Autor Tópico: [DUVIDA] Flash  (Lida 6097 vezes)

fabio4p

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
  • "A procura do click perfeito"
    • Fotografo Fabio Sim
Online: 07 de Janeiro de 2012, 12:35:50
Ola amigos.
Estou com uma duvida, pois estou tirando alguma fotos com flash com a velocidade alta 350s.
Estou percebendo que as fotos estão ficando com uma faixa preta na parte de baixo. Gostaria de saber como faço para tira isso.
Canon T1i
Lente 18-55 mm
Lente 50 mm
Flash Canon 580 EX


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2012, 15:39:32
Fabio,


Diminua a velocidade de abertura para 1/250, ou menos dependendo do seu flash que esta resolvido. Do contrário, vc vai tentar até morrer e não vai conseguir sumir com a faixa. (até onde meis conhecimentos limitados me levam).

Fica a dica, pricure pela velociadade máxima do seu flash que fica tudo resolvido.

Como vc não falou em radio flash estou imaginando que se trata de flash externo na cabeça da máquina.

Essa foi fácil, agora quero ver a moçada me ajudar, vou postar (é só ecnotrar as fotos para provar) um problema semelhante que me ocorreu no reveillon e vamos ver quem se habilita.

aposto que vai aparecer um fera que vai solucionar.



Abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2012, 15:42:49
Sua camera tem velocidade de sincronismo de 1/200. Qualquer velocidade acima disso vai fazer aparecer a tarja preta, que na realidade é a cortina do obturador passando  :shock:

Usando o pop-up não tem jeito, vai ter que usar no máximo 1/200. Usando o 580EX, ele tem uma função que habilita o High Speed Sync (HSS) em que na realidade o flash não faz um disparo mas sim diversos pequenos disparos, como uma estroboscópica. Neste caso, vc pode usar velocidades altas, mas o alcance do flash diminui drasticamente. Basicamente, é suficiente para usar como luz de preenchimento (supondo que vc está usando velocidade alta, está precisando de luz de preenchimento mesmo).

Procure no manual do seu flash onde se habilita esta função. O meu flash é o 430EX II, neste, é no mesmo botão que habilita o flash em segunda cortina. Um toque, segunda cortina, outro toque, HSS.

PS: Dei uma olhada rápida nos manuais que tenho aqui, no 580EX II também é no botão que habilita a segunda cortina. Está na página 17 do manual. Se o seu flash for a versão I, provavelmente o processo é o mesmo.



« Última modificação: 07 de Janeiro de 2012, 15:46:05 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2012, 16:09:55
Alexandre,

Você é " o cara" que vai de dar a resposta então. De uma olhada nas fotos abaixo, todas elas eu fiz com uma D7000, com flash Quantaray xlf 50 e um radio transmissor Greika CT-04.

Foi uma zica só, (quem manda ser orelha. Mas é melhor isso que ter o equipamento quebrado. Aprender é fácil, dificil é comprar outra máquina).

Perceba que na foto com a faixa a abertura estava em 1/40, na foto com a agua mais escura também, e não houve faixa, já na foto com o fundo claro, a velocidade foi de 1/160.

Até onde sei o limite do flash é de 1/250, a maioria deve ser assim, presumo, mas "zuar" em 1/40 é sacanagem.

E foi assim a noite toda, em algumas velocidades maiores nada de faixa.

Resumo das fotos:
f 7.1 - 1/160 ISO 640 e nada de faixa.
f 7.1 - 1/40 ISO 100 e lá estava a maledeta.
f 7.1 - 1/40 ISO 100 e nada de faixa.

Notem que mandei o flash nas fotos para ficar evidente pelo simples olhar, que estava em uso.

Outro fator importante, as pilhas foram trocadas tanto na máquina quanto no flash e nada mudou.








E tem mais, hoje o flas está uma mocinha, funcionando super bem, sem a menor mudança de configuração na máquina. A única coisa que fiz foi mudar a "frequencia" do radio flash de ON para 1 2.

Se souberem favor ajudar.

Abraço a todos.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2012, 09:11:03
PQP, foi só falar que o flash estava funcionando bem que ele resolveu querer chamar a atenção e voltar a apresentar a faixa. Foram em poucas fotos, mas voltou.


Obs. parabens a equipe de gerenciamento do forum, adorei não ter que ficar horas calculando aquelas contas para poder postar a mensagem. Quando estou sem a calculadora, nem conseguia postar. KKKKKKKK

Brincadeiras a parte, embora saiba da nacessidade, enviar direto a mensagem é bem legal. Abraço


D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2012, 15:41:50
Resumo das fotos:
f 7.1 - 1/40 ISO 100 e lá estava a maledeta.
f 7.1 - 1/40 ISO 100 e nada de faixa.



Bicho de sete cabecas isso ai hein... com a mesma exposicao vc esta conseguindo resultados diferentes?

 :snack: :snack: :snack:


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2012, 23:01:29
BBear,

Com amesma exposição e, complemento, uma em seguida da outra, para que seja dito que é de configuração.

Fiz as fotos justamente para postar aqui. Quando vi o problema pensei logo: se no mundofotográfico eu não tiver resposta, esquece.

