Autor Tópico: Vocês usam a fotografia para ajudar quem precisa?  (Lida 4117 vezes)

helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 20 de Março de 2006, 17:39:35
No mundo existe uma infinidade de pessoas que de algum modo precisam de ajuda para alguma coisa.
A fotografia nos proporciona um leque sem tamanho para tal ação.

Vocês usam a fotografia para ajudar quem precisa?
De que forma?

O objetivo desse tópico é trocar idéias práticas.
As idéias apresentadas aqui concerteza poderão ser aproveitadas por muitos.
Os que morarem na mesma cidade podem juntos colocar em pratica alguma idéia.

 :thmbup:
« Última modificação: 20 de Março de 2006, 18:17:01 por helder84 »


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2006, 17:59:23
Eu tenho vontade de fotografar casamentos de pessoas carentes, essa é uma data muito especial e muita gente não tem condições de pagar um fotógrafo, só não faço ainda por ainda não ter capacidade para isso.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2006, 18:04:35
Boa Marcelo.
Vai ser muito bom cara, os casais vão ficar muito felizes =))

As pessoas carentes casam apesar de toda a dificuldade.
E o fato de estarem casados é muito importante pra eles. Ter uma(s) foto(s) pra recordar então...


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #3 Online: 20 de Março de 2006, 18:19:34
Citar
Eu tenho vontade de fotografar casamentos de pessoas carentes, essa é uma data muito especial e muita gente não tem condições de pagar um fotógrafo, só não faço ainda por ainda não ter capacidade para isso.
Ótima idéia Marcelo  :thmbup:  
Jack db - Floripa


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #4 Online: 20 de Março de 2006, 20:21:03
já pensei em algo assim... usar a fotografia pra ajudar o próximo, em especial criaças carentes, tipo participando como voluntário em projetos, ensinando o pouco q sei, de forma prática e didática. mas até hj não descobri como.

infelizmente é um hobby / atividade caro e não sei que instituição estaria disposta a investir nisso.

outra alternativa q sempre me vem à mente é fazer visitas a abrigos de idosos, creches, etc e me envolver com o pessoal, de uma forma normal como tantos outros fazem e à medida q minha presença se tornasse mais comum começar a captar alguns momentos das pessoas em fotos... de repente depois de um tempo montar uma pequena exposição permanente na instituição ou doar as fotos a estas pessoas / parentes.

 :photo:  
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


Xico Putini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #5 Online: 20 de Março de 2006, 20:45:02
Natureza tb vale?

Eu gostaria de fazer documentários de vida selvagem e áreas protegidas no Brasil e transformar isso em material didático para crianças. Até já botei no papel um projeto com um amigo, mas faltou for$$$a pra executar.


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #6 Online: 20 de Março de 2006, 20:56:56
Citar
Natureza tb vale?

Eu gostaria de fazer documentários de vida selvagem e áreas protegidas no Brasil e transformar isso em material didático para crianças. Até já botei no papel um projeto com um amigo, mas faltou for$$$a pra executar.
cara, acho isso tão importante.

na real numca vi  um documentário q prestasse sobre natureza no BR, me refiro no entanto a filme, pois fotografia temos ótimos fotografos e publicações.

falta uma linguagem acessivel, didática e realista ao q se passa na tv.

deveria se evitar ou mesmo extinguir aqueles circos e exibições a la Crocodilo Dundee tipo o cara da TV Record q vai ao ar nos domingos. uma verdadeira palhaçada.

e essa relação de bom viver tem mesmo de se iniciar com as crianças, mostrando mais nossa própria natureza e deixando de lado a fauna africana e as paisagens americanas, tão aclamadas e veiculadas por aí.
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #7 Online: 20 de Março de 2006, 21:38:20
Gostei da idéia..
Ajudar os outros é sempre bom..
Fotos sobre o desmatamento seriam bem legais, alertariam as autoridades sobre o que vem fazendo com a natureza...

Abraço
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #8 Online: 20 de Março de 2006, 21:42:03
Citar
Citar
Natureza tb vale?

Eu gostaria de fazer documentários de vida selvagem e áreas protegidas no Brasil e transformar isso em material didático para crianças. Até já botei no papel um projeto com um amigo, mas faltou for$$$a pra executar.
cara, acho isso tão importante.

na real numca vi  um documentário q prestasse sobre natureza no BR, me refiro no entanto a filme, pois fotografia temos ótimos fotografos e publicações.

falta uma linguagem acessivel, didática e realista ao q se passa na tv.

deveria se evitar ou mesmo extinguir aqueles circos e exibições a la Crocodilo Dundee tipo o cara da TV Record q vai ao ar nos domingos. uma verdadeira palhaçada.

e essa relação de bom viver tem mesmo de se iniciar com as crianças, mostrando mais nossa própria natureza e deixando de lado a fauna africana e as paisagens americanas, tão aclamadas e veiculadas por aí.
O Globo Reporter, apesar de ser fraquinho, tem feito um trabalho legal!
Lembro de várias reportagens sobre coisas da natureza do Brasil, Chapadas, Rios, Cavernas, Amazônia, etc...
Jack db - Floripa


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #9 Online: 20 de Março de 2006, 22:09:37
Citar
Citar
Citar
Natureza tb vale?

