Autor Tópico: Ajuda,Primeira Câmera para iniciar intenções profissionais...  (Lida 1726 vezes)

havokand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 30 de Dezembro de 2011, 01:22:59
Olá amigos, boa noite...

Sei que devo ser mais um de muitos que vem perguntar qual câmera comprar. Peço desculpas pelo amadorismo...

Venho pedir a ajuda de vocês e contar com sua paciência e profissionalismo para me auxiliar com a seguinte questão: Qual câmera DSLR comprar para iniciar um pequeno projeto pessoal de experimentação que pode levar a algo profissional?

Deixa eu explicar o meu caso...

Tenho 30 anos e estou cogitando sériamente em iniciar uma nova profissão. Como ainda não tenho muito bem uma profissão definida...já trabalhei em algumas áreas diferentes e não segui carreira em nenhuma, esta mudança agora à fotografia não seria nada de outro mundo ou arriscadíssimo...

A fotografia sempre teve o peso de um hobby leve em minha vida... Tanto que a melhor câmera que já comprei foi uma nikon p80 superzoom...a qual ainda tenho hoje em dia e que me fez criar um interesse ainda maior pela fotografia. Ao comprar esta câmera, há 3 anos atrás, comecei a me interessar mais pelo assunto, experimentar mais, estudar um pouco mais e me divertir muito mais com isso...

Desde então, ficou por aí...

Até este momento, no qual decidi tentar algo de definitivo e após muito refletir resolvi tentar começar a levar a fotografia mais a sério e investir mais nisso... E quando eu digo investir significa: comprar um equipamento suficientemente bom para poder começar a "brincar" de bater na porta do profissionalismo. Ou seja, algo com o qual eu possa me desenvolver, aprender muito e ao mesmo tempo, se tudo der certo e for pra frente, me permitir começar a fazer algo profissional aceitável...

Conversando com um amigo meu que é fotógrafo profissional, tomei a seguinte decisão inicial: Não me matricular em nenhum curso de fotografia por enquanto...porque, segundo dica dele, a qual concordo...eu deveria primeiro tornar a fotografia um hobby mais pesado e sério em minha vida, para depois sim, se eu tomar gosto definitivo pela coisa, começar a investir em um curso de graduação técnica ou algo parecido (vi na Estácio e no Atêlie da Imagem, ambos no RJ). Como concordei, decidi então tornar a fotografia em um hobby sério e mais intenso em minha vida nos próximos 6 meses e depois daí, tomar uma decisão se a carreira vai pra frente ou não...

Diante deste cenário meus amigos, venho lhes dizer que nestes meses seguintes, vou me dedicar a experimentar mais fotos externas, a aprender mais com este meu amigo (o qual se ofereceu a me ensinar o "basico") e a estudar mais sobre o assunto. Meu interesse definitivamente não é tirar fotos em casamentos, festas, batizados, etc. Tenho maior interesse, como a maior parte dos hobbystas, pelas áreas de fotos de Natureza, Vida Selvagem e jornalísticas (sim, sou formado em Jornalismo).  Moro no Rio de Janeiro e nos finais de semana tenho bastante tempo para experimentar alguns projetos iniciais em lugares pela cidade ou pelas regiões serrana (teresópolis, petrópolis) e dos Lagos (cabo frio, buzios).

Sei que neste início tenho que aprender de tudo um pouco, mas naturalmente vou acabar dando prioridade e preferência em aprender mais sobre as áreas destacadas acima.

Então, qual máquina comprar agora? Qual DSLR seria melhor para começar este meu projeto e servir bem em uma possível entrada no profissionalismo logo em seguida?  Ouvi muita gente falando que a Nikon d90 seria uma boa...mas qual lentes comprar também?

Devo comprar a câmera nos EUA, pois tenho familiares que viajam para lá a trabalho todos os meses e posso pedir para trazerem. Sendo assim o preço será mais em conta. Estava pensando em gastar neste início R$1.600 reais...seria o suficiente para começar a "brincar" da forma descrita acima?

