Autor Tópico: Compacta ou Bridge - Ajuda pf  (Lida 2376 vezes)

Bloodhand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 07 de Janeiro de 2012, 20:38:40
Boa noite.

Sou português e já li e reli várias reviews e opiniões sobre o assunto, inclusive em fóruns nacionais, mas pelo que consegui perceber, vcs neste forum são muito mais atenciosos e despretensiosos do que nos fóruns portugueses por onde andei, daí ter-me inscrito e tentar junto de vocês alguma ajuda válida.

Estou seriamente interessado em comprar uma maquina fotográfica, e gostava de pedir a ajuda de quem percebe.
Preferencialmente uma compacta (até pelo orçamento disponível), ou bridge, (mas li várias vezes que é o tipo de máquina que quer fazer tudo e acaba por não fazer nada bem), mas estou aberto a sugestões, desde que não ultrapassem em muito o valor em questão.
Se possivel, com gravação de video HD ou Full HD.
Bateria de preferência, mas se for pilhas, não creio que pese muito na minha decisão.


Segue abaixo um pequeno questionário preenchido, que creio possa ser útil para que entendam o que pretendo.

O QUE: Máquina Fotográfica (Com gravação video)
POR QUANTO: +/- 200/250€
PARA FAZER O QUE: De tudo um pouco. Convivios, férias, e claro, uma ou outra foto apenas em prol da arte.
PARA USAR ONDE: Que tenha boa qualidade de imagem em interiores. (do pouco que percebo, julgo que se assim for, os exteriores serão sempre bons).
COMO ÉS: fotógrafo casual, mas com bom gosto.
JÁ TENS: Uma HP 6MP (velhinha) e uma Canon prima super 120 (nova, mas sem uso, por motivos óbvios)
COMO É A TUA "REDE": Máquinas básicas, exceptuando uma EOS600D e uma Lumix TZ20


Desde já o meu obrigado pelas eventuais respostas.

Cumprimentos


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2012, 21:28:33
Acabei de pesquisar na amazon.de as melhores opções de bridge ou compactas, e todas ultrapassam o seu orçamento...
Mas mesmo assim vou dar algumas dicas, para o caso de querer pesquisar em outros sites, ou resolver aumentar um pouco o que vc pretende gastar:
-compactas com pouco "zoom", excelentes para fotos em interiores e em exteriores: Panasonic Lumix LX5; Olympus XZ-1; Canon PowerShot G12.
-compactas com muito "zoom" (provavelmente o que vc chama de "bridge"), nem tão boa em interiores (mas com um tripé, tudo fica mais fácil), mas excelentes para exteriores: Panasonic Lumix FZ150, Canon SX40hs, Panasonic Lumix FZ47.

Dê uma pesquisada nessas opções, preços, e depois volte pra dizer se vc mudou de ideia (e quer gastar mais, hehe), ou se ainda pretende continuar no orçamento máximo de 250 euros.
De qualquer forma, pesquise por modelos canon e panasonic lumix, que na minha opinião, são as duas melhores marcas de compactas que há. Alguma coisa vc há de achar, dentro do valor que vc pode pagar.


Bloodhand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2012, 11:36:49
Desde já. o meu obrigado pela sua resposta.

Realmente gostaria de esticar mais o meu orçamento, mas torna-se difícil.
Não é nada urgente e como tal, acabo por ter mais tempo para ponderar a minha decisão.
O único problema (e aposto que acontece com todos nós), é que quanto mais leio sobre o assunto, mais baralhado fico. Continuo muito indeciso entre o tipo de máquina que quero.
Esticando um pouco mais o orçamento, mas não tanto quanto você me aconselhou :) , que me diz acerca da Nikon P500, ou na gama das compactas, a Canon SX230 HS?
Mas na verdade, o mais complicado (tal como diz no titulo do tópico), vai ser conseguir decidir entre a compacta ou a super zoom.
A g12 enche-me as medidas, pelo tamanho e pelas características, embora o zoom seja baixo. Mas está a um preço inalcançável por mim.

Uma vez mais obrigado pelo feedback.

Cumprimentos


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2012, 11:58:31
Nikon não se deu bem nesse segmento de compactas (sejam elas grandes ou pequenas). Nikon é fera nas reflex, e só... Nunca curti compactas da Nikon. Mas se vc gostar, e se estiver dentro do orçamento, vá em frente! Eu não compraria pra mim. Superzoom hoje, eu só arriscaria as Lumix ou então a SX40hs da Canon.
Das que vc citou, eu iria de SX230hs.


Bloodhand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2012, 21:17:27
Olá Helena, visto que só você me responde, vou-me dirigir directamente a si.
Depois de muito ponderar e muito pesquisar, creio ser a melhor opção esperar um pouco, juntar mais algum dinheiro e partir para algo mais elaborado, mas em contrapartida, algo mais eficaz a nível fotográfico.
Ainda que sendo um leigo actualmente, acredito que com paciência e tempo, contando com que a máquina não fique obsoleta a médio prazo, consiga chegar ao nível que quero.
Como tal, penso que a minha dúvida já não se centra entre compactas e bridges, mas sim entre super-compactas e reflex.
Obviamente há a questão da dimensão que só eu posso analisar, mas exceptuando isso, actualmente aconselhava-me uma Canon G12 ou uma Canon EOS 1100D + objectiva EF-S 18-55 mm IS II?

