você precisa ver as cuecas dos outros fotógrafos para usar as tuas limpas?
já viu que tem fotógrafos que vendem fotos para vogue, rolling stone, etc.
enquanto a maioria de nós só olhamos? sabe por que? porque eles não tem preguiça de experimentar e estudar até chegar num resultado bom,
o que maioria de nós não consegue porque nem conseguimos enxergar o que eles fazem de tanta coisa que se precisa olhar para fazer uma foto de verdade.
Mas voltando a os filtros de flash, precisamos partir da realidade:
cada situação de luz é única,
numa cena, alem da luz principal pode ter as secundárias, os reflexos,
e ainda a reflexão dos diferentes materiais do objeto a ser fotografado
e os objetos ao seu redor.
Quando você ajusta o WB para uma determina cena o que fazemos é apenas ajustar o branco para aparecer branco na foto.
Só que muitas vezes o barato de uma imagem é que o branco não é branco!!!
tipo: no pôr de sol a tua namorada fica liiiinda!
com os cabelos dourados e a pele de pêssego e a blusa branca que fica dourada,
dai vc manda um flash
sacou?
outro exemplo:
noite, tá escuro, algumas lámpadas na rua iluminam árvores, vitrines das lojas brilhando, carros passando,
a mesma tua namorada
você experimenta de colocar o filtro amarelo no flash, dispara sobre ela e... e?
independente das cores do fundo e das luzes da rua, ela vai ficar como se
fosse a luz dum pôr de sol
só que não vai afetar as cores das outras lámpadas, criando um efeito no fundo da imagem (que pode ser bom ou não)
só que tem que ficar ligado na escolha do WB que vc fez antes de disparar,
se a luz da rua é tipo azulada ou esverdeada, no WB auto, a câmera vai
tentar amarelar, se vc ecolher WB para fluorescente o efeito do filtro amarelo no flash vai dar um resultado diferente, porque a câmera não vai ligar para o tipo de filtro que vc colocou, é por aí vai, as opções até o infinito,
outro exemplo:
a garota numa sala verde, ela bem perto da parede, você dispara o flash
branco sem filtro, e o que acontece?
por isso é preciso aprender a reconhecer a cor das fontes de luz e a forma
que o sensor responde ao comando WB. experimentando.