Autor Tópico: Câmeras para iniciante- D3000 x D3100 x XS x T3  (Lida 9837 vezes)

Psylo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 09 de Janeiro de 2012, 12:12:17
Prezados Senhores doutores caríssimos,
COmo todo iniciante começo com a mesma ladainha: acompanho o forum há muito tempo...etc etc... hehe e finalmente tomei coragem de colocar a questão a vocês sobre a escolha de uma boa DSLR para iniciantes.
Antes de mais nada (até por questão de respeito à galera do fórum), já digo que fiz uma boa pesquisa em tópicos que existentes. Dentre eles, um bastante esclarecedor, onde comparam uma D3000 (ou D3100) com a D40, dentre outros. Cito (até para outros iniciantes que visualizarem esse tópico):

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=11705.0
http://www.imaging-resource.com/PRODS/ND40/ND40A.HTM
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=39047.msg369951#msg369951
http://www.dpreview.com/reviews/nikond40/

De cara, já vi que uma câmera usada (no caso uma D40) não está valendo muito a pena.... Mesmo pq, aqui em Brasília, temos a famosa "feira do paraguai" que vende excelentes produros com preços um pouco mais caros do que os oferecidos no Mercado Livre, por exemplo.

Daí vamos à questão em si: qual câmera de iniciante eu pegaria?
Meu uso: fotografia amadora. Nada voltado para coisas profissionais. Já faço fotografias de esporte (pratico mountain bike e tiro foto de eventos - nada profissional. São para colocar em uma espécie de blog que eu cuido - tiro cerca de 300 fotos por evento que eu vou), além de tirar fotografias de paisagens de lugares legais que vou (e eventualmente, festinha de criança, etc...) Importante citar que: minha patroa também usará a máquina, então ela deve ter um bom modo automático para que ela faça usufruto do equipamento.
Daí, as opções foram as seguintes: Nikon D3000 ou D3100 e Canon XS ou T3.
Dei uma pesquisada nos preços e, por cima, ficaram no seguinte (todas com o kit 18-55 e demais "firulinhas" que vem):
-Nikon D3100 - R$ 1500,00
-Nikon D3000 - R$ 1400,00
- Canon XS - R$ 1200,00 (acho que essa eu consigo até um pouco mais barata)
- Canon t3 - R$ 1200,00

Dentre as câmeras da mesma marca, vi que a diferença é basicamente uma: filmes em HD e função liveview (pelo que entedi, você consegue visualizar melhor no LCD a foto que vc vai tirar). Além disso, a questão dos Megapixels das fotos, eu acredito que seja "relativamente" irrelevante.
A questão: valeria a pena pagar a mais por numa Nikon? (Pelos reviews, tive a "impressão" de que essa linha d3000 ou D3100 são melhores do que essas XS ou T3
Lendo o fórum, também tive a impressão que, por essa diferença de preço, seria melhor ficar com a câmera mais barata e a diferença de preço, juntar e posteriormente comprar uma lentezinha melhor....
E ae?! O que fazer?
Desde já, agradeço a atenção e espero daqui a alguns meses já estar postando no "Corredor Polonês".... hehe!


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2012, 12:17:02
Depois de ter comprado uma XSI, se fosse hoje teria gastado um pouco mais na parcela e comprado uma canon T3i ou uma Nikon D5100. E uma lente com um range 18 - 135mm
caso Canon ou uma 18 - 105mm da Nikon.

Opinião de iniciante.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2012, 12:17:32
Psylo, a questão é, você quer aprofundar em fotografia? Porque, se você não tem maior interesse em controles manuais, uma superzoom te dará ótimos resultados e custa bem mais barato.

Se quiser conversar, sou de Brasília.


Psylo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2012, 12:26:12
Depois de ter comprado uma XSI, se fosse hoje teria gastado um pouco mais na parcela e comprado uma canon T3i ou uma Nikon D5100. E uma lente com um range 18 - 135mm
caso Canon ou uma 18 - 105mm da Nikon.

Opinião de iniciante.
Então....mas essa aí já estão bem fora do meu orçamento.
No caso dessas opções aí que eu postei, terias alguma opinião a respeito?

Psylo, a questão é, você quer aprofundar em fotografia? Porque, se você não tem maior interesse em controles manuais, uma superzoom te dará ótimos resultados e custa bem mais barato.

