Autor Tópico: Novo projeto de lei para importação  (Lida 8037 vezes)

althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2013, 21:44:10
requisitos:

I – comprovação do exercício das atividades previstas no caput do art. 1º por meio de

Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS) regularmente assinada, contrato de

trabalho ou, ainda, se servidor público, mediante certidão expedida pelo Departamento de Pessoal do órgão ao qual é vinculado ou, em caso de prestador de serviço autônomo ou prestador de serviço Pessoa Jurídica, apresentação, respectivamente, da inscrição no INSS e recolhimento da contribuição previdenciária, ou do contrato social da empresa e

recolhimento da contribuição previdenciária;

II – Certidão Conjunta de Débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, expedida pela Receita Federal do Brasil;

III – Atestado de inexistência de produção nacional (não similaridade);

IV – Declaração à Receita Federal do Brasil de que destinará o equipamento

burocrático............
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


minninurfs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2013, 23:59:43
A lei foi aprovada!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2013, 00:04:52
Eitcha, pessoal se anima muito rápido.  O texto passou em mais uma comissao, ainda falta votação no plenario e depois sanção ou veto presidencial. Vai tempo ainda.

E mesmo assim, a isenção não é automática.  O projeto apenas permite ao executivo conceder a isenção,  nao obriga.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2013, 00:06:49 por sri_canesh »


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #18 Online: 12 de Dezembro de 2013, 01:27:16
Exato Sri,  coloquei no comment acima que ainda tem que ir para outra comissão antes de ser aprovada e depois tem sanção presidencial.

Mas é bem empolgante mesmo. Melhor um passo a frente do que ficar parados onde estamos
Canon R6 + 35 + 50 + 135


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #19 Online: 12 de Dezembro de 2013, 01:38:19
Vamos centralizar a discussão aqui galera, tópico mais antigo e com muita info

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=66785.0
Canon R6 + 35 + 50 + 135


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #20 Online: 12 de Dezembro de 2013, 12:46:45
ja tem uns outros dois topicos falando sobre isso... o PROJETO de lei que esta ai desde 2011 foi aprovado... tem que passar pelos debutados, senadores e presidencia...todos podendo vetar totalmente ou em partes... falta muito ainda e eu duvido que isso va ser aprovado dessa forma
@jacobfotografiacriativa


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #21 Online: 12 de Dezembro de 2013, 13:53:27
Moderação pira, deve ter uns 5 tópicos sobre o mesmo assunto(por uma boa razão, imagina o sonho de importar sem imposto)

Para facilitar a vida, o tópico oficial:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=66785.30
Canon R6 + 35 + 50 + 135


KevinGiboshi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #22 Online: 26 de Dezembro de 2013, 21:24:34
Boa noite galera,

Ultimamente tenho visto alguns anúncios sobre a lei que isenta fotógrafos de pagar impostos em equipamentos.

Uma das Fontes: http://dslrbrasil.com.br/lei-preve-importacao-de-50mil-em-equipamentos/

Alguém tem novas informações sobre isso? A lei realmente foi aprovada? será que um dia ficaremos realmente livres dos malditos impostos que caem sobre nós para importação?  :shock:

Se postei no lugar errado desculpa galera, é que não achei nenhum tópico sobre isso  :ok:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Dezembro de 2013, 22:41:14
Boa noite galera,

Ultimamente tenho visto alguns anúncios sobre a lei que isenta fotógrafos de pagar impostos em equipamentos.

Uma das Fontes: http://dslrbrasil.com.br/lei-preve-importacao-de-50mil-em-equipamentos/

Alguém tem novas informações sobre isso? A lei realmente foi aprovada? será que um dia ficaremos realmente livres dos malditos impostos que caem sobre nós para importação?  :shock:

Se postei no lugar errado desculpa galera, é que não achei nenhum tópico sobre isso  :ok:

Não foi, só passou por uma comissão. Como ano que vem tem eleição, o congresso para em junho +/-, então duvido que isso entre em prática nos próximos 2 anos.


Tadeu Rangel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
    • Z&R Produções
Resposta #24 Online: 10 de Janeiro de 2014, 10:12:47
Bom galera, eu não tive muita sorte, quando fui fazer minhas compras no paraguai, a federal me pegou e apreendeu todo o meu equipamento, eu estava com fotos de eventos no cartão de memória, mas alegaram que sempre que eu sair do país eu tenho que levar comigo uma nota-fiscal da compra do produto.

Comprei la os seguintes equipamentos

5D mark 3
Lente 24-105mm
Lente 50mm 1.4
Grip pra 5D
Mochila

Fui penalizado com multa por não declarar e o próprio imposto, tive que pagar 5600 no total, acabou saindo mais caro.

Mas agora não compro mais lá.

rs

5D MKIII + T3I + 580EX II + 600EX RT + 18-135mm f/3.5-5-6 + 50mm f/1.8 + 24-105mm f/4 + 50mm f/1.4 + 70-200mm L USM f/2.8


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 12 de Março de 2022, 11:45:04
Ressuscitando o morto.

Dei uma olhada e vi que o Projeto de Lei foi aprovada.
Aos advogados de plantão, como vai se suceder isso?


https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=517143




André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #27 Online: 12 de Março de 2022, 12:45:28
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/02/22/cae-aprova-isencao-de-imposto-para-materiais-de-fotografos-e-cinegrafistas-profissionais

Citar
O texto prevê algumas exigências para a obtenção do benefício. Entre elas, a comprovação do exercício da profissão (de fotógrafo, repórter fotográfico e cinematográfico, cinegrafista ou operador de câmera) e a declaração de falta de equipamento similar no mercado nacional.

Fonte: Agência Senado

Alguma idéia de como deve ser essa declaração de falta de equipamento similar no mercado nacional?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 12 de Março de 2022, 12:49:24
Muita burocracia, vão ter que regulamentar a lei definindo como se prova que é fotógrafo e a declaração de equipamento aí.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 12 de Março de 2022, 13:40:37
Teremos que aguardar a regulamentação.

Comprovar a inexistência de similar nacional deve ser algo simples, já que todos os equipamentos fotográficos, mesmo os distribuídos oficialmente no país, são importados.

Quanto à comprovação da atividade profissional, creio que a apresentação da CTPS (para assalariados) ou MTB (autônomos) deva resolver.

É importante tal comprovação, caso contrário vira festa e acaba prejudicando aqueles que de fato vivem da fotografia.