Autor Tópico: Vocês usam a fotografia para ajudar quem precisa?  (Lida 4119 vezes)

Xico Putini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #15 Online: 20 de Março de 2006, 23:07:09
Citar
Como referência das fotos dele, acho que todo mundo lembra dessas. Chocolates Surpresa da Nestlé, que vinham com aquele cartão retangular com a foto de um animal. Todas feitas por ele.
Fiz coleção desses cartões.  :thmbup:  


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #16 Online: 20 de Março de 2006, 23:12:17
Costumo usar fotos em trabalhos de educação ambiental, gosto tb de documentar algumas cenas e enviar para as autoridades locais o que vbejo (como uma série de fotos que fiz de um bairro em Osasco no ano passado).

Acho que qualquer forma de expressão que possa ajudar é bem vinda, o duro é o cusxto
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 20 de Março de 2006, 23:16:36
A Verdade é que quem trabalha com fotografia e arte no Brasil é que precisa de ser ajudado, aqui só tem espaço para a Globo e a Abril.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ray

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #18 Online: 21 de Março de 2006, 08:59:34
Citar
Eu tenho vontade de fotografar casamentos de pessoas carentes, essa é uma data muito especial e muita gente não tem condições de pagar um fotógrafo, só não faço ainda por ainda não ter capacidade para isso.
Interessante essa idéia, mas como faria com os custos das fotos? (revelação,ampliação) arcaria com eles ou dava o filme para a pessoa revelar/ampliar?

Só apra entender melhor a idéia ...

Abraços

Ray


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 21 de Março de 2006, 09:19:06
Ajudar é uma palavra estranha. Seu uso indica que temos capacidade de ajudar alguém, e portanto que podemos julgar objetivamente a vida de alguém e ver onde pode ser ajudada.

Não penso assim. mas penso, sim, que minha fotografia pode entrar no mundo e fazer parte dele, fazer parte dos processos, e isso não é ajudar ninguém, mas aproveitar a fotografia e o mundo para viver uma aventura existencial.

Atualmente tenho procurado infletir minha fotografia nessa direção. Acho um processo mais rico e divertido que a fotografia-de-gaveta.

Os custos? Bem, eu pago pelas minhas manias. Não é preciso que o mundo me pague para que eu me divirta, mas tudo é feito na exata medida da minha diversão.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 21 de Março de 2006, 09:33:30
Ivan,
Não chego a discordar totalmente de você.
Mas penso que quando enxergamos o problema de alguém é porque temos a capacidade de ajudar esse alguem (as vezes duvidamos de nossa propria capacidade e paramos no 1o obstaculo). Não que isso implique em julgar objetivamente a vida de alguém. Ou quem sabe, realmente implique...
Na verdade é meio relativo. Talvez eu não tenha conseguido entender seu ponto de vista.
Poderias falar mais?

=)
Até mais...
« Última modificação: 21 de Março de 2006, 09:35:04 por helder84 »


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #21 Online: 21 de Março de 2006, 09:50:38
Citar
Citar
Eu tenho vontade de fotografar casamentos de pessoas carentes, essa é uma data muito especial e muita gente não tem condições de pagar um fotógrafo, só não faço ainda por ainda não ter capacidade para isso.
Interessante essa idéia, mas como faria com os custos das fotos? (revelação,ampliação) arcaria com eles ou dava o filme para a pessoa revelar/ampliar?

Só apra entender melhor a idéia ...

Abraços

Ray
Eu não tenho condições de arcar com os custos do álbum, mas para um casal que não teria nenhuma foto do seu casamento (pelo menos em um nível mais "profissional") ter um CD com as fotos para poder fazer o álbum quando tiver condições já é uma grande ajuda.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #22 Online: 21 de Março de 2006, 10:25:03
Marcelo,
de qualquer forma pra eles já é um presente e tanto!
Pense em quanto eles pagariam por um serviço normal...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #23 Online: 21 de Março de 2006, 10:34:40
Citar
Ivan,
Não chego a discordar totalmente de você.
Mas penso que quando enxergamos o problema de alguém é porque temos a capacidade de ajudar esse alguem (as vezes duvidamos de nossa propria capacidade e paramos no 1o obstaculo). Não que isso implique em julgar objetivamente a vida de alguém. Ou quem sabe, realmente implique...
Na verdade é meio relativo. Talvez eu não tenha conseguido entender seu ponto de vista.
Poderias falar mais?

=)
Até mais...
Helder:

Na verdade, se entendemos que nosso fazer é no mundo, que tudo o que fazemos de fato e que não é fotografia-de-gaveta é para e pleo mundo, e é também por nós, não há como falar em ajuda. Quando falamos em ajuda estamos criando uma separação mental entre nós e o contexto onde nossa fotografia age, e essa separação não existe, pois nós e o contexto nos infuenciamos mutuamente todo o tempo.