Se quiser conversar, sou de Brasília.
Provavelmente irei me aprofundar sim, mas não por enquanto, por falta de tempo ($$$...hehe). Já não sinto graça de tirar foto com câmeras automáticas(apesar que nunca usei alguma com superzoom) e acho que curtiria muito tirar fotos com controleas manuais (já peguei um pouco para brincar com uma D300 (mais antiga) de um dos meus amigos e achei irado! Claro que esse é outro nível de câmera, né?... hehe
E ae? O que faço?
Mandei MP. Agradeço imensamente a ajuda de prontidão.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2012, 12:31:40 por Psylo »


EduCavalcante

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
  • Olhando ai algumas barbaridades.
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2012, 12:42:42
Bom dentre essas acredito que a D3100 vai te atender. Como nunca testei nenhuma dessas não posso me aprofundar nos comentários, mas provavelmente daqui a pouco aparece uns Niconzeiros e uns Canonzeiros.
Canon 5D mark II + Canon 450D xsi + Lente EF-S 18-55mm + canon 50mm 1.8 + canon 28-135mm + Tamron 28-75mm f/2.8 + Sigma 70-300mm + canon 70-200mm F4L + 2 yongnuo YN565 EX
Sony Nex f3 + 18-55mm + pentacon 28mm f2.8

www.educavalcante.com


Psylo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2012, 13:13:17
Fuçando pela net, achei esse site que me parece ser fantástico (ou me enganou muito bem... hehe)
http://snapsort.com/compare/Canon-T3-vs-Nikon_D3000
Analisando os CustosXbenefícios, a melhor delas parece ser a Canon T3. A Nikon D3100 é superior, mas infelizmente um tanto mais cara também... e me parece que o benefício não está valendo tanto esse custo a mais.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2012, 15:14:06
Psylo,

O site lhe enganou bem. Esqueça-o.
T3 ou D3100 atender-lhe-ão bem, é questão de preferência mesmo. Se tiver oportunidade, pegue as duas, ligue-as, veja os menus, as facilidades de uma e outra, ou, se não puder, assista quantos reviews puder (incluindo comparativos) no youtube, conheça as duas a fundo - uma delas deve lhe chamar mais a atenção, ou fazer diferença em alguns outros sentidos seus - como a pegada, por exemplo.

Em resumo: as duas são equivalentes, e modelos bem recentes. Escolher uma ou outra é muito subjetivo, penso eu. Essa escolha é sua.  :ok:


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2012, 16:37:49
Não confie 100% nestes sites. Use-os como base, principalmente comparativo de funções, mas não de nota final.


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2012, 17:33:48
Gosto desse site, bastante, pra fazer essas comparações básicas. O melhor é ler os comentários. Também vale lembrar que esses dados são do DxO.
Eu não iria de T3. É uma câmera bem capada. Acho que por 100 reais a mais, ficaria na D3100. Mas mesmo assim, comprar uma câmera mais barata pra comprar lentes depois é sempre uma boa idéia.

Só acho que a T3 vai parecer meio plástica demais. Mas se tu pegar ela, e gostar, vai fundo.


fernandosvieira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2012, 17:55:24
Cara, eu tinha esta mesma dúvida, aí pesquisei e comprei uma D 3100 com a lente do KIT, comprei no PY aí saiu bem em conta.

Mas os fatores de relevância para a escolha foram:

Prós

Ser uma Nikon (kkk Nikonzeiro);
Preço;
Qualidade da Imagem;
Controles e Visor;
Robustez e Durabilidade;
Bateria é NINJAAAAA Tiro muitas fotos antes de pedir carga, nunca contei, mas dee ser umas 1000 isso com as visualizações do LCD

Contras:

Ausência de Motor de Foco (as lentes AF-S ou AF-D custam mais ou menos o dobro das normais);
Não estou encontrando um GRIP 100% compatível;
Somente funciona Cartão SD (atualmente uso um MicroSD de 8GB UPGRADE, sem errro, está me agradando até o momento);
[editado]Outro contra... ela é pequenina, nem parece uma DSLR, eu acho pelo menos.


Como é uma Câmera de entrada eu pensei também no Upgrade futuro, eu acho que a Canon tem muiiiitas opções para up de corpo, já a Nikon  não o que fica mais fácil a escolha, penso no Futuro em Partir para uma D7000 ou alguma Dxxx, mas isso é daqui a alguns Clicks.

Se ajudei valeu.


« Última modificação: 09 de Janeiro de 2012, 17:57:14 por fernandosvieira »
EOS-R - 24-105mmf/4L IS II (a venda) - 70-200mm f/4L - 17-40mm f/4L - 24-70 f2.8L II e mais um monte de treco.
https://www.instagram.com/fernandosvieira/


Psylo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2012, 12:01:47
Gosto desse site, bastante, pra fazer essas comparações básicas. O melhor é ler os comentários. Também vale lembrar que esses dados são do DxO.
Eu não iria de T3. É uma câmera bem capada. Acho que por 100 reais a mais, ficaria na D3100. Mas mesmo assim, comprar uma câmera mais barata pra comprar lentes depois é sempre uma boa idéia.