Ajuda ai galera. Vale qualquer opinião, se puder vou verificar cada uma delas.

Sds
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2012, 02:55:51
BBear,

Com amesma exposição e, complemento, uma em seguida da outra, para que seja dito que é de configuração.

Fiz as fotos justamente para postar aqui. Quando vi o problema pensei logo: se no mundofotográfico eu não tiver resposta, esquece.

Ajuda ai galera. Vale qualquer opinião, se puder vou verificar cada uma delas.

Sds

Isso pode ter origem em um monte de coisas. O atraso pode ser gerado no flash, no rádio ou na própria câmera. Pode ser desde um inocente mal contato até o caso extremo de uma cortina defeituosa. Seria interessante testar com outros equipamentos, para tentar isolar o problema.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2012, 19:54:32
DMZamora,

Eu concordaria com você se não tivesse problema só com o radio, mas o danado só aparece com o radio. Antes e depois de o problema aparecer a faixa não aparece.

Pensei nisso também, e por isso fiz uma pancada de fotos sem ele, e nada.

Pode até ser coincidência, mas acho menos provável.

Hoje liguei para a loja que me vendeu e ela disse que ainda não me respondeu porque está esperando o fornecedor se manifestar.

Abraço e valeu pela opinião.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2012, 19:56:54
Ops, uma batatada.

No lugar de "Antes e depois de o problema aparecer a faixa não aparece", leia: antes e depois de usar o radio, o problema não aparece.

Foi mal.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2012, 20:55:32
Prezados,


A empresa (estou preferindo não citar o nome embora não tenha ficado feliz com o retorno) que me vendeu o radio me disse que o fabricante orientou que a velocidade de sincronismo do radio é de 1/250 e que nesta velocidade deveria ser usado, se eu tivesse sucesso em 1/40 poderia até usar naquela também, mas deveria seguir o manual.

Perguntei se ao permitir o uso em 1/250 não seria normal me permitir usar todas as velocidades inferiores e ele disse que não. Se quisesse deveria comprar outro radio.

Isso faz sentido?

Ps. isso poderia ter alguma relação com sincronização da cortina dianteira ou é mesmo da qualidade do produto?

abraço
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2012, 23:04:15
Conversa mole, e da grossa.

O valor de 1/200 ou 1/250 para uso com flash é uma limitação da maioria das câmeras, e pode até ser que o rádio seja fabricado para atender apenas até este limite, por conta de componentes com menor precisão operacional, que são mais baratos.

Mas nada deveria impedir a utilização em velocidades menores. O sinal de disparo emitido pela câmera é variável de acordo com a velocidade (permanece ativo enquanto o obturador estiver aberto), mas para o rádio isto não deveria fazer diferença alguma, mesmo porque o disparo do flash é instantâneo. Não faz o menor sentido que o rádio consiga atender a 1/250 e não consiga a 1/40.

Minha maior suspeita é de que simplesmente a resposta do rádio esteja aleatória, tanto por defeito na eletrônica , sinal fraco ou por por talvez estar sofrendo com interferência externa (o que também não deixa de ser um defeito).

Você já fez testes consistentes com outras velocidades?

Tentei de tudo para reproduzir o problema por aqui, mas mesmo em ambiente altamente poluído por RF (dois roteadores wireless e dois telefones sem fio) os Cactus não falharam uma vez sequer.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, 23:06:55 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2012, 00:32:52
DMZamora,

Saca a resposta que a loja me deu:

Caro Soprani, bom dia
Conforme contato telefônico, informamos que o sincronismo que consta no
proprio radio CT-04, manual de instrução é de 1/250 o sincronismo, por este
motivo 1/40 não deu certo, porem ao fazer 1/160 conforme sua informação
as fotos ficaram perfeitas.
Grato pela compreensão

Perguntei isso:

Voce poderia ser mais claro, por favor. Fiquei com a impressão de que para fotografar devo utilizar um sincronismo específico 1/250, por exemplo, e não todos os possíveis abaixo de 1/250.
 
 
Você poderia me esclarecer esta dúvida com precisão?
 
 
Gostaria que no lugar de me informar o que já mencionei na primeira mensagem a resposta fosse técnica, típica de um suporte especializado, sem deixar margem para dúvidas.
 
 
Em resumo, o que você está a me dizer é que o radio flash funciona a 1/250 mas não funciona a 1/30 e a 1/40?
 
 
Se não, favor especificar se é apenas em 1/250 que o radio funciona.
 
 
Em caso negativo, em quais velocidades ele funciona, abaixo de 1/250?
 
 __________________________


Achava que respostas aos profissionais de fotografia fossem mais respeitosas.



D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2012, 01:31:21
Bem, duas coisas ficaram evidentes. A primeira é que o equipamento parece mesmo ter problemas, e a segunda é que o fornecedor aparenta não estar nem aí.

Uma pergunta elementar mais importante: as baterias do rádio estão em bom estado? É comum obter resultados inconsistentes com baterias fracas.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2012, 08:06:55
DMZamora,


estou usando pilhas recarregaveis novinhas (aaa). elas passaram a noite toda no carregador, mas vou colocar outra, comprada junto, para ver no que dá.

Abraco e valeu pelas respostas
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.