Autor Tópico: Analógicas valem a pena hoje?  (Lida 10713 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 27 de Fevereiro de 2012, 21:46:55
Tenho uma Nikon F2A que amo de paixão más parei de fotografar porque não existe um único local para fazer uma revelaçãorecente onde moro.
Os negativos vêm todos arranhados, manchados e com cara de filme vencido !!
Acho que como o movimento é pequeno eles usam sempre os mesmos químicos, mesmo após vencidos, sei lá...
Essa é uma desvantagenm de morar no interior.

  • Faça P&B e revele em casa.
  • Faça cromos (slide), vá colocando no freezer, deixe juntar um "tantinho" e envie para SP para revelar. Isso ajuda a diluir o frete.
-22.352971,-48.775582


fabiosilva86

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Life goes on..
Resposta #16 Online: 17 de Março de 2012, 15:28:45
Então pessoal, aproveitar o tópico para não criar repetitivos.

Nunca tive câmera além das digitais, mas sou apaixonado por fotografia e estou começando a entrar nesse mundo. Essa semana (ontem) um conhecido meu me ofereceu uma Canon EOS 5000 com lente Canon EF 38-76mm e simplesmente apaixonei. O que me dizem dela?

Outra questão é: como fazer manutenção nessas câmeras? Como identificar lentes danificadas ou mofadas? Sabe, preservação e manutenção básica do equipamento no geral. Procurei e não achei um tópico relacionado, quem puder indica ai por favor.

Grato

Fábio Silva


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #17 Online: 25 de Março de 2012, 16:55:45
Tenho uma D90 e to partindo para uma D7000. Penso em ter uma Nikon mecanica para bater umas fotos com mais buquê sem apelar pra fullframe digital, q sao bem caras. Quais cameras seriam minha escolha, jah q desejo aproveitar meu vasto set de lentes baioneta F? Outra coisa: essas cameras fazem fotometria como as digitais? Nao queria abrir dessa funçao, se fosse possivel.

Os flashs atuais como os SB900 e SB600, sao compativeis com essas cameras?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #18 Online: 26 de Março de 2012, 15:51:43
Se voce quer fotografar de verdade, sim vale a pena ! Agora sem brincadeira, se voce realmente gosta de fotografia bem vindo ao clube do filme porém nao se esqueça que cada dia fica mais difícil encontar filmes, bons laboratórios para revelação etc. A tendencia é obvia, fotografar com filme fica cada dia mais complicado mas eu e milhares de pessoas não abrimos mão deste prazer,

abraço.

Nelson
Acho um absurdo alguem dizer que só quem tem uma analogica é que é fotografo ou que faz fotos de verdade, já fotografo ha varios anos e nunca senti diferença entre fotografar com uma digital e uma analogica, gosto de fotografar com as duas. Só um tolo não usa os beneficios da tecnologia a seu favor o importante é não ficar dependente dela como muitos ficam. Acho isso falso poritanismo. E não venham me dizer que estou no lugar errado, pois aqui não ha restrições.
Quanto ao dono do topico, se voce meu caro quer realmente uma camera totalmente analogica e mecanica te recomendo a zenit 11. Essa nem bateria para fotometro usa pois ela faz a leitura de luz com um sensores sensiveis a luz que ficam na frente da camera.
E se quizer uma lente que sirva nela, pois as que veem são umas lentes mediana e de 58mm, voce pode usar as da Pentax que são a mesma rosca.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #19 Online: 26 de Março de 2012, 23:35:19
Caro Branco Melo,
obrigado por suas palavras, elas me deram oportunidade de esclarecer o que chamo de fotografia de verdade.
Antes de qualquer coisa quero deixar claro que esta é minha opinião e não tenho a menor intenção de ser dono da verdade. Não sou professor de fotografia nem uso a fotografia com meu meio de sustento.
 A fotografia com filme segue um ritual de mais de 100 anos com poucas mudanças até o surgimento da digital, eu gosto disto. A qualidade de um médio ou grande formato é indiscutivel . Quando voce utiliza uma camera totalmente manual, voce tem que estar atento a diversas variáveis o que torna o ato de fotografar mais rebuscado e exige conhecimento de técnicas fotograficas se voce deseja um bom resultado. Enfim , como já falei esta é minha opinião. Porém preciso de dizer que não me considero um tolo por preferir um tipo de tecnologia "ultrapassada".
Não concordo com sua opinião e não entendo porque suas palavras tem um tom agressivo, me chamando de tolo, de falso puritano,  além de determinar regras para o forum.  Eu te recomendaria pegar uma de suas cameras de filme, um tripé, um spotmeter, colocar um filme preto e branco e passar um dia extremamente agradavel fotografando  umas belas  paisagens em um lugar bem tranquilo e bonito. Talvez assim voce volte a admirar o prazer de fotografar com filme ou ficará tao estressado que irá jogar todo o equipamento de filme no lixo e irá desfrutar da rapidez, precisão e imediatismo da fotografia digital.
 Ah, só para concluir,  tambem uso cameras digitais e não tenho qualquer problema com isso só que  prefiro o filme !