Uma vez mais obrigado pela sua disponibilidade em me ajudar.

Cumprimentos


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2012, 21:29:53
Bem, aí, é com vc... São dois segmentos completamente diferentes. Uma reflex é uma câmera maior, e vc não tem com uma lente, a versatilidade que uma compacta tem. Em questão de alcance focal, vc perderia um pouco (G12 - lente 28-140mm equivalente, e a lente 18-55mm da reflex canon é equivalente a 28-88mm, devido ao fator crop de 1.6 do sensor da canon, então, como vc vê, perde-se um pouco de zoom com relação à G12), e com a reflex, vc teria que ter outra lente para fazer fotografias macro. E se quiser mais zoom, vai ter que providenciar outra lente. Mas se tamanho e peso da câmera, bem como possibilidade de investimento futuro em outras lentes, não forem um problema pra vc, pode comprar a reflex. Acho que apesar do incômodo, uma câmera reflex abre uma gama de possibilidades dentro da fotografia.
Pra quem não quer ir tão a fundo, a Canon G12 é uma ótima escolha, com oportunidade também de se colocar um flash externo e ampliar as possibilidades de uso.
Agora, só quem pode decidir, é vc, rs.


JOROTABA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Janeiro de 2012, 20:23:45
Caros, no sentido de acrecenter as importantes consideracoes que a Helena fez, gostaria de tecer alguns comentarios.Desde a decada de 1960 sou usuario de cameras SLR tendo me acostumado a trabalhar com objetivas intercanbiaveis e seus controles manuais. A partir de 95 entrei na linha Canon (na epoca de filmes), com o advento das digitais comecei com a XT depois a XTI e entao a T1i, a pouco mais de um ano por motivos de saude tenho dificuldades em carregar muito equipamento, entao optei por uma FUJI FINEPIX HS10, pode se dizer uma bridge, dado os recusos e com zoom manual, agora troquei pela HS20 , nao tenho a qualidade q. me da a Canon, mas satisfaz. A decisao deve levar em conta o q se espera do equipamento em termos de mobilidade , versatilidade (foco, abrangencia do zoom, visor hibrido  e o Lcd articulavel, dentre outros), nivel de qualidade desejado. Sugiro entrar no  site www.cambridgeincolour.com/ - onde muitos tutoriais dao base para se conhecer resustados fotograficos a partir do binomio tamanho do sensor X n. de piexel, adiantando A Canon G12 tem uma otima relacao, comparavel as DSRL (caso tambem da EOS 1100D), observacoes de novato no FORUM mas "fotografo velho" . sds


caranga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2012, 21:28:43
Boa noite.

Sou português e já li e reli várias reviews e opiniões sobre o assunto, inclusive em fóruns nacionais, mas pelo que consegui perceber, vcs neste forum são muito mais atenciosos e despretensiosos do que nos fóruns portugueses por onde andei, daí ter-me inscrito e tentar junto de vocês alguma ajuda válida.

Estou seriamente interessado em comprar uma maquina fotográfica, e gostava de pedir a ajuda de quem percebe.
Preferencialmente uma compacta (até pelo orçamento disponível), ou bridge, (mas li várias vezes que é o tipo de máquina que quer fazer tudo e acaba por não fazer nada bem), mas estou aberto a sugestões, desde que não ultrapassem em muito o valor em questão.
Se possivel, com gravação de video HD ou Full HD.
Bateria de preferência, mas se for pilhas, não creio que pese muito na minha decisão.


Segue abaixo um pequeno questionário preenchido, que creio possa ser útil para que entendam o que pretendo.

O QUE: Máquina Fotográfica (Com gravação video)
POR QUANTO: +/- 200/250€
PARA FAZER O QUE: De tudo um pouco. Convivios, férias, e claro, uma ou outra foto apenas em prol da arte.
PARA USAR ONDE: Que tenha boa qualidade de imagem em interiores. (do pouco que percebo, julgo que se assim for, os exteriores serão sempre bons).
COMO ÉS: fotógrafo casual, mas com bom gosto.
JÁ TENS: Uma HP 6MP (velhinha) e uma Canon prima super 120 (nova, mas sem uso, por motivos óbvios)
COMO É A TUA "REDE": Máquinas básicas, exceptuando uma EOS600D e uma Lumix TZ20


Desde já o meu obrigado pelas eventuais respostas.

Cumprimentos

Já viu a olympus XZ-1 é uma camera compacta com bom zoom  4x e  entrega ótimas  imagens ,claro que também depende do fotógrafo ,F1.8 ,raw e muitas possibilidades de ajustes para uma compacta ,me agradou muito em tudo que tenho lido sobre e visto nas imagens  achei interessante de Aspect ratios• 4:3 • 3:2• 16:9• 1:1 entre outras especificações!
Fuji xe3+ 16_50
Leica d-lux 5  sony rx100 iii sony a77