E ai...? conseguem me ajudar? hehehehe....desculpem o texto enorme mas é que acho que quanto mais informações vocês tiverem, melhor poderão me ajudar...

Um grande abraço a todos...e desde já agradeço a paciência com mais este novato que vem até vocês...

André Miranda




fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2011, 11:43:47
André,

Já que vai pros EUA, aproveite a chance. Na loja BestBuy (quase toda cidade lá tem  :D), você encontra kits diferenciados, como esse aqui que sai por uns 1.700:

http://www.bestbuy.com/site/Canon+EOS+Rebel+T3i+18.0MP+DSLR+Camera+with+18-55mm+Lens+%26+Extra+55-250mm+Lens/9999170000050038.p?id=pcmprd169700050038&skuId=9999170000050038&st=Canon_Rebel_T3_T2i_T3i_20111218&lp=4&cp=1

Essa configuração é muito versátil, penso eu. Outra opção seria você comprar somente o corpo de uma câmera e escolher a lente avulsa, daí então direcionando o tipo de lente ao uso que você planeja fazer dela, como retratos, paisagens, animais, eventos, etc...

Nessa faixa de valor que você cita, eu penso na Canon T3i e na Nikon D5100. Talvez uma D90 com pouco uso (mais cara), quem sabe?

Enfim, aguarde mais dicas por aqui e pondere sobre tais.  E boa sorte!   :ok:



havokand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2011, 22:59:51
Opa,

Obrigado pela ajuda.

Já é um grande começo pelo menos ter 3 boas opções. Todas me pareceram ser bem aceitáveis com relação à qualidade e preço. Vou ver o que o pessoal daqui continua sugerindo para tomar minha decisão...tenho conversado também com  uns amigos da área pra ver se me ajudam a tomar uma decisão.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda...

espero que as dicas continuem surgindo....   :)
  :ok:

um grande abraço...


havokand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5


havokand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2012, 23:25:41
Após ler muito por aí...e aqui...hehehe...decidi comprar uma Canon T3...

é uma câmera bem de entrada e que já me proporcionaria bastante liberdade e motivação inicial. Pelo custo/benefício, para o que quero, me pareceu ser a mais indicada.

Conforme for me sentindo mais a vontade com a máquina e evoluindo, vou pegando umas lentes melhores.

Já tenho duas em mente:

Canon Normal EF 50mm f/1.8 II Autofocus
e
Canon Zoom Telephoto EF 75-300mm f/4.0-5.6 III Autofocus

As duas seguem o pensamento de que inicialmente, seu custo/benefício valem muito a pena e já daria pra começar a brincar...hehehehe.

É isso...obrigado pela ajuda de todos. Espero que continuemos a nos falar por aqui...abraços...


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2012, 12:06:00
Por esse valor, a t3i é o que dá para comprar para começar. A D5100 também é uma boa cam, o sensor talvez seja até um pouco superior ao da t3i para isos altos, mas no Brasil, eu iria de Canon.

Quanto a equipamento para uso prof, já muda de cara. Com essas lentes de kit, não rola. Não  são claras o suficiente. Mais para frente terás que investir bem maisque isso em lentes.E também precisará de flash.

Outra coisa, não esqueça de somar a seu orçamento, mochila, tripé (que aguente carga acima de 5Kg), bateria extra, cartões de memória (de preferência classe 10). Isso para começar. Coloca aí mais uns 300 dólares, por baixo. Tripé vagabundo não vale à pena. Aperta o cinto e compra um bom que dura para a vida toda. Recomendo manfrotto, mas se a granda ficar curta, existem outras marcas com qualidade um pouco inferior, mas muito boas tanbém.


havokand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2012, 01:27:49
ok...
valeu pela ajuda...
peguei a t3 mesmo...e as lentes descrita láem cima...

por enquanto só peguei 1 cartao e 16bg...e 1 bateria...

vou pegar um tripé...e um flash...esses que não sei qual escolher ainda...

e vou parar por aí...se eu ver que as coisas estão evoluindo...começo a pegar o restante e investimento poderá aumentar...

agradeço a ajuda de todos...abs