Autor Tópico: "Curso tecnólogo em fotografia "**ME AJUDEM** Fazer ou não????  (Lida 4771 vezes)

viviane.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Olá pessoal!!!

Preciso da ajuda de vocês em relação a faculdade de fotografia ( Tecnólogo em fotografia)!!!


Á partir do próximo mês, pretendo fazer meu primeiro curso superior, e dentro dos meus interesses, a possibilidades de ser o tecnólogo em fotografia é grande.
Embora já tenha experiência com fotos, já cursei algumas oficinas e até iniciei trabalhos a algum tempo, tenho interesse em retomar e comprar um equipamento.

Eu tenho duas duvidas:

1º: Vale mesmo a pena fazer faculdade de fotografia, ou iniciar ( já que é minha primeira graduação) ou fazer outra graduação, e fazer á parte cursos de fotografia??

2º:
Aonde fazer fotografia?
Sou da capital de SP, e as universidades que tenho pesquisado são:


UNIBAM, UNIP. FMU entre outras. ( pois são valores mais acessíveis)

ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!!!!!!!



  :)
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, 09:45:55 por viviane.fotografa »
** Viviane **


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2012, 11:01:51
Mande uma MP ao Dondon e peça para ele opiniar aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=profile;u=11356

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2012, 11:19:26
Olá Viviane

Sua dúvida é muito pertinente, pois após lê-la e tentando me por no seu lugar, também fiquei em dúvida  :hysterical:
Mas vamos lá. Você está decidida a trabalhar com fotografia? Você não passou essa firmeza, ao dizer "um dos meus interesses". Se você está certa que quer a fotografia como PROFISSÃO, não vejo porque não fazer uma faculdade.

Porém, se você não está 100% certa disso, eu faria alguma outra faculdade que te daria base para qualquer outra atividade, como administração, direito, etc e completaria o conhecimento de fotografia com cursos livres. Assim você atenderia as duas necessidades.

Digo isso porque se fizer fotografia e no futuro você perceber que "não era bem isso que queria" a formação restrita não te será tão útil, ao passo que administração por exemplo, te serve em qualquer atividade que for abraçar.

Volto a repetir, é apenas mais uma forma de pensar para você ter subsídios.

Claro que existe a questão do "gosto pessoal", do "sonho", etc, etc, mas se você não tem certeza disso, é bom pensar por vários ângulos. Boa sorte na decisão

 :ok:


viviane.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2012, 08:39:40
Mande uma MP ao Dondon e peça para ele opiniar aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=profile;u=11356


Obrigada!!
Enviei uma MP ao Dondon!!


 :)
** Viviane **


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2012, 10:53:09
Viviane,

Sou formado pela UNIP em fotografia, por isso o Hyde me indicou pra participar do tópico. rs

Eu recomendo sim, o curso é bem bacana, a estrutura da escola é boa e a maioria dos professores é ótima.

Aprende-se um pouco de todos os gêneros fotográficos, coloca o aluno em contato com o laboratório PB e com estúdio, além de ter diversas disciplinas teóricas que dão repertório e argumento para o futuro fotógrafo.

Mas é claro, um curso de graduação não te fará uma fotógrafa profissional sozinho, isso depende de seu empenho, comprometimento, experiências dentro e fora da universidade, etc.

abraço.


viviane.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2012, 16:39:59
Olá Viviane

Sua dúvida é muito pertinente, pois após lê-la e tentando me por no seu lugar, também fiquei em dúvida  :hysterical:
Mas vamos lá. Você está decidida a trabalhar com fotografia? Você não passou essa firmeza, ao dizer "um dos meus interesses". Se você está certa que quer a fotografia como PROFISSÃO, não vejo porque não fazer uma faculdade.

Porém, se você não está 100% certa disso, eu faria alguma outra faculdade que te daria base para qualquer outra atividade, como administração, direito, etc e completaria o conhecimento de fotografia com cursos livres. Assim você atenderia as duas necessidades.

Digo isso porque se fizer fotografia e no futuro você perceber que "não era bem isso que queria" a formação restrita não te será tão útil, ao passo que administração por exemplo, te serve em qualquer atividade que for abraçar.