Só acho que a T3 vai parecer meio plástica demais. Mas se tu pegar ela, e gostar, vai fundo.
Mas uma grande questão que estou meio receoso com a D3100 é essa história de não possuir o motor no foco.
Pelos artigos que li, entendi que a velocidade do "autofoco" fica um pouco comprometida. Isso procede?

Não entendi a questão dela ser mais "capada" que a T3.
Dentro dessa questão do motor das lentes e da outra questão que eu citei (minha patroa de vez em quando também usará a câmera, mas nos "modos mais automáticos possíveis"), estou com a impressão de que a T3 "pode ser" mais automática do que a D3100.
Destaco que a diferença de valor entre elas é de R$ 300,00 (que pra mim, hoje, é um valor considerável).
Obs.: peguei as duas na mão e realmente achei a "pegada" da nikon um pouco melhor do que da Canon (tenho as mãos MUITO grandes...)
Assim eu venho com o questionamento: o BENEFÍCIO de uma D3100 em cima da T3 vale esses R$ 300,00 a mais?
(Obs.: pelo que vi no site que faz o paralelo das câmeras, a XS seria comparável com a D3000 e a T3, com a D3100 - isso olhando-se as funções que todas apresentam. Dessa forma, já vi que se optasse pela D3000 ou a XS, ficaria um pouco insatisfeito....)


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2012, 12:07:11
Psilo, a T3 também não tem motor de foco. A diferença é que as lentes da Canon todas tem motor de foco, e entre a lente Nikon AF-s e as Canon, normalmente as Canons são um pouco mais baratas. Quanto a desempenho por isso são iguais. Talvez o foco da D3100 seja um pouco mais rápido por ter um sensor mais novo pode até ser melhor, mas nada que se note diferença. A D3100 é mais nova que a T3, com certeza, filma em HD e tem bastante funções. Quanto ao uso automático ela não perde para a T3. A vantagem da T3 é o preço, e que não vais notar diferenças (excessão a filmagem) de desempenho entre elas, no começo.


J Rodrigo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2012, 14:55:22
Vou dar meu humilde palpite, tenho uma D3100, ate uma criança mais esperta consegue usa-la ,   vem com  auto ajuda em tudo no proprio display , basta apertar o botao "?" , nao sou completamente leigo em fotografia, assim ficou mais facil ainda trablahar com os modos manuais , ela em atende muito bem , bom custo beneficio,  a lente Af-s nikkor 18-55mm  possue o motor de foco e muito rapido e silencioso, se vc for apenas usar para esses fim fotograficos , nao precisara trocar a lente,  ira lhe atender muito bem , vc podera a te filmar em HD alguns trechos de seus eventos. A bateria realmente dura muito!
“A melhor coisa sobre uma fotografia, é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam”.


Psylo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2012, 16:37:53
T3?!......ninguém?....... hehe
Andei lendo alguns reviews da gringa e realmente a D3100 é uma cãmera mais nova e mais moderna que a T3. Com certeza, eu me manteria mais atualizado por mais tempo.... mas como bem disseram, tirando a questão ao autofoco no modo de filmagem, a diferença prática entre as fotografias de ambas é bem pequena.
Sem contar que o tamanho físico do corpo é menor (a lente é maior).
Acho que esse fds vou dar uma passeada e pegar ambas na mão para ter o feeling. Assim que conseguir fazer isso, posto as impressões aqui...
Desde já agradeço bastante a atenção.


Psylo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2012, 17:33:37
Cara, eu tinha esta mesma dúvida, aí pesquisei e comprei uma D 3100 com a lente do KIT, comprei no PY aí saiu bem em conta.

Mas os fatores de relevância para a escolha foram:

Prós

Ser uma Nikon (kkk Nikonzeiro);
Preço;
Qualidade da Imagem;
Controles e Visor;
Robustez e Durabilidade;
Bateria é NINJAAAAA Tiro muitas fotos antes de pedir carga, nunca contei, mas dee ser umas 1000 isso com as visualizações do LCD

Contras:

Ausência de Motor de Foco (as lentes AF-S ou AF-D custam mais ou menos o dobro das normais);
Não estou encontrando um GRIP 100% compatível;
Somente funciona Cartão SD (atualmente uso um MicroSD de 8GB UPGRADE, sem errro, está me agradando até o momento);
[editado]Outro contra... ela é pequenina, nem parece uma DSLR, eu acho pelo menos.


Como é uma Câmera de entrada eu pensei também no Upgrade futuro, eu acho que a Canon tem muiiiitas opções para up de corpo, já a Nikon  não o que fica mais fácil a escolha, penso no Futuro em Partir para uma D7000 ou alguma Dxxx, mas isso é daqui a alguns Clicks.

Se ajudei valeu.
Uma pergunta besta.... mesmo não tendo o motor na lente, ainda sim eu consigo usá-la mesmo com a limitação de não ter autofoco?