Autor Tópico: À procura de uma Olympus Trip 35 em bom estado  (Lida 9290 vezes)

viniciusmaciel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 05 de Janeiro de 2012, 14:21:06
Desculpem, mas sou novo no forúm, não sei se esse é o lugar certo para este tópico.

Estou à procura de Olympus Trip 35 em bom estado. Todas que achei nos Classificados do forúm já foram vendidas - para minha infelicidade.

Encontrei algumas no Mercado Livre, mas fico com receio de comprar e aqui eu sei que o pessoal entendi do assunto e são cuidadosos com seus brinquedinhos, rs.

Se alguém estiver afim de vender uma Trip em bom estado ou saiba de alguém que queira, me avisem por favor.

Grato desde já.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2012, 18:32:37
Recentemente comprei a minha no Mercado Livre, tá bem novinha  :wub:
Mas não é difícil de achar, essa foi uma das cameras mais vendidas da história, tanto que é bem barata.
Precisa ficar monitorando os classificados, uma hora aparece.

Boa sorte!
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2012, 18:33:13 por AlexandreMT »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 13:45:38
Você mora em SP?

Se sim, procure no centro. Lá tem várias lojas de foto e os carsa chegam a vender as Trip 35, em EXCELENTE estado (como novas) por até R$50,00, R$60,00.


Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 19:21:52
Desculpem, mas sou novo no forúm, não sei se esse é o lugar certo para este tópico.

Estou à procura de Olympus Trip 35 em bom estado. Todas que achei nos Classificados do forúm já foram vendidas - para minha infelicidade.

Encontrei algumas no Mercado Livre, mas fico com receio de comprar e aqui eu sei que o pessoal entendi do assunto e são cuidadosos com seus brinquedinhos, rs.

Se alguém estiver afim de vender uma Trip em bom estado ou saiba de alguém que queira, me avisem por favor.

Grato desde já.

Faço das palavras do viniciusmaciel, as minhas. Estou atrás de uma Trip 35.

Vi várias no MercadoLivre, mas não tenho certeza se os vendedores sabem exatamente o que estão dizendo ao responder "lente sem fungo, mas precisa de limpeza". Ou quando respondem que a câmera "funciona perfeitamente" (o fotômetro é algo delicado nessa câmera). Existiam várias lá em excelente estado por uns R$40~50. Até menos.

Sendo assim, quem tiver DUAS (pq eu não vim aqui pra "roubar" a do viniciusmaciel hehehehe), por favor, entre em contato aqui pelo fórum (por mensagem particular de preferência).


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 21:22:56
Já olhou no eBay??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 10:16:18
Já olhou no eBay??

Disse tudo. Lá tem umas bem baratas.

Como eu disse, no centro de São Paulo também tem.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


sagnori_picture

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • "Ei você ai diz, quando é que a gente foi feliz"
Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 01:06:37
Eu sou um apaixonado por fotografia e recentemente vendo os tópicos da seção de filmes eu me interessei em ter uma câmera de analógica. Bom vcs falaram sobre o e-bay, mas não tem risco de se pagar impostos sobre os produtos comprados no e-bay? eu já pesquisei sobre os modelos de câmeras analógicas e acho que tenho muitas opções detre várias marcas, uma coisa que eu percebi é que não faz muita diferença o corpo da máquina e mais a qualidade das lentes, estou correto?Algumas que eu fiquei encantado foram,a Olympus Om-1, a Pentax Spotimatic, a Minolta Hi Matic 9 e a e a Praktica Mtl 5, elas são boas??
Nikon D200 + Nikkor  18-55mm VR+ Nikkor 55-200mm VR + Yongnuo 568 EX


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 08:27:37
Eu sou um apaixonado por fotografia e recentemente vendo os tópicos da seção de filmes eu me interessei em ter uma câmera de analógica. Bom vcs falaram sobre o e-bay, mas não tem risco de se pagar impostos sobre os produtos comprados no e-bay? eu já pesquisei sobre os modelos de câmeras analógicas e acho que tenho muitas opções detre várias marcas, uma coisa que eu percebi é que não faz muita diferença o corpo da máquina e mais a qualidade das lentes, estou correto?Algumas que eu fiquei encantado foram,a Olympus Om-1, a Pentax Spotimatic, a Minolta Hi Matic 9 e a e a Praktica Mtl 5, elas são boas??

Na ordem inversa.

Câmeras

Sim, todas as câmeras que vc mencionou são muito boas. A Minolta é uma rangefinder e tem um lente fabulosa. Geralmente é uma Rokkor 45mm, f/1.7, de 6 elementos montados em 5 conjuntos e é fixa. Todas as outras são lentes intercambiáveis.