Volto a repetir, é apenas mais uma forma de pensar para você ter subsídios.

Claro que existe a questão do "gosto pessoal", do "sonho", etc, etc, mas se você não tem certeza disso, é bom pensar por vários ângulos. Boa sorte na decisão

 :ok:


Alexandre, agradeço pela resposta...

Vou te ser bem sincera, me esclareceu bastante... pois se não tenho certeza daquilo que quero, impossivel tomar uma decisão!!


Mas no meu caso, tenho certeza de que (amo fotografia, e seria imensamente satisfatório trabalhar com isso)

PORÉM: Da dinheiro?   


Esse é uma outra duvida pertinente!


 :(



Abraço,




** Viviane **


viviane.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2012, 16:57:08
Viviane,

Sou formado pela UNIP em fotografia, por isso o Hyde me indicou pra participar do tópico. rs

Eu recomendo sim, o curso é bem bacana, a estrutura da escola é boa e a maioria dos professores é ótima.

Aprende-se um pouco de todos os gêneros fotográficos, coloca o aluno em contato com o laboratório PB e com estúdio, além de ter diversas disciplinas teóricas que dão repertório e argumento para o futuro fotógrafo.

Mas é claro, um curso de graduação não te fará uma fotógrafa profissional sozinho, isso depende de seu empenho, comprometimento, experiências dentro e fora da universidade, etc.

abraço.



Dondon, obrigada pelas dicas!


Me tira outra duvida, para iniciar o curso na UNIP, logo no inicio é necessário equipamento, ou tem um certo tempo de tolerância, o que me diz?



Abraço,

** Viviane **


viviane.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2012, 08:33:50
Se mais alguém que ler esse post, quiser postar aqui mais dicas agradeço!!!

Se ja cursou, ou faz tecnólogo, estou aguardando!

Se tem uma opinião formada, pode ajudar!!


Abraços,




 :ok:





** Viviane **


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2012, 09:49:45


Dondon, obrigada pelas dicas!


Me tira outra duvida, para iniciar o curso na UNIP, logo no inicio é necessário equipamento, ou tem um certo tempo de tolerância, o que me diz?



Abraço,


Pelo que me lembro dá pra fazer o primeiro ano sem equipamento próprio. No segundo a exigência de se fotografar fora da universidade aumenta bastante aí se faz necessário ter sua própria câmera.

Quando cursei nós tínhamos a disposição no estúdio câmeras SLR analógicas e digitais. Mas era quase impossível sair com elas da universidade, devido à burocracia.

[]s
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2012, 09:51:30 por dondon »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2012, 09:53:21

Alexandre, agradeço pela resposta...

Vou te ser bem sincera, me esclareceu bastante... pois se não tenho certeza daquilo que quero, impossivel tomar uma decisão!!


Mas no meu caso, tenho certeza de que (amo fotografia, e seria imensamente satisfatório trabalhar com isso)

PORÉM: Da dinheiro?   


Esse é uma outra duvida pertinente!


 :(



Abraço,

Pode ou não dar dinheiro, como qualquer profissão que você escolher.

Dinheiro fácil? Nunca! Comprometimento, seriedade, honestidade e conhecimento são requisitos mínimos para qualquer forma de sucesso.

[]s


viviane.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2012, 13:16:48

Pelo que me lembro dá pra fazer o primeiro ano sem equipamento próprio. No segundo a exigência de se fotografar fora da universidade aumenta bastante aí se faz necessário ter sua própria câmera.

Quando cursei nós tínhamos a disposição no estúdio câmeras SLR analógicas e digitais. Mas era quase impossível sair com elas da universidade, devido à burocracia.

[]s


Certo!!!

Mas não faz falta o equipamento dentro da universidade? Os que eles possuem é possivel aprender bem com eles, usar e fotografar?


Fico no aguardo,


Obrigada


Fico
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2012, 13:17:27 por viviane.fotografa »
** Viviane **


viviane.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2012, 13:18:09
Pode ou não dar dinheiro, como qualquer profissão que você escolher.