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 27 de Março de 2012, 12:56:03
EU ACHO, que o NSantos escreveu "Fotografar de verdade" em tom de brincadeira...

Mas, de certa forma, não deixa de ser uma verdade... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Quando trabalhava no minilab, tomava um cuidado extremo com os quimicos. Mesmo sendo de "revelar em uma hora", cuidava do prazo de vencimento, dos filtros, dos roletes dos racks, da temperatura (38º, 0,2 de oscilação máxima, não lembro...)
Quando peguei uma Rebel na mão pela primeira vez, meu Deus do céu, quanta facilidade!!!! Tirava e já olhava se tava boa, em minutos descarregava as fotos pro PC, e o Photoshop, então? Era a oitava maravilha do mundo!
Com isso tudo fui "emburrecendo"...
Minhas Nikon F2 e 801s, companheiras de guerra, muitas fotos, ai ai ai... me lembro da primeira entrada de noiva, com a F2, foco manual, ahusheusehuashe tremia como vara verde... Sempre cuidando da exposição, pra não errar... Com a digital não tinha isso, podia errar quantas vezes quisesse e não dava nada, era só tirar outra depois... Se a foto da entrada da noiva ficava ruim, eu olhava e tirava outra, pronto. Não tinha mais aquele cuidado, com a exposição, com o foco, nas DSLR é só esperar o "Pí-pí" e sentar o dedo...

Acho que "Fotografar de verdade", dá pra fazer com digital...