Eu gostaria de fazer documentários de vida selvagem e áreas protegidas no Brasil e transformar isso em material didático para crianças. Até já botei no papel um projeto com um amigo, mas faltou for$$$a pra executar.
cara, acho isso tão importante.

na real numca vi  um documentário q prestasse sobre natureza no BR, me refiro no entanto a filme, pois fotografia temos ótimos fotografos e publicações.

falta uma linguagem acessivel, didática e realista ao q se passa na tv.

deveria se evitar ou mesmo extinguir aqueles circos e exibições a la Crocodilo Dundee tipo o cara da TV Record q vai ao ar nos domingos. uma verdadeira palhaçada.

e essa relação de bom viver tem mesmo de se iniciar com as crianças, mostrando mais nossa própria natureza e deixando de lado a fauna africana e as paisagens americanas, tão aclamadas e veiculadas por aí.
O Globo Reporter, apesar de ser fraquinho, tem feito um trabalho legal!
Lembro de várias reportagens sobre coisas da natureza do Brasil, Chapadas, Rios, Cavernas, Amazônia, etc...
mas beeeem fraquinho mesmo.

e o pior é q os caras tem um puta potencial ambiental pra ser explorado, falta dar uma cara mais profissional às reportagens.

não desmereço 100% o trabalho deles pq o público alvo é a massa do povo mesmo, então eles tem sido bons nesse quesito. mas q tem horas q fazem uns circos e umas coisas sem nexo ah isso tem. principalmente o tal do Franciso José. acho q ele cabia bem pra apresentar TV Globinho e só.

certa vez uns amigos meus estavam embarcados em um pesqueiro, no qual eu já tinha trabalhado uma temporada anterior, e uma equipe do GR embarcou por 2 dias. os pescadores disseram q tinha um deles q domava tubarão no braço, daquela forma como quem quer se aparecer... os caras do GR só sosegaram qd filmaram a tal proeza, algo imensamente desnecessário qd se está a mais de 300 km da costa em um barco de pesca e em um cruzeiro científico pago pelo Estado! culpa tb da equipe q coordenava a coisa diga-se de passagem.

mas o povo q assistiu deve ter adorado a cena!

é isso aí.
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


Valter Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #10 Online: 20 de Março de 2006, 22:47:11
Guerreiro,  me desculpe, mas você conhece o programa Expediçoes da Jornalista Paula Saldanha,  e do Biólogo e seu companheiro Roberto Werneck???

Acredito ser o melhor documentário nacional sobre vida selvagem.

Quem quiser pode contestar ai, mas eu gosto da qualidade e forma didática como os programas eram apresentados.

Tinha um pouco de cultura, um pouco de social, um pouco de meio-ambiente, etc.

 
Valter F. Fernandes - Curitiba - Paraná

Valter Fernandes Multiply

My Blog


Xico Putini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #11 Online: 20 de Março de 2006, 22:55:34
As boas imagens do Globo Reporter são compradas do Haroldo Palo Júnior (a grande maioria) e de outros bons cinegrafistas. O Expedições é um dos melhores nacionais mesmo, mas não se compara aos da BBC.

Em fotografia, um bom exemplo que tenho é do Instituto Rã-Bugio, de Santa Catarina. O sujeito é físico e a mulher dele era professora universitária, ela largou o trabalho pra se dedicar a ong e ele trabalha na unicamp (se não me engano) e investe quase todo o salário na ong. Ele faz fotos de répteis, excelentes por sinal, e recebem estudantes da região na propriedade que compraram e transformaram em RPPN (reserva particular do patrimônio natural). Quem quiser mais detalhes é só acessar http://www.ra-bugio.org.br/.
Prá quem é de Curitiba, a foto na fachada da fundação o boticário é do Germano Woehl, fundador do instituto.
« Última modificação: 20 de Março de 2006, 22:58:45 por Xico Putini »


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #12 Online: 20 de Março de 2006, 22:56:31
Citar
Guerreiro,  me desculpe, mas você conhece o programa Expediçoes da Jornalista Paula Saldanha,  e do Biólogo e seu companheiro Roberto Werneck???

Acredito ser o melhor documentário nacional sobre vida selvagem.

Quem quiser pode contestar ai, mas eu gosto da qualidade e forma didática como os programas eram apresentados.

Tinha um pouco de cultura, um pouco de social, um pouco de meio-ambiente, etc.
conheço sim e gosto bastante.

lembro da Saldanha apresentando ainda algum programa voltado pra o publico infantil, rsrsrs tô ficando vein, vein

é o Werneck  q tem uma série de livros Brasil Retratos Poéticos, correto? ou me enganei  de autor?
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #13 Online: 20 de Março de 2006, 22:59:04
Eu conheço um belo fotógrafo de Natureza. Luiz Cláudio Marigo.
(qualquer semelhança é mera coincidência  :rolleyes: )

O site dele é velho (1999) mas está sendo reformulado. E agora que ele está começando com a digital de verdade.

Como referência das fotos dele, acho que todo mundo lembra dessas. Chocolates Surpresa da Nestlé, que vinham com aquele cartão retangular com a foto de um animal. Todas feitas por ele. Já rodou o Brasil e muita coisa do mundo fotografando natureza. Tem coisas que eu me espanto até, como ficar 2 semanas acordando as 2 da manha e fotografando até as 5 da manha um tatu que é muito raro, mas muito feio..  :laughing:  
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #14 Online: 20 de Março de 2006, 23:01:12
Citar
Eu conheço um belo fotógrafo de Natureza. Luiz Cláudio Marigo.
(qualquer semelhança é mera coincidência  :rolleyes: )

O site dele é velho (1999) mas está sendo reformulado. E agora que ele está começando com a digital de verdade.

Como referência das fotos dele, acho que todo mundo lembra dessas. Chocolates Surpresa da Nestlé, que vinham com aquele cartão retangular com a foto de um animal. Todas feitas por ele. Já rodou o Brasil e muita coisa do mundo fotografando natureza. Tem coisas que eu me espanto até, como ficar 2 semanas acordando as 2 da manha e fotografando até as 5 da manha um tatu que é muito raro, mas muito feio..  :laughing:
vc é irmão do Vitor?
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos