Autor Tópico: Analógicas valem a pena hoje?  (Lida 10648 vezes)

rrrjsj36

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Online: 28 de Dezembro de 2011, 15:02:52
 Vi que muitas câmeras analógicas estão por um bom preço, mais estou em dúvida, se hoje vale a pena comprar uma dessas câmeras, o que vocês acham?


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2011, 15:30:25
Se voce quer fotografar de verdade, sim vale a pena ! Agora sem brincadeira, se voce realmente gosta de fotografia bem vindo ao clube do filme porém nao se esqueça que cada dia fica mais difícil encontar filmes, bons laboratórios para revelação etc. A tendencia é obvia, fotografar com filme fica cada dia mais complicado mas eu e milhares de pessoas não abrimos mão deste prazer,

abraço.

Nelson


rrrjsj36

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2011, 15:49:11
Se voce quer fotografar de verdade, sim vale a pena ! Agora sem brincadeira, se voce realmente gosta de fotografia bem vindo ao clube do filme porém nao se esqueça que cada dia fica mais difícil encontar filmes, bons laboratórios para revelação etc. A tendencia é obvia, fotografar com filme fica cada dia mais complicado mas eu e milhares de pessoas não abrimos mão deste prazer,

abraço.

Nelson

Obrigado, será que uma Canon Eos500 é boa? (Não entendo muito de analógicas  :doh:)


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2011, 16:02:59
Este modelo não é o top das cameras analogicas da Canon, ela é eletrônica e usa lentes EF, se voce já tem camera DSLR da Canon voce poderá usar as lentes EF das digitais. As lentes EF-S das digitais nao podem ser usadas neste corpo. Claro que ela vai funcionar muito bem porém, por ser totalmente eletronica significa que se der algum problema ela vira lixo pois o valor do reparo não vale a pena. Cameras analógicas totalmente manuais tem vantagen de nao precisar de bateria e dão bem menos defeitos  do que as eletronicas porém são bem "idosas" e devem estar em bom estado de conservação e funcionamento. No caso das Canon manuais ela usam lentes FD que não podem ser usadas nas analógicas e nas digitais.

abraço
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2011, 16:04:17 por NSantos »


rrrjsj36

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2011, 16:32:44
Qual câmera você recomendaria?


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2011, 20:52:06
Na minha modesta opinião eu acho que voce deveria optar por uma Zenit. Dentre as cameras analógicas SLR é a mais barata do mercado. Voce encontra em bom estado de funcionamento e cosmético por um preço entre R$ 100,00 e R$ 150,00. Uma Olympus OM-1, uma Pentax Me, Mx,Mg etc, uma Nikon Em, Fe, Fm voce irá pagar por volta de R$ 300,00 a R$ 400,00. E a Zenit vai fazer exatamente o que estas outras fazem. Qualidade? O principal item de uma camera fotográfica é a lente. A Zenit vem, normalmente, acompanhada de uma Helios que não perde em nada para as lentes Olympus, Pentax ou Nikon. Porque eu estou falando tudo isso? Acontece que conforme disse o colega NSantos está cada vez mais difícil encontrar filmes e laboratórios decentes. Logo, logo voce vai se cansar de tudo isso e comparando com a facilidade que uma Digital lhe dá, vai esquecer a sua analógica num cantinho da sua casa e vai virar um incomodo para voce. Prá que gastar mais se voce pode economizar um dinheirinho que no futuro voce pode usar para aumentar o seu "arsenal" de lentes para uma DSLR?
Eu sou dos anos 50/60. Já tive todos os tipos de cameras SLR de 35mm. Sinto saudade dos tempos do filme. Hoje tenho uma Praktica BC1 que tem a opção Auto e Manual, uma Rangefinder Olympus XA e utilizo-os esporadicamente para não "enferrujar". Mas compara-los com a comodidade que a minha Canon EOS T1i me permite é covardia.
Obs: Somente laboratórios especializados estão revelando filmes com alguma qualidade. A maioria dos laboratórios estão fazendo revelações "meia-boca" com aquelas "maquininhas" automáticas que ninguém sabe se trocam os líquidos reveladores e fixadores com a frequencia que é necessária. Estão tratando os filmes com tanto "desprezo" que algumas lojas estão pedindo o pagamento antecipado, de acordo com o tamanho do filme, achando que o cliente não virá buscar as fotos e eles fiquem no prejuizo com o gasto que tiveram.
È a vida...
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:43:17
a zenit é uma boa opção.a canon eos 500 tambem é boa,e vc acha por bom preços no mercado livre.só confirme se a lente não tem fungos. apezar de estar cada vez mais dificil de usar  filme,acho que estou tendo sorte,pois aqui na minha cidade todos os laboratórios revelam filmes,inclusive um que abriu a menos de um ano.pence bem, se estivesse tão ruim,este laboratório que abriu a menos de um ano não iria mexer com filme,certo? outro dia,passei em um destes laboratórios e pedi umas bobinas vazias.pra minha surpreza o cara veio com um balde pequeno cheio delas.ele me disse que ainda revelam muito filme. mas é logico que está ficando mais dificil. felizmente muitos fotografos da era digital,estão se encantando com o filme e estão começando a usar filme tambem( uma prova disso é o grupo "i shot film" do flickr ultimamente o numero de membros tem aumentado muito.e tem o movimento da lomografia tambem) mesmo que as cameras digitais sejam mais comodas, o filme tem efeitos muito diferentes. eu tenho uma d3100,e estou sempre usando minhas cameras de filme,inclusive uma zenit. já tentei varias vezes abandonar o filme,mas não consigo.basta alguns dias fotografando só com digital que eu me enjoo. no mercado livre tem varios vendedores que vendem filme.e aqui no forum tambem tem o oliver.sen está ficando dificil,vamos aproveitar enquanto tem.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2012, 13:33:26
Oi rrrjsj36,