Mas, só quem fotografou e/ou fotografa com filme teve o prazer de:
-ouvir um obturador mecânico fechando,
-rebobinar um filme,
-clicar e esperar até o outro dia pra saber como ficou,
E muitos outros fatores, relativos à qualidade da imagem, que é diferente. Não defendo que seja pior ou melhor, mas simplesmente diferente.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #21 Online: 27 de Março de 2012, 13:46:18
Caro Branco Melo,
obrigado por suas palavras, elas me deram oportunidade de esclarecer o que chamo de fotografia de verdade.
Antes de qualquer coisa quero deixar claro que esta é minha opinião e não tenho a menor intenção de ser dono da verdade. Não sou professor de fotografia nem uso a fotografia com meu meio de sustento.
 A fotografia com filme segue um ritual de mais de 100 anos com poucas mudanças até o surgimento da digital, eu gosto disto. A qualidade de um médio ou grande formato é indiscutivel . Quando voce utiliza uma camera totalmente manual, voce tem que estar atento a diversas variáveis o que torna o ato de fotografar mais rebuscado e exige conhecimento de técnicas fotograficas se voce deseja um bom resultado. Enfim , como já falei esta é minha opinião. Porém preciso de dizer que não me considero um tolo por preferir um tipo de tecnologia "ultrapassada".
Não concordo com sua opinião e não entendo porque suas palavras tem um tom agressivo, me chamando de tolo, de falso puritano,  além de determinar regras para o forum.  Eu te recomendaria pegar uma de suas cameras de filme, um tripé, um spotmeter, colocar um filme preto e branco e passar um dia extremamente agradavel fotografando  umas belas  paisagens em um lugar bem tranquilo e bonito. Talvez assim voce volte a admirar o prazer de fotografar com filme ou ficará tao estressado que irá jogar todo o equipamento de filme no lixo e irá desfrutar da rapidez, precisão e imediatismo da fotografia digital.
 Ah, só para concluir,  tambem uso cameras digitais e não tenho qualquer problema com isso só que  prefiro o filme !
Senhor, por um momento cheguei a pensar que voce gosta só de seguir o ritual e não de fotografar, posso lhe garantir que não vivo estressado, moro à beira da praia e não tenho motivo para tanto, só estou sendo realista. Isso que voce pediu para eu fazer, posso lhe garantir que ja faço a muito tempo nos dias de folga. E sempre que saio, levo comigo os dois equipamentos, faço fotos com os dois para comparar. Falando nisso não me referir a qualidade de imagens entre um ou outro. Pois é incontestavel que a pelicula e superior. O que contesto foi a maneira como voce se referiu a quem faz fotos só com digital, tenho visto tabalhos exelentes feito so com cameras digitais. Será que esses que fizeram estes trabalhos não podem ser chamados de fotografo?
Isso senhor, é que me refiro a um absurdo. Que voce goste de usar um ritual que surgil a 100 anos atraz tudo bem, gosto seu, não tenho nada contra. O que não posso é viver seguido um ritual com a tecnologia a meu favor. Tenho certeza que os fotografos daquela epoca só faziam isso porque não existia tecnologia melhor. Tanto é que a grande prova disso é que eles vieram evoluindo, isto não sou eu que estou dizendo, mais sim a historia da fotografia.
Não sei porque alguns levam um simples ato de colocar um filme em camera, como se fosse algo sagrado. Para mim sagrado só as coisa que dizem respeito a Deus.
Veja, o exemplo de um dos fotografos de natureza mais conhecidos do Brasil e do mundo, Araquem Acantara, voce acha que ele vai perder tempo com esse ritual todo só porque ele viu um beija-flor e quer fotografa-lo? Até ele terminar de fazer isso tudo o bichinho ja foi embora. Então lhe pergunto cadê a fotografia que voce diz que é de verdade? Há, ele deixou de fazer só porque tinha que seguir um ritual.
A tecnologia veio para dar uma certa comodidade ao fotografo e deixa-lo livre para escolher angulo, enquadramento de cena e pespequitiva, mas se o fotografo quiser fazer todo aquele ritual (menos o de colocar o filme para a digital) por sua conta, tanto a analogica quanto a digital dispoe de varios modos como zona basica e zona criativa onde ele escolhe o que dezeja modificar, tenho certeza que voce sabe disso.
Quanto a precisão, rapidez e imediatismo não é so digital que tem, voce pode pegar uma camera Canon EOS 1 e vai encontrar o mesmo. 
Respeito sua opinião e peço desculpas se lhe ofendi, mas voce dizer que só fotografia analogica é que é fotografia de verdade, volto a afirmar que absurdo.
Quanto as regras do forum a que voce se refere não entendi, mas disse isso porque ja vi em alguns post aque nasta sala discursôes sobre a relação entre analogicos e digital em que os frequentadores e amantes das analogias ja chegaram a dizer que outros foristas estavam na sala erada só porque não compartilham da mesma opinião.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #22 Online: 27 de Março de 2012, 14:50:23
Pessoal, o xis dessa questão de filme x digital é o seguinte: quem gosta de filme mesmo, não só gosta - AMA;
enquanto que quem prefere o digital simplesmente gosta por todas as facilidades e recursos que ele proporciona, mas eles não podem dizer que AMAM  o digital, enquanto quem ama o filme é APAIXONADO pelo filme por inúmeras razões que só quem ama o filme é que conhece e sabe. Portanto, essa é a diferença: o filme envolve paixão; o digital envolve praticidade, imediatismo, e para os profissionais, sobrevivência.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #23 Online: 27 de Março de 2012, 15:26:50
Gosto muito de fotografar com filme, tanto quanto digital... mas acho que esse negocio de colocar a fotografia em filme num pedestal um pouco exagerado, respeito e tal, cada um cada um, mas acho exagerado... acho que nem um e nem o outro deve ser desmerecido, quem banaliza o digital são as pessoas, e não o recurso em si, acho os dois muito bons...  Até como já disseram por aqui, nem melhor e nem pior, apenas diferente, cada um do seu jeito  :ok:
« Última modificação: 27 de Março de 2012, 15:35:23 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #24 Online: 27 de Março de 2012, 15:47:15
Obrigado Mike por suas palavras, voce esta absolutamente certo, não quis melindrar ninguem quando falei "fotografia de verdade". Foi uma forma de me expressar sem maiores pretensões ou significados ocultos etc. Em momento algum me referi com desdém a fotografia digital , que como já falei, tenho equipamento digital e uso com muito mais frequencia do que o filme. Nos dias de hoje isso é imperativo, infelizmente.
Como muito  bem falou o Meletti, para muitos como eu o filme tem um grande carga de paixão por motivos diversos. De minha parte, não acho que agora seja o local e momento certo para continuar esta discussão. Desejo ao Branco e a todos daqui que fotografem cada vez mais independente do equipamento, da tecnologia de qualquer coisa. Nesta sala do forum o principal objetivo é a troca de informações sobre "Câmeras de filme" com bem diz o titulo da sala, assim sempre que possivel estarei tentado contribuir com minhas modestissimas opiniões.

