Autor Tópico: peço ajuda para entender a T3 com 18-55 do kit  (Lida 2348 vezes)

André79

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Dezembro de 2011, 16:46:34
Olá!
Fui até uma loja para ver canon T3 , pesquisar preço, etc.
Achei estranho o comportamento da distância focal da lente do kit
18-55.
Quando eu achei que tinha entendido tudo alguma coisa,  fiquei em
dúvida... :ponder:

Qual a distância focal deste kit mais parecido com a nossa visão a
olho nu ???
Tive a impressão de que, ao ajustar a distância de um jeito , a
imagem no visor optico se parecia com a visão normal.
Girando o controle para o outro lado, a imagem que se vê perto a
olho nu, fica bem mais distante...
E aí? Eu achei que aumentando a distância focal eu ampliaria a
imagem no visor optico...onde foi que eu me enganei ?

Agradeço qualquer ajuda. A T3 provavelmente será minha primeira DSLR.
André
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2011, 16:47:51 por André79 »
André - SP zl
Canon SX130is
http://olhares.uol.com.br/andre79
Veja meu album no flickr!:
http://flic.kr/ps/kXGTb


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2011, 17:18:11
André,

Essa lente é assim mesmo... tenho uma 18-55 também... a Nikon a classifica como lente para "pessoas e eventos", mas ela consta também no catálogo de "grande angular". A Canon a classifica como "zoom normal".

Para aproximações além de nossa "visão normal", você precisaria de lentes "zoom", ou "telefoto", ou ainda "zoom telefoto", de acordo com cada fabricante.

A 18-55 é fabricada para atender à maior parte da demanda de consumidores comuns, ou seja, retratos e pequenos ambientes, pequenos eventos (festinhas), etc. Para fins específicos, lentes específicas.

Por isso há a opção de comprar-se somente o corpo da câmera, justamente para que você possa escolher uma lente diferenciada, que melhor atenda às suas necessidades. Pesquise sobre isso também.  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2012, 02:20:38
Se eu entendi direito...

A 18-55mm em cropadas Canon dá um ângulo de visão de +/- 30-90mm. Portanto, é natural que em 18mm o visor mostre os objetos próximos mais distantes mesmo, porque na verdade ele tá ampliando a visão da cena acima do limite de visão humano, o que faz com que entre mais elementos nas bordas das imagens (inferior, laterais e superior) dando uma sensação de afastamento dos objetos próximos.

Acredito que vc deva ter se confundido com a milimetragem em teu post. Essa sensação descrita acima é natural em GA (no caso, 18mm) e não o inverso.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #3 Online: 01 de Janeiro de 2012, 02:58:36
Por falar nisso.... Qual a lente que se aproxima mais do comportamento do olho humano?

Sempre tive esta dúvida...
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2012, 04:45:48
A que mais se aproxima do campo captado pelo olho humano é a 50mm.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 01 de Janeiro de 2012, 10:28:43
Por falar nisso.... Qual a lente que se aproxima mais do comportamento do olho humano?

Sempre tive esta dúvida...

O ângulo de visão varia de indivíduo para indivíduo, mas de maneira geral se considera como sendo 43mm.
Numa Canon cropada seria uma lente de 26mm. Numa FF seria 43mm. Mas não existe, ao menos eu não conheço, nenhuma lente de nenhum sistema que tenha essa milimetragem exata. A que mais se aproxima é 50tinha mesmo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #6 Online: 01 de Janeiro de 2012, 11:01:08
O ângulo de visão varia de indivíduo para indivíduo, mas de maneira geral se considera como sendo 43mm.
Numa Canon cropada seria uma lente de 26mm. Numa FF seria 43mm. Mas não existe, ao menos eu não conheço, nenhuma lente de nenhum sistema que tenha essa milimetragem exata. A que mais se aproxima é 50tinha mesmo.

A que mais se aproxima do campo captado pelo olho humano é a 50mm.

valeu !  :ok:
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2012, 11:01:44 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


André79

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Janeiro de 2012, 18:35:26
Boa tarde!

Eu pensava que em 18mm eu teria o campo de visão do olho humano e nos 55mm teria a imagem mais próxima ( como o zoom das compactas).

Então, pessoal, a distância focal de uns 50m  é a que mais se aproxia do olho humano ? E nos 18mm vai deixar tudo mais longe ? É isso mesmo ?
Que decepção...rssss.. tem alguma utilidade em deixar tudo mais longe ?

Deixa eu ver se entendi. Pensem no exemplo prático:

Caso 1 - Estou a 3m do meu assunto; ajusto a dist focal para 18mm - .....o assunto parece estar a uns 10m de mim.  (chutando a distância, só pra entender)

Caso 2 - Estou a 3m do meu assunto; ajusto a dist focal para 55mm-....  o assunto parece estar a 3m de mim (ou aproximadamente, que seria a visão do olho humano)

É isso mesmo ?
Estou procurando alguma comparação no google que me mostre a distância da câmera até o assunto, mas ainda não achei nada...