eu sou extremamente suspeito pra falar, mas aqui vai a minha resposta: SIM! Mas compre uma analógica de verdade. Uma mecânica. Que só precise da bateria para o fotômetro. Porque se um dia pararem de fabricar aquele modelo de bateria, você ainda terá uma máquina que funcione. Se um dia uma peça interna desgastar, um bom técnico poderá reproduzir uma e você ainda terá uma máquina que funcione. Nas eletrônicas, é difícil encontrar circuitos para máquinas de 5 anos. E não dá pra improvisar em circuito impresso. Como carburador x injeção eletrônica.

Além desta parte prática, tem a questão conceitual. A princípio, você vai achar a maior imbecilidade do mundo alguém usar foco manual. Até você começar a pegar a manha, se entender com a velocidade do anel de foco da sua lente e ver os resultados bacanas começarem a surgir. Fundo desfocado como você só tem em digital full-frame. E vai começar a entender o quanto a "perfeição" do digital é chata às vezes. Uma foto fora de foco, tremida, pode ficar fantástica (Exemplo: http://www.usefilm.com/Image.asp?ID=443404 ). Permita-se o "erro". Explore SEUS limites. DOMINE o equipamento. Você vai conseguir praticando. Anote o que você faz (abertura x velocidade x ISO) para saber onde você acertou e onde você errou. Por mais que inventem e te cobrem por isto, para fotografar você precisa de luz, abertura, velocidade do obturador e um material sensível à luz. Isto não mudou, nem vai.

Usar filme - dada a limitação de fotos de cada rolo - também te ajudará a afinar seu discernimento e a educar seu olhar. Não é hora de desperdiçar nada. Cada foto tem que valer a pena, nem que seja pra ver que você errou feio. E quando você acertar bonito, vai sentir aquele "yesssss" de satisfação.

Romantismo? Claro. Mas é bacana. É preciso.

Quanto ao que comprar, algumas dicas:

- máquina mecânica
- de entrada (K1000, Nikon FM, Canon FTB, Spotmatic F)
- ou TOP de linha (Nikon F2AS, Canon F1)
- seja o que você comprar, leve numa oficina para uma limpeza, lubrificação e regulagem geral da máquina. Isto não é caro e garante que ela esteja funcionando direitinho

No mais, leia um bom livro sobre fotografia (A Câmera de Ansel Adams, por exemplo), para saber como usar o equipamento a seu favor. Não tente enteder ou saber tudo de uma vez. Faça uma leitura geral para ter uma noção macro e depois volte ao que te interessar. Cresça aos poucos, sem atalhos.