Dinheiro fácil? Nunca! Comprometimento, seriedade, honestidade e conhecimento são requisitos mínimos para qualquer forma de sucesso.

[]s


Com certeza, e muita fé também!


Valeww
** Viviane **


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2012, 14:34:19
O salário base de um médico no estado é mais baixo que de um professor pra você ter idéia.

Administração te dá um norte pra trabalhar com uma séries de coisas.... só que na área administrativa, assim como o direito.

Quanto a dar dinheiro, como qualquer profissão é ir atrás, estudar e ser muito bom no que se faz. Apesar dos pesares não vejo nenhum fotógrafo morrendo de fome por aí, mas também não espere ficar rica. Isso só alguns conseguem, e olhe lá, hehehehe. Ganhar dinheiro em fotografia é questão de investimento (não só financeiro, mas de tempo, de paciência, stress e tudo isso)

Fiz uma graduação incomum (em dança) e muita gente me dizia que não dava dinheiro e etc. É difícil? É, mas durante minha graduação consegui realizar vários trabalhos, viajei e ganhar prêmios, garantindo uma grana que meus amigos de outras graduações nem sonhavam em ganhar trabalhando na área. Terminei essa e to começando outra em moda, que parece ser um pouco mais próspera.

Nesse quadro só tenho a dizer pra você se jogar. O curso por ser tecnológico é rápido e acredito que vá te dar uma base legal e ampliar seus horizontes. Pode até ser que no meio do curso você descubra que não quer trabalhar com isso mesmo amando a fotografia, mesmo se isso acontecer acredito que vale o investimento, afinal, você investiu um tempo da sua vida dando a oportunidade de se conhecer, sem ter que ficar no futuro pensando "Ahhh, e se eu tivesse feito fotografia, como será que eu estaria hoje...."

Boa sorte aí na escolha


viviane.fotografa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2012, 22:14:39
O salário base de um médico no estado é mais baixo que de um professor pra você ter idéia.

Administração te dá um norte pra trabalhar com uma séries de coisas.... só que na área administrativa, assim como o direito.

Quanto a dar dinheiro, como qualquer profissão é ir atrás, estudar e ser muito bom no que se faz. Apesar dos pesares não vejo nenhum fotógrafo morrendo de fome por aí, mas também não espere ficar rica. Isso só alguns conseguem, e olhe lá, hehehehe. Ganhar dinheiro em fotografia é questão de investimento (não só financeiro, mas de tempo, de paciência, stress e tudo isso)

Fiz uma graduação incomum (em dança) e muita gente me dizia que não dava dinheiro e etc. É difícil? É, mas durante minha graduação consegui realizar vários trabalhos, viajei e ganhar prêmios, garantindo uma grana que meus amigos de outras graduações nem sonhavam em ganhar trabalhando na área. Terminei essa e to começando outra em moda, que parece ser um pouco mais próspera.

Nesse quadro só tenho a dizer pra você se jogar. O curso por ser tecnológico é rápido e acredito que vá te dar uma base legal e ampliar seus horizontes. Pode até ser que no meio do curso você descubra que não quer trabalhar com isso mesmo amando a fotografia, mesmo se isso acontecer acredito que vale o investimento, afinal, você investiu um tempo da sua vida dando a oportunidade de se conhecer, sem ter que ficar no futuro pensando "Ahhh, e se eu tivesse feito fotografia, como será que eu estaria hoje...."

Boa sorte aí na escolha


Poxa Felopes, muitíssimo obrigada! Me senti muito mais inspirada. Se não dermos oportunidade a nós mesmos de nos conhecermos, não conseguiríamos chegar a lugar nenhum!! Um abraço!!


 :D
** Viviane **


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2012, 22:36:13

Com certeza, e muita fé também!


Valeww
Pois é...tem muita gente ganhando bastante grana com a fé. Normalmente é mais com a fé dos outros do que com a própria :).

Dificil, mas muito dificil ficar rico com fotografia. Principalmente se o seu caminho é o de fotógrafa e nao o de empresária no ramo.

Mas dá pra pagar o leitinho das crianças e botar arroz, feijão, farinha e uma carninha de segunda no prato.  ;)

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya