Autor Tópico: Câmeras para iniciante- D3000 x D3100 x XS x T3  (Lida 9839 vezes)

kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2012, 17:48:56
Uma pergunta besta.... mesmo não tendo o motor na lente, ainda sim eu consigo usá-la mesmo com a limitação de não ter autofoco?

Sim, uma lente AF vai focar apenas manualmente em uma camera sem motor de foco. Igualzinho como se fosse uma lente manual. Lentes AF são uma boa alternativa pra se gastar menos, é por isso que o motor de foco na câmera faz diferença. Enquanto uma lente com motor de foco na lente da nikon, tomando a 50mm 1.8G e 50mm 1.8 D, sai por 220U$, a lente sem motor de foco sai por 100U$.

A sacada de comprar uma D90, ao invés de uma D5100, está nisso. Na D90, é possivel que, tu vai pagar mais caro na câmera, mas tu vai ganhar de volta essa grana com as lentes. Ninguém mais está comprando essas lentes, e a intenção é que as câmera parem de vir com motor de foco, então essas lentes vão ter uma aplicação muito restrita (poucas câmeras com motor de foco na rua) e vão ficar AINDA mais baratas.


fernandosvieira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #16 Online: 12 de Janeiro de 2012, 14:51:20
Uma pergunta besta.... mesmo não tendo o motor na lente, ainda sim eu consigo usá-la mesmo com a limitação de não ter autofoco?


Cara vai ter a Limitação sim do AF, mas antes de comprar veja a compatibilidade com Fotometria entre outros, aqui no forum mesmo tem um tópico com alguma lentes 100% compatíveis Auto Focus e tudo com a D3100, tem sigma, tamrom, Tokina e Nikon, Vale a pena ver, uma vez que sigma, mesmo sendo inferior é uma opção de Baixo custo.

Eu como estou iniciando na fotografia estou na Dúvida de Comprar uma 70x300 AFS VR Nikon para usar com a lente do KIT, ou uma 50mm 1.8 AFS + 55-200 VR AFS, Para completar meu Range até 200mm além da compatibilidade com Filtros 52mm, aí precisarei apenas de um filtro de cada e cobrirei todas as lentes, heheh  :ok: e ter uma Lente mais TOP que é  a 50mm 1.8G que a galera elogia muito.

« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, 14:53:05 por fernandosvieira »
EOS-R - 24-105mmf/4L IS II (a venda) - 70-200mm f/4L - 17-40mm f/4L - 24-70 f2.8L II e mais um monte de treco.
https://www.instagram.com/fernandosvieira/


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 12 de Janeiro de 2012, 18:45:53

Cara vai ter a Limitação sim do AF, mas antes de comprar veja a compatibilidade com Fotometria entre outros, aqui no forum mesmo tem um tópico com alguma lentes 100% compatíveis Auto Focus e tudo com a D3100, tem sigma, tamrom, Tokina e Nikon, Vale a pena ver, uma vez que sigma, mesmo sendo inferior é uma opção de Baixo custo.

Eu como estou iniciando na fotografia estou na Dúvida de Comprar uma 70x300 AFS VR Nikon para usar com a lente do KIT, ou uma 50mm 1.8 AFS + 55-200 VR AFS, Para completar meu Range até 200mm além da compatibilidade com Filtros 52mm, aí precisarei apenas de um filtro de cada e cobrirei todas as lentes, heheh  :ok: e ter uma Lente mais TOP que é  a 50mm 1.8G que a galera elogia muito.

Vai nessa segunda opção. A 55-200 é uma lente muito boa, e acho melhor para você ter mais a cinquentinha que 100mm mais de range. Além disso filtros de bitola diferenes significam uns 100 dólares a mais.


Psylo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 17:33:02
Senhores,
De início agradeço especialmente ao companheiro Portela 2011 por ter sido tão prestativo.
Volto aqui para contar o que aprontei e deixar meu testemunho a próximas consultas.
Comecei a olhar os citados de modelos das câmeras no meio de dezembro de 2010. Quando fui efetivamente comprar, no meio de janeiro de 2012, me assustei com os preços. Eles se elevaram, em média, R$ 200,00. No caso das NIkons, até mais. Algo em torno de R$ 400,00. Me falaram que uma fábrica da NIkon havia sido inundada e o preço das D3000 e D3100 subiria ainda mais. (Só não conseguiram me explicar o motivo do preço das XS e T3 terem acompanhado essa alta...... Regras do capitalismo, né?).
Mas enfim... diante das questões, tive que partir para o plano "B": uma câmera usada.
Uma coisa que me espanta é o preço que a galera pede principalmente no mercado livre por coisas usadas. Com 100 reais a mais você consegue comprar uma nova. Definitivamente: o povo é sem noção. Qualquer coisa usada custa, no mínimo, 80% do valor. Salvo casos restritos.....Mas é aquela história... cada um pede o que quer, né?
Até que me apareceu uma Canon XTi com um excelente preço (leia-se: justo, por algo usado!) e muito bem conservada. Ela tinha acabado de ter sido revisada em uma loja de renome aqui de Brasília (e ainda está com um mês de garantia do serviço). Liguei na loja, o "mecânico" disse que ela estava muito boa. Daí entrei em contato com o vendedor e fechei a compra. O antigo dono disse que estava vendendo por um preço abaixo do mercado pois iria investir em alguns equipamentos que haviam aparecido para ele com um preço bem menor.
Então estou com uma Canon XTi, com a lente original do kit (18-55mm), bateria + carregador.
De cara, já vi que uma bateria não seria o suficiente. (A original estava durando uns 1200 cliques). Já tratei de encomendar mais duas (originais... não tive as caras de colocar uma paralela).
COmo já haviam me recomendado, tratei de fazer um zilhão de fotos, em todos os modos possíveis e usei e abusei do manual. Muita foto tosca mas algumas se salvaram. TOdas usando minha família como cobaia... hehe!
Já estou com aalgumas mãnhas (principalmente do que não fazer...heheh).
Semana passada fui a São Paulo e consegui fazer várias boas fotografias (avaliadas por um amigo "profissa"....hehe). Quem sabe até me arrisque a colocar alguma no corredor polonês.
Assim fica o recado para os quebrados como eu: com paciência vc acha algo usado que compense.
Principalmente pq a galera da fotografia geralmente é chata com o equipamento e há profissionais que podem avaliar se o equipamento está bom, como foi no meu caso.
Agora é esperar pelo próximo rombo quando enjoar do meu kit original de lentes, né? heheh


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #19 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 22:34:58
T3?!......ninguém?....... hehe
Andei lendo alguns reviews da gringa e realmente a D3100 é uma cãmera mais nova e mais moderna que a T3. Com certeza, eu me manteria mais atualizado por mais tempo.... mas como bem disseram, tirando a questão ao autofoco no modo de filmagem, a diferença prática entre as fotografias de ambas é bem pequena.
Sem contar que o tamanho físico do corpo é menor (a lente é maior).
Acho que esse fds vou dar uma passeada e pegar ambas na mão para ter o feeling. Assim que conseguir fazer isso, posto as impressões aqui...
Desde já agradeço bastante a atenção.

Tenho uma T2i e acho uma excelente câmera para uso amador. Não conheço as NIKONs apontadas, mas posso dizer que estou bastante satisfeito com a T2i. Abraços!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #20 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 22:38:36
Senhores,
De início agradeço especialmente ao companheiro Portela 2011 por ter sido tão prestativo.
Volto aqui para contar o que aprontei e deixar meu testemunho a próximas consultas.
Comecei a olhar os citados de modelos das câmeras no meio de dezembro de 2010. Quando fui efetivamente comprar, no meio de janeiro de 2012, me assustei com os preços. Eles se elevaram, em média, R$ 200,00. No caso das NIkons, até mais. Algo em torno de R$ 400,00. Me falaram que uma fábrica da NIkon havia sido inundada e o preço das D3000 e D3100 subiria ainda mais. (Só não conseguiram me explicar o motivo do preço das XS e T3 terem acompanhado essa alta...... Regras do capitalismo, né?).
Mas enfim... diante das questões, tive que partir para o plano "B": uma câmera usada.
Uma coisa que me espanta é o preço que a galera pede principalmente no mercado livre por coisas usadas. Com 100 reais a mais você consegue comprar uma nova. Definitivamente: o povo é sem noção. Qualquer coisa usada custa, no mínimo, 80% do valor. Salvo casos restritos.....Mas é aquela história... cada um pede o que quer, né?
Até que me apareceu uma Canon XTi com um excelente preço (leia-se: justo, por algo usado!) e muito bem conservada. Ela tinha acabado de ter sido revisada em uma loja de renome aqui de Brasília (e ainda está com um mês de garantia do serviço). Liguei na loja, o "mecânico" disse que ela estava muito boa. Daí entrei em contato com o vendedor e fechei a compra. O antigo dono disse que estava vendendo por um preço abaixo do mercado pois iria investir em alguns equipamentos que haviam aparecido para ele com um preço bem menor.
Então estou com uma Canon XTi, com a lente original do kit (18-55mm), bateria + carregador.
De cara, já vi que uma bateria não seria o suficiente. (A original estava durando uns 1200 cliques). Já tratei de encomendar mais duas (originais... não tive as caras de colocar uma paralela).
COmo já haviam me recomendado, tratei de fazer um zilhão de fotos, em todos os modos possíveis e usei e abusei do manual. Muita foto tosca mas algumas se salvaram. TOdas usando minha família como cobaia... hehe!
Já estou com aalgumas mãnhas (principalmente do que não fazer...heheh).
Semana passada fui a São Paulo e consegui fazer várias boas fotografias (avaliadas por um amigo "profissa"....hehe). Quem sabe até me arrisque a colocar alguma no corredor polonês.
Assim fica o recado para os quebrados como eu: com paciência vc acha algo usado que compense.
Principalmente pq a galera da fotografia geralmente é chata com o equipamento e há profissionais que podem avaliar se o equipamento está bom, como foi no meu caso.
Agora é esperar pelo próximo rombo quando enjoar do meu kit original de lentes, né? heheh

A diferença de preço de uma T3i nova para as máquinas usadas do Mercado Livre não compensa. No seu lugar eu compraria uma câmera usada mais para a frente, quando você já tiver mais conhecimento de fotografia e do próprio funcionamento das máquinas, para PODER escolher um equipamento usado. É arriscado pegar USADO no Mercado Livre, ainda mais para iniciante. No futuro quando for migrar para FULL FRAME você pode pegar uma câmera usada, como uma 5D, por exemplo, que é uma excelente máquina e pode ser encontrada com preços competitivos.

Abraços!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #21 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 23:17:26
Ninguem vai falar das micro 4/3?! :D
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 23:28:51
Pô, detonaram a minha T3zinha aqui nesse tópico..  :no:

HAHAHAHAHA Eu tbm cheguei a ficar com a mesma dúvida do autor do tópico, mas optei pela T3 porque era a mais baratinha. E não me arrependo não, além do mais eu sempre tive uma tendência à CANON!  :D
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #23 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 23:46:42
Pô, detonaram a minha T3zinha aqui nesse tópico..  :no:

HAHAHAHAHA Eu tbm cheguei a ficar com a mesma dúvida do autor do tópico, mas optei pela T3 porque era a mais baratinha. E não me arrependo não, além do mais eu sempre tive uma tendência à CANON!  :D

Sou mais a CANON também! T3i é uma excelente máquina! Curta a bichinha e seja feliz!

Abraços!
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


japaxx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 00:27:58
Detonaram a minha T3 também ... porém tive a oportunidade de brincar com a D90, D3100, T2i ... mas acabei optando pela Canon pelo preço. Não me arrependo também ... excelente camera, fotos. Mas o acabamento, realmente é inferior ao da Nikon D3100!

Não tenho preferencias por marcas ... já tive Kodak, Canon, Sony, Olympus, Nikon (compactas). Qdo resolvi pegar um SLR acabei optando pelo custo x benefício e pelo fato de eu não ter interesse em me profissionalizar (hobby puro) não tinha motivos para investir muito no corpo, queria apenas um modo manual legal. Minha namorada, tira bastantes fotos com ela e tudo no modo automático e, muitas vezes utilizando o liveview.

Agora é juntar uma grana e comprar um 50tinha e uma que dê mais versatilidade como, uma EF-S 18-135.

Se a bateria da Nikon dura muito eu não sei. Mas da T3 eu garanto que dura pra kramba ... fazem uns 4/5 meses que comprei a minha devo ter dado umas 2 ou 3 cargas na bateria ... e recentemente comprei uma reserva, que nem usei ainda! HUEhaHEuahe.

Abraços e boa compra.


Canon T3 | EF-S 18-135 Nano USM | EF-50 mm 1.8 | EF-S 24 mm 2.8 STM | YN-468II

Flickr: https://www.flickr.com/photos/japaxx/