Na fotografia analógica/mecânica, the journey is part of the destination. Curta sem pressa.

Boa sorte,

José Azevedo


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2012, 14:19:47
As EOS 500/300 não são top, mas são muito bem especificadas, e hoje você compra a preço de banana. Vale a pena sim, e pelo que você paga por elas, se quebrar é só jogar fora e comprar outra. Fora que pega todas as lentes EF.

E não se engane quanto a durabilidade, tenho uma 500N (Rebel-G) que usei no mínimo uns 300 rolos de filme nela e está 100%.

As mecânicas tem menos possibilidade de defeito e não precisam de baterias, só para o fotômetro.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2012, 16:34:41
Uma vez que não são mais fabricadas, acho importante ter uma camera com o minimo de componentes eletrônicos possível, sem abrir mão da qualidade, pois se qualquer componente desses queima, adeus câmera (é muito difícil achar peça de reposicão e sóbse for sucata de outra camera idêntica).
Considere modelos como as F2, F3, FM's (Nikon) ou o equivalente de outras marcas. São tanques de guerra sofisticados, para a vida inteira.
Nesse segmanto as Nikons são imbatíveis em termos de opções e compatibilidade com praticamente qualquer lentes (a Canon já alterou a baioneta de encaixe várias vezes e os modelos de AF e manuais são incompatíveis caso vc resolva mudar de modelo de camera posteriormente).
Em resumo, eu ficaria com uma Nikon (M ou AF) mas de preferência manual e faria a festa com as lentes disponíveis noercado.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2012, 16:37:27 por fcsergio »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2012, 17:54:00
Ainda acho que a EOS500 embora eletronica seja uma opção bem viável. é muito, muito barata e tem de montão no mercado usado e tem muita peça de reposição. Novamente, pelo preço, se quebrar, jogue fora e compre outra por R$ 100.

As EOS de filme aceitam, como já disse as objetivas tipo EF de foco automático. Não aceitam as EF-S.

Mas...

Tem adaptadores BARATOS (entre US$ 10 e 40), com ou sem confirmação de foco para M42, Nikon, Pentax-K, Leica-R, Contax/Yashica e as medio formato Mamiya, Hasselblad, Pentax, Pentacon e Bronica... Precisa de mais o que ?

Aqui ainda tenho dois corpos Pentax-K, e uma EOS 300 (esta nao vendo pq é meu backup para filme e posso usar todas as objetivas EF que tenho nela, as M42, as Leica-R e uma Nikkor 50/1.4 nao AI hehe)



osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2012, 14:13:42
Vi que muitas câmeras analógicas estão por um bom preço, mais estou em dúvida, se hoje vale a pena comprar uma dessas câmeras, o que vocês acham?

Se você gosta de fotografia, vá fundo. Escolha a marca que mais te agrada. Máquinas mecânicas ou eletrônicas o que importa?
Importa é fotografar.
Por um gosto pessoal utilizo equipos Nikon (F100 Analógica)que aceitam quase todas as lentes fabricadas pela marca e se adaptam perfeitamente a minha câmera digital (D1x). Ambas câmeras tem controles muito parecidos e funcionam 100% no automático ou 100% manual, conforme minha vontade ou necessidade. E os modelos semi profissionais e profissionais são muito resistentes.


Tarse

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 11:24:49
Vale a pena se você realmente gosta dessa arte! Às vezes as pessoas riem de mim por ficar fotografando como no século passado, mas se você gosta da sensação de tirar uma foto, acabar esquecendo e só depois recordar aquele momento, não tem como!

E se você não tem prática, vá se preparando, o começo é sofrido e exige um pouco de paciência até que você pare de tirar fotos do teto ou completamente desfocadas, etc rs!


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 11:35:48
Sim, valem a pena, mas compre em bom estado, ois mesmo elas quebram com facilidade. Eu não largo da minha Nikon F por nada.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 21:23:21
Tenho uma Nikon F2A que amo de paixão más parei de fotografar porque não existe um único local para fazer uma revelaçãorecente onde moro.
Os negativos vêm todos arranhados, manchados e com cara de filme vencido !!
Acho que como o movimento é pequeno eles usam sempre os mesmos químicos, mesmo após vencidos, sei lá...
Essa é uma desvantagenm de morar no interior.