abraço a todos e ótimas fotos.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #25 Online: 27 de Março de 2012, 17:16:14
Gosto muito de fotografar com filme, tanto quanto digital... mas acho que esse negocio de colocar a fotografia em filme num pedestal um pouco exagerado, respeito e tal, cada um cada um, mas acho exagerado... acho que nem um e nem o outro deve ser desmerecido, quem banaliza o digital são as pessoas, e não o recurso em si, acho os dois muito bons...  Até como já disseram por aqui, nem melhor e nem pior, apenas diferente, cada um do seu jeito  :ok:
Muito bem, tai uma coisa sensata.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 28 de Março de 2012, 09:52:59
Obrigado Mike por suas palavras, voce esta absolutamente certo, não quis melindrar ninguem quando falei "fotografia de verdade". Foi uma forma de me expressar sem maiores pretensões ou significados ocultos etc. Em momento algum me referi com desdém a fotografia digital , que como já falei, tenho equipamento digital e uso com muito mais frequencia do que o filme. Nos dias de hoje isso é imperativo, infelizmente.
Como muito  bem falou o Meletti, para muitos como eu o filme tem um grande carga de paixão por motivos diversos. De minha parte, não acho que agora seja o local e momento certo para continuar esta discussão. Desejo ao Branco e a todos daqui que fotografem cada vez mais independente do equipamento, da tecnologia de qualquer coisa. Nesta sala do forum o principal objetivo é a troca de informações sobre "Câmeras de filme" com bem diz o titulo da sala, assim sempre que possivel estarei tentado contribuir com minhas modestissimas opiniões.

abraço a todos e ótimas fotos.
Muito bem, tai uma coisa sensata.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 28 de Março de 2012, 10:41:52
Gente...filme x digital já deu, né?

Espero que os animos não esquentem.  ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


André Florestal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #28 Online: 30 de Março de 2012, 18:02:28
Pessoal, boa tarde.
Comprei uma Mamyia 645 e estou em busca de um bom local para comprar e revelar filmes 120 ou 220 (6 x 4,5).
Sei que está cada vez mais raro encontrar filmes e revelações.
Se tiverem alguma informação agradeço!
Abraço a todos.


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #29 Online: 31 de Março de 2012, 13:09:03
Pessoal, boa tarde.
Comprei uma Mamyia 645 e estou em busca de um bom local para comprar e revelar filmes 120 ou 220 (6 x 4,5).
Sei que está cada vez mais raro encontrar filmes e revelações.
Se tiverem alguma informação agradeço!
Abraço a todos.

Se vc tiver paciencia, compre os filmes pelo e-bay, sai mais barato. apenas cuide para cada encomenda nao ultrapassar US 50.00 pq senão vc pode pagar 60% de imposto .