Vou dar um exemplo: já falei aqui de meu plano (que venho executando) de fotografar umas 100/150 pessoas de São pedro da Serra e fazer uma exposição ou álbum disso lá. Por um lado é uma forma de falar da identidade da cidade, identidade humana, para os próprios habitantes de lá. Por outro, é uma maneira que eu tenho de me aproximar deles, de compreendê-los, e isso como aventura existencial suplanta a fotografia. Por um terceiro lado, sou eu que estou sendo ajudado, pois fotografando 100 pessoas há inúmeras oportunidades de desenvolver minha linguagem de retratos.

Cabe, então, falar de um processo no qual a fotografia é o envelope, e os fotografados e eu mesmo somos passageiros dela. Esse processo transforme. Transforma o olhar da cidade sobre si mesma (um pouco só, mas isso já é legal), transforma minha fotografia, etc. Mas quem ajuda quem? Sei lá, e isso não importa. Importa viver essa aventura junto com aquelas pessoas de quem gosto, mesmo as conhecendo de vista somente em muitos casos.

Quando nos envolvemos com os demais não cabe falar em ajuda, mas em compaixão, não compaixão piegas, mas o sentido verdadeiro da palavra -co-paixão- ou seja, viver em conjunto.

Expliquei ou compliquei? risos.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #24 Online: 21 de Março de 2006, 10:50:07
Citar
Vou dar um exemplo: já falei aqui de meu plano (que venho executando) de fotografar umas 100/150 pessoas de São pedro da Serra e fazer uma exposição ou álbum disso lá. Por um lado é uma forma de falar da identidade da cidade, identidade humana, para os próprios habitantes de lá. Por outro, é uma maneira que eu tenho de me aproximar deles, de compreendê-los, e isso como aventura existencial suplanta a fotografia. Por um terceiro lado, sou eu que estou sendo ajudado, pois fotografando 100 pessoas há inúmeras oportunidades de desenvolver minha linguagem de retratos.

Quando nos envolvemos com os demais não cabe falar em ajuda, mas em compaixão, não compaixão piegas, mas o sentido verdadeiro da palavra -co-paixão- ou seja, viver em conjunto.

Expliquei ou compliquei? risos.
Explicou muito bem Ivan,
Eu nao havia lhe entendido porque voce está um nivel (dois ou tres...) acima do que eu  propus no topico!
Voce ja procurou saber o que isso vai representar pros moradores?
Nao, porque pra voce isso nao importa (concerteza nao é do ponto de dizer "ah, nao to nem ai...").
Resumindo: concerteza voce vai estar ajudando muito mais do que sendo ajudado. E sem saber...
Eu ainda nao me desvinculei disso, pois ainda preciso me forçar a ajudar os outros. Voce, pelo visto, nao precisa mais porque tem algo natural nessas atitudes  :clap:
É tudo um processo evolutivo  :thmbup:

Obrigado, esse assunto eu julgo ser muito nobre!
« Última modificação: 21 de Março de 2006, 11:11:12 por helder84 »


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #25 Online: 21 de Março de 2006, 11:11:43
Citar
vc é irmão do Vitor?
Primo na verdade.

Luiz Cláudio Marigo é meu tio.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #26 Online: 21 de Março de 2006, 11:37:13
Citar
Citar
vc é irmão do Vitor?
Primo na verdade.

Luiz Cláudio Marigo é meu tio.
ok, é q vi um tópico dele na comunidade de Fotografia de Natureza no orkut.
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #27 Online: 26 de Março de 2006, 21:29:06
Frotografia para ajudar alguém :denken:  :denken:

No meu entender trabalharia em cima da foto denúncia.

Como a violência da polícia, ou agressão ao meio ambiente, ou serviço de saúde precário, etc...
« Última modificação: 26 de Março de 2006, 21:30:05 por Marcel MM »
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 30 de Março de 2006, 07:22:19
Citar
Gostei da idéia..
Ajudar os outros é sempre bom..
Fotos sobre o desmatamento seriam bem legais, alertariam as autoridades sobre o que vem fazendo com a natureza...

Abraço
Amigo, voce acha que eles não sabem?
 
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Douglas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
    • São Paulo Antiga
Resposta #29 Online: 03 de Abril de 2006, 19:44:03
Nunca usei pra esse fim, mas adoraria...

Estou tentanto aprovar um projeto com a UIPA (União Internacional Protetora dos Animais) que se aprovarem será bem interessante e bem social.
Fotografia e Caridade é tudo de bom.

Abraços
Douglas Nascimento
São Paulo Antiga
----------------------------------------------------


Canon 7D ::Sony NEX-5 :: Sony Alpha 100