Imposto

Sobre os impostos que vc questiona, bem, não se trata de um risco, mas de uma regra. Aliás, nem regra é, na verdade estamos falando de Legislação Fiscal ou Tributária. Resumidamente é mais ou menos assim:

  • Até US$50.00 dolares, de pessoa física para pessoa física, a importação fica isenta de tributo;
  • Acima de US$50.00 até US$500.00 paga-se 60% de imposto;
  • Acima de $500.00 até $3,000.00 além dos 60% de imposto, vc ainda paga o Serviço do Importa Fácil dos Correios que, se não me engando, hoje custa R$ 150,00 (valor fixo), ou vc pode contratar o seu próprio despachante aduaneiro para fazer o desembaraço alfandegário;
  • Acima de US$ 3,000.00 (xiiiii) a coisa se complica. Precisa de cadastro prévio na Receita e mais outras exigências previstas na legislação.

Importante:
  • A isenção até $50 não vale se vc comprar de uma loja. Por exemplo, o cara lá fora declara como GIFT  mas o fiscal da aduaneira descobre que é loja. Vai ser tributado.
  • Para compor a base de cálculo do imposto deve-se somar o valor do produto + frete + seguro (se houver).
  • Dependendo do volume, do peso, do que vem dentro do pacote, enfim, de um monte de coisas, pode ser que o fiscal da aduana "libere" a mercadoria sem tributar. Se isto acontecer, sorte. Aqui é a exceção da regra.

Parece complicado mas não é tanto assim. Costuma demorar bastante para a Receita Federal liberar a mercadoria e, hoje me dia, tudo, repito, tudo o que entra no país é inspecionado. Sim, 100% dos pacotes passam por poderosos aparelhos de Raio-X, então, a Receita tem conhecimento de tudo o que chega aqui. Normalmente os produtos importados entram por 3 locais de inspeção aduaneira: SP, RJ e Curitiba. Se entrar por SP esquece, vai ser tributado sem dó nem piedade. Se for pelo RJ tem alguma chance de passar sem tributo. Mas lembre-se que se for algo muito caro, muito pesado, muito grande... faça a reserva de 60% da grana.

Eu já comprei coisa que me custou perto de US$200 e foi liberado sem imposto. O fiscal acordou bonzinho naquele dia e eu de sorte. Mas também já comprei coisa de $60 dolares e a Receita tributou em $400 dolares. Nesse caso eu tinha toda a documentação que comprovaria o valor realmente pago. A gente pede revisão do tributo, manda os documentos (cópia da fatura do cartão de crédito, cópia do invoice, cópia do que vc tiver na mão), a mercadoria volta pelos Correios para a Receita Federal e eles vão analisar se o seu pedido de revisão procede ou não. Eles podem acatar a sua solicitação ou não. Se não, daí vc paga o valor estipulado por eles, ou vc recusa o rececimento da mercadoria e esta volta para o remetente em seu país de origem.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 08:59:00
Esqueci de dizer algo importantíssimo!


Acima de US$500.00 até o limite de US$3,000.00, como já disse, a coisa passa pelo Importa Fácil. Nesse caso, não são somente os 60% de imposto + o serviço dos Correios. A base de cálculo, segundo a legislação fiscal, é composta por outros tributos. Nessa conta entram: ICMS (alíquota do seu estado), PIS, COFINS e não sei mais o quê. A conta que os caras fazem é um negócio de maluco; nem contador consegue explicar sem entrar em termos técnicos da área. Por isso, não queira entender.

Dá pra dar um chute no valor. Fica mais ou menos 110% do valor do produto (de novo: PRODUTO + FRETE + SEGURO, se houver).

Por exemplo:

Digamos que o valor do Dolar esteja cotado em R$ 1,72. Você comprou algo que custou US$ 581.40. Na nossa moeda isso vai dar mais ou menos R$ 1.000,00. Então, calculando 110% de imposto (mais ou menos) vai dar: R$ 1.000,00 + R$ 1.100,00 = R$ 2.100,00.

Isso mesmo. Um troço que vc pagou lá fora $580 doletas chega na tua mão por $2.100,00 Reais.

Ah! Tem ainda o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras, alíquota de 6,38%) que será cobrado no seu cartão de crédito. No exemplo citado, lá se vão mais R$ 63,80 de IOF.

Importa Fácil: CLIQUE AQUI

Receita Federal (Aduana): CLIQUE AQUI
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 09:10:23 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 13:17:09
Braga, falando sobre imposto, comprei uma om-10 no ebay por menos de 50 dólares, o negocio foi que quando ela chegou aqui a receita reavaliou o valor da camera pro que seria dentro do Brasil, falando que o valor real dela aqui seria de 150 dólares, e claro, fizeram a dedução de imposto sobre esse valor, nada menos do que 252 reais... nada bom...


sagnori_picture

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • "Ei você ai diz, quando é que a gente foi feliz"
Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 15:02:52
Bom pelo jeito é mais fácil e mais barato comprar aqui no Brasil mesmo, os preços aqui não estão tão altos pelo que eu tenho visto, apesar de ter visto no ebay uma variedade bem maior acho que acabaria saindo mais caro comprar lá.Bom vou continuar a minha busca, mas eu quero muito uma câmera de filme.Assim que conseguir eu posto fotos dela e fotos feitas com ela! Valeu pela ajuda, foi muito util.
Nikon D200 + Nikkor  18-55mm VR+ Nikkor 55-200mm VR + Yongnuo 568 EX


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 18:14:52
Braga, falando sobre imposto, comprei uma om-10 no ebay por menos de 50 dólares, o negocio foi que quando ela chegou aqui a receita reavaliou o valor da camera pro que seria dentro do Brasil, falando que o valor real dela aqui seria de 150 dólares, e claro, fizeram a dedução de imposto sobre esse valor, nada menos do que 252 reais... nada bom...

