como a sua para se conseguir o máximo de nitidez seria usar as configurações citadas anteriormente, usando AF-C e high speed shooting. Desligar o VR também é aconselhado. Faça o teste também com abertura F8 para ver o resultado, pois assim você teria como baixar um pouco a ISO.

Você também pode usar um ISO menor e aplicar a técnica panning, onde você baixa consideravelmente a Shutter Speed. Com isso você dar uma idéia de movimento ao assunto ao invés de congelar a imagem como o todo (http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-panning-e-como-usar-este-efeito)



Abraços e feliz ano novo!

Meu camarada, muito OBRIGADO!

Vou testar o que você me disse amanha e posto novamente.

Mais feliz agora em pensar que o conjunto não é tão ruim assim! :ok:
Nikon D3200 + GRIP, 18-105, 55-300, 18-55, 35 1.8, SB-700


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 29 de Dezembro de 2011, 20:15:20
De nada camarada  :)



Pode ter certeza que com o seu set dá para fazer fotos de excelente qualidade...
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


Alan Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2012, 00:15:15
Pessoal, bom dia!

Gostaria que avaliassem as fotos que fiz até o momento seguindo as dicas dos colegas aqui do fórum.

http://www.flickr.com/photos/alanmfernandes/

Uma coisa que percebi foi que hoje aqui no Rio o tempo estava extremamente nublado e a iluminação ficou prejudicada. Não mudei o WB para "Nublado". Isso altera muito a qualidade da imagem? Deixei em AUTO.

Fiquei variando apenas a velocidade que ficaram entre 1/1000 ou 1/1250. As fotos foram feitas sempre em F8 e ISO 800.

Uma coisa que ainda me deixa em dúvida e a tal abertura. Como eu disse nos posts anteriores eu li que a minha lente tem uma melhor imagem com F8 e F11 mas se eu precisar de mais luz? Quer dizer que se eu trabalhar com F7, F6,3 ou maiores eu perco nitidez na imagem? Isso procede ou a diferença é mínima? Hoje eu precisei desse recurso mas fiquei com essa coisa na cabeça que para ter a imagem mais nítida possível era pra ficar em F8 ou F11. Eu queria usar um ISO menor mas por conta da abertura tive que ficar nos 800 o que proporcionou ruído.

E aí galera? Viajei no que eu falei ou é isso mesmo?

Abraços! :)
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, 00:17:57 por Alan Fernandes »
Nikon D3200 + GRIP, 18-105, 55-300, 18-55, 35 1.8, SB-700


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2012, 12:05:46
Ruido com ISO 800!!!!@???? Bem estranho... Jah tirei fotos com ISO 2000 e nao percebo ruido algum com uma D5100.

Vc tem um SB-700, ou seja, em situaçoes em q o assunto estah proximo, use-o em TTL com ISO baixo q ele regula a potencia automaticamente.

Se o assunto estah distante e parado ( uma ponte iluminada a noite ), vc pode deixar a velocidade do obturador lenta, ISO baixo, usar um tripeh e disparar com timer para nao tremer a foto.

Agora, numa festa com pessoas dançando q nao param para posar nas fotos, apresentaçoes musicais/teatrais aih eh flash externo se estiver proximo e uma boa lente clara como a 50mm 1.8G ajuda bastante.

"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 03 de Janeiro de 2012, 12:35:51
Pessoal, bom dia!

Gostaria que avaliassem as fotos que fiz até o momento seguindo as dicas dos colegas aqui do fórum.

http://www.flickr.com/photos/alanmfernandes/

Uma coisa que percebi foi que hoje aqui no Rio o tempo estava extremamente nublado e a iluminação ficou prejudicada. Não mudei o WB para "Nublado". Isso altera muito a qualidade da imagem? Deixei em AUTO.

Fiquei variando apenas a velocidade que ficaram entre 1/1000 ou 1/1250. As fotos foram feitas sempre em F8 e ISO 800.

Uma coisa que ainda me deixa em dúvida e a tal abertura. Como eu disse nos posts anteriores eu li que a minha lente tem uma melhor imagem com F8 e F11 mas se eu precisar de mais luz? Quer dizer que se eu trabalhar com F7, F6,3 ou maiores eu perco nitidez na imagem? Isso procede ou a diferença é mínima? Hoje eu precisei desse recurso mas fiquei com essa coisa na cabeça que para ter a imagem mais nítida possível era pra ficar em F8 ou F11. Eu queria usar um ISO menor mas por conta da abertura tive que ficar nos 800 o que proporcionou ruído.

E aí galera? Viajei no que eu falei ou é isso mesmo?

Abraços! :)

Alan, o WB no auto perde um pouco. A cam não ajusta 100%.
Quanto à lente, não sei te dizer se perde tanto assim. Claro que nos extremos de abertura a perda é maior, mas se precisar, aumenta a abertura. Caso ache que está perdendo muito, fotografa um pouco sub e corrija no LR.


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #23 Online: 03 de Janeiro de 2012, 22:06:47
Alan, dê uma olhada neste site:
http://www.airliners.net/search/?
Talvez você já conheça.
Divirta-se!


Alan Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 05 de Janeiro de 2012, 19:11:47
Alan, dê uma olhada neste site:
http://www.airliners.net/search/?
Talvez você já conheça.
Divirta-se!

Muito legal! Já conhecia mas eles são muito exigentes. Nenhuma foto minha passou.

Enfim, é a prática!

Viu minhas novas fotos? O que achou?

Um forte abraço! :)
Nikon D3200 + GRIP, 18-105, 55-300, 18-55, 35 1.8, SB-700


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #25 Online: 05 de Janeiro de 2012, 22:55:14
Alan, assim como os demais colegas, notei uma grande melhora em suas fotos. Você vai longe porque não tem vergonha de perguntar e aproveita as dicas dos mais experientes. Logo veremos uma foto sua no Airliners. É isso aí.


Alan Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Janeiro de 2012, 23:44:40
Tenho me esforçado e tenho me dedicado ao tema. Gosto de aviões.

Estou de férias e tenho ido quase todos os dias ao aeroporto testando "N" configurações de acordo com as dicas dos colegas. Percebo que há melhora mas há MUITO o que aprender.

Dia 09 estou indo para Recife, vou descansar 10 dias por lá. Estou levando todas as lentes! Vou pela manhã e já até escolhi meu assento para ficar com uma visão privilegiada do Pão de Açucar ao decolar do Santos Dumont. Difícil vai ser acertar de primeira já que eu não vou ter outra chance mas se não ficar legal vale pelo registro.

Amanha posto mais fotos e vocês me ajudam com as dicas. É assim que tenho aprendido e aproveito para agradecer mais uma vez pela paciência pois devo imaginar o quanto é cansativo as vezes responder coisas tão básicas, dúvidas que já foram superadas pelos colegas profissionais a muito tempo.
Nikon D3200 + GRIP, 18-105, 55-300, 18-55, 35 1.8, SB-700