Autor Tópico: Mercado  (Lida 1580 vezes)

_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Janeiro de 2012, 16:26:08
Ola,
Gostaria de saber como funciona a venda de fotográfias. Tipo, tenho alguns fotográfos no face e eles tem algumas fotos a venda (e não são la tão baratas), e queria saber como são feitas essas vendas, e como estipular um preço.

Abç.    :snack:
Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2012, 16:59:42
Não entendi o que você quer saber.
Você quer vender ou comprar fotos? que tipo de fotos? para usar onde?

São diversas variaveis, desde qualidade, tamanho, onde vc vai publicar..
Novo site no ar: www.leandrosartori.com



_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2012, 17:09:48
Não entendi o que você quer saber.
Você quer vender ou comprar fotos? que tipo de fotos? para usar onde?

São diversas variaveis, desde qualidade, tamanho, onde vc vai publicar..

Vender... digo fotos tipo a do topo desse site www.studio47.com.br, mas assima de tudo msm gostaria de entender como funciona, por exemplo.

Eu tiro uma foto (vamos dar como exemplo a minha menininha;P) http://www.flickr.com/photos/thiagosdp/6631993045
digamos que alguem me ofereça $500,00 por ela, como vou proceder a venda? como vou saber que ela vale realmente 500,00?

(olha eu querendo atazanar vcs  :doh:)

abç
Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2012, 17:47:16
Não é atazanar não. Taí uma pergunta interessante. Entrega-se o material bruto pra quem compra? entrega-se já impressa no tamanho que a pessoa escolher?
Taí. Postem respostas é mais um que vou acompanhar. Também tenho interesse.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2012, 21:18:01
Existem n formas de se entregar o produto.

Se vc for contratado apenas para o clique, faz a foto e entrega o material bruto. A agência (((publicidade))) é quem faz as maluquices de tratamentos.
Se vc for contratado para uma cobertura de um evento de forma jornalísitca, vc faz a foto, dá um tratamento rápido (crop, nitidez, contraste e cores ou P&B) e envia pela rede para a agência ou jornal e tals...
Se for cobertura de evento, aí tem um monte de forma de entregar o produtos. Em CD (muito pouco profissional), em albuns (um monte de tipos diferentes), fotolivros, revistas, caneca (ali na hora mesmo) e fotinhas mais simples impressas na hora para venda imediata.

___________________

Valor é relativo. Se algém estiver a fim de pagar R$500,00 numa única foto minha, vendo sem nem pensar 2 vezes...rs mas só a foto. Os direitos patrimoniais sobre a obra, não.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2012, 21:34:17
___________________

Valor é relativo. Se algém estiver a fim de pagar R$500,00 numa única foto minha, vendo sem nem pensar 2 vezes...rs mas só a foto. Os direitos patrimoniais sobre a obra, não.

Era bem isto que queria saber msm. pq fico bem confuso com isso.  :shock:, mas um dia aprendo.

Obrigado.
Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2012, 23:48:40
Era bem isto que queria saber msm. pq fico bem confuso com isso.  :shock:, mas um dia aprendo.

Obrigado.

Mas se alguém te contrata para um trabalho profissional, tipo publicidade, jornalismo ou casamento, p. ex., vc não tem direito patrimonial sobre a foto. Vendeu, quem comprou pode fazer o que quiser. Claro que isso deve estar em contrato assinado, rubricado, carimbado, autenticado, rotulado e todas as outras burocracias possíveis e inimagináveis.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2012, 10:46:00
Existem sites especializados nesse tipo de serviço, os bancos de imagem. ex: www.shutterstock.com
Você paga cerca de $10,00 na foto em alta resolução, porem você não pode usar para o que vc quiser. Por exemplo não pode revende-la ou usar para vender alguma coisa, ex: capa de CD!

Existem uma série de direitos, eu não sei todos ao certo, os advogados de plantão podem te explicar melhor do que eu.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2012, 10:46:39 por LeandroSartori »
Novo site no ar: www.leandrosartori.com