E vc pagou isso? Se já foi, paciência.  Agora é tarde, nada mais a fazer. Se não pagou, recuse o recebimento da mercadoria e peça Revisão do Tributo. Na própria agência dos Correios existe um formulário fornecido pela Receita Federal. Você preenche o bicho, junta os documentos que comprovam o real preço pago e o pacote volta para o fiscal. Mas precisa ter documentos que podem ser: cópia da fatura do cartão de crédito, cópia do invoice, cópia do anúncio no eBay, e/ou tudo que vc tiver na mão.

Já aconteceu comigo. Pedi revisão porque eu podia provar o valor que eu dizia ter sido pago. Se tais documentos são consistentes e irrefutáveis não há porque o fiscal não aceitar.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 18:22:16
Bom pelo jeito é mais fácil e mais barato comprar aqui no Brasil mesmo, os preços aqui não estão tão altos pelo que eu tenho visto, apesar de ter visto no ebay uma variedade bem maior acho que acabaria saindo mais caro comprar lá.Bom vou continuar a minha busca, mas eu quero muito uma câmera de filme.Assim que conseguir eu posto fotos dela e fotos feitas com ela! Valeu pela ajuda, foi muito util.

Alto lá. Muita calma nessa hora!

Tudo o que eu disse não é para assustar, mas, sim, para ter consciência daquilo que pode acontecer. É prudente a gente colocar na ponta do lápis tudo o que pode custar até o produto chegar em nossas mãos. Só isso.

É bastante comum a gente pagar frete, imposto e sei lá mais o quê e, ainda assim, a coisa chegar aqui mais barato. Acredite! Isso é mesmo verdade.

Sem contar que no eBay a grande maioria, repito, a grande maioria dos vendedores são sérios e honestos. A descrição que fazem quase sempre é inferior ao que realmente estão vendendo, isto é, acontece bastante de vc receber um item com estado de conservação muito melhor do que o vendedor descreveu no anúncio.

Aqui no Brasil, num site famoso de comércio eletrônico de coisas usadas, o que existe de picareta é coisa de meter medo em qualquer um.

Vá lá, cara! Consulte o preço, negocie o frete, faça as contas direitinho. Daí vc vai ter subsídios para saber se vale a pena ou não. Das câmeras que vc citou lá no começo eu tenho certeza que vc pode achar jóias raras por preços muito interessantes. É só ter um pouco de paciência e ir garimpando com calma.
-22.352971,-48.775582


sagnori_picture

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • "Ei você ai diz, quando é que a gente foi feliz"
Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 23:58:40
Eu pesquisar com calma, até porque eu não pretendo gastar muita grana (pelo menos não agora), eu quero encontrar uma câmera em bom estado que não esteja mto cara e mais pra frente investir em algumas lentes, mas quero fazer com calma, analizando todas as possibilidades, mas toda ajuda é bem vinda, eu gostei muito das dicas sobre o ebay, ajudou a me fazer pensar que talvez se esperar um pouco e pegar um pouco mais de money eu consiga um equipamento bom por um preço bom e até com algumas lentes, como eu ja vi anunciado no ebay. Esse forum é um vicio meu já a mais de um ano, eu visito todos os dias, várias vezes por dia e aprendi muito aqui, sei que ainda tenho um mundo de coisas para aprender e isso me deixa animado de entrar aqui e ver as novidades. Mto obrigado pela ajuda de todos especialmente do Braga que foi muito atencioso em suas respostas.
João Paulo Sagnori
Nikon D200 + Nikkor  18-55mm VR+ Nikkor 55-200mm VR + Yongnuo 568 EX


Lucas R.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 00:30:41
Eu sou um apaixonado por fotografia e recentemente vendo os tópicos da seção de filmes eu me interessei em ter uma câmera de analógica. Bom vcs falaram sobre o e-bay, mas não tem risco de se pagar impostos sobre os produtos comprados no e-bay? eu já pesquisei sobre os modelos de câmeras analógicas e acho que tenho muitas opções detre várias marcas, uma coisa que eu percebi é que não faz muita diferença o corpo da máquina e mais a qualidade das lentes, estou correto?Algumas que eu fiquei encantado foram,a Olympus Om-1, a Pentax Spotimatic, a Minolta Hi Matic 9 e a e a Praktica Mtl 5, elas são boas??

Agora que eu vi que você tinha citado a Praktica Mtl 5, te mandei uma MP!  :ok: