Autor Tópico: Dúvida no Balanço de Brancos  (Lida 4415 vezes)

d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Janeiro de 2012, 23:11:00
Pessoal, tenho procurado fazer o WB manual quando tiro minhas fotos, pois percebi um resultado bem melhor. Minha câmera possui alguns ajustes pré-programados de WB também, e um deles é um ajuste para fotos tiradas com flash. Foi aí que surgiu minha dúvida...se eu faço o WB manualmente e depois decido usar um flash, vai zoar tudo? Tenho que fazer outro ajuste com flash? O que é essa função de ajuste de WB para fotos tiradas com flash?

Daniel
Daniel

Instagram: @danacqua


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2012, 00:15:18
Aponte sua câmera para uma superfície verdadeiramente branca, no local que vai fotografar e ela irá ajustar o WB.

Agora, pelo que sei, se usar o flash, com o WB configurado o WB não irá modificar não.
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


xSampaio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2012, 04:43:27
Daniel,

você poderá tem problemas sim, por exemplo: se em uma iluminação com lampadas incandecentes você utilizar o flash haverá um conflito pois a luz do flash será fria e a da lampada bem quente, logo você terá que optar entre acertar o WB para o que foi iluminado com o flash ou o ambiente.

Uma solução para isso é utilizar as gelatinas para correção de luz no flash para equalizar a luz do flash com a luz do ambiente, por exemplo, se na situação acima você utilizar uma gelatina laranja, a luz do flash será "igual" ao do ambiente, logo você poderá colocar o ajuste de WB como incandecente e tudo ficará branquinho, tanto a luz ambiente como o assunto iluminado pelo flash  :ok:

[]'s
Sampaio
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, 04:45:07 por xSampaio »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2012, 11:09:27
O xSampaio está certo. O engraçado é que raríssimas vezes vejo algum fotógrafo usando gelatinas de correção de cor, coisa que deveria ser corriqueira já temperaturas de cor diferentes na mesma foto é uma das coisas que é impossível de corrigir em pós. Se a luz ambiente for fluorescente então, o efeito do fundo esverdeado fica terrível.

E a melhor maneira de acertar o WB é fotografando em RAW e acertando na pós.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2012, 12:55:34
Essa foi uma duvida que me surgiu agora que comprei o Sb700: ele veio com dois filtros em plástico rígido, perfeitos pra equilibrar a luz. Mas por que não vejo os fotografos pro usando?


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2012, 15:13:40
Galera, vamos explicar essa história de gelatina direito antes de eu fazer besteira com a câmera  :hysterical: Seriam filtros???

Na configuração que mencionei, de correção de WB para fotos com flash, a imagem no LCD (antes da foto) fica realmente bem alaranjada. Eu não usei, pois achei que iria estragar a foto, mas pelo oq estão falando acho que deve ser o correto. Vou fazer alguns testes e posto aqui.

AlexandreS, infelizmente minha câmera não tira fotos em raw. Sei de um esquema em que se hackeia a máquina CDHK (acho que é isso), mas não uso.
Daniel

Instagram: @danacqua


tolardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2012, 15:18:49
Fábio, quem fotografa ou leva a fotografia a sério, já abandonou os ".jpg" faz tempo. Nesse caso, a preocupação com o WB não é mais necessária, visto que  os arquivos .nef ou .cr2, etc permitem este ajuste no tratamento/develop final .
Eu mesmo uso sempre WB-Auto e, com um bom monitor, devidamente calibrado, faço o ajuste de WB.

Aquelas "gelatinas" são muito úteis quando temos a seguinte cena (exemplo):

- vou fotografar muitas pessoas em um mesmo ambiente e percebo que parte do grupo está sob uma lâmpada fluorescente e parte do grupo irá receber a luz do flash de minha câmera.

Essa imagem, caso não fosse feita a correção com a gelatina, ficaria muito estranha.
Neste caso, devo usar  em meu flash, a "gelatina" que tem um símbolo de  fluorescente. Quando o flash disparar, ele irá produzir uma tonalidade de luz muito próxima da lâmpada fluorescente.

Após feita a imagem, percebo que todas as pessoas (tanto as que estavam sob a lâmpada como as que receberam a luz do flash) tem exatamente a mesma coloração.

Se não entendeu algo, pergunte de novo que terei o maior prazer em responder.

Abraço,

Éd
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, 15:22:55 por tolardo »
Nikon D90  + D700 + D800 + 28-105 + 18-105VR + Nikon 24-70 f/2.8 + Nikon 70-200 f/2.8 + Nikon 85 f/1.4D +SB-800 + SB-600


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2012, 15:22:36
você precisa ver as cuecas dos outros fotógrafos para usar as tuas limpas?
 :ponder:
já viu que tem fotógrafos que vendem fotos para vogue, rolling stone, etc.
enquanto a maioria de nós só olhamos?  sabe por que? porque eles não tem preguiça de experimentar e estudar até chegar num resultado bom,
o que maioria de nós não consegue porque nem conseguimos enxergar o que eles fazem de tanta coisa que se precisa olhar para fazer uma foto de verdade.
Mas voltando a os filtros de flash, precisamos partir da realidade:
cada situação de luz é única,
numa cena, alem da luz principal pode ter as secundárias, os reflexos,
e ainda a reflexão dos diferentes materiais do objeto a ser fotografado
e os objetos ao seu redor.
Quando você ajusta o WB para uma determina cena o que fazemos é apenas ajustar o branco para  aparecer branco na foto.
Só que muitas vezes o barato de uma imagem é que o branco não é branco!!!  :eek:
tipo: no pôr de sol a tua namorada fica liiiinda! :wub: com os cabelos dourados e a pele de pêssego e a blusa branca que fica dourada,
dai vc manda um flash  :doh:
 sacou?
outro exemplo:
noite, tá escuro,  algumas lámpadas na rua iluminam árvores, vitrines das lojas brilhando, carros passando,
a mesma tua namorada  :wub:
você experimenta de colocar o filtro amarelo no flash, dispara sobre ela e... e?
independente das cores do fundo e das luzes da rua, ela vai ficar como se
fosse a luz dum pôr de sol  :ok:
só que não vai afetar as cores das outras lámpadas, criando um efeito no fundo da imagem (que pode ser bom ou não)
só que tem que ficar ligado na escolha do WB que vc fez antes de disparar,
se a luz da rua é tipo azulada ou esverdeada, no WB auto, a câmera vai
tentar amarelar, se vc ecolher WB para fluorescente o efeito do filtro amarelo no flash vai dar um resultado diferente, porque a câmera não vai ligar para o tipo de filtro que vc colocou, é por aí vai, as opções até o infinito,
outro exemplo:
a garota numa sala verde, ela bem perto da parede, você dispara o flash
branco sem filtro, e o que acontece? :aua:

por isso é preciso aprender a reconhecer a cor das fontes de luz e a forma
que o sensor responde ao comando WB. experimentando.
 :ok:









d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2012, 15:29:55
E no caso de uma foto de paisagem noturna, tipo uma longa avenida com postes de luz e carros passando, como se faz um ajuste de brancos? Tento ajustar com um objeto branco no escuro mesmo ou largo no automatico?
Daniel

Instagram: @danacqua


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2012, 15:30:34
D_acqua, desculpe-me, não perguntei o modelo de sua camera. Normalmente esta dúvida em relação à WB é de quem usa DSLR, quem usa cameras de sensor pequeno costuma não se preocupar muito com isso.  :ok:

Se está achando as fotos muito alaranjadas, tente usar o esquema do cartão branco para setar um WB personalizado, quase todas as câmeras permitem isso.

E quanto à gelatina, são filtros que se colocam na frente do flash para mudar a temperatura de cor. A idéia é deixar a luz do flash com a temperatura de cor e "tint" semelhante à luz ambiente, assim na pós edição podemos homogeinizar tudo, evitando fotos com fundos avermelhados (no caso de iluminação ambiente incandescente) ou com casts esverdeados (no caso de fluorescentes), fruto da diferença entre a temperatura de cor da iluminação ambiente e o padrão do flash (cerca de 5000K, dependendo do modelo)

Parecem um  papel celofane mais grosso, mas na realidade são muito mais do que isso já que alteram a temperatura de cor para valores padrão. As gelatinas mais famosas são as da Rosco, que fornece para a indústria fotográfica e cinematográfica.

A Rosco vende as gelatinas em painéis grandes, mas vc consegue comprar pedaços pré-cortados para colocar nos flash's. Aqui abaixo as minhas



Aqui tem as CTO (Color Temperature Orange) na versão Full, 1/2 e 1/4. Estas abaixam a temperatura de cor deixando mais compatíveis com as luzes "amareladas". Ao lado as CTB (Color Temperature Blue) que aumentam a temperatura de cor. Não uso muito, elas são mais usadas para revestir as lâmpadas, deixando na mesma temperatura de cor do flash, ou então, para se maximizar o efeito do pôr do sol. E finalmente as Plus-Green que além de baixar a temperatura de cor, introduz um tom esverdeado tal qual as lâmpadas fluorescentes. Na edição depois, vc levanta a temperatura e introduz um componente magenta que equilibra tudo. E finalmente a amarela é só efeito  :D

Aqui um exemplo do 430EX II calçado com a Full CTO.



Abçs








Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2012, 15:58:27
Tolardo, eu conheço filtros e gelatinas, sou publicitário, ja trabalhei um tempo com cinema e agora estou na área de programação cultural. Mas não vejo por que ficar sofrendo pra ajustar o wb no camera raw se é só usar um filtro, ainda mais como os do SB, que são rígidos e fáceis de usar.

Tomo como base o salão aqui no local onde trabalho, em que a luz do palco é fluorescente mas as que iluminam o artista são incandescentes. Acaba que o artista está com o wb correto e o fundo está azul. No camera raw é dificil arrumar isso. E nunca vi um fotografo usando filtro.


xSampaio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2012, 02:26:47
Pessoal,

Vamos sempre lembrar que o uso das gelatinas tem basicamente 2 finalidades, como já dito pelos colegas:
- Equilibrar a luz do flash com a do ambiente, e ja acerta o WB na máquina ou pós (a gosto do fregues) e fica tudo branquinho que nem neve
- Ou se usa para um efeito mais criativo, e nesse caso qual será o ajuste de branco final só Deus sabe  >:D vai ser o que ficar melhor, e nese caso sempre vai ser acertado na pós.

Fabio, no caso que você citou é o tipico problema de cobertura de espetaculos, simplesmente tem tantas fontes de luz com tanta temperatura diferente, sem contar os canhões coloridos, que é impossível balancear nada, logo acho dificil usar algo.

Agora se a cena for relativamente simples, por exemplo um cantor ou banda/atores, usando o photoshop e sendo bom de recorte é trabalhoso, mas facinho de arrumar :o

[]'s
Sampaio


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2012, 23:19:13
AlexandreS, obrigado pelos esclarecimentos. Minha câmera não é DSLR, é uma Canon SX30IS, considerada bridge. Comecei a ler um pouco sobre fotografia pra aproveitar melhor o equipamento e acabei me encantando pelas técnicas e possibilidades que a fotografia oferece. Agora quero aprender tudo para então migrar para uma DSLR. Eu procuro usar a câmera no manual e fazer todos os ajustes para a foto e o WB foi um dos que senti mais diferença entre fazer na mão ou deixar o equipamento controlar. Quanto a pós produção, além de eu ainda não manjar nada, a sx30is não fotografa em RAW, por isso já tenho que deixar tudo pronto antes da foto.

Daniel
Daniel

Instagram: @danacqua


Pesca Pará

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • Pesca e fotografia.
Resposta #13 Online: 05 de Janeiro de 2012, 00:18:44
muito bom, tirou minha dúvida.
Abraços amigos.
Eduardo Monteiro.