Autor Tópico: Ganhei uma câmera compacta. É melhor que a do iPhone?  (Lida 2762 vezes)

Galinho13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 29 de Dezembro de 2011, 04:47:30
Olá pessoal.
O título já é bem sugestivo, portanto não terei muitas delongas.
Eu ganhei uma câmera compacta da minha prima, chamada Canon Digital IXUS 85 IS, ela possui 10 MP e um zoom óptico de 3X.

Acontece que eu já tinha um iPhone 4 que tirava fotos RAZOÁVEIS, nada de especial.
Vocês que são bom entendedores podem me responder, qual vale mais a pena tirar fotos?
Não entendo nada de ISO nem iluminação, porém percebo que algumas vezes a câmera do iPhone tem mais cor do que a Canon.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2011, 04:50:54 por Galinho13 »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2011, 08:37:36
Observando hj, percebo q minha cybershot S650 tem as cores mais fracas q minhas Nikon D50/D5100, mas eh uma comparaçao injusta... :)

Pode ser verdade. A sua Canon ganha em alguns recursos, o zoom e a resoluçao melhor, mas ateh agora, soh 2 smartphones tem cameras melhores q a do iphone 4: 1- Nokia N8 ( tive um ) e 2- iphone 4S. Esses 3 aparelhos ganham de diversas compactas basicas em termos de qualidade de imagem, o q pode ser o caso da sua Canon. Manda duas fotos "iguais" do iphone e da Canon para cah em condiçoes de dificil fotometria ( uma janela bem iluminada por tras ) ou pouca luz ( um quarto escuro com uma vela acesa ) para a gente ter uma noçao dessa diferença, ok?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2011, 08:41:57
Foto com uma automatica sony:

http://imageshack.us/photo/my-images/10/dsc01122ye.jpg

Cores fracas, janela "estourada" e assunto escuro. Foto dificil ateh com um DSRL, mas ficou horrorosa na sonyzinha...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Galinho13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2011, 09:27:46
Estou dando upload de 4 fotos, 2 da Canon (com flash/sem flash) e outras 2 do iPhone (c flash/ s flash)

Assim que estiver pronto eu posto aqui.

Poderia me responder só mais uma dúvida?

A minha canon tem uma função chamada MACRO, quando eu clico em um botão ele aparece 3 opções: NORMAL, MACRO e INFINITO.
Poderia explicar cada uma delas?

Obrigado.


nepo.sousa

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 385
  • Sexo: Masculino
  • Alan Nepomuceno de Sousa
Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2011, 09:43:37
Estou dando upload de 4 fotos, 2 da Canon (com flash/sem flash) e outras 2 do iPhone (c flash/ s flash)

Assim que estiver pronto eu posto aqui.

Poderia me responder só mais uma dúvida?

A minha canon tem uma função chamada MACRO, quando eu clico em um botão ele aparece 3 opções: NORMAL, MACRO e INFINITO.
Poderia explicar cada uma delas?

Obrigado.
a grosso modo, a normal - para assuntos próximos, tipo festas, pessoas, etc..
Macro, para assuntos pequenos, tipo flores, insetos, etc.
Infinito - paisagens, longas distâncias do assunto.  :ok:
Sony alpha a55v
Sony lens -18-55mm - Sigma 70-300mm - Minolta AF 28mm f2.8 - Sony SAL 11-18
Tamron 18-200mm RX Di-II LD - Pentacon 50mm f1.8 + adaptador m42
Flash Sony HVL 42 - Fujifilm finepix F50fd


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2011, 21:37:35
a melhor maneira é comparando os dois... lembro que uma sony da minhã irmã era pior que um Nokia N73

Como essa câmera é antiga talvez i iphone seja melhor na maior parte das vezes. talvez o iphone perca pra canon em fotos de paisagem (por ter abertura fixa em 2.4) e noturnas por ter um flash pior. No resto o iphone ganha por estar no teu bolso. :D





Galinho13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2011, 21:58:38
Eu gostaria muito de dar UPLOAD nas fotos mas infelizmente não estou conseguindo.
O Imageshack fica dizendo que "None files were upload", ou seja, perdi cerca de 30 minutos para nada.
Tentei no Tinypic mas ele diz que a imagem não pode ser exibida =/

Mas em relação a qualidade das imagens, você acha que a lente do iPhone produz fotos melhores que a da Canon?
Eu estou no meio de uma viagem e gostaria de ter as fotos mais nítidas possíveis, se é que me entende

Sobre questão de portabilidade eu não esquento, afinal eu consigo carregar os dois tranquilamente no bolso..


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2011, 22:04:59
no imageshack agora tem que ter registro com email pra funcionar bem, comigo foi assim. Agora pra julgar as lentes, o legal era vc fazer como falado acima, pelo menos 1 foto com cada uma, do mesmo objeto, nas mesmas condições e ai a gente consegue saber melhor.


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2011, 22:56:58
galinho13,se eu fosse vc não tiraria fotos importantes de uma viagem com um iphone.não sei se vc sabe mas nas cameras digitais tamanho é documento.por que as cameras dslrs tem melhor qualidade que as compactas?por que seu sensor é maior ,sua lente é maior e dai por diante... o sensor da sua canon e a lente são bem maiores que as do iphone.pode ter certeza absoluta que a qualidade da canon é superior.vou te dar umas dicas: coloque o iso o mais baixo possivel,tipo 80 ou 100.de uma olhada na lente pra ver se não está cheio de marcas de dedo.se estiver suja,de uma limpada nela com um algodão.vai por min,tem muitos entusiastas destes iphones que ficam se iludindo sobre a qualidade ser melhor que as compactas,mas levem as fotos num laboratório e mandem ampliar no tamanho 20x30 pra ver se o iphone é tão bom assim.eu já ampliei fotos de uma canon sx120 no tamanho 30x40 e quem ve acha que é feita com uma dslr.de uma olhada nas fotos feitas os dois nestes links e compare.boa sorte!

  canon ixus 85:http://www.flickr.com/groups/1063799@N22/pool/page2/

  iphone 4: http://www.flickr.com/groups/iphone4challenge/pool/page4/


Galinho13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2011, 05:56:18
Muito obrigado Marcos!
Suas dicas foram valiosas.

Vou seguir sua recomendação e tirar fotos importantes apenas com a Canon.
Agora, já que todos estão no espírito de natal, poderiam me responder só mais uma coisa de modo simples e claro?

O que é esse tal de ISO?
Porque eu deveria colocar no mais baixo? Seria melhor do que deixar no AUTO?

E sobre o flash, eu devo avaliar as condições do ambiente ou deixar no AUTO para que a máquina mesmo faça isso?

Enfim, agradeço a todos pela cooperação.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2011, 06:11:08 por Galinho13 »


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2011, 08:33:36
o iso é o que determina a senssibilidade para luz.iso mais baixo precisa de mais luz iso mais auto precisa de menos luz.mas se vc aumentar o iso a qualidade da imagem diminui.se vc deixar o iso no auto,a camera normalmente escolhe isos maiores. vc consegue mudar o iso no menu da sua camera. use o flash em ambientes fechados.em ambientes com sol é melhor sem flash,mas vc tem que ter a mão firme.

               flickr http://www.flickr.com/photos/46986151@N04/
 
               blog  http://www.francasfoto.blogspot.com/


Galinho13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2011, 11:30:07
Então eu devo sempre deixar em ISO 80 (para ter maior qualidade) ?
No modo automático ele fica sempre em 200... Eu comparei algumas fotos com/sem mas ainda não sei se vale a pena habilitar ou desabilitar.


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2011, 12:27:16
iso 200 tambem é aceitavel.evite iso 400 pra cima.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #13 Online: 30 de Dezembro de 2011, 12:38:03
Compacta é melhor imagem que o iPhone? Sim.
Compacta melhor imagem que uma DSLR? Não

Compacta mais conveniente que o iPhone? Não.
Compacta mais conveniente que uma DSLR? Depende.

Uma compacta você vai ter mais qualidade que o iPhone, mas depende da situação o iPhone vai ser mais útil porque você não terá de levar mais um equipamento.

Agora quem gosta de DSLR não vai se contentar com a qualidade de uma compacta ou do iPhone, logo aí depende, eu levo a minha sempre que possível, quando não consigo, tiro fotos com o que tenho na mão.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Galinho13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #14 Online: 31 de Dezembro de 2011, 12:25:22
Não se se devo colocar a ISO em 200 ou 100.
Em 100, muitas vezes, a imagem fica "boa" mas um pouco escura...
Já em 200 ela fica MUITO clara e acaba não ficando da forma que eu gostaria.

Vocês tem alguma sugestão? Eu quero um padrão, sem ter que ficar trocando sempre de 100 pra 200