Valeu!
E ótimo 2012 a todos!
André


André - SP zl
Canon SX130is
http://olhares.uol.com.br/andre79
Veja meu album no flickr!:
http://flic.kr/ps/kXGTb


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #8 Online: 01 de Janeiro de 2012, 18:47:25
Quando maior sua distância focal, mais próximo o objeto aparecerá de ti.

usando 50mm ele estará mais próximo do que 18mm. ;)

Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 01 de Janeiro de 2012, 20:32:05
(...)
Deixa eu ver se entendi. Pensem no exemplo prático:

Caso 1 - Estou a 3m do meu assunto; ajusto a dist focal para 18mm - .....o assunto parece estar a uns 10m de mim.  (chutando a distância, só pra entender)

Caso 2 - Estou a 3m do meu assunto; ajusto a dist focal para 55mm-....  o assunto parece estar a 3m de mim (ou aproximadamente, que seria a visão do olho humano)

É isso mesmo ?
(...)

É isso mesmo.

Um site que dá o frame recortado aproximando-se do ângulo de visão que a lente te entregará: http://lens-reviews.com/Lenses/Canon/Canon-EF-S-18-55mm-f/3.5-5.6-IS.html

Clique na aba "Field of View of this lens"

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2012, 09:46:47
[...]tem alguma utilidade em deixar tudo mais longe ?
Creio que sim. Quando não há como você recuar muito para enquadrar o assunto desejado (um quarto pequeno, um penhasco atrás de você...), utilizar uma distância focal menor permite que você coloque mais elementos no enquadramento.

Acho que é isso, ainda sou bem leigo no assunto. Me corrijam se falei besteira!

[]'s


Pavosqui

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2012, 11:39:31
Bom Dia,

A distância que mais se aproxima do olho humano é a 50tinha.

Nas lentes da Canon EF-S, temos realmente esta distância focal pois foram criadas para sensores cropados (APS-C).

Abaixo de 50mm chamamos de Grandes Angulares (G.A), referente a utilidade imagine uma foto de toda a família na qual estamos próximos do assunto.

Lembrando que quanto menor a G.A, maior o efeito barril, maior as aberrações cromáticas, etc...
Canon EOS Rebel T3i | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II | Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon EF 75-300mm f/4-5.6 III | Canon Speedlight 430EX II


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2012, 13:37:27
(...)
Nas lentes da Canon EF-S, temos realmente esta distância focal pois foram criadas para sensores cropados (APS-C).

(...)

Receio que há alguma impropriedade na informação...

Nas lentes EF-S não temos realmente a distância focal marcada (e aqui cometo uma improriedade para tentar explicar a manutenção de DF e variação de ângulo de visão), independentemente dela ter sido feita especialmente para os sensores cropados. Se marca, p. ex., 60mm numa objetiva EF-S ela tera ângulo de visão de 96mm.

Ao que me consta, salvo engano, não há objetivas primes para o sistema EF-S, exceto a MP-E 65mm (que nem é EF nem EF-S) a nova EF-S 60mm que exerce função macro, e as TS-E 24/45/90mm que são lentes muito específicas no uso. TODAS as outras primes são EF, portanto todas as 50tinhas do sistema Canon são EF.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, 13:38:58 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


André79

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2012, 20:31:08
Bom blz, pessoal.
Então, aparentemente a distância a olho nu deve ser mais ou menos a distância vista pela 50mm...
Aceito isto como referência. Lembrando que o que me preocupa não é o ângulo de visão e sim a distância que o assunto parece estar quando olhando no viewfinder.
O exemplo sobre um assunto que está muito perto até justifica o fato de uma lente 18mm deixar tudo mais longe para caber mais....porém mesmo assim me incomoda, pois a lente 28mm da minha compacta não afasta as coisas (pelo menos não tanto). Então dos 28mm que eu tenho para 18mm tem muita diferença.

Mas blz.
Vou ver se em breve consigo experimentar a câmera novamente.
Muito obrigado !
André - SP zl
Canon SX130is
http://olhares.uol.com.br/andre79
Veja meu album no flickr!:
http://flic.kr/ps/kXGTb


montanha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
  • "cair nove vezes, levantar dez."
Resposta #14 Online: 14 de Março de 2012, 21:46:57

O que acontece na compacta é que o sensor é muito menor. Talvez até 1/4 do tamanho do sensor da T3.
Isto faz com que o 28mm da sua compacta não tenha o mesmo ângulo de visão que os 28mm da T3.

Pode ser que 28mm na sua compacta tenha o mesmo ângulo de visão que, sei lá, uns 50mm ou 60mm de uma T3 (isto é um chute).
É preciso saber o tamanho do sensor para conhecer essa equivalência.

A minha compacta por exemplo, vai se 6mm a 22mm... Se eu tivesse uma lente 6mm em minha T3, provavelmente conseguiria ver minha nuca pelo viewfinder!  :D

Eu era assim também (e acho que todos que já tiveram uma compacta já pensaram da mesma forma), tentando encontrar uma equivalência entre o zoom e os milímetros das câmeras... mas isso é muito complicado, não vale muita coisa no mundo das SLR. Não é o *zoom* que conta.

Descubra o tamanho do sensor da sua câmera e os milímetros da lente (algo parecido com 6mm-22mm, que talvez esteja impresso na frente da lente) que podemos aproximar qual seria a equivalência em uma T3.

Um grande abraço.