Autor Tópico: Asahi Pentax Spotmatic F  (Lida 5954 vezes)

gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Online: 31 de Dezembro de 2011, 00:20:11
Boa noite, tudo bem ?

Peguei uma Spotmatic F (Asahi Pentax) e talvez alguem consiga me ajudar :)

Sou novo no mundo da fotografia (talvez uns 2 anos sem me dedicar muito), e esta camera estava com um amigo meu parada a MUITO tempo.
Dei uma pesquisada rapida e vi que ela tem uma bateria (vou procurar comprar esta bateria em algum lugar, provavelmente ebay)

E reparei uma coisa. Onde tem a 'mira' esta tudo escuro e não aparece nada de nada :(

Achei até uma parte do manual online mas nao consegui entender muito bem.

Sera que vou precisar desta bateria para conseguir usar a camera ?

Eu sou de SP, alguem também sabe me dizer onde consigo fazer a manutenção dela, e se existe manutenção para a lente (percebi que ela esta um pouco suja por dentro)

Obrigado a todos.

Abs
gar0t0


gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2011, 01:29:51
Descobri mais uma coisa importante! o espelho dela esta para cima :)

Só tem que descobrir se esta quebrado ou se tem alguma 'manha' pra funcionar! pelo que estou lendo ela parece ter um botao pra ativar o mirror.

MAS, se for o que esta emperrado acho que tenho um problema :D



gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2011, 05:29:30
Manutenção :(

O espelho nao quer me obedecer :'(


gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #3 Online: 31 de Dezembro de 2011, 05:45:58
Duvida talvez bem idiota.

Pode ser que o espelho nao fica para baixo por falta da bateria ?


gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #4 Online: 31 de Dezembro de 2011, 10:58:20




Ela esta assim :(

Sera que consigo conserto ?


gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2011, 11:40:32
Descobri como arruma, só falta arrumar!

E vamos tentando :)


gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2011, 12:41:29
Arrumei o viewfinder \o/

Mas por algum motivo 'estranho' nao quer disparar a foto :(


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #7 Online: 01 de Janeiro de 2012, 01:36:45
.o visor está escuro por que ela está com o espelho travado.uma limpeza nas engrenagem resolverá o problema.só não sei se vai compençar pagar para isto pois no mercado livre ou em lojas de usados vc vai encontrar esta camera por preços razoaveis(250,00 a 300,00).aperte esta bolinha que se encontra acima da alavanca,na parte inferior esquerda da ultima foto.acho que vai resolver o problema de disparo.quando vc apertar,a alavanca vai começar a girar em sentido horario até parar apontada pra cima. ai vc tenta usar a camera novamente.


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Janeiro de 2012, 11:43:10
.aperte esta bolinha que se encontra acima da alavanca,na parte inferior esquerda da ultima foto.acho que vai resolver o problema de disparo.quando vc apertar,a alavanca vai começar a girar em sentido horario até parar apontada pra cima. ai vc tenta usar a camera novamente.

A câmera está com o timer armado né?

Eu não sei como é na Spotmatic, mas na Zenit o botão do disparo tem duas opções de travas, "V" e "T". Que servem para deixar o btão de disparo travado na posição "semi-pressionado" e na posição "totalmente-disparado".
A semi é aquela que só fecha o diafragma, ai você trava para poder usar o timer.
E a totalmente, você vai usar quando estiver fazendo fotos de longa exposição.

Pode ser que sua câmera tenha alguma dessas travas no botão de disparo, e que ela esteja selecionada...


gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #9 Online: 01 de Janeiro de 2012, 16:19:56
opa,
eu não estava conseguindo apertar o botao do timer. agora foi.

esta funcionando agora :)

mas o botao de disparo tem que apertar bem mais para o fundo.


manutenção é algo caro ?


Abs
Feliz ano novo
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2012, 16:32:05 por gar0t0 »


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Janeiro de 2012, 19:29:57
manutenção é algo caro ?


Abs
Feliz ano novo
Hoje em dia é caro sim.

Pois acredito que tem poucas pessoas que fazem esse serviço, ai colocam o preço lá em cima.
E hoje essas câmeras analógicas estão relativamente baratas. Ai as vezes a manutenção chega quase ao valor de uma outra câmera...

Mas, não custa nada procurar alguém que faça e pedir um orçamento né?
Vai que vale a pena...


gar0t0

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #11 Online: 01 de Janeiro de 2012, 22:32:50
Hoje em dia é caro sim.

Pois acredito que tem poucas pessoas que fazem esse serviço, ai colocam o preço lá em cima.
E hoje essas câmeras analógicas estão relativamente baratas. Ai as vezes a manutenção chega quase ao valor de uma outra câmera...

Mas, não custa nada procurar alguém que faça e pedir um orçamento né?
Vai que vale a pena...

Obrigado Guga, eu vou procurar para saber o valor, se não der certo (pelo valor alto) eu mesmo vou tentar arrumar, não deve ser nada MUITO absurdo.

Abs


guialvs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2012, 17:39:08
Oi gar0t0,
Conseguiu arrumar a câmera? estou com o mesmo problema na minha Spotmatic   :aua:
se puder seria interessante acompanhar a sua solução para o problema.
 :D


Francisco Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2012, 22:33:31
Continue tentando conserta-la. Tenho uma dessas desde 1976 e ela continua ótima!
O espelho não está agarrando na borracha preta que serve para vedar a luz do viewfinder? Essa borracha resseca e fica melando, costuma colar o espelho. A da minha camera já passou da hora de trocar (já troquei há uns 15 anos atrás). Não encontrei outra explicação para o visor escuro.


Luis Souza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2012, 10:28:02
Espero ajudar um pouco com a Sportmatic, tenho uma ASHIA SPORTMATIC, suponho que sejam parecidas na mecânica.

Vai precisar da bateria para o uso correto do fotômetro, segue foto com a que utilizo, não é a original, mas funciona perfeitamente (395/399 ENERGIZER).

Você tem que ligar o fotômetro a cada fotografia que faz, segue uma foto da chave, que fica ao lado da lente (lado esquerdo), olhando a câmera por trás. É só empurrar a chave no sentido da seta.

Quando o fotômetro esta em funcionamento você vai perceber uma agulha no lado direito do visor, a fotometria “ideal” será quando a agulha estiver
no centro (oscilado um pouco no “vazado”) – alterando a abertura da lente (f) ou a velocidade do obturador (no disco), o fotômetro vai estar sub-exposto ou super-exposto.

O Temporizador, suponho que já sabe, é acionado pela alavanca que fica do lado direito, abaixando a mesma o temporizador é ligado e é só fazer o click.

Para escolher o ISO do filme, tem que levantar o anel que fica no disco de seleção da velocidade do obturador.

Não consegui postar fotos.
Pentax Sportmatic (50mm/200mm - fixas)
Canon EOS30Date / Canon 3Ti (50mm-fixa, 22-55mm, 28-105mm,75-300mm, 18-55mm, TC 2X)
Flash